LI, GOSTEI, COMPARTILHO












Esta página tem como objetivo, 
repassar aos meus amigos
 online, todo o que eu recebo, 
leio ou pesquiso e que acho interessante.
 É um momento muito rico, pois,
 há muita coisa boa rolando na Net.








DICAS PARA MAIORES DE 50 ANOS (e para os que vão chegar lá)

 
1. É hora de usar o dinheiro (pouco ou muito) que você conseguiu economizar. Use-o para você, não para guardá-lo e não desfrutá-lo com aqueles que não tem a menor noção do sacrifício que você fez para consegui-lo. Geralmente as pessoas que não estão sequer na família: genros, noras, sobrinhos. Lembre-se que não há nada mais perigoso do que um genro ou uma nora com idéias. Atenção: não é tempo para maravilhosos investimentos, por mais que possam parecer, eles só trazem problemas e é hora de ter muita paz e tranquilidade.
2. Pare de preocupar-se com situação financeira dos filhos e netos. Não se sinta culpado por gastar o dinheiro consigo mesmo. Você provavelmente já ofereceu o que foi possível na infância e juventude como uma boa educação. Agora, pois, a responsabilidade é deles.
3. Não é mais época de sustentar pessoas de sua família. Seja um pouco egoísta, mas não usurário. Tenha uma vida saudável, sem grande esforço físico. Faça ginástica moderada (como andar regularmente) e coma bem.
4. Compre sempre o melhor e mais bonito. Lembre-se que, neste momento, um objetivo fundamental é de gastar dinheiro com você, com seus gostos e caprichos e do seu parceiro. Após a morte o dinheiro só gera ódio e ressentimento.
5. Nada de angustiar-se com pouca coisa. Na vida tudo passa, sejam bons momentos para serem lembrados, sejam os maus, que devem rapidamente ser esquecidos.
6. Independente da idade, sempre mantenha vivo o amor. Ame o seu parceiro, ame a vida, ame o seu próximo ... LEMBRE-SE !! "Um homem nunca é velho enquanto lhe resta a inteligência e o afeto".
7. Seja vaidoso. Cabeleireiro frequente, faça as unhas, vá ao dermatologista, dentista, e use perfumes e cremes com moderação. Porque se agora você não é bonito, é, pelo menos, bem conservado.
8. Nada de ser muito moderno. É triste e doloroso ver pessoas com penteados e roupas feitas para os jovens.
9. SEMPRE mantenha-se atualizado. Leia livros e jornais, ouça rádio, assista bons programas na TV, visite Internet com alguma frequência, envie e responda "e-mails" use as redes sociais, mas sem estresse ou com vício. Chame os amigos.
10. Respeite a opinião dos JOVENS. Muitos deles estão melhor preparados para a vida, como nós quando estávamos com a sua idade.
11. Nunca use o termo "no meu tempo¨. Seu tempo é agora, não se confunda. Pode lembrar do passado, mas com saudade moderada e feliz por ter vivido.
12. NÃO caia em tentação de viver com filhos ou netos. Apesar de ocasionalmente ir alguns dias como hóspede, respeite a privacidade deles, mas especialmente a sua. Se você perdeu o seu parceiro, obtenha uma pessoa para ir morar com você e trabalhar com as tarefas domésticas, e tomar esta decisão somente quando não mais possa dar de si e o fim esteja próximo.
13. Pode ser muito divertido conviver com pessoas de sua idade. E o mais importante, não vai funcionar com qualquer um. Mas sim se você se reunir com pessoas positivas e alegres, nunca com "velhos amargos".
14. Mantenha um hobby. Você pode viajar, caminhar, cozinhar, ler, dançar, cuidar de um gato, de um cachorro, cuidar de plantas, cartas de baralho, golfe, navegar na Internet, pintura, trabalho voluntário em uma ONG, ou coletar alguma coisa. Faça o que você gosta e o que seus recursos permitem.
15. ACEITE convites. Batizados, formaturas, aniversários, casamentos, conferências ... Visite museus, vá para o campo ... o importante é sair de casa por um tempo. Mas não fique chateado se ninguém o convidou. Certamente, quando você era jovem também não convidava seus pais para tudo.
16. Fale pouco e ouça mais. Sua vida e seu passado só importam para você mesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja breve e tente falar sobre coisas boas e agradáveis. Jamais se lamente de nada. Fale em um tom baixo, cortês.Não critique qualquer coisa, aceite situações como elas são. Tudo está passando. Lembre-se que em breve voltará para sua casa e sua rotina.
17. Dores e desconfortos, apresentará sempre. Não os torne mais problemático do que são. Tente minimizá-los. No final, eles só afetam você e são problemas seus e do seu médico .. Lamentações nada conseguem.
18. Permaneça apegado à religião. Mas orando e rezando o tempo todo como um fanático, não conseguirá nada. Se você é religioso, viva-o intensamente, mas sem ostentação. A boa notícia é que "em breve, poderá fazer seus pedidos pessoalmente."
19. Ria-se muito, ria-se de tudo. Você é um sortudo, você teve uma vida, uma vida longa, e a morte só será uma nova etapa, uma etapa incerta, assim como foi incerta toda a sua vida.
20. Não faça caso do que dizem a seu respeito, e menos do que pensam de você. Se alguém lhe diz que agora você não faz nada de importante, não se preocupe. A coisa mais importante já está feita: você e sua história, boa ou ruim, seja como foi. Agora se trata de uma jubilação, o mais suave, em paz e feliz possível.

E LEMBRE-SE: "A vida é muito curta para beber vinho ruim"

Desconheço a autoria






 








A ARTE DE VIVER

"Uns cantam, uns dançam, outros fazem embaixadas por 24 horas sem deixar a bola cair.
Quem não tem um talento especial acaba se sentindo um penetra nesta festa onde todos têm tido os seus quinze minutos de Caras. Como não se sentir descartado neste planeta de tantos destaques? Simples: valorizando nossos pequenos grandes talentos.

Viver é uma arte. A arte de conversar com desconhecidos, por exemplo. De se revelar em poucas palavras para uma pessoa que não sabe nada de você, e você nada dela, e estabelecer um contato que seja agradável e frutífero para ambas as partes.

A arte de ser pontual. A arte de manter uma amizade por anos a fio.
A arte de se isolar. De penetrar no nosso íntimo, de buscar ajuda na meditação, de deliberadamente não pertencer a grupo nenhum e fundar uma natureza própria, e ainda assim não ser um ermitão, ser apenas alguém que de tempos em tempos se retira para se reencontrar.

A arte de perceber segundas intenções, a arte de se controlar, a arte de fixar prioridades, a arte de não desistir na primeira dificuldade ...
Cada um de nós mereceria ao menos uma reportagem para homenagear nossos dons mais secretos, aqueles que acontecem bem longe dos holofotes. O dom de viver sem aplausos e sem platéia. O glorioso e secreto dom de vencer os dias." 
 Martha Medeiros em "A arte de viver"








Sabia que a única época da vida em que gostamos de ficar
 velhos é quando somos crianças?
 Se tem menos de 10 anos, está tão entusiasmado em envelhecer 
que pensa em fracções.
 “Quantos anos tem? Tenho quatro e meio!”
 Você nunca terá trinta e seis e meio.
 Tem quatro e meio, quase cinco! Esta é a chave! 
Quando chega à adolescência, ninguém mais te segura. 
Salta para um número próximo, ou mesmo alguns à frente. 
Quantos anos tem?' ‘Vou fazer 16!' Pode ter 13, mas…
 “vou fazer 16”! E, então, o maior dia da sua vida... 
Completa 21. Até as palavras soam como uma cerimônia. 
Mas, então, chega aos 30. Oh, que aconteceu?
 Não tem mais graça, agora é apenas um bolo azedo. 
O que está errado? O que mudou? Aí está “a empurrar” 40. 
Putz! Antes que te dê conta.
 Chega aos 50 e os seus sonhos foram-se.
 Mas, espera! Fez 60 e nem sequer pensou que conseguiria! 
Assim, 'COMPLETA' 21, ‘SE TORNA' 30, 'EMPURRA' os 40, 
'CHEGA' aos 50 e 'ALCANÇA' os 60.
 Atinge tal velocidade que bate nos 70! 
Depois disso, é um dia após o outro… 
Consegue chegar aos 80 e cada dia é um ciclo completo: 
alcança o almoço; passa às 4:30h ; chega à hora de deitar. 
E não acaba nos 90, começa então a voltar atrás: 
“Eu tinha exatamente 92 anos...” 
Aí, acontece uma coisa estranha.
 Se passar dos 100, se torna criança outra vez. 
“Eu tenho 100 e meio.”
 Que todos cheguem a uns saudáveis 100 e meio!
George Carlin



 

O OUTONO DA VIDA

Adeus à Juventude. Sem dúvida a juventude é uma idade de ouro
 e sempre lembrada com nostalgia. É um breve momento inesquecível, romântico, vibrante, emocionante e feliz.

É uma fase feliz, vigorosa e criativa onde tudo é novo e fresco, como
 uma densa nuvem no céu com nuances de rosa.

Mas, devemos reconhecer que essa mesma juventude tão louvada, cantada e tocante, é também um momento repleto de lutas, preocupações, nuvens escuras, muitas vezes de privações e nunca
 livre de incertezas, ciúmes, turbulências, competições, medos,
 ansiedades e rivalidades.

É como uma corrida na qual é preciso ter concorrentes o tempo todo 
e vencê-los para se conseguir um troféu cobiçado.

Felizmente, tanto na natureza como nos seres humanos, depois da tempestade vem a bonança. E talvez o melhor da Juventude... é que
 ela já passou!

A verdade é que sem saber quando, ou mesmo sem poder definir uma idade específica (para alguns mais cedo, para outros mais tarde), nalgum ponto impreciso da vida, chega-se a esse lapso de tempo em que tudo fica mais lento e começa a diminuir a sua marcha, pousando suavemente, sem pressa, dentro de nós mesmos.


É como uma folha que se deixa levar pela corrente. Esta etapa, queridos amigos, é a MATURIDADE. Que seja BEM VINDA!


O rio caudaloso transforma-se num fluxo de paz e move-se lentamente. Quase sem darmos por isso transforma-se numa grandeza infinita, profunda e imensurável, que é o final de todas as viagens e para onde vão parar todos os rios: o mar.


Vejamos: a maturidade não é exatamente o meio do dia, nem a tarde, nem a noite. Antes, eu diria que é o tempo impreciso que chega misterioso nas primeiras horas do dia, após momentos de nevoeiros voláteis que se dissolvem lentamente quando tocados pela luz do sol surgindo. Assim chega... a MADRUGADA.


É algo extraordinário. Agora, não estamos mais preocupados com as tendências ou mudanças que experimentam as novas gerações. Eles estão passando noites debatendo-se para fazerem inovações naquilo que inovámos para eles.

Essas novas tendências e costumes já não nos afetam, porque nós não somos obrigados a usar, a mudar, nem dar início a novos costumes. Nós, bem ou mal, não importa como, estamos na direção da reta final.

Então temos tudo para comemorar. A nossa época já é uma justificação suficiente para nos manter como estamos, já fizemos as nossas mudanças, mas não estamos alheios ao básico e ao essencial. Nós chegámos!

Ao chegar à maturidade cessam as dúvidas e as incertezas constantes. 
Se não quisermos, já não precisamos de trabalhar, ou de ficarmos a estudar até tarde, já não precisamos de correr atrás do auto
carro na parte da manhã, apresentarmos trabalhos sufocantes de última hora, entrarmos na universidade, imaginarmos com quem nos casarmos, onde levarmos a noiva, ou nos preocuparmos em como conseguir um emprego.

Definitivamente, o que tínhamos de ser, já somos. E o que não havíamos de ser, não o fomos... e nem mais o seremos. Disso não temos nenhuma dúvida. Então para que nos preocuparmos?

A idade dos impulsos arrebatadores já terminou.


Acabaram-se as preocupações, ansiedades e dúvidas. Isto é muito bom! Se esta é a MATURIDADE… que seja bem vinda!


Para nós que “cruzamos a fronteira” e estamos, do outro lado, colocado neste terraço amplo, silencioso e arejado, não existem correrias, nervosismo, competições, pressas, lutas ou duelos até a morte. Nosso lugar está no palco, não no ringue. Ou pelo menos, atrás das barreiras.

HOJE é aquele futuro do qual estávamos tão temerosos ONTEM. E veja-se, tudo correu bem. Afinal de contas... Aqui estamos nós!

Já não temos que continuar adiando as coisas, ou a fazermos planos inalcançáveis para o futuro..., porque para nós, está bem claro... O Futuro já está Aqui.

A conclusão é que, como já estamos na maturidade já não fazemos planos a longo prazo (nem devemos). É necessário que, agora, comecemos JÁ, a ver os resultados de tudo aquilo para o qual antes costumávamos trabalhar, planear, economizar e preparar ao longo de toda uma vida.

O Tempo não espera!

De maneira que nós, também, não esperemos mais. Se ainda 
dispomos de uma razoável saúde e ainda conseguimos andar normalmente; se ainda podemos comer de quase tudo e ainda
 podemos desfrutar de alguns atrativos da vida, aproveitemos.
 Abramos os armários com porcelanas, pratarias e cristais que se tornaram lembranças e usemo-los até se quebrarem (já que se podem quebrar fácil e rapidamente) , não esperemos que os vinhos envelheçam por mais um século. Para quando estão guardados? Se um ladrão não
 os levar, os nossos netos os acharão e acabarão por quebrá-los!

Que não tenhamos que dizer depois: “Tarde demais para recomeçar!”

Não fiquemos à espera duma manhã brilhante e gloriosa, singular e perfeita. Se pensámos algum dia ter um barco, uma moto, uma câmara digital, um notebook ou um tablet (se gostamos destas coisas e temos dinheiro para adquiri-las) podemos comprar isso agora!

A hora é agora. Não percamos mais tempo!

E se estivermos a fazer planos para um dia fazer uma viagem pela Europa, ou às Cataratas do Iguaçu, ao Hawaii, ao Alasca, à China, ou mesmo à Patagônia, muito bem: antes que outra coisa aconteça, como uma super desvalorização da moeda, uma cirurgia repentina, um AVC
 ou um infarte... VÁ JÁ! Está à espera de quê?

Eu, pessoalmente pelo que sinto, descobrir a chegada da maturidade tem-me fascinado e enche-me de alegria. Estou muito impressionado.
 Eu nunca imaginei que fosse assim!

Com inusitado espanto descubro dia a dia novas surpresas e satisfações, as quais nunca sonhei que existissem.

Por isso − “Vida: nada me deves; Vida: nada lhe devo; 
Vida: estamos em paz.”
Francisco Arámburo Salas








A SABEDORIA DO SILÊNCIO INTERNO

Pense no que vai dizer antes de abrir a boca.

Seja breve e preciso, já que cada vez que deixa sair uma palavra, deixa sair uma parte do seu Chi (energia).

Assim, aprenderá a desenvolver a arte de falar sem perder energia.

Nunca faça promessas que não possa cumprir.

Não se queixe, nem utilize palavras que projetem imagens negativas, porque se reproduzirá ao seu redor tudo o que tenha fabricado com as suas palavras carregadas de Chi.

Se não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, é melhor não dizer nada.

Aprenda a ser como um espelho: observe e reflita a energia.

O Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque aceita, sem condições, os nossos pensamentos, emoções, palavras e ações, e envia-nos o reflexo da nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas.

Se se identifica com o êxito, terá êxito.

Se se identifica com o fracasso, terá fracasso.

Assim, podemos observar que as circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo da nossa conversa interna.

Aprenda a ser como o universo, escutando e refletindo a energia sem emoções densas e sem preconceitos.

Porque, sendo como um espelho, com o poder mental tranquilo e em silêncio, sem lhe dar oportunidade de se impor com as suas opiniões pessoais, e evitando reações emocionais excessivas, tem oportunidade de uma comunicação sincera e fluida.

Não se dê demasiada importância, e seja humilde, pois quanto mais se mostra superior, inteligente e prepotente, mais se torna prisioneiro da sua própria imagem e vive num mundo de tensão e ilusões.

Seja discreto, preserve a sua vida íntima.
Desta forma libertar-se-á da opinião dos outros e terá uma vida tranquila e benevolente, invisível, misteriosa, indefinível, insondável como o TAO.

Não entre em competição com os demais, a terra que nos nutre e dá o necessário.

Ajude o próximo a perceber as suas próprias virtudes e qualidades, a brilhar.

O espírito competitivo faz com que o ego cresça e, inevitavelmente, crie conflitos.

Tenha confiança em si mesmo.

Preserve a sua paz interior, evitando entrar na provação e nas trapaças dos outros.

Não se comprometa facilmente, agindo de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação.

Tenha um momento de silêncio interno para considerar tudo que se apresenta e só então tome uma decisão.

Assim desenvolverá a confiança em si mesmo e a Sabedoria.

Se realmente há algo que não sabe, ou para que não tenha resposta, aceite o fato.

Não saber é muito incômodo para o ego, porque ele gosta de saber tudo, ter sempre razão e dar a sua opinião muito pessoal.

Mas, na realidade, o ego nada sabe, simplesmente faz acreditar que sabe.

Evite julgar ou criticar.
O Tao é imparcial nos seus juízos: não critica ninguém, tem uma compaixão infinita e não conhece a dualidade.

Cada vez que julga alguém, a única coisa que faz é expressar a sua opinião pessoal, e isso é uma perda de energia, é puro ruído.

Julgar é uma maneira de esconder as nossas próprias fraquezas.

O Sábio tolera tudo sem dizer uma palavra.

Tudo o que o incomoda nos outros é uma projeção do que não venceu em si mesmo.

Deixe que cada um resolva os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria vida.

Ocupe-se de si mesmo, não se defenda.

Quando tenta se defender, está dando importância demais às palavras dos outros, a dar mais força à agressão deles.

Se aceita não se defender, mostra que as opiniões dos demais não o afetam, que são simplesmente opiniões, e que não necessita de os convencer para ser feliz.

O seu silêncio interno torna-o impassível.
Faça uso regular do silêncio para educar o seu ego, que tem o mau costume de falar o tempo todo.

Pratique a arte de não falar.
Tome algumas horas para se abster de falar.

Este é um exercício excelente para conhecer e aprender o universo do Tao ilimitado, em vez de tentar explicar o que é o Tao.

Progressivamente desenvolverá a arte de falar sem falar, e a sua verdadeira natureza interna substituirá a sua personalidade artificial, deixando aparecer a luz do seu coração e o poder da sabedoria do silêncio.

Graças a essa força, atrairá para você tudo o que necessita para a

 sua própria realização e completa libertação.

Porém, tem que ter cuidado para que o ego não se infiltre…
O Poder permanece quando o ego se mantém tranquilo e em silêncio.

Se o ego se impõe e abusa desse Poder, este se converterá em um veneno, que o envenenará rapidamente.
Fique em silêncio, cultive o seu próprio poder interno.
Respeite a vida de tudo o que existe no mundo.
Não force, manipule ou controle o próximo.
Converta-se no seu próprio Mestre e deixe os demais serem o que 

têm a capacidade de ser.
Por outras palavras, viva seguindo a via sagrada do Tao.
Desconheço a autoria






ORAÇÃO MUITO VERDADEIRA


No dia 23 de janeiro de 1996 realizou-se a cerimônia de abertura dos trabalhos da Casa Legislativa do Estado do Kansas (EUA), na cidade de Topeka. Por lá estava o capelão substituto Joe Wright, o qual foi convidado a dizer algumas palavras em reverência ao momento.
Eis que, para espanto geral, ele sacou da memória uma oração de autoria do pai de Bob Russell, da Igreja Cristã de Louisville, Kentucky (EUA), iniciando uma das maiores polêmicas que aquele lugar já tinha visto! Transcrevo, a seguir, suas palavras:
“Ó Senhor, sabemos o que diz Sua palavra, ‘maldição aos que chamam o mal de bem’, mas é exatamente o que temos feito. Nós temos perdido o equilíbrio espiritual e invertido nossos valores. Nós confessamos que temos ridicularizado a verdade absoluta da Sua palavra e chamado a isto pluralismo moral. Nós temos adorado outros deuses e chamado a isto diversidade cultural e espiritualidade dos novos tempos. Nós temos cometido adultério e chamado a isto um caso. Nós temos aprovado a perversão e chamado a isto estilo de vida alternativo”.
E prosseguiu ele: “Nós temos explorado os pobres e chamado a isto destino. Nós temos negligenciado os necessitados, e chamado a isto gestão econômica. Nós temos recompensado a inércia e chamado a isto bem-estar social. Nós temos assassinado nossos filhos que ainda não nasceram, e chamado a isto escolha. Nós temos sido negligentes ao disciplinar nossos filhos, e chamado a isto desenvolvimento de autoestima”.
Diante de uma já agitada platéia, a oração continuou: “Nós temos deixado de executar a justiça rapidamente, conforme Seu comando, e chamamos a isto de devido processo legal. Nós temos encarcerado ofensores não-violentos ao invés de dar-lhes a oportunidade de uma reparação, e chamado a isto proteger a sociedade. Nós temos deixado estupradores e assassinos livres para escárnio dos inocentes e chamado a isto justiça”.
A esta altura, segundo consta, algumas pessoas já haviam se retirado da sala em protesto. Mas ele prosseguiu: “Nós temos falhado em amar nosso vizinho por conta da cor de sua pele, e chamado a isto manutenção da pureza racial. Nós temos abusado do poder, e chamado a isto política. Nós temos cobiçado as coisas de nossos vizinhos, e chamado a isto ambição. Nós temos poluído o ar com profanações e pornografia, e chamado a isto liberdade de expressão. Nós temos feito do Dia do Senhor o maior dia de compras da semana, e chamado a isto livre empresa. Nós temos ridicularizado os honrados valores de nossos ancestrais, e chamado a isto iluminação”.
Como podemos facilmente imaginar, iniciou-se ali uma polêmica daquelas acirradas. Alguns acusaram o capelão Joe Wright de intolerante, enquanto outros enalteceram sua coragem. Poucos meses depois, quando o assunto já estava meio que esquecido, deram a palavra a um parlamentar de nome Mark Paschall, em uma cerimônia acontecida na Casa Legislativa do Colorado. E eis que o dito cujo repetiu, letra por letra, aquela que acabou sendo conhecida como “a oração de Joe Wright”. Também lá, segundo apurei, muitas pessoas se retiraram do recinto em protesto, enquanto outras aplaudiam vivamente.
Uns bons 14 anos se passaram desde aquela manhã na cidade de Topeka, mas a polêmica continua, aqui e ali. E tenho que continuará por muito tempo. Afinal, como dizia Mark Twain, “nada precisa de tantas reformas quanto os hábitos dos outros”.








A FÉ É UM PODEROSO REMÉDIO
Esse é o título de um artigo publicado na revista seleções de março de 2000, escrito por Phyllis Mcintosh.
A constatação de que a fé é um poderoso remédio, surgiu depois de vários estudos feitos com pessoas de várias faixas etárias e diferentes crenças religiosas.
Os especialistas não estudaram somente pessoas enfermas. Observaram também pessoas saudáveis e encontraram uma explicação possível para a ausência de doenças: a fé.
Mais de 30 estudos detectaram uma ligação entre o compromisso espiritual ou religioso e uma vida mais longa, ou seja, quem se dedica aos valores nobres, vive mais.
Uma pesquisa com 5.286 habitantes da Califórnia constatou que a taxa de mortalidade entre as pessoas que freqüentavam um templo religioso era menor.
Pessoas religiosas parecem ter menos tendência a depressão, suicídio, alcoolismo e outros vícios, segundo pesquisas.
A fé gera a esperança e um tipo de controle que combate o estresse.
Por essa razão, as pessoas que têm fé enfrentam melhor as doenças traumáticas, o sofrimento e a perda.
Estudos constataram, ainda, que a oração influencia o crescimento de bactérias e a cicatrização de feridas em camundongos.
Em uma pesquisa com 269 médicos, no encontro de 1996 da academia americana de médicos de família, 99% disseram acreditar que a fé religiosa pode contribuir para a cura.
Quando interrogados sobre suas experiências pessoais, 63% dos médicos afirmaram que a intervenção divina melhorou suas próprias condições de saúde.
Pesquisas realizadas pela revista Time/CNN e pela USA-Weekend demonstraram que cerca de 80% dos norte-americanos acreditam que a fé espiritual ou as orações são capazes de ajudar as pessoas a se recuperar de doenças ou ferimentos.
Além disso, mais de 60% acham que os médicos devem conversar com os pacientes sobre fé e até mesmo orar com aqueles que pedirem.
Talvez essa necessidade de unir a religião à medicina seja, em parte, uma reação a um sistema de saúde cada vez mais apressado e impessoal.
Diz o Dr. Larry Dossey, autor do livro "Rezar é um santo remédio": que na medicina, o pêndulo oscilou tanto para o lado físico que quase excluiu o elemento espiritual.
Os pacientes e muitos médicos não concordam com isso e o pêndulo começa a oscilar no sentido contrário.
Todas essas considerações feitas por médicos e especialistas dos estados unidos, vêm comprovar o que Jesus já ensinava há quase dois milênios, quando promovia alguma cura e dizia: "a tua fé te curou".
De um modo geral, o ser humano desconhece as potencialidades que traz na intimidade, em germem.
Jesus falou que a fé é capaz de remover montanhas. E, figuradamente, estava se referindo às dificuldades e obstáculos que as criaturas enfrentam em sua existência terrena.
Quem tem fé consegue remover as montanhas das enfermidades ou suportá-las com coragem e resignação.
A pessoa que tem fé remove os obstáculos mais ameaçadores, porque a sua confiança em Deus a faz forte o bastante para agir com coragem e a certeza de que triunfará.
 ***
Se todos os homens se achassem convencidos da força que em si trazem, e se quisessem pôr a vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar tudo o que, até hoje, eles chamaram prodígios e que, no entanto, não passa de um desenvolvimento das faculdades humanas. 
Revista Seleções






