domingo, 20 de novembro de 2011

MISSA AFRO


A missa celebrada hoje foi muito diferente: foi uma missa Afro. Achei legal essa mistura de cultural: ao som de berimbau, tambores, capoeira e reizado, num batuque todo caracterísitco. As músicas, as letras, o ritmo todo afro. É importante a valorização dos direntes segmentos culturais que construíram a rica diversidade cultura brasileira. 
Parabéns aos organizadores. Foi muito bonito.

EVANGELHO DE Mt 25, 31-46



Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso.
Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.
Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’
Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, 
foi a mim que o fizestes!’
Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não me fostes visitar’.
E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, 
doente ou preso, e não te servimos?’
Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, 
foi a mim que não o fizestes!’
Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os
justos irão para a vida eterna”.

Achei este evangelho líndíssimo. Bem dentro dos propósitos que Deus tem para seu povo: o AMOR e a solidariedade ao próximo.