domingo, 23 de março de 2014

CRISTO, FONTE DE ÁGUA VIVA!




Naquele tempo, 5Jesus chegou a uma cidade 
da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno
 que Jacó tinha dado ao seu filho José.
 6Era aí que ficava o poço de Jacó.
 Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. 
Era por volta de meio-dia.
 7Chegou uma mulher de Samaria para tirar água. 
Jesus lhe disse: “Dá-me de beber”.
8Os discípulos tinham ido à cidade para comprar 
alimentos. 9A mulher samaritana disse então a Jesus: 
“Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim,
 que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus 
 não se dão com os samaritanos.
10Respondeu-lhe Jesus: “Se tu conhecesses o dom 
de Deus e quem é que te pede: ‘Dá-me de beber’, 
tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”.
11A mulher disse a Jesus: 
“Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. 
De onde vais tirar água viva? 
12Por acaso, és maior que nosso pai Jacó, 
que nos deu o poço e que dele bebeu,
 como também
 seus filhos e seus animais?”
13Respondeu Jesus: “Todo aquele que bebe 
desta água terá sede de novo. 
14Mas quem beber da água
 que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. 
E a água que eu lhe der se tornará nele uma
 fonte de água que jorra para a vida eterna”.
15A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa 
água, para que eu não tenha mais sede e
 nem tenha de vir aqui para tirá-la”. 
19b“Senhor, vejo que és um profeta!” 
20Os nossos pais adoraram neste monte,
 mas vós dizeis que em Jerusalém é 
que se deve adorar”.
21Disse-lhe Jesus: “Acredita-me, mulher: 
está chegando a hora em que nem neste
 monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 
22Vós adorais o que não conheceis. 
Nós adoramos o que conhecemos, 
pois a salvação vem dos judeus.
23Mas está chegando a hora, e é agora, 
em que os verdadeiros adoradores adorarão o
 Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os
 adoradores que o Pai procura. 
24Deus é espírito, e aqueles que o adoram 
devem adorá-lo em espírito e verdade”.
25A mulher disse a Jesus: “Sei que o Messias 
(que se chama Cristo) vai chegar. 
Quando ele vier, vai nos fazer conhecer
 todas as coisas”. 26Disse-lhe Jesus:
 “Sou eu, que estou falando contigo”.
39aMuitos samaritanos daquela cidade abraçaram 
a fé em Jesus. 40Por isso, os samaritanos vieram 
ao encontro de Jesus e pediram que permanecesse 
com eles. Jesus permaneceu aí dois dias. 
41E muitos outros creram por causa da sua palavra. 
42E disseram à mulher: “Já não cremos por causa
 das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos 
que este é verdadeiramente o salvador do mundo”.
Jo 4,5-15.19b-26.39a.40-42





 

Um comentário: