A TERRA PEDE SOCORRO



ATÉ QUANDO VEREMOS PAISAGENS 
COMO ESTA?





O objetivo desta página é alertar contra os riscos 
da destruição ambiental. Já é público e notório 
que o planeta está doente. 
O ar está poluído...Os rios não tem mais vida...
Estão podres de lixo e esgotos... Os peixes estão morrendo...Nossas florestas, fonte de vida, estão sendo destruídas...Estamos destruindo a camada de Ozônio, 
o manto protetor da atmosfera. 
Quando teremos consciência de que estamos
 destruindo a nós mesmos? 
Precisamos dar um basta urgente, antes que seja tarde.









O Brasil está atravessando uma das maiores secas,
 causando, entre outros problemas, a falta e 
o racionamento de água.
Na maior cidade do país, a situação é crítica, 
obrigando o governo e a população à medidas drástica.
E é interessante ver ideias bastante interessantes, o que
 nos faz crer que, nem tudo está perdido e que o planeta 
ainda tem salvação.








VELHAS ÁRVORES

Olha estas velhas árvores, - mais belas,
Do que as árvores mais moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...

O homem, a fera e o inseto à sombra delas
Vivem livres de fomes e fadigas;
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E alegria das aves tagarelas...

Não choremos jamais a mocidade!
Envelheçamos rindo! Envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem,

Na glória da alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!
Olavo Bilac






RESTAURANTE CONSEGUE CAPTAR ATÉ 50% DA ÁGUA DA CHUVA

O Espírito Santo sofre uma das maiores secas de sua história, causando prejuízos para a agricultura, a pecuária, além de reduzir a capacidade de abastecimento à população. Alguns municípios capixabas, inclusive já decretaram situação de emergência devido à estiagem que atinge o estado. Pensando nisso, empresas têm investido em várias medidas para evitar o desperdício de água. 
A empresária Cirlei Benincá, proprietária do restaurante Don Benin e do Cidade Hotel, em Nova Venécia, consegue captar, atualmente, 50% de água da chuva que cai nos telhados de todo o empreendimento para fazer o reaproveitamento. Esta água é destinada a um reservatório subterrâneo de 50 mil litros e é utilizada para irrigar os jardins externos e internos, além do jardim da praça em frente ao hotel. “Foi a nossa salvação. Caso contrário os jardins já teriam morrido, e ainda podemos lavar as calçadas com esta água”


As medidas não param por aí. “Percebi que era preciso fazer mais, então acabei com o jardim interno do hotel e vou preparar outro com pedras e cactos. Também já estou buscando reduzir a vazão de água das descargas e torneiras e preparando informativos para que nossos hóspedes também se conscientizem e colaborem para diminuir ainda mais o consumo de água e energia”, destacou a empresária.








UM MUNDO SUSTENTÁVEL COMEÇA EM CASA


Quando se fala em posturas sustentáveis dentro de casa, a primeira
 – e talvez a única – coisa que vem à cabeça é fazer a separação de resíduos orgânicos e recicláveis. Filtrar o que vai para o aterro e o que será levado por cooperativas é importante, mas dá para fazer mais do que isso em prol do meio ambiente. A comida que sobra no prato, por exemplo, pode virar adubo em uma composteira. Já as embalagens e 
os restos de móveis, por sua vez, são matéria-prima para novos objetos. Essas e outras soluções práticas ajudam o meio ambiente e ainda por cima trazem um alívio para o seu bolso. Confira:

Supermercado “verde”

Plantar produtos básicos para a salada, em canteiros ou vasos, é um primeiro passo para uma alimentação mais saudável e ambientalmente consciente. Na impossibilidade de produzir em casa tudo o que é consumido pela família, a dica é pensar bem no que colocar no carrinho do supermercado. “Toda embalagem bonita tem um preço embutido. O cereal matinal custa uma fortuna, porque além da caixa de papelão tem um saco plástico. Nas lojas de produto natural, é possível comprar cereais, sementes e castanhas a granel”, ensina o coordenador do curso de Ciências Econômicas da PUCPR, Carlos Magno Bittencourt. Comprar embalagens maiores é uma boa prática também, desde que o preço compense. Outra dica é ler embalagens e pesquisar sobre práticas de responsabilidade social das empresas. Além de evitar o desperdício, congelando produtos e reaproveitando alimentos, é fundamental avaliar o que já está no armário. “Será que, de fato, vou utilizar tudo isso que estou comprando? Será que não tenho condições de comprar menos? Quanto sobra de cada coisa no fim do mês?”, questiona Marlos Hardt, professor da PUCPR.

Lixo vira adubo

Restos de comida, cascas de frutas e folhas danificadas de hortaliças são lixo, certo? Errado. Em uma composteira, esse tipo de resíduo orgânico se transforma em um excelente adubo para hortas caseiras. E nem é preciso de quintal. “Em uma caixa de plástico, de 1 metro de largura, por 40 centímetros de altura, dá. Você coloca uma camada de restos de comida, uma de terra, uma de restos e, por último, palha de milho, feijão, ou grama seca, para segurar o nitrogênio no composto orgânico”, ensina o coordenador estadual de olericultura do Instituto Emater, Iniberto Hamerschmidt. Deixar a composteira exposta ao sol da manhã, mexer com uma pazinha periodicamente e irrigar a cada dois ou três dias também são passos importantes. Em 90 ou 120 dias, dependendo do clima, o adubo já poderá ser usado. “Misture bem 50% de terra preta e 50% de composto orgânico e plante mudas de alface, cebolinha, que podem ser compradas em viveiristas. É importante fazer rotação de cultura entre vasos, nunca plantar a mesma coisa duas vezes seguidas na mesma terra, para evitar pragas”, aconselha.

LED vale a pena

Em casas cada vez mais cheias de luzes e aparelhos eletrônicos espalhados por todos os cômodos, reduzir o consumo de energia elétrica pode parecer uma missão impossível. Não é. Segundo o professor Roberto Heinrich, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPR, dá para diminuir a conta de luz no fim do mês sem mudar tanto os hábitos de consumo. “Nas áreas em que mais uso, como escritório e cozinha, troquei três lâmpadas que totalizavam 300 watts por aquelas econômicas, de 75 watts, há alguns anos. Recentemente, substituí por lâmpadas de LED, com a mesma iluminação, mas consumo de 18 watts as três juntas.” Com a medida, o custo mensal, que era de R$ 23 no passado, hoje é de apenas R$ 1,50. “As lâmpadas de LED estão chegando no mercado agora e são mais caras, mas duram mais. Fica elas por elas. A economia é na conta de energia.” Heinrich aconselha a colocar sensor de presença na lâmpada da garagem, para que não fique a noite toda ligada. Prestar atenção ao tempo de banho, não ficar “pensando” com a porta da geladeira aberta e passar todas as roupas de uma vez são outras medidas que trazem economia.

Renove, reuse, recicle

Resistir ao apelo das embalagens coloridas nas gôndolas é um primeiro – e importante – passo na redução do lixo produzido em casa. Mas não basta. Outro comportamento que precisa virar hábito nas residências antes do descarte é o reúso. É o que defende o professor da PUCPR Marlos Hardt, especialista em arquitetura sustentável. “Antes, ainda, é preciso pensar no material que se está adquirindo. Considerar se o material é sustentável, reciclado ou reciclável, de onde veio, se precisou de transporte, se passou por transformação industrial e qual será sua vida útil e destinação em casa.” Como maneiras de reutilizar, Hardt destaca os trabalhos recentes de designers famosos, como os irmãos Campana, que fazem vasos a partir de câmaras de pneus. “As garrafas PET também têm infinitas utilizações em jardins verticais, para fazer vasos ou como luminárias. Embalagens Tetra Pak, de difícil reciclagem, têm uma capacidade de isolamento térmico espetacular e podem ser colocadas abaixo das telhas para minimizar o calor. Móveis velhos podem ser desmontados e virar novos”, enumera.

Economia cai do céu

Dinheiro não cai do céu, mas a chuva que escorre sobre o telhado pode ser uma alternativa para reduzir a conta de água. Obrigatório por lei há mais de dez anos em Curitiba, o reaproveitamento de água pluvial é feito por meio de um sistema simples e de fácil manutenção. “É preciso de uma caixa d’água, cujo tamanho deve ser definido em um projetinho, levando em conta a dimensão do terreno e a área de captação, que é o telhado”, explica o consultor de meio ambiente do Senai Adilson Luiz de Paula Souza. Se a caixa for enterrada, há necessidade de instalação de uma bomba. Se for posicionada acima do solo, uma torneira resolve. Também é importante instalar um sistema de separação ou filtragem, como uma peneira, para impedir a entrada de matéria orgânica na cisterna. “Essa água, não tão nobre, pode ser utilizada para limpeza de calçada e carro e regar o jardim. Uma avaliação técnica pode apontar a necessidade de adição de água sanitária, para melhorar a qualidade.” A água do ciclo de enxágue da roupa também pode ser armazenada no sistema. “A de sabão e amaciante, não, porque começa a cheirar.”








ATITUDES CIDADÃS

Quando você era criança, com certeza não ouvia tanto sobre sustentabilidade, escassez de água, poluição e desmatamento
 quanto hoje, não é? O grande problema é que o planeta está em 
estado de alerta e precisamos cuidar dele. Para isso, nada melhor do que ensinar as crianças, já que elas vão ser os adultos de um mundo que clama por socorro. Pensando nisso, preparamos dez atitudes que você pode tomar dentro de casa para que seu filho cresça consciente. 

1. Fique atenta ao tempo do banho 
Desde pequena, quando a criança começa a tomar banho com os pais, ensine-a a não desperdiçar água. Estipule, por exemplo, um tempo, que pode ser a duração de uma música, para ele se lavar. Esse bem precioso está se esgotando. Segundo dados da organização não governamental Greenpeace, falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. E o Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. A ONG chama a atenção para as pequenas coisas do dia a dia: o uso doméstico consome cerca de 10% do total e economizar água em casa faz muita diferença. Só para ter uma ideia, uma pessoa chega a usar mais de 300 litros ao dia na realização das atividades cotidianas. 

2. Separe o lixo 
O Greenpeace alerta que o Brasil produz 230 mil toneladas de lixo diariamente. Como conscientizar o pequeno? Comece ensinando-o a separar os resíduos limpos. Lixeiras coloridas para os diferentes materiais (plástico, papel, vidro) são uma boa opção para despertar o interesse do pequeno. "No carro, leve uma pequena sacola para papeizinhos e embalagens de guloseimas e chocolates", sugere Ricardo Levy, da ONG Jaguatibaia. Explique para a criança que jogar essas coisas na rua entope os bueiros, o que pode ocasionar inundações. 

3. Conserte ou doe os brinquedos 
Quando um carrinho ou uma boneca quebrar, conserte, em vez de descartá-lo. Além disso, você pode, juntamente com seu filho, inventar brinquedos com materiais recicláveis, como garrafas PET. "E, quando ele não quiser mais, doe para uma ONG ou para outras pessoas que possam utilizá-lo", completa Ricardo Levy, da ONG Jaguatibaia.

4. Procure objetos usados para comprar 
Em algumas capitais, já é possível encontrar brechós de roupas infantis. O lugar é uma ótima opção tanto para comprar peças a preços camaradas como para colocar à venda acessórios que seu filho não usa mais. Isso porque muitas delas aceitam calças, sapatos e vestidos em consignação. Na sua cidade, não tem esse tipo de comércio? Então, outra boa ideia é organizar bazares entre as amigas para trocar as roupinhas. O que faz desses encontros um sucesso é reunir o maior número de amigas possíveis com filhos em diferentes idades. Assim todas aproveitam. Detalhe: nessas reuniões, leve as crianças. Faça desse momento uma pequena festa para as crianças brincarem e, de quebra, aprenderem o bom exemplo das mães e uma lição para a vida toda. 

5. Utilize integralmente os alimentos 
Mostre para o seu filho a variedade de opções que temos na cozinha. Por exemplo, invente sucos com as frutas que estão prestes a vencer. Pegue os restos de pão e reinvente o famoso pudim de pão - uma receita tradicional entre as avós. A cenoura, artigo único na geladeira, pode se transformar num gostoso bolo. Enfim, invente, invente, invente! 

6. Use a sacola de tecido 
Aproveite a onda das sacolas ecológicas, ou ecobags, para incutir no seu pequeno o quão bacana é levar as compras ali. No supermercado, diga não à versão de plástico. Com o passar do tempo, essa atitude, com certeza, será absolutamente normal para ele. Estranho mesmo serão as sacolinhas de plástico, que demoram anos e anos para se decompor.

7. Leve-o à feira 
Leve seu bebê à feira desde pequeno. Ele vai criando intimidade com produtos frescos e orgânicos. Quando chegar aos 6 meses, incentive o consumo de frutas e legumes - essa atitude requer alimentos fresquinhos, comprados semanalmente.8. Faça uma horta 
Em casa ou na varanda do apartamento, cultive temperos em vasinhos. Isso mostra a importância de plantar, cuidar e se alimentar com o que vem da terra.

9. Apague as luzes sempre 
Oriente seu filho a não deixar luzes acesas sem necessidade. E ainda a desligar todo e qualquer aparelho eletrônico. Qualquer que seja a fonte, a produção de eletricidade sempre causa alguma agressão ao meio ambiente. "Hidrelétricas inundam grandes áreas, alterando e destruindo ecossistemas. Termoelétricas emitem gases que contribuem para o efeito estufa. Usinas nucleares representam um risco permanente de acidentes, além de gerar lixo atômico, o que é extremamente perigoso", exemplifica a ONG Greenpeace. Economizar energia é uma maneira de diminuir a demanda por novas usinas e linhas de transmissão e distribuição e, consequentemente, os riscos de impactos ambientais e de apagões. 

10. Ande mais a pé Sempre que possível, deixe o carro em casa, principalmente quando o objetivo é fazer algo no próprio bairro. Vá de bicicleta ou caminhe de mãos dadas com o seu pequeno. Pode acreditar: ele vai adorar caminhar pela cidade e descobrir uma nova pracinha, uma árvore recheada de flores ou o latido dos cães. Vale o passeio!



 



“A legislação, a tecnologia e o planejamento energético

são maneiras de ajudar no combate ao aquecimento do planeta.

Mas nenhuma é tão eficiente quanto a educação.

Sem ela, as leis não vingam e a tecnologia fica sem
 ter quem a desenvolva.”
Atsushi Asakura-Prof. da Univ. de Hiroshima- Japão




 


A TERRA PEDE SOCORRO

Estava sentada na praia
Banhada de luar
E a brisa foi chegando
Macia, acariciando,
Querendo conversar.

Iniciamos um diálogo profundo.
Falamos das coisas do mundo,
Falamos de ecologia,
De poluição,
Filosofamos,
Falamos do homem,
Das coisas que o consomem.

Falamos do planeta terra
E do futuro que o espera.
Falamos da falta de consciência coletiva
Para preservar o nosso chão,
Os nossos rios, o nosso ar,
As nossas matas, o nosso mar,
Que tristemente o homem
Não aprendeu a respeitar.

Falamos da falta de vontade
Dos nossos governantes...
Da sua inércia estonteante...
Que nos faz lamentar,
Até chorar!

Falamos de honestidade,
Virtude esquecida.
Já não faz parte da vida!
É coisa secundária...
Para o poder tornou-se lendária...

A brisa falou-me da vida na terra,
Sem esperança!
Vê um futuro negro
Para nossas crianças...
O homem está matando a terra
Com a sua ganância
E poucos são aqueles
Que dão ao grande problema
A devida relevância!
A natureza pede clemência
E pede urgência!

Pensei... Pensei... Pensei...
E não encontrei solução
Para o nosso Planeta amado
Em destruição...
A não ser este apelo
Em permanente circulação
Pelos meios de comunicação
E cada pessoa empenhada
Em sugerir outra solução.

E a brisa foi saindo
Devagar como chegou...
E o mar que tudo ouvia,
Com lágrimas de tristeza
Banhou a praia macia!
Carmen Vervloet
















IDEIA INTELIGENTE

Abertura da exposição 'wonderland' na Inglaterra
LONDRES - Uma designer e um cientista britânico inventaram uma garrafa de plástico biodegradável que, uma vez utilizada, pode transformar-se em uma planta de uso culinário, ou em uma flor. Uma das mais importantes cadeias de supermercados britânica pretende comercializar o produto.
São garrafas que podem conter detergente ou outros tipos de produtos de limpeza líquidos, e que têm uma tampa com sementes.
A transformação se produz quando, uma vez utilizada, se enche a garrafa de água quente e suas paredes, feitas de um plástico solúvel, se derretem e se transformam em um gel.
É esse gel onde, posteriormente, se plantarão as sementes, das quais nascerão hortelã ou manjericão, alface ou até mesmo um planta com flor.
Os dirigentes da cadeia de supermercados Sainsbury's se declararam dispostos a "explorar o potencial comercial" do objeto.
As garrafas podem ser vistas em Sheffield, norte da Inglaterra, em uma exposição chamada "O país das maravilhas: o começo de algo extraordinário."
A mostra fala sobre materiais recicláveis em que a designer - Helen Storey, professora da Faculdade de moda de Londres - e o cientista - Tony Ryan, chefe da Faculdade de Ciências e Matemática de Sheffield - trabalharam com o objetivo de provocar um debate sobre sustentabilidade.
"O objetivo é que pensemos sobre a reciclagem e a sustentabilidade de uma maneira diferente", insiste o cientista antes de lembrar que a população já "está aborrecida com as mensagens verdes tradicionais."
A outra grande atração da exposição são vestidos que desaparecem ao entrar em contato com a água. Feitos a partir de tecidos solúveis, esses vestidos se desintegram lentamente, como se derretessem.
Tony Ryan diz que, nesse caso, se usam os vestidos como uma "metáfora para falar dos resíduos do consumidor", e também para lançar a crítica à própria indústria da moda, em que as "coisas estão durante uma temporada e logo são descartadas."












05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Não é necessário pensar globalmente, comece a mudança pelo que

 está perto de você, exatamente ao seu alcance.
1. Plante, pelo menos, uma árvore
Talvez você já tenha feito isso uma ou dezenas de vezes, mas nunca
 é demais. O plantio pode ser feito em uma área que precisa ser recuperada ou em seu próprio quintal. Uma ideia interessante é plantar uma árvore frutífera. Além de ter um alimento fresco ao seu alcance, 
você também atrairá muitos pássaros, e ouvir o canto das aves 
sempre faz bem.
2. Cuide do seu próprio lixo
Dê a destinação adequada para os resíduos que você produzir. 
Mesmo que não exista um sistema público de coleta seletiva na sua 
região, separe seu lixo e leve os recicláveis a uma cooperativa ou
 centro de coleta. A parte orgânica pode ser transformada em adubo
 para ajudar a sua árvore ou horta a crescerem com mais saúde.
 Você pode fazer isso até mesmo dentro de sua própria casa com
 uma composteira simples, veja aqui o passo a passo.
3. Evite o desperdício
Um dos grandes males do mundo é o desperdício. Em termos de 
alimento, aproximadamente 1/3 de tudo o que é produzido vai parar
 no lixo. Mas, para ter um mundo melhor, também é importante 
atentar ao desperdício de dinheiro, por exemplo. 
Planeje os seus gastos, isso evitará problemas nas finanças pessoais 
e, por mais incrível que pareça, também impactará a economia nacional.
4. Pense e repense antes de comprar
O padrão de consumo imposto, principalmente pela mídia, diz que as pessoas definidas por seus bens. No entanto, essa cultura de comprar desenfreadamente é o jeito mais fácil de destruir o meio ambiente. 
Para fabricar uma calça jeans são necessários até 15 mil litros de água, fora outras matérias-primas. Tudo o que compramos reflete em algum tipo de impacto ambiental, portanto, compre o necessário.
5. Cuide das pessoas e dos animais
Faça o bem a quem está próximo de você, independente de quem seja.
 As boas ações são contagiosas. Imagine como o mundo seria melhor 
com todas as pessoas trocando gentilezas? Cuide também dos animais. 
Se está ao seu alcance tomar conta de um animal doméstico, faça isso com carinho. Se você pode ajudar a preservar uma área ou apoiar 
causas de defesa dos animais, faça também. O mais importante de 
tudo é a intenção e a vontade de “fazer o bem, sem olhar a quem”.
6. Vote consciente, acompanhe e cobre ações dos candidatos
Essa é uma das dicas mais importantes. A democracia permite que a população eleja seus representantes. Aproveite esta oportunidade 
para escolher candidatos que tenham valores respeitáveis e projetos 
que sejam usados realmente em benefícios da sociedade. 
Após as eleições, acompanhe o que está sendo feito e cobre se 
for necessário. Isso vale para todos os cargos políticos.
7. Economize água e energia
Atende ao consumo desses bens na sua casa. Sempre existe um cuidado extra que pode ser feito para diminuir o consumo. Algumas sugestões
 são: apague sempre as luzes de ambientes vazios, diminua o tempo no banho, escolha eletrodomésticos e lâmpadas eficientes, evite o uso de ar-condicionado, lave e passe toda a roupa de uma só vez.
8. Cuide do local onde você mora
Existe uma praça no seu bairro? Ajude a preservá-la. Participe dos 
 grupos comunitários da sua região para entender como é possível melhorá-la e como você pode fazer parte destas mudanças. Além de tornar o bairro mais agradável de se viver e permitir novas amizades, 
isso pode valorizar ainda mais o seu próprio imóvel.
9. Use os meios de transporte de maneira consciente
Dê preferência ao transporte coletivo ou alternativos, como a bicicleta.
 Se isso não for possível, opte pela carona. Veja se entre seus vizinhos existe alguém que trabalhe perto do você ou em algum local no meio de seu trajeto. Essas sugestões ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em consequência do transporte e ainda diminuem os 
gastos no fim do mês.
10. Passe adiante
Se você já tem feito todas essas coisas, passe as ideias adiante. 
 Ensine as novas gerações a terem esses mesmos valores e acima 
de tudo: dê o exemplo. “Seja a mudança que você quer ver
 no mundo”,  como já dizia Mahatma Gandhi.
  Redação CicloVivo














NOSSO PLANETA, NOSSO LAR


Nosso espaço, nosso lar.
Ar que respiramos, vida...
Vamos, vamos cuidar
Para esse planeta não parar.

Educação, cuidados...
Tudo isso temos que fazer
Para nesse espaço, com saúde,
Podermos viver.

Queimadas, poluição,
Atitudes do homem
Para o desenvolvimento promover,
Não sabendo ele que
Com isso, a vida pode perder.

É preciso nos conscientizar
Da real situação em que se encontra a natureza:
Um caos, com certeza.
Os elementos naturais descontrolados.
Ora escassez de chuva, ora chuva em demasia.
O planeta clama, clama, por atenção.
Vamos, vamos acordar
Para essa situação mudar.

Fica o desabafo
De alguém descontente
Com as ações da humanidade.
Se cada um fizer a sua parte
Mudaremos essa realidade.
Marlene de Sá Reis










O GRITO DAS TERRA

Você pode me ver?
Você pode me ouvir?
Você pode me sentir?
Ou você fechou seu olhos
Seus ouvidos
Seu coração
Para mim?
Estou gritando
Sangrando
Queimando
Suplicando por ajuda
Para amenizar minha dor
Mas você ignora-me
Você não me vê tremendo?
Chorando?
Sofrendo?
Estou com medo
Já não consigo mais respirar
Estou machucada
Paralisada
Mutilada
Tudo o que consigo é tentar
Com que você sinta minha dor
Ampare-me
Liberte-me
Mas sua ganância
Vaidade
Necessidade
Consomem-lhe
E você não percebe
A minha dor
Que lacera
A minha alma.
Será que um dia perceberá?

MENEGAZZI, Carolina Dors. (14 anos)








SUSTENTABILIDADE

Conceito de sustentabilidade  Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, assustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.


 




AÇÕES RELACIONADAS À SUSTENTABILIDADE
- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário. 

- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.

- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;

- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.

- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.

- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.

- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.



 





BENEFÍCIOS


A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.








A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM

A reciclagem é muito importante para o futuro do nosso planeta, para o meio ambiente que já sofreu demais nas mãos dos seres humanos que não pensam no futuro, por que toda a matéria prima não é infinita pode acabar a qualquer momento, principalmente os derivados do mineral do ferro.
Importância reciclagem para o Meio Ambiente


Esses derivados do mineral do ferro têm várias utilidades na vida de nos seres humanos que sofreria para viver sem energia elétrica, esse é apenas um dos problemas que podemos enfrentar com o fim desses derivados que continuam sendo extraído do meio ambiente.

MATERIAIS RECICLÁVEIS

Importância da reciclagem  Meio Ambiente

Então a reciclagem depende de você, se você não joga fora os materiais, por exemplo, que são de ferro e alumínio juntamente com materiais orgânicos você esta jogando fora um recurso natural que pode acabar, pois ele poderia ser aproveitado, assim diminuindo a extração desse mesmo material que pode acabar no futuro, então antes de jogar qualquer tipo de matéria tem que pensar muito no meio ambiente, porque o meio continuará sofrendo de várias formas possíveis.








Mas saiba que com todos os tipos de materiais que podem ser reciclados devem se fazer isso, por que além de contribuir para uma extensão dessas matérias primas você deixa o planeta mais limpo, e viver num planeta limpo seria um sonho para cada uma daquelas pessoas que já estão cansadas de tanta poluição nos dias atuais.
Essas pessoas que sonham em viver num planeta limpo devem reciclar vários materiais recicláveis, quem não souber reciclar pode levar para aquelas instituições que sabem reciclar qualquer tipo de material.







SEM MEIO NÃO HÁ AMBIENTE

Sem meio sem ambiente semeiam a catástrofe camuflada, ouvidos tapados, olhos fechados, então respire fundo...inspire o que resta

 do resto do mundo, homem muda o mundo, mundo muda o homem
 instintivo mundo mudo, poluição em movimento, destruição
 consequência da desenfreada evolução, gravidade, pressão, ar,
 flutuar, sacadas mentes brilhantes, descobertas criações paralelas
 há dimensões eis o começo do fim, evolução na contra mão e assim estáticos, enquanto em ação também estão as cegas serras elétricas,
 na instigação prol progresso, sucesso, ao bem estar integralizado,
 então muda-se, move-se, descongela-se, desmata-se, e mata-se...
MATA...
MORTA
É
MORTE
CERTA !!!

Cesar Jhad
 




O FUTURO DO PLANETA

As pessoas que reciclam estarão ajudando demais o meio ambiente que
 já é poluído de várias formas pelos seres humanos, esses que poluem
 não devem estar pensando nas próximas gerações que podem nascer num planeta tomado pela poluição causada pelo seu pai que
 não pensou no futuro.
É por esse motivo que todos devem pensar no futuro dos seus filhos 
e netos, mas devem pensar logo nessas gerações que podem nascer
 num planeta completamente limpo, só que para isso acontecer 
precisam reciclar e não jogar nenhum tipo de lixo no meio ambiente.








22 DE MARÇO- DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA

A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental e a consciência ecológica em relação à água.
Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:
- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
- Que ela é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
- Que o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.
Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todos as pessoas sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo, assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.









IMAGENS DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL 


 



















 
 









SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS














20 DICAS PARA SALVAR O PLANETA

1. Não corte, nem pode árvores sem autorização.
 Poda drástica é PROIBIDA!! 
 2. Preserve a vegetação nativa. Não desmate! Não coloque fogo! 
 3. Não altere cursos d’água ou banhados, eles são protegidos por lei. Poços artesianos somente com autorização. 
 4. Não crie peixes sem licença. Nunca solte peixes nos rios, mesmo quando estiver bem intencionado.
 5. Respeite os períodos de proibição da pesca. 
 6. Não compre, nem tenha animais silvestre em casa. 
7. Não maltrate animais silvestres ou domésticos. 
 8. Separe o lixo em casa e no trabalho, e coloque na rua no dia 
da coleta seletiva em seu bairro. 
9. Não jogue lixo no chão. Carregue-o até a lixeira mais próxima.
 Ensine às crianças dando exemplo. 
10. Recicle ou reaprove tudo o que puder. 
 11. Reduza o consumo, especialmente do que não puder ser reaproveitando ou reciclado. 
 12. Mantenha seu veículo regulado e ande mais a pé.
 13. Não contribua com a poluição sonora e/ou visual. 
14. Use menos veneno em sua lavoura ou horta. 
15. Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto. 
16. Não desperdice água. esse é um dos recusros mais importantes 
e frágeis do planeta: feche torneiras, conserte vazamentos, não use mangueiras para para lavar calçadas, aproveite água de chuva. 
17. Não desperdice energia elétrica: desligue aparelhos, verifique sobrecargas, apague as luzes. 
 18. Ensine às crianças amor e respeito pela natureza.
 19. Cuide da higiene e da sua saúde! 
20. Evite jogar materiais não degradáveis 
(plásticos ou outros) no ambiente.













QUAL É A SUA PEGADA ECOLÓGICA?
  





 
Quantos planetas Terra são necessários para sustentar seu estilo de vida
Você sabia que todos nós deixamos pegadas por onde andamos, certo? Para nos locomovermos, ou melhor, para vivermos precisamos de um número cada vez mais ilimitado de recursos de vários tipos, 
como bens não duráveis, bens duráveis, produtos alimentares, 
serviços de comunicação, transporte, infraestrutura etc. 
Pois bem, cada recurso que nós julgamos necessário
 para nossa vida, causa um tipo de impacto no meio ambiente. 
Segundo a organização WWF pegada ecológica é “uma metodologia 
de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. 
Expressada em hectares globais (gha), permite comparar
 diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da 
capacidade ecológica do planeta”.
Com isso, nossa pegada pode ser mais “profunda” ou mais “sutil”,
 a depender de nossa vontade. Se atentarmos para detalhes de 
nossa vida e de nosso consumo podemos, facilmente, diminuir
 o impacto negativo que causamos no planeta.
Quantas vezes você come carne por semana? Onde você costuma comprar seus alimentos? Como foi produzido o bem comprado? 
Essas são questões-chave para calcularmos a nossa pegada ecológica. Faça o teste, rapidamente, e descubra qual é a sua pegada clicando aqui.
Quando diminuímos a nossa pegada ecológica estamos buscando formas menos agressivas de conviver no ambiente em que estamos inseridos. Mas o que significa formas menos agressivas? É simples. Quando antes
 de comprarmos uma estante de madeira, por exemplo, buscamos informações sobre a sua origem e como foi produzida, eliminando
 marcas ou empresas que possuem fornecedores que utilizam madeiras oriundas de zonas de preservação ambiental, ou ainda madeireiras que atuam coagindo populações tradicionais e se utilizando de fortes ameaças (ou mesmo assassinatos) a fim de obter sua matéria-prima sem serem denunciadas, estamos agindo de forma menos agressiva, ou melhor, estamos agindo de forma mais responsável e estamos agindo com cidadania. É a cidadania planetária.
É óbvio que todo o nosso cotidiano e o nosso estilo de vida, não apenas 
as decisões políticas e as práticas empresariais, são responsáveis pela depredação que o meio ambiente vem sofrendo. Muito embora nosso impacto seja em uma escala bem menor, somos nós, consumidores, que sustentamos empresas irresponsáveis e pouco ecológicas. Somos nós consumidores que prezamos ir ao supermercado ao invés de ir à feira.
 É, portanto, inadiável nos modificarmos e modificarmos nossas
 práticas cotidianas.
Refletir sobre o nosso consumo, o diminuindo, o transformando e buscando uma convivência solidária e responsável é o primeiro passo 
para diminuirmos a nossa pegada ecológica, ou seja, para diminuirmos
 os danos que nosso estilo de vida causa à nossa Terra.
























SAGA DA AMAZÔNIA

Era uma vez na Amazônia a mais bonita floresta

mata verde, céu azul, a mais imensa floresta

no fundo d'agua as Iaras, caboclo lendas e mágoas

e os rios puxando as águas.

Papagaios, periquitos, cuidavam de suas cores

os peixes singrando so rios, curumins cheio de amores

sorria o jurupari, uirapuru, seu porvir

era: fauna, flora frutos e flores

Toda mata tem caipora para a mata vigiar

veio caipora de fora para a mata definhar

e trouxe dragão-de-ferro, para comer muita madeira

e trouxe em estilo gigante, para acabar com a capoeira

Fizeram logo o projeto sem ninguém testemunhar

prá o dragão cortar madeira e toda mata derrubar:

Se a floresta meu amigo, tivesse pé pra andar

eu garanto, meu amigo, com o perigo não tinha ficado lá

O que se corta em segundos gasta tempo prá vingar

e o fruto que dá no cacho prá gente se alimentar?

depois veio o passarinho, tem o ninho, tem o ar

igarapé, rio abaixo, tem riacho e esse rio que é o mar.

Mas o dragão continua a floresta a devorar

e quem habita essa mata, prá onde vai se mudar!!!

corre índio, seringueiro, preguiça, tamanduá

tartaruga: pé ligeiro, corre -corre tribo dos kamaiura

No lugar que havia mata, hoje há perseguição

grileiro mata posseiro só prá lhe roubar seu chão

castanheiro, seringueiro já viraram até peão

afora os que já morreram como ave-de-arribação

Zé da Nata tá de prova, naquele lugar tem cova

gente enterrada no chão:

Pos mataram o índio, que matou grileiro que matou posseiro

disse um castanheiro para um seringueiro que um estrangeiro

roubou seu lugar

Foi então que um violeiro chegando na região

ficou tão penalizado que escreveu essa canção

e talvez, deseperado com tanta devastação

pegou a primeira estrada, sem rumo, sem direção

com os olhos cheios de água, sumiu levando essa mágoa

dentro do seu coração

Aqui termina essa história para gente de valor

prá gente que tem memória, muita crença, muito amor

prá defender o que ainda resta, sem rodeio, sem aresta

era uma vez uma floresta na Linha do Equador...
Vital Farias






O PLANETA CHORA


A globalização
Machuca os nossos corações
Ao mesmo tempo
Ilumina nossas mentes
Com as informações
Tragédias em todos
Os continentes
A natureza está ressentida
Pelos maus tratos
Culpa dos Homens
Que por ganância
Leva à destuição
A moral e os bons costumes
De uma sociedade
Deteriorada pela corrupção
Dinheiro fácil
Roubados dos cofres do povão
Guerras e destruição
Fome   miséria
Países abandonados
Na escuridão
Depois de saqueados
Pelos piratas
Das grandes nações
Até quando?
Vozes do além
Profetizam o fim do planeta
Grandes homens ainda temos
A unica esperança é esta união
É chegada a hora de acabarmos
Com tanta podridão
É este o legado que daremos
Aos nossos filhos aos nossos jovens
Às futura gerações?












PLANETA AZUL


A vida e a natureza sempre à mercê da poluição

Se invertem as estações do ano

Faz calor no inverno e frio no verão

Os peixes morrendo nos rios

Estão se extinguindo espécies animais

E tudo que se planta, morre

O tempo retribui o mal que a gente faz

Onde a chuva caía quase todo dia

Já não chove nada

O sol abrasador rachando o leito dos rios secos

Sem um pingo d'água.

Quanto ao futuro inseguro

Será assim de Norte a Sul

A Terra nua semelhante à Lua

O que será desse planeta azul?

O que será desse planeta azul?

O rio que desse as encostas já quase sem vida

Parece que chora um triste lamento das águas

Ao ver devastada , a fauna e a flora

É tempo de pensar no verde

Regar a semente que ainda não nasceu

Deixar em paz a Amazônia, preservar a vida

Estar de bem com Deus.

Chitãozinho e Xororó







FRASES ECOLÓGICAS



Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor 
para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos 
filhos melhores para o nosso planeta.
Desconhecido
Árvores são poemas que a terra escreve para o céu.
 Nós as derrubamos e as
transformamos em papel para registrar todo nosso vazio." 

"Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana"

  


Como zeladores do planeta, é nossa responsabilidade 
lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão. 
As crueldades que os animais sofrem pelas mãos
dos homens está além do nossa compreensão. 
Por favor, ajude a parar com esta loucura
Richard Gere
O maior desafio tanto no nosso século quanto nos próximos 
é salvar o planeta da destruição. Isso vai exigir uma mudança 
nos próprios fundamentos da civilização moderna – 
o relacionamento dos seres humanos com a natureza.
Mikhail Gorbachev
Saiba diferenciar o: VOCÊ QUER ou VOCÊ PRECISA?
 Pequenas mudanças fazem toda diferença
 no cotidiano do nosso planeta!
Edinaiane Shinigami  
 

Talvez a salvação do planeta ‘seja’ todos nós olharmos para
 ele com apenas um olhar; o olhar de quem deseja o seu bem.
João Vitor Quintao Mattos
















"Os (((terráqueos))) vão salvar o planeta , quando 

forem extintos!"














 

enquanto houver amor no coração do ser humano, à salvação para o planeta Terra!
EstranhoW















APELO DA MÃE TERRA

Eterno apelo de Gaia
Um planeta que um dia emergiu
Hoje se despede em fúria
Por conta de alguns seres tiranos
Que destroem a tudo, esses insanos!
Terra minha, Terra nossa,
Por muitas mãos tão dividida
Desde que o mundo é mundo
Nada escapou sem medida.
Cada árvore ceifada
Cada mata derrubada
Exibe a riqueza do povo
Em troca da Terra aniquilada
Outrora as flores e frutos,
Todas as aves da Natureza,
Viveram em comunhão
Hoje estampidos de armas
Ecoam por toda mata e floresta
Acabando de vez com a beleza
Nessa luta desonesta.
Seres humanos do bem
Sinceros e destemidos
Rugindo feitos leões
Lutaram em busca do equilíbrio
Morreram nas mãos de uns peões
Água, Vida, Vida, Água
Terra abriga e Água irriga.
Nascem frutos que se fortalecem
Alimentam homens
Que também nascem e crescem.
Mata linda, à noite escura,
Com suas clareiras e seus zumbidos.
Não se vá ainda,
Agüenta mais um pouco,
Cerra teus olhos e fecha teus ouvidos
Resista! Resista!
Talvez ainda haja tempo
Muitos querem te ajudar
Pois bem sabem, que o sustento
Vem do verbo: Preservar!
Acorde Homem! Atente!
Será muito bom para si.
Teus descendentes ainda virão,
Acaso não te apercebestes
Que por ti, eles sofrerão
De fome perecerão e de sede morrerão?
Ah! Esses egoístas…
Miseráveis e insaciáveis
Deixem a Natureza em Paz!
O dia de hoje acabou-se,
Caso amanheça de novo,
Reconheça que a Terra é tenaz!
Covardes, impiedosos!
Deixem tudo como está.
Parem com a devastação,
Nossa Amazônia agradecerá.
E os teus, hão de te honrar!
Caso contrário, não vos iludais!
Posto que sereis, piores que Judas!
Eliana Braga




TERRA PLANETA ÁGUA
Guilherme Arantes




OS CUIDADOS  COM O MEIO AMBIENTE 
COMEÇAM EM CASA

Escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira fechada
 podem economizar mais de 21 litros;
Ao tomar banho, use somente o tempo necessário para sua 

higiene pessoal.
Mantenha válvula de descarga regulada. Uma válvula

 desregulada pode gastar até 3 vezes mais água!
Utilize o balde ao invés da mangueira para lavar o carro.