O MEDO CAUSADO PELA INTELIGÈNCIA

Quando Winston Churchill, ainda jovem, acabou de pronunciar seu discurso de estréia na Câmara dos Comuns, foi perguntar a um velho parlamentar, amigo de seu pai, o que tinha achado do seu primeiro desempenho naquela assembléia de vedetes políticas. O velho pôs a mão no ombro de Churchill e disse, em tom paternal: "Meu jovem, você cometeu um grande erro. Foi muito brilhante neste seu primeiro discurso na Casa. Isso é imperdoável. Devia ter começado um pouco mais na sombra. Devia ter gaguejado um pouco. Com a inteligência que demonstrou hoje, deve ter conquistado, no mínimo uns trinta inimigos. O talento assusta."
E ali estava uma das melhores lições de abismo que um velho sábio pode dar ao pupilo que se inicia numa carreira difícil. A maior parte das pessoas encasteladas em posições políticas é medíocre e tem um indisfarçável medo da inteligência. Isso na Inglaterra. Imaginem aqui no Brasil. Não é demais lembrar a famosa trova de Ruy Barbosa:
Há tantos burros mandando @@ Em homens de inteligência @@ Que às vezes fico pensando @@ Que a burrice é uma Ciência. @@
Temos de admitir que, de um modo geral, os medíocres são mais obstinados na conquista de posições. Sabem ocupar os espaços vazios deixados pelos talentosos displicentes que não revelam o apetite do poder. Mas é preciso considerar que esses medíocres ladinos, oportunistas e ambiciosos, têm o hábito de salvaguardar suas posições conquistadas com verdadeiras muralhas de granito por onde talentosos não conseguem passar. Em todas as áreas encontramos dessas fortalezas estabelecidas, as panelinhas do arrivismo, inexpugnáveis às legiões dos lúcidos. Dentro desse raciocínio, que poderia ser uma extensão do Elogio da Loucura de Erasmo de Roterdan, somos forçados a admitir que uma pessoa precisa fingir de burra se quiser vencer na vida.
É pecado fazer sombra a alguém até numa conversa social. Assim como um grupo de senhoras burguesas bem casadas boicota automaticamente a entrada de uma jovem mulher bonita no seu círculo de convivência, por medo de perder seus maridos, também os encastelados medíocres se fecham como ostras à simples aparição de um talentoso jovem que os possa ameaçar. Eles conhecem bem suas limitações, sabem como lhes custa desempenhar tarefas que os mais dotados realizam com uma perna nas costas, enfim, na medida em que admiram a facilidade com que os mais lúcidos resolvem problemas, os medíocres os repudiam para se defender. É um paradoxo angustiante.
Infelizmente temos de viver segundo essas regras absurdas que transformam a inteligência numa espécie de desvantagem perante a vida. Como é sábio o velho conselho de Nelson Rodrigues.
Finge-te de idiota e terás o céu e a terra.
O problema é que os inteligentes gostam de brilhar,
que Deus os proteja.
Desconheço a autoria

 
VERGONHA DE MIM  

Sinto vergonha de mim
por ter sido educador de parte deste povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade
e por ver este povo já chamado varonil
enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era
que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser
e ter que entregar aos meus filhos,
simples e abominavelmente,
a derrota das virtudes pelos vícios,
a ausência da sensatez
no julgamento da verdade,
a negligência com a família,
célula-Mater da sociedade,
a demasiada preocupação
com o 'eu' feliz a qualquer custo,
buscando a tal 'felicidade'
em caminhos eivados de desrespeito
para com o seu próximo.

Tenho vergonha de mim
pela passividade em ouvir,
sem despejar meu verbo,
a tantas desculpas ditadas
pelo orgulho e vaidade,
a tanta falta de humildade
para reconhecer um erro cometido,
a tantos 'floreios' para justificar
actos criminosos,
a tanta relutância
em esquecer a antiga posição
de sempre 'contestar',
voltar atrás
e mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim
pois faço parte de um povo que não reconheço,
enveredando por caminhos
que não quero percorrer...

Tenho vergonha da minha impotência,
da minha falta de garra,
das minhas desilusões
e do meu cansaço.

Não tenho para onde ir
pois amo este meu chão,
vibro ao ouvir o meu Hino

e jamais usei a minha Bandeira
para enxugar o meu suor
ou enrolar o meu corpo
na pecaminosa manifestação de nacionalidade.

Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti,
povo deste mundo!

'De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes
nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
A rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto'.

Rui Barbosa 








BONDADE SE APRENDE

Bondade também se aprende ”Eu não tenho medo dos anos e não penso em velhice. E digo prá você: não pense. Nunca diga estou envelhecendo ou estou ficando velha.Eu não digo. Eu não digo que estou ouvindo pouco. É claro que quando preciso de ajuda, eu digo que preciso.Procuro sempre ler e estar atualizada com os fatos e isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida.O melhor roteiro é ler e praticar o que lê. 

O bom é produzir sempre e não dormir de dia. 
Também não diga prá você que 
está ficando esquecida, porque assim você fica mais.Nunca digo que
 estou doente, digo sempre: estou ótima. Eu não digo nunca que estou cansada.Nada de palavra negativa.Quanto mais você diz estar ficando cansada e esquecida, mais esquecida fica. Você vai se convencendo daquilo e convence os outros. Então silêncio! Sei que tenho muitos anos.Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velha não.Você acha que eu sou? Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho
 e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e 
determina os fortes.O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça.Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço 
com fé. Faço o que devo fazer, com amor.Eu me esforço para ser cada
 dia melhor, pois bondade também se aprende." CORA CORALINA







PROVA DE AMOR


Há muito tempo atrás, um casal de velhinhos que não tinham filhos, morava em uma casinha humilde de madeira, tinham uma vida muito tranquila, alegre, e ambos se amavam muito. Eram felizes. Até que um dia...
Aconteceu um acidente com a senhora. Ela estava trabalhando em sua casa quando começa a pegar fogo na cozinha e as chamas atingem todo o seu corpo.

O esposo acorda assustado com os gritos e vai a sua procura, quando a vê coberta pelas chamas e imediatamente tenta ajudá-la.O fogo também atinge seus braços e, mesmo em chamas, consegue apagar o fogo. Quando chegaram os bombeiros já não havia muito da casa, apenas uma parte, toda destruída. Levaram rapidamente o casal para o hospital mais próximo, onde foram internados em estado grave. Após algum tempo aquele senhor menos atingido pelo fogo saiu da UTI e foi ao encontro de sua amada. Ainda em seu leito a senhora toda queimada, pensava em não viver mais, pois estava toda deformada, queimara todo o seu rosto.