 O mesmo serve para quando for lavar as calçadas, não esqueça 
também de varrê-las antes de lavar, isso também ajuda
 na economia de água.
Regue plantas com regador para reduzir as perdas de água,

 e de preferência pela manhã ou no fim da tarde.
Utilize a máquina de lavar roupas/louças apenas com sua

 capacidade máxima, evitando o desperdício de água.
Feche a torneira enquanto ensaboa a roupa, abrindo-a só na hora de enxaguar. Você já pensou em utilizar essa água para lavar a calçada?
Limpe os pratos antes de lavar a louça e feche a torneira enquanto ensaboá-los, abrindo-a apenas na hora de enxaguar.
Dê preferência a torneiras econômicas que evitam o desperdício de água, como os modelos da família ResidencialFlex, que podem economizar

 ate 45% de água.





O LIXO NOSSO DE CADA DIA


A estimativa é que cada brasileiro descarta cerca de 0,50 quilo de 
resíduos de equipamentos eletroeletrônicos por ano



O crescimento significativo do lixo eletrônico (e-lixo) no Brasil vem preocupando os técnicos da Secretaria Estadual do Ambiente do Rio 
de Janeiro (SEA). O resíduo desse tipo de materiais contém 
substâncias perigosas, que podem impactar o meio ambiente e ameaçar
 a saúde da população. A estimativa é que cada brasileiro descarta cerca de 0,50 quilo de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos por ano.

O superintendente de Resíduos Sólidos da secretaria, Jorge Pinheiro, disse à Agência Brasil que em razão das substâncias perigosas contidas nesse tipo de aparelhos, é necessário organizar uma logística reversa no estado que acompanhe as discussões dos acordos setoriais, previstos na Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Caberá ao grupo de trabalho técnico, constituído em Brasília, definir o acordo setorial, que dará as diretrizes para implementação da logística reversa dos eletroeletrônicos, disse.

Pinheiro avaliou que às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, programada para junho próximo, no Rio de Janeiro, a adequação dos empreendimentos à nova lei de resíduos sólidos será de vital importância. Segundo ele, para que isso possa ocorrer de forma equilibrada e em conformidade legal, as novas práticas entre fornecedores e clientes precisarão ser adequadas, 
visando ao compartilhamento de responsabilidades.

“Atualmente, existem ações pontuais de fabricantes que coletam os resíduos de seus equipamentos, por exemplo, e empresas ou organizações não governamentais (ONGs) que coletam ou recebem equipamentos eletroeletrônicos, dando a destinação final”, declarou.

É o caso, de acordo com Pinheiro, da Fábrica Verde, projeto da SEA, 
que recebe doações de computadores e periféricos para reutilização, capacitando jovens do Complexo do Alemão, na Penha, bairro da 
zona norte da cidade, para a atividade de manutenção e montagem 
de computadores.

Os novos aparelhos montados são destinados a entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos instalados nas comunidades, declarou o superintendente. Ele ressaltou que novas empresas de remanufatura de resíduos eletroeletrônicos estão entre os negócios promissores para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O superintendente observou, por outro lado, que os equipamentos descartados têm valor econômico, pois contém materiais valiosos e raros. O seu descarte correto é importante porque muitos elementos apresentam elevado teor de toxicidade, e também pelo fato de que, 
de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o mundo produz entre 20 a 50 milhões de toneladas métricas 
de lixo tecnológico todos os anos.

Na fabricação de computadores e celulares, por exemplo, são usados vários metais, entre os quais ouro, prata, gálio, índio, chumbo, cádmio 
e mercúrio. Alguns, como o cádmio, são agentes cancerígenos. Outros, como o chumbo, prejudicam o cérebro e o sistema nervoso, lembrou Pinheiro.

Nas duas campanhas de esclarecimento e conscientização dos consumidores para o descarte correto do lixo eletrônico, promovidas 
pela secretaria, foram coletadas quase 12 toneladas de resíduos eletroeletrônicos, “sem contar os computadores que são
 reaproveitados na Fábrica Verde,no Complexo do Alemão”.

Pinheiro ressaltou que a cadeia de reciclagem ainda não se acha estruturada para o fluxo desses resíduos e reforçou a necessidade de participação do setor produtivo para a viabilidade da logística reversa. Segundo o superintendente da SEA, mesmo antes das definições dos acordos setoriais previstos no decreto de regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a secretaria já vem trabalhando a 
questão de valorização dos resíduos dentro do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), que está em elaboração.

Em relação aos cuidados que a população deve ter em relação a esses materiais, o superintendente recomendou que devem procurar empresas de reciclagem que comprem resíduos eletroeletrônicos e tenham como garantir a destinação correta desses materiais. Outra alternativa, disse, “é guardar em casa até a montagem de uma logística reversa ou entrar em contato com o fabricante do produto e saber se ele tem uma solução”.
Pesquisa web









DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O significado de desenvolvimento sustentável pode ganhar diferentes vertentes que varia de acordo com o interesse de quem o concebe.

De uma forma simples, desenvolvimento sustentável corresponde à consciência de utilizar os recursos da natureza no presente de maneira que não comprometa as reservas que serão necessárias às gerações futuras, além disso, o desenvolvimento sustentável visa unir a manutenção das sociedades com a preservação ambiental e buscar alternativas que não agridem tanto e que diminua os impactos provocados pela ação antrópica.

O atual modelo de produção e da própria sociedade de consumo ao longo do tempo produziu grandes alterações e desequilíbrio no meio natural como nunca havia acontecido na história da humanidade.

O modelo econômico que vigora gerou uma enorme riqueza e ao mesmo tempo miséria, degradação humana e ambiental.

Para aplicação do desenvolvimento sustentável é necessário partir do pressuposto de que os recursos disponibilizados na natureza são passiveis de esgotamento total, além disso, propõe a geração de produtos não em quantidade mais sim em qualidade para poupar as reservas de recursos.

Dentre as inúmeras propostas para a aplicação de um desenvolvimento sustentável é necessário promover entre outras coisas:

- Produção de energia a partir de fontes alternativas que não agridem o meio ambiente.

- Implantação do selo verde em produtos oriundos de madeira, comprovando que sua origem não está ligada à extração predatória de áreas nativas e que realizam o manejo florestal.

- Instituir criação de peixes e animais marinhos para impedir a pesca predatória.

- Criação de projetos em âmbito global de reciclagem e tratamento de lixo, realizando a reutilização de materiais.

- Implantação de medidas efetivas para diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera, com obrigação das indústrias filtrarem as fumaças reduzindo drasticamente os níveis de poluentes, promover projetos de transporte coletivo de qualidade para retirar o grande número de carros das ruas.

- Conscientizar as pessoas em relação às consequências do consumismo.

Essas são algumas possíveis soluções para o caso, no entanto, esse processo é muito complexo, uma vez que os países que mais poluem não se comprometem a cumprir acordos ambientais temendo que sua economia seja prejudicada. Essa idéia é um tanto quanto impensada, pois o que adianta ter altos níveis de riquezas econômicas se em um futuro próximo não haver condições de vida no planeta? Os cofres vão estar cheios, mas não haverá pessoas para gastar o dinheiro acumulado.










FILHOS DA TERRA

Sabemos que o homem branco não compreende o nosso
 modo de viver. Para ele um torrão de terra é igual ao outro.
 Porque ele é um estranho, que vem de noite e rouba da terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, nem sua amiga, 
e depois de exauri-la ele vai embora. Deixa para trás o túmulo 
de seu pai sem remorsos. Rouba a terra de seus filhos, nada respeita. Esquece os antepassados e os direitos dos filhos. Sua ganância empobrece a terra e deixa atrás de si os desertos. Suas cidades são um tormento para os olhos do homem vermelho, mas talvez seja assim por ser o homem vermelho um selvagem que nada compreende.
               Não se pode encontrar paz nas cidades do homem branco.
 Nem lugar onde se possa ouvir o desabrochar da folhagem 
na primavera ou o zunir das asas dos insetos. Talvez por ser 
um selvagem que nada entende, o barulho das cidades é terrível,
 para os meus ouvidos. E que espécie de vida é aquela em 
que o homem não pode ouvir a voz do corvo noturno ou
 a conversa dos sapos no brejo à noite? Um índio prefere o 
suave sussurro do vento sobre o espelho d’água e o próprio
 cheiro do vento, purificado pela chuva do meio-dia e com 
aroma de pinho. O ar é precioso para o homem vermelho, 
 porque todos os seres vivos respiram o mesmo ar, animais,
 árvores, homens. Não parece que o homem branco se
 importe com o ar que respira. Como um moribundo, 
ele é insensível ao mau cheiro.
               Se eu me decidir a aceitar, imporei uma condição:
 o homem branco deve tratar os animais como se fossem seus irmãos. 
Sou um selvagem e não compreendo que possa ser de outra forma. 
Vi milhares de bisões apodrecendo nas pradarias abandonados 
pelo homem branco que os abatia a tiros disparados do trem. 
Sou um selvagem e não compreendo como um fumegante cavalo de
ferro possa ser mais valioso que um bisão, que nós,
 peles vermelhas matamos apenas para sustentar a nossa própria vida.
 O que é o homem sem os animais? 
Se todos os animais acabassem os homens morreriam 
de solidão espiritual, porque tudo quanto acontece aos 
animais pode também afetar os homens. Tudo quanto fere 
a terra, fere também os filhos da terra.




