Chegando ao quarto de sua senhora, ela foi falando:
-Tudo bem com você meu amor?
-Sim, respondeu ele, pena que o fogo atingiu os meus olhos e não posso mais enxergar, mas fique tranquila amor que sua beleza está gravada em meu coração para sempre.

Então triste pelo esposo, a senhora pensou consigo mesma:
"Como Deus é bom, vendo tudo o que aconteceu a meu marido, tirou-lhe a visão para que não presencie esta deformação em mim. As chamas queimaram todo o meu rosto e estou parecendo um monstro. E Deus é tão maravilhoso que não deixou ele me ver assim, como um monstro Obrigado Senhor!"

Passado algum tempo e recuperados milagrosamente, voltaram para uma nova casa, onde ela fazia tudo para o seu querido e amado esposo, e o esposo agradecido por tanto amor, afeto e carinho, todos os dias dizia-lhe:
-COMO EU TE AMO. Você é linda demais. Saiba que você é e será sempre, a mulher da minha vida!

E assim viveram mais 20 anos até que a senhora veio a falecer. No dia de seu enterro, quando todos se despediam da bondosa senhora, veio aquele marido com os olhos em lágrimas, sem seus óculos escuros e com sua bengala nas mãos. Chegou perto do caixão, beijou o rosto acariciando sua amada, disse em um tom apaixonante:
-"Como você é linda meu amor, eu te amo muito".
Ouvindo e vendo aquela cena um amigo que esta ao seu lado perguntou se o que tinha acontecido era milagre...Pois parecia que o velhinho parecia enxergar sua amada.

O velhinho olhando nos olhos do amigo, apenas falou com as lágrimas rolando quente em sua face:
-Nunca estive cego, apenas fingia, pois quando vi minha amada esposa toda queimada e deformada, sabia que seria duro para ela continuar vivendo daquela maneira.

Foram vinte anos vivendo muito felizes e apaixonados!
Foram os 20 anos mais felizes de minha vida.
E emocionou a todos os que ali estavam presentes.

Desconheço a autoria









PERGUNTO-ME 

Pergunto-me o que eu teria feito, tivesse eu estado no meio daquela multidão; teria falado algo por ele, em voz clara e alta?
Teria andado ao lado dele, descendo aquela suja estrada de pedra? Teria tentado firma-lo, quando tropeçou com sua carga?
Teria deixado-o apoiar-se em mim? Eu teria suportado seu peso? Poderia ter ajudado de algum jeito, facilitado seu grande penar?
Poderia ter dito palavras adequadas, confortado seu isolamento, compartilhado sua tristeza?
Pergunto-me se tivesse estado lá, teria acariciado seu rosto coberto de lágrimas, beijaria suas mãos ensangüentadas, e lavaria seus pés manchados de sangue?
Teria massageado seus ombros doloridos, teria passado loção em suas costas, tratado de suas feridas abertas e fornecido a água que lhe faltou?
Sei que eu não seria suficientemente bom para voluntariamente tomar o seu lugar, mas eu poderia ter lhe ajudado a suportar aquela cruz e secado o suor de seu querido rosto?
Teria passado meus braços ao redor de sua mãe e a abraçado contra meu peito? Poderia tê-la protegido da visão da atormentada morte de seu filho precioso?
Poderia ter ajudado a preparar seu corpo, e lavado-o com perfume? Pergunto-me se eu tivesse estado lá, teria esperado em seu túmulo?
Sem nenhuma dúvida naquela manhã de páscoa, eu teria gritado, "ELE ERGUEU-SE!" e sei que eu teria agradecido à meu Deus, pelo júbilo daquela ocasião.
A única coisa que eu poderia ter feito, suponho, se tivesse estado lá, seria declarar meu amor por Ele.
Mas... será que não estive?
Tradução de SergioBarros
do texto de Virginia Ellis

Fique com Deus!






 
O DEFEITO DA MULHER

Quando Deus fez a mulher, já estava nas horas extras de seu 

sexto dia de trabalho.

Um anjo apareceu e perguntou:
- Senhor, por que gastas tanto tempo com esta criatura?

E o Senhor respondeu:
- Você viu a 'Folha de Especificações' para ela?
- Ela deve ser completamente flexível, porém não será de plástico, 

deve ter mais de 200 partes móveis, todas arredondadas
 e macias e deve ser
capaz de funcionar com uma dieta rígida, ter um colo que possa 

acomodar quatro crianças ao mesmo tempo, ter um beijo
 que possa curar desde um
joelho raspado até um coração ferido'

O anjo se maravilhou com os requisitos e indagou curioso:
- E este é somente o modelo Standard?

E ponderou:
- Senhor, é muito trabalho para um só dia, espere até amanhã 

para
terminá-la.

E o senhor retrucou:
Não. Estou muito perto de terminar e esta criação é a favorita de Meu
próprio coração. Ela se cura sozinha, quando está doente; e pode trabalhar
18 horas por dia.

O anjo se aproximou mais e tocou a mulher.
- Porém a fizeste tão suave Senhor!

E Deus disse:
- É suave, porém, a fiz também forte. Não tens idéia do que pode agüentar
ou conseguir.

- Será capaz de pensar? - perguntou o anjo.

Deus respondeu:
- Não somente será capaz de pensar, mas também de raciocinar e negociar,
mesmo que pareça ser desligada ela prestará atenção em tudo o que for
importante.

Então, notando algo, o anjo estendeu a mão e tocou a pálpebra da mulher...
- Senhor, parece que este modelo tem um vazamento... Eu Te disse que
estavas colocando muitas coisas nela.

- Isso não é nenhum vazamento... . É uma lágrima - corrigiu o Senhor.
- Para que serve a lágrima?' - perguntou o anjo.

E Deus disse:
- As lágrimas são sua maneira de expressar seu amor, sua alegria, sua
sorte, suas penas, seu desengano, sua solidão, seu sofrimento e seu
orgulho.

Isto impressionou muito ao anjo.
- És um gênio, Senhor. Pensaste em tudo. A mulher é verdadeiramente
maravilhosa.
- Sim, ela é!