O AUMENTO DA TEMPERATURA DA TERRA

Em estudo realizado por cientistas que trabalham 

para a ONU faz um alerta: a temperatura na Terra
 pode aumentar 4,8 graus até 2100. Segundo Michel Jarraud, secretário-geral da Organização Meteorológica da ONU, a década passada foi a mais quente já registrada. “A década entre 2001
 e 2010 teve o recorde de ser a mais quente de todas, 
comprovando a tendência de aquecimento global. 
Nunca foram quebrados tantos recordes de temperatura”,
 ele afirma.
Como consequência do aquecimento, no fim do século, 
a extensão de gelo no Ártico pode diminuir até 94% durante
 os verões. Além disso, o nível dos oceanos deve 
subir 82 centímetros.
No Brasil, projeções indicam que um dos efeitos do aquecimento
 global seria  a redução de 20% de chuva no leste da Amazônia 
e no Nordeste. Até o final do ano que vem, serão produzidos
 mais três relatórios que, juntamente com esse que está sendo 
divulgado agora, poderão servir de base para futuras 
negociações climáticas entre países de todo mundo. 
“A ideia é que os tomadores de decisão assimilem essas 
decisões científicas, esses conhecimentos e os utilizem,
 para implementar  políticas públicas”, explica José Marengo,
 pesquisador do INPE.
Oswaldo Lucon, integrante do IPCC, é um dos cientistas brasileiros 
que participam dos estudos. Ele trabalha no relatório que apontará
 como diminuir os estragos provocados pelo homem no planeta.
 “O estudo mostra que há possibilidades de reduzir essas emissões 
e, em consequência, mitigar esses aumentos de temperatura a 
custos que ainda são acessíveis.
 Quanto mais demorar, mais caro vai ficar”, pontua Lucon.
Fonte: G1, Globo 








PEQUENAS MUDANÇAS DE ATITUDES



Pequenas mudanças de atitude podem ser significativas.
 Abaixo listaremos algumas dicas importantes de ações individuais.

  • Economizar energia elétrica. Não deixe luzes acesas sem necessidade; troque as lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas fluorescentes que poupam 68 Kg de CO2 por ano. É importante lembrar aos alunos que um quilowatt de energia produzida no Brasil gera 36 Kg de CO2.
  • Evite utilizar carros como meios de transporte, dando preferência ao transporte coletivo e bicicletas, pois um dos principais agentes poluidores da atmosfera é o automóvel.
  • Dê preferência a carros a álcool. Um litro de gasolina lança 2,74 kg de CO2 na atmosfera. Agora faça os cálculos: se alguém que dirige 20 mil quilômetros em um ano reduzir 10% desse valor, seja utilizando transporte coletivo, bicicleta ou fazendo pequenos trajetos a pé, contribuirá com a redução de pelo menos 500 kg de CO2 por ano.
  • Coma menos carne suína e bovina, pois esses animais emitem grande quantidade de metano em seus dejetos e ruminação.
  • Recicle o lixo e tenha mais cuidado ao consumir embalagens. Reutilizando ou reciclando o lixo evita-se a utilização de novos recursos naturais não renováveis, além de diminuir a quantidade de lixo jogado nos aterros sanitários e reduzir a quantidade de metano.
  • Se você tiver um quintal em sua casa, plante árvores, de preferência nativas de sua região, pois dessa forma você estará contribuindo para a manutenção da fauna e também para a redução do aquecimento global.

É importante que o professor deixe bem explicado que o efeito estufa
 é um fenômeno natural do qual a vida na Terra depende, mas que,
 em razão da queima de combustíveis fósseis, esse fenômeno
 vem se acentuando, causando prejuízos ao planeta em que vive
mos e, consequentemente, a toda forma de vida na Terra.
FONTE: WEB













O LIXO


O lixo é um dos maiores problemas ambientais na atualidade.
São toneladas e mais toneladas  lançados no meio ambiente
 todos os dias nas cidades brasileiras, sem nenhum critério.
O lixo que o ser humano produz e joga no planeta todos os 
dias é um risco muito sério à saúde de todos os seres vivos
 e do planeta em si.
São bilhões de pessoas morando no planeta Terra. 
Dê uma olhada na lixeira da sua cozinha. Repare o quanto 
aquele lixo aumenta todos os dias. Depois, tente imaginar que cada
 uma das famílias do mundo 
(esses bilhões de pessoas) faz a mesma coisa, diariamente.
 Dá para imaginar o tamanho do lixo?!
Veja alguns dos problemas que o lixo pode causar:
Doenças: O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atrai baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifoide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose.
Acidentes aéreos: lixo acumulado perto de aeroportos causam acidente
 (o avião se choca com um urubus ou outra ave grande). 
Pode causar morte de pessoas, além, claro, da morte do pássaro,
 que poderia ter sido evitada.
Chorume: é um líquido mal cheiroso e nojento que o lixo acumulado produz quando vai se decompondo. O chorume é dez vezes mais 
poluente que o esgoto. Isso porque, além de conter matéria orgânica apodrecida, ele tem substâncias químicas e metais muito tóxicos. 
O chorume contamina o solo e pode chegar aos lençóis freáticos
 (espécies de rios subterrâneos que existem por toda a Terra e que 
jogam sua água nos mares, lagos, mangues e rios). 
Quanto mais o chorume se espalha, mais vai poluindo.
Poluição do ar:  o lixo – queimado ou não, produz gases que fazem 
mal à saúde dos seres vivos e do planeta, como o gás metano e o
 gás sulfídrico. Esses gases poluem o ar e podem causar doenças respiratórias. O lixo queimado produz gás carbônico, um gás que é
 tóxico se estiver em grandes quantidades. Se a gente se lembrar que
 o ar do planeta já está cheio de gás carbônico por causa dos carros 
e das fábricas…
Inundações: garrafas de PET, sacos plásticos e outros lixos são levados pelas águas numa chuva forte. Eles acabam entupindo bueiros e até impedindo os rios de correrem por seus leitos. Isso causa inundações terríveis. A água suja das inundações estraga as casas das pessoas,
 mata animais domésticos e causa mais doenças na população.
O lixo é um grande problema. Mas ele pode ser um problema um pouco menor, desde que os governos, as instituições (escolas, hospitais etc.), 
as empresas e cada pessoa façam a sua parte.
 Isso inclui você e sua família.
Vamos nos conscientizar e fazer a nossa parte. 
O lixo que descartamos é problema nosso. Nós somos responsáveis 
por ele. Vamos dar a ele o destino correto.



COLETA SELETIVA




AS CORES DA COLETA SELETIVA











Se sua cidade não tem Coleta Seletiva, faça como eu.
Separo o lixo seco do lixo orgânico. 
O lixo seco encaminho ao depósito dos catadores.
O lixo orgânico é recolhido pela prefeitura.
Se em sua casa tem quintal, jogue-o na terra, que
 será, futuramente, adubo. Isto é a compostagem.
Onde existe um centro de compostagem oficial, você pode 
encaminhar o lixo para lá. 






ATERRO SANITÁRIO


Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados 

resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, 
hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre
 plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários
 plásticos, vidros, metais e papéis.

Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mal cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regulam a implantação de aterros sanitários. Estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental.
Os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades. 








 O FAMOSO LIXÃO

 Este é o mais usado. É perigoso centro de contaminação. 






Perigoso também para a aviação. As aves de rapina que sobrevoam o lixo, podem provocar acidentes aéreos.



  

Tudo que puder ser reaproveitado. faça-o você mesmo.
Use os 3R:










Esta é uma atitude prá  lá de elegante...
Prá lá de consciente.
E o Meio Ambiente agradece.












COMO SALVAR O PLANETA?

Abaixo, envio uma carta que, hipoteticamente, poderá ser escrita por alguém daqui 63 anos, caso não sejam tomadas medidas enérgicas para conter todos os danos causados pelo ser humano contra a natureza. Algo precisa ser feito, NÓS precisamos mudar nossas atitudes, caso contrário, esta carta nada mais será que uma profecia, que será vivida e contada pelos nossos descendentes.






 

CARTA ESCRITA NO ANO DE 2070

Acabo de completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85. Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade. Recordo quando tinha 5 anos.
Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques. As casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro por aproximadamente uma hora. Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele. Antes, todas as mulheres mostravam as suas formosas cabeleiras.
Agora, raspamos a cabeça para mantê-la limpa sem água. Antes, meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que utilizávamos a água dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam para CUIDAR DA ÁGUA, só que ninguém lhes dava atenção. Pensávamos que a água jamais poderia acabar.
Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aqüíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastrintestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.
A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam os empregados com água potável em vez de salário. Os assaltos por um litro de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Antes, a quantidade de água indicada como ideal para se beber era oito copos por dia, por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo. Tivemos que voltar a usar as fossas sépticas como no século passado porque a rede de esgoto não funciona mais por falta de água.
A aparência da população é horrorosa: corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não têm a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera. Com o ressecamento da pele, uma jovem de 20 anos parece ter 40. Os cientistas investigam, mas não há solução possível.
Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por falta de árvores, o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações.
Alterou-se a morfologia dos gametas de muitos indivíduos. Como conseqüência, há muitas crianças com insuficiências, mutações e deformações. O governo até nos cobra pelo ar que respiramos: 137 m3 por dia por habitante adulto. Quem não pode pagar é retirado das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar. Não são de boa qualidade, mas se pode respirar. A idade média é de 35 anos. Em alguns países restam manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército. A água tornou-se um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes.
Aqui não há árvores porque quase nunca chove. E quando chega a ocorrer uma precipitação, é de chuva ácida. As estações do ano foram severamente transformadas pelas provas atômicas e pela poluição das indústria do século XX. Advertiam que era preciso cuidar do meio ambiente, mas ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem, descrevo o quão bonitos eram os bosques. Falo da chuva e das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse.
O quanto nós éramos saudáveis! Ela pergunta-me:
- Papai! Por que a água acabou?
Então, sinto um nó na garganta! Não posso deixar de me sentir culpado porque pertenço à geração que acabou de destruir o meio ambiente, sem prestar atenção a tantos avisos. Agora, nossos filhos pagam um alto preço... Sinceramente, creio que a vida na Terra já não será possível dentro de muito pouco tempo porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.
Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto... ...enquanto ainda era possível fazer algo para salvar o nosso planeta Terra!