- A mulher tem forças que maravilham os homens.
- Agüentam dificuldades, carregam grandes cargas físicas e emocionais,
porém, têm amor e sorte.
- Sorriem, quando querem gritar.
- Cantam, quando querem chorar.
- Choram, quando estão felizes e riem, quando estão nervosas.
- Lutam pelo que acreditam.
- Enfrentam a injustiça.
- Não aceitam 'não' como resposta, quando elas acreditam que

 haja uma solução melhor.
- Privam-se, para que sua família possa ter algo.
- Vão ao médico com uma amiga que tem medo de ir sozinha.
- Amam incondicionalmente.
- Choram quando seus filhos não triunfam e se alegram quando suas amizades
conseguem prêmios.
- São felizes, quando ouvem falar de um nascimento ou casamento.
- Seu coração se despedaça, quando morre uma amiga.
- Sofrem com a perda de um ser querido, mas são ainda mais fortes quando
pensam que já não há mais forças.
-Sabem que um beijo e um abraço podem ajudar a curar um coração ferido.
Porém, há um defeito que não consegui corrigir:..
-É que às vezes elas se esquecem o quanto valem!

Desconheço a autoria









PARA OS CINQUENTÕES E OUTROS ÕES

Se você já passou dos cinquenta, prepare-se porque logo, logo, vai começar a sofrer de TPC.
Para quem não está ligando o nome à coisa, explico: TENSÃO PÓS CINQUENTA.
Só os homens sentem isso, porque mulher não faz cinqüenta nunca! No máximo... 49!
Console-se, porque todo mundo um dia vai envelhecer.
Lembra-se de quando você tinha vinte anos? Você sofria por bobagens, como ter que usar creme antiacne? Agora tem que usar gel para dor muscular e pomada para hemorroidas...
Você se apaixonava e achava que o teu coração te maltratava? Experimenta subir correndo um lance de escada agora...
O que é uma fimose diante de uma artrose?
O que é um band-aid, diante de um emplastro?
O pior é quando você percebe que ao invés de ter quatro membros flexíveis e um duro, passou a ter quatro membros duros e um mole!
O problema maior já não é aquela primeira vez que você não consegue dar a segunda e sim a segunda vez que você não consegue dar a primeira!
Agora, você nem se importa mais em tirar a roupa e não provocar desejo, não provocando riso, já tá ótimo!
Aliás, sexo depois dos cinquenta, se você conseguir, é que nem pizza... mesmo ruim, tá bom!
Os médicos dizem que sexo depois dos cinquenta é importantíssimo! Ajuda na circulação sanguínea, nos batimentos cardíacos e que deve ser praticado no mínimo três vezes por semana!
Então você pergunta: - Com quem?
E, se você for casado, então... não existe a menor possibilidade que isso aconteça!
E se for solteiro e coroa, também não.
E ainda dizem que depois dos cinquenta o homem fica mais sexy... só se for sexagenário..
Mas se você estiver solteiro, pode conseguir casar depois dos cinqüenta e fazer sua lista de casamento numa farmácia...
Dizem que a vida começa aos quarenta... Verdade!
Só que em vez de um pediatra, você começa a frequentar um geriatra...
Em vez do teste do pezinho... vai ganhar o teste do dedinho: Um bom exame de próstata!
Depois dos cinqüenta o romantismo muda para reumatismo...
Mas, você pode correr atrás do prejuízo. Corra numa esteira, num parque, não importa...
DICA:
Depois da corrida, tome um açaí com prozac e meio viagra.
Sua depressão vai desaparecer na hora... se você não morrer!

Desconheço a autoria 













 
 ESTOU COM VERGONHA DO BRASIL

Estou com vergonha do Brasil. Vergonha do governo, com esse impatriótico,
antidemocrático e antirrepublicano projeto de poder.
Vergonha do Congresso rampeiro que temos, das Câmaras que dão com uma mão
para nos surrupiar com a outra, políticos vendidos a quem dá mais.
Pensar no bem do País é ser trouxa.

Vergonha do dilapidar de nossas grandes empresas estatais, Petrobrás,
Eletrobrás e outras, patrimônio de todos os brasileiros,

 que agora estão a
serviço de uma causa só, o poder. Vergonha de juízes vendidos. Vergonha de
mensalões, mensalinhos, mensaleiros. Vergonha de termos quase 40 ministros e
outro tanto de partidos a mamar nas tetas da viúva, enquanto brasileiros
morrem em enchentes, perdendo casa e familiares por desídia de políticos, se
não desonestos, então, incompetentes para o cargo. Vergonha de ver a
presidente de um país pobre ir mostrar na Europa uma riqueza que não temos
(onde está a guerrilheira? era tudo fantasia?).


Vergonha da violência que impera e de ver uma turista estuprada durante
seis horas por delinquentes fichados e à solta fazendo barbaridades,
envergonhando-nos perante o mundo. Vergonha por pagarmos tantos impostos e
nada recebermos em troca - nem estradas, nem portos,

 nem saúde, nem segurança, nem escolas que ensinem
 para valer, nem creches para atender a
população que forçosamente tem de ir à luta.

Vergonha de todos esses desmandos que nos trouxeram 

de volta a famigerada inflação.
Agora pergunto: onde estão os homens de bem 
deste país?
Onde está a Maçonaria? OAB? CNBB? LYONS?
 Onde estão os que querem lutar por um Brasil melhor?
Por que tantos estão calados? Tenho 84 anos e escrevo
 à espera de um despertar que não se concretiza.
Até quando isso vai continuar? Até quando veremos
 essas nulidades que aí estão sendo eleitas e reeleitas?
Estou com muita vergonha do Brasil.
Desconheço a autoria






 

BELA LIÇÃO!

Na fila do supermercado, o caixa diz a uma senhora idosa:
- A senhora deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, 
uma vez que
sacos de plástico não são amigáveis com o ambiente.
A senhora pediu desculpas e disse: - Não havia essa onda verde

 no meu tempo.
O empregado respondeu: - Esse é exatamente o nosso problema

 hoje, minha senhora.
Sua geração não se preocupou o suficiente com o nosso ambiente.

- Você está certo - responde a velha senhora - nossa geração não
 se preocupou adequadamente com o ambiente.
Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e 
cerveja eram devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a 
fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, 
e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas 
tantas outras vezes.
Realmente não nos preocupamos com o ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e 
nos escritórios. Caminhávamos até o comércio, ao invés de usar o
 nosso carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisamos
 ir a dois quarteirões.
Nós não nos preocupávamos com o ambiente. Até então, as fraldas 
de bebês eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis.
 Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas
 sempre novas.
Mas é verdade: não havia preocupação com o ambiente, naqueles dias. Naquela época só tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não
 uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será
 descartado como?
Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós. Quando embalávamos 
algo um pouco frágil para o correio, usamos jornal amassado para protegê-lo, não plástico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar.
Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar
 a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia músculos.
 O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia
 e usar esteiras que também funcionam a eletricidade.
Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o ambiente. Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam
 os oceanos.
Canetas: recarregávamos com tinta tantas vezes ao invés de comprar outra. Amolávamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os 
aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lâmina ficou sem corte.
Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias,
 as pessoas tomavam o bonde ou ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas. Tínhamos só uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar 
a pizzaria mais próxima.
Então, não é risível que a atual geração fale tanto em "meio ambiente", mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco 
como na minha época?
Desconheço a autoria