Você consegue imaginar seus filhos e netos vivendo em um mundo assim??
Quem viver verá...








O PLANETA ESTÁ DOENTE


Sim, a Terra está ficando doente e febril, com suores ‘frios’,
 padecendo de graves enfermidades provocadas pelo homem, uma espécie de ‘virus’ fatal que já afetou todo o Organismo de Gaia que começa a reagir à infecção geral com seus Elementos (fogo-Água-ar-terra), donde se observam ondas de calor nuns lados, enxurradas diluvianas de outro, nevões, ciclones ou furacões em vários lugares e abalos sísmicos que vão dando sinais de que a Terra se agita em suas entranhas com algumas ‘convulsões’.

O problema das alterações climáticas é grave, os cientistas e

 especialistas alertam para as graves consequências do aumento da Poluição Ambiental que deu origem ao famigerado “Aquecimento Global”. A Antártica está degelando aceleradamente, prevendo-se um aumento do nível geral das águas do mar que farão desaparecer do mapa actual cidades e até paises completamente.

Entretanto os países mais poluidores do Mundo (EUA, China, Rússia, Inglaterra, etc.) não reduzem drasticamente os seus níveis

 de emissões de gases na Atmosfera e nem o Protocolo de Kioto tem alguma respeitabilidade até por parte daqueles que o subscreveram 
para evitar males piores que já pairam sobre toda a Sociedade.

Os fenômeno climáticos estão a intensificar-se de ano para ano 

e os homens parecem não estar muito preocupados com isso.
Suas preocupações são com as questões da Bolsa, as Taxas de juro 
do Banco Mundial, a Economia Euro, o preço do barril de petróleo e etc. 
 “Dias difíceis sobrevirão”, dizia Jesus Cristo em sua Pregação.
 E mais falava nos “dias de Noé” que fazem antever aquilo 
que os próprios cientistas já confirmam e anunciam para os próximos
 anos e que tem a ver não só com as alterações climáticas mas também com outros sinais que observam, como o aumento da atividade solar 
cujas "tempestades magnéticas" podem afetar a Terra 
e criar grandes perturbações.
Pesquisas web








OS PROBLEMAS DO LIXO


O lixo que o ser humano produz e joga no planeta todos os dias  muito
 é um risco sério à saúde de todos os seres vivos e do planeta em si.
São bilhões de pessoas morando no planeta Terra. Dê uma olhada na lixeira da sua cozinha. Repare o quanto aquele lixo aumenta todos os dias. Depois, tente imaginar que cada uma das famílias do mundo (esses bilhões de pessoas) faz a mesma coisa, diariamente. 
Dá para imaginar o tamanho do lixo?!
Veja alguns dos problemas que o lixo pode causar:
Doenças: O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atrai baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifóide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose.
Acidentes aéreos: lixo acumulado perto de aeroportos causam acidente 
(o avião se choca com um urubus ou outra ave grande). 
Pode causar morte de pessoas, além, claro, da morte do pássaro, 
que poderia ter sido evitada.
Chorume: é um líquido mal cheiroso e nojento que o lixo acumulado produz quando vai se decompondo. O chorume é dez vezes mais
 poluente que o esgoto. Isso porque, além de conter matéria orgânica apodrecida, ele tem substâncias químicas e metais muito tóxicos.
 O chorume contamina o solo e pode chegar aos lençóis freáticos (espécies de rios subterrâneos que existem por toda a Terra 
e que jogam sua água nos mares, lagos, mangues e rios). 
Quanto mais o chorume se espalha, mais vai poluindo.
Poluição do ar: o lixo – queimado ou não, produz gases que fazem 
mal à saúde dos seres vivos e do planeta, como o gás metano e o gás sulfídrico. Esses gases poluem o ar e podem causar doenças respiratórias. O lixo queimado produz gás carbônico, um gás que é tóxico se estiver
 em grandes quantidades. Se a gente se lembrar que o ar do planeta
 já está cheio de gás carbônico por causa dos carros e das fábricas…
Inundações: garrafas de PET, sacos plásticos e outros lixos são levados pelas águas numa chuva forte. Eles acabam entupindo bueiros e até impedindo os rios de correrem por seus leitos. Isso causa inundações terríveis. A água suja das inundações estraga as casas das pessoas, mata animais domésticos e causa mais doenças na população.
O lixo é um grande problema. Mas ele pode ser um problema um pouco menor, desde que os governos, as instituições (escolas, hospitais etc.), as empresas e cada pessoa façam a sua parte. Isso inclui você e sua família.
Fonte: Web







O QUE FAZER COM O LIXO
Coleta Tradicional

Normalmente, o seu lixo é recolhido e levado para um depósito onde os materiais que poderão ser reaproveitados são separados. O que não servir poderá ser levado para um aterro sanitário controlado ou simplesmente ficar exposto ao ar livre em um lixão, que é, com certeza,  
a pior alternativa: o lixo que fica ali causa problemas à saúde, como aumento de animais que transmitem doenças (como as moscas, os mosquitos, baratas e ratos), geração de mau cheiro e, principalmente,
  a poluição do solo e das águas através do chorume (líquido de
 cor preta, mau cheiroso e altamente poluidor, produzido pela decomposição da matéria orgânica que existe no lixo). 
O chorume pode colocar em risco o solo 
e os recursos hídricos da região!

Coleta Seletiva

É um sistema de recolhimento do lixo em que materiais como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos são separados para serem reciclados.

Esse tipo de coleta protege o solo, diminui a poluição, reduz os custos
 com a limpeza urbana e funciona também como um processo de educação ambiental, pois mostra para a comunidade os problemas do desperdício dos recursos naturais (como a água e a energia, por exemplo) e da poluição causada pelo lixo.
Como funciona a coleta seletiva?
Porta a porta – Caminhões coletores vão até as casas e prédios em dias
 e horários combinados, que não sejam junto com os da coleta normal
 de lixo. Os moradores colocam o lixo reciclável nas calçadas;
PEV (Postos de Entrega Voluntária) – Pequenos depósitos para onde
 a pessoa, por vontade própria, leva os recicláveis;
Postos de troca – Troca do material a ser reciclado por algum bem
 (por exemplo, você leva 20 latinhas a um posto e recebe um brinde);
PICs (Programa Interno de Coleta Seletiva) – Feito nas empresas,
 em parceria com associações de catadores de lixo.
Quais os benefícios da coleta seletiva?
  • Ajuda a diminuir a retirada de recursos naturais do meio ambiente (porque o produtor reutiliza, por exemplo, o alumínio da latinha reciclada, ao invés de ir buscar mais alumínio na natureza);
  • Ajuda a diminuir a poluição do solo, da água e do ar;
  • Economiza energia e água;
  • Ajuda a conserva o solo (evitando a nojeira dos lixões e a poluição 
  • que eles causam, por exemplo);
  • Diminui os custos da produção do produto, com o aproveitamento 
  • de recicláveis pelas indústrias;
  • Ajuda a cidade a ficar mais limpa e higienizada;
  • Diminui os gastos com a limpeza urbana;
  • Gera emprego e renda para muitas pessoas, que vendem recicláveis.







MÃE NATUREZA

Vamos fazer a nossa parte
para preservar a Natureza
evitando o desperdício de água,
energia, combustível, papel,
alimentos e outros recursos.
- Preservar é viver!

Vamos reduzir o lixo,
fazendo a reciclagem
e a coleta seletiva para
o seu reaproveitamento.
Vamos impedir a poluição
de nossos rios e oceanos.

Vamos proteger nossa fauna,
os bichos exóticos e os comuns,
a Floresta Amazônica
e também a nossa flora
transformando nosso planeta,
num planeta azul e verde.
- A Mãe-Natureza agradece!

Não deixe o Meio-Ambiente desaparecer.
Proteção Ambiental com consciência
é uma questão de sobrevivência.
Trate a Terra e tudo o que nela habita
com respeito, amor e consideração,
pensando em seus filhos e netos
que nela viverão.
Verluci Almeida













  CUIDE BEM DA NATUREZA

Hoje acordei cedo, contemplei mais uma vez a natureza.
A chuva fina chegava de mansinho.
O encanto e aroma matinal traziam um ar de reflexão.
Enquanto isso, o meio ambiente pedia socorro.
Era o homem construindo e destruindo a sua casa.
Poluição, fome e desperdício deixam o mundo frágil e degradado.
Dias mais quentes aquecem o “planeta água”.
Tenha um instante com a paz e a harmonia.
Reflita e preserve para uma consciência coletiva.
Ainda há tempo, cuide bem da natureza. 

Gleidson Melo





SALVE O PLANETA

Pequenas atitudes que fazem grande diferença

    Algumas coisas que podem ser feitas sem esperar por leis mais severa,
 pelo governo e etc... Temos que ter atitude de se conscientizar.

  •  Desligue as luzes quando você não precisa delas.
  •  Quando as lâmpadas se queimarem substitua-as com lâmpadas 
  • de maior eficiência de energia.
  •  Não desperdice água.
  •  Recuse aquelas sacolas que as lojas oferecem porque elas
  •  vão virar lixo assim que você chegar em casa. Põe na bolsa, 
  • no bolso, leve na mão ou traga uma sacola de pano de casa.
  • Separe o lixo em grupos: papel, metal, vidro, plástico e orgânico.
  • Não jogue lixo pela janela do carro ou pelas ruas.
  • Prefira o reutilizável em vez do descartável. Tenha uma xícara
  •  para o café em vez de detonar copinhos descartáveis.
  •  Compre bebidas em garrafas reutilizáveis.
  • Não compre animais de estimação exóticos (ou seja, animais que não são nativos de sua região) que foram pegos na natureza.
  • Antes de comprar um animal de estimação esteja certo de
  • que você está pronto para cuidar dele. Ter um animal de estimação  
  • é uma grande responsabilidade.
  • Evite comprar móveis ou outros utensílios feitos com madeiras 
  • de árvores ameaçadas de extinção, como mogno, imbuía,
  •  araucária, peroba, canela e marfim.
  • Faça apenas o número necessário de fotocópias.
  • Recuse folhetos de propaganda que não forem de seu interesse.
  • Vá a pé, de bicicleta, de ônibus. Ajude sua saúde,
  •  seu bolso e o meio ambiente.