OS DOMINGOS PRECISAM DE FERIADOS

Para um mundo no qual funcionar 24 horas por dia parece não ser suficiente, onde o meio ambiente e a terra imploram por uma folga,
onde nós mesmos não suportamos mais a falta de tempo, descansar
se torna uma necessidade do planeta. Hoje, o tempo de 'pausa' é preenchido por diversão e alienação. Lazer não é feito de descanso,
 mas de ocupações 'para não nos ocuparmos'. A própria palavra entretenimento indica o desejo de não parar. E a incapacidade de
 parar é uma forma de depressão. O mundo está deprimido e
a indústria do entretenimento cresce nessas condições.
 Nossas cidades se parecem cada vez mais com a Disneylândia.
 Longas filas para aproveitar experiências pouco interativas.
 Fim de dia com gosto de vazio.
 Um divertido que não é nem bom nem ruim. Dia pronto para ser esquecido, não fossem as fotos e a memória de uma expectativa frustrada que ninguém revela para não dar o gostinho ao próximo.
Entramos no milênio num mundo que é um grande shopping.
A Internet e a televisão não dormem. Não há mais insônia solitária; solitário é quem dorme. As bolsas do Ocidente e do Oriente se revezam fazendo do ganhar e perder, das informações e dos rumores, atividade incessante. A CNN inventou um tempo linear que só pode parar no fim. Mas as paradas estão por toda a caminhada e por todo o processo.
 Sem acostamento, a vida parece fluir mais rápida e eficiente, mas ao custo fóbico de uma paisagem que passa. O futuro é tão rápido que se confunde com o presente. As montanhas estão com olheiras, os rios precisam de um bom banho, as cidades de uma cochilada, o mar de umas férias, o domingo de um feriado.
Nossos namorados querem 'ficar', trocando o 'ser' pelo 'estar'.
 Saímos da escravidão do século XIX para o leasing do século XXI -
um dia seremos nossos? Quem tem tempo não é sério, quem não tem tempo é importante. Nunca fizemos tanto e realizamos tão pouco.
Nunca tantos fizeram tanto por tão poucos.
Parar não é interromper. Muitas vezes continuar é que é uma interrupção. O dia de não trabalhar não é o dia de se distrair - literalmente, ficar desatento. É um dia de atenção, de ser atencioso consigo e com sua vida. A pergunta que as pessoas se fazem no descanso é 'o que vamos fazer hoje?' - já marcada pela ansiedade.
E sonhamos com uma longevidade de 120 anos, quando não sabemos
o que fazer numa tarde de domingo.
Quem ganha tempo, por definição, perde. Quem mata tempo, fere-se mortalmente. É este o grande 'radical livre' que envelhece nossa
alegria - o sonho de fazer do tempo uma mercadoria.
Em tempos de novo milênio, vamos resgatar coisas que são milenares.
 A pausa é que traz
a surpresa e não o que vem depois. A pausa é que dá sentido à caminhada. A prática espiritual deste milênio será viver as pausas.
 Não haverá maior sábio do que aquele que souber quando algo terminou e quando algo vai começar. Afinal, por que o Criador descansou?
Talvez porque, mais difícil do que iniciar um processo do nada,
 seja dá-lo como concluído.
Rabino Nilton Bonder






O MELHOR TRABALHO VOLUNTÁRIO


Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “o melhor

 trabalho voluntário”.
Muitas pessoas me procuram dizendo que gostariam de fazer um 
trabalho voluntário. Nessa hora eu penso num trabalho voluntário que 
é acessível a todos nós e até mais importante do que o que as pessoas costumam pensar.
Esse trabalho é “levar Deus” às pessoas que vivem à nossa volta. 
Se há uma carência que muitas pessoas têm é a carência de Deus!!!
Fazer um trabalho voluntário para dar algo material às pessoas é
 muito importante, mas não é o mais importante.
 Quantas pessoas são carentes de realidades materiais e são felizes!
Eis aí um grande trabalho voluntário que podemos fazer a qualquer 
 hora e em qualquer ambiente: ajudar as pessoas a ser mais felizes!!!
Como fazemos isso? Dando Deus a elas! Ou seja:
- preocupando-nos com elas;
- percebendo aquilo de que elas estão precisando: desabafar, receber uma palavra de consolo, um sorriso etc;
- dando um conselho espiritual a elas; por exemplo: deixe isso nas mãos de Deus, perdoe, procure pedir ajuda a Deus, confie mais em Deus, ofereça essa dor a Deus etc.;
- ajudando-as em alguma necessidade;
- fazendo festa ao estar com as pessoas;
- ensinando o nosso segredo de felicidade a elas: Deus, os 

ensinamentos de Deus, seu Amor etc.
Fazer isso é “ser luz” para as pessoas. Ser luz de amor, de alegria, de paz. E, quanto mais temos Deus, mais amor, alegria e paz teremos. 
As pessoas estão sedentas de luz!!! Estão sedentas de amor, 
de alegria, de paz.
Não é esse um trabalho voluntário extraordinário!!! Enchendo as pessoas de Deus, de amor, de alegria, de paz, nós vamos pouco a pouco 
mudando este mundo, e haverá muito mais pessoas preocupadas 
com aquelas que estão carentes de necessidades materiais.
Estou cada vez mais convencido de que o que este mundo precisa 

é de Deus!!!
Quando não realizamos esse trabalho voluntário?
- quando não estamos cientes do que acabamos de dizer;
- quando ainda temos pouca luz em nosso coração; por isso 

precisamos encher-nos mais de Deus;
- quando estamos muito voltados para as nossas coisas; o egoísmo

 é o grande inimigo de qualquer trabalho voluntário, tanto espiritual quanto material; façamos o propósito de combater o egoísmo,
 que nos torna frios para com as necessidades dos demais.
Peçamos a Deus que sejamos uma luz poderosa e assim teremos
 uma capacidade enorme de fazer o bem aos demais.
Uma santa semana a todos!
Pe. Paulo








O TEMPO PASSOU E ME FORMEI EM SOLIDÃO!

Sou do tempo em que ainda se faziam visitas. Lembro-me de minha mãe
 mandando a gente caprichar no banho porque a família toda iria visitar algum conhecido. Íamos todos juntos, família grande, todo mundo a pé. Geralmente, à noite.
Ninguém avisava nada, o costume era chegar de pára-quedas mesmo. E os donos da casa recebiam alegres a visita