OH, MÃE TERRA
Oh, terra mãe!

Te vejo tão produtiva

Dando pão e leite

Pão e vinho

Pão e vida



Eu transpiro

E me inspiro

Pra também saber

Dar pão e leite

Pão e vinho

Pão e vida



Oh, terra mãe

Mas se te vejo

Sendo invadida e despojada

Invadida e massacrada

Invadida e alagada

Eu também me sinto

Invadida e despojada

Invadida e massacrada
Invadida e alagada...
Lola



O CÂNTICO DA TERRA

Eu sou a terra, eu sou a vida.

Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.

Eu sou a fonte original de toda vida.

Sou o chão que se prende à tua casa.
Sou a telha da coberta de teu lar.
A mina constante de teu poço.
Sou a espiga generosa de teu gado
e certeza tranquila ao teu esforço.
Sou a razão de tua vida.
De mim vieste pela mão do Criador,
e a mim tu voltarás no fim da lida.
Só em mim acharás descanso e Paz.

Eu sou a grande Mãe Universal.

Tua filha, tua noiva e desposada.
A mulher e o ventre que fecundas.
Sou a gleba, a gestação, eu sou o amor.

A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.

Teu arado, tua foice, teu machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste
e o pão de tua casa.

E um dia bem distante

a mim tu voltarás.
E no canteiro materno de meu seio
tranqüilo dormirás.

Plantemos a roça.

Lavremos a gleba.
Cuidemos do ninho,
do gado e da tulha.
Fartura teremos
e donos de sítio
felizes seremos.
                Cora Coralina              



O GRITO DA TERRA

O GRITO DA TERRA!! Envenenar a Terra,é o mesmo que envenenar a Placenta,que está alimentando teu filho. 

 




Sou um ser vivo e meu nome é Terra.Sou a casa do Homem.
Sempre o acolhi e ofereci de graça, para ele:Moradia, oxigênio,
 água 
e alimento.Além de minha espetacular beleza...



O tempo passa e não sou honrada.Deus criou-me e abençoou-me.O homem foi formadodo meu pó... Bem depois de mim!Deus entregou-me por herança ao homem.Como cuida de sua velha mãe, o homem deveria cuidar melhor de mim.Só tenho recebido abandono, desprezo, desamor e pouca importância.



O petróleo é arrancado de minhas entranhase isto só me enfraquece.Poços são abertos e incendiados, com intenções
 vergonhosas e sádicas.



O homem espalhou sobre mim, uma manta negra chamada asfalto.
Com ela, não consigo transpirar como outrora. 
Sinto-me sufocada, febril e doente.Este cobertor de asfalto
 tem me dado muito calor. Não consigo tirá-lo, para refrescar-me.



Arrancaram minhas vestes e me desnudaram.Minhas matas e 
florestas estão sendo destruídas, adulteradas e saqueadas.



Veja parte de minhas cicatrizes...



A assolação estendeu-se sobre meu corpo.Lançaram fogo 
sobre minhas vestes...Poucos correm para socorrer-me.
Muitos estão cegos e insensíveis. Observam-me agonizando, 
enquanto contam seus lucros insaciáveis.



Estou sendo vergonhosamente atacada e dizimada, pela implacável crueldade humana.Antes, minha chuva molhava as plantações.
Agora a chuva ácida, é provocada pelo homem, 
exterminando minhas vegetações.



Hidrelétricas possantes são construídas.Mas, a fauna, flora e rios
, são sacrificados...As águas dos rios e dos mares,
formam o meu sangue.



A camada de ozônio, minha proteção natural a teu favor, 
foi violentamente agredida.



Asfixiam-me com detritos e gases (monóxido de carbono).
(Pequenos atos de educação, não jogando papel no chão,
 ou lixo nos córregos, já me ajudariam).



A poluição desenfreada, me contamina e me envenena, lentamente. Muitos seres estão pagando, com a própria vida. 
O homem pensa muito, em si mesmo.



Sinto-me sozinha e indefesa.Bombas atômicas são explodidas impiedosamente.Testes nucleares são constantemente realizados
 sobre mim. Mísseis e outros artesanatos nocivos são desenvolvidos, com a intenção de matar.



Minha superfície e biosfera, estão desequilibradas.
Já não sou a mesma jovem do passado, sinto-me fraca.
Não consigo mais controlar minhas reações.
As vezes tenho tremores e sinto calores intensos,
 que não consigo esconder.



Degelo, aquecimento global e enchentes, são alguns sinais das enfermidades,que lançaram sobre mim.



Percebo que o homem realmente, não gosta de mim...É insensível 
aos meus tremores. Não ouve os meus gemidos e soluços.
Mas, preciso gritar bem alto!



O homem não está percebendo minhas lágrimas...Minha voz está presente em meus sinais silenciosos...



Sou uma das pequenas engrenagens do Universo. Observo inúmeros objetos lançados pelo homem, formando ao meu redor, o lixo espacial. Depois não reclamem, não exijam nada de mim...



O homem acendeu uma bomba relógio contra si."Não erreis: 
Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, 
isso também ceifará." (Gálatas 6 : 7)



Existem muitas bandeiras,que devem ser respeitadas, não é? 
Existem muitas leis... E eu (a Terra), que te alimento
 e te carrego no colo, de dia
 e de noite...Tenho algum direito?



Ouça meus últimos gritos:..Socorro! Ajuda-me!...Ainda dá tempo...
Não me deixe ficar estéril.Tenho um compromisso contigo....Mesmo ferida....Preciso produzir grãos e alimentos. Para que possas viver! 
 Esta é a tarefa que recebi de Deus:Cuidar de Você!
Com proteção e Amor!
Desconheço o autor








CARTA ESCRITA NO ANO 2070

Estamos no ano 2070 e acabo de completar os 50 anos,
 mas a minha aparência é de alguém de 85.
Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água. 
Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das
 pessoas mais idosas nesta sociedade.
Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente. 
Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham 
bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de
 chuveiro por  cerca de uma hora.
Agora usamos toalhas em azeite mineral 

para limpar a pele. Antes todas as mulheres mostravam 
a sua formosa cabeleira. Agora devemos raspar a cabeça 
para  mantê-la limpa sem água.
Antes o meu pai lavava o carro com a água

 que saía de uma mangueira. 
Hoje os meninos não acreditam que a água
 se utilizava dessa forma.
 Recordo que havia muitos anúncios
 que diziam CUIDE DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a água jamais  podia terminar.
Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. 

Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo.
A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo; tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado porque as redes de esgotos não se usam por falta de água.
A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas,  já  que não temos a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera. Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastro-intestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.
A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. 

As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te com água potável em vez de salário.
Os assaltos por um galão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressequidade da pele uma jovem de 20 anos parece como se tivesse 40.
Os cientistas investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água. O oxigênio também está degradado por falta de árvores o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações.
Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, como consequência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.
O governo já nos cobra pelo ar que respiramos: 137m3 por dia por habitante adulto. As pessoas que não pode pagar são retiradas das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar, não são de boa qualidade mas pode-se respirar,

 a idade média é de 35 anos.
Em alguns países existem manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército. 

A água é agora um tesouro muito cobiçado, mais do 
que o ouro ou os diamantes. Aqui já não há árvores porque quase nunca chove, e quando chega a registrar-se uma precipitação, é de chuva ácida; as estações do ano 
tem sido severamente transformadas pelos testes
 atômicos e da industria  contaminante do século XX. Advertiam-se que havia que cuidar o meio ambiente e
  ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede 
que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonito
 que eram os bosques, a chuva, as flores, do agradável
 que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o quão saudável
 que as pessoas eram.
Ela pergunta-me: "Papai, porque acabou a água?"

 Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de
 sentir-me culpado, porque pertenço à geração 
que destruiu o meio ambiente ou simplesmente 
não tomamos em conta tantos avisos.
 Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na Terra já não será possível dentro de muito pouco tempo, porque a destruição do meio ambiente 
chegou a um ponto irreversível.
Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto quando ainda 

podíamos fazer alguma coisa para salvar
 o nosso Planeta Terra
 Extraído da revista biográfica "Crónicas de los Tiempos"







AQUECIMENTO GLOBAL 

Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos. 
Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e  monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.   
 Derretimento de gelo nas calotas polares: uma das consequências do aquecimento global. 



Conseqüências do aquecimento global 

-         Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
-         Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (
Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
-         Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da
temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
-         Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
 




Protocolo de Kyoto

Este protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.




Conferência de Bali

Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha de Bali (Indonésia), a Conferência da ONU sobre Mudança Climática terminou com um avanço positivo. Após 11 dias de debates e negociações. os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres. Foi estabelecido um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas, entre os 190 países participantes. As bases definidas substituirão o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012. 



Conferência de Copenhague - COP-15

A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca). A Conferência Climática reuniu os líderes de centenas de países do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para evitar as mudanças climáticas e o aquecimento global. A conferência terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas práticas foram tomadas. Isto ocorreu, pois houve conflitos de interesses entre os países ricos, principalmente Estados Unidos e União Européia, e os que estão em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil, Índia, 
China e África do Sul).  
De última hora, um documento, sem valor jurídico, foi elaborado visando à redução de gases do efeito estufa em até 80% até o ano de 2050. Houve também a intenção de liberação de até 100 bilhões de dólares para serem investidos em meio ambiente, até o ano de 2020. Os países também deverão fazer medições de gases do efeito estufa a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade internacional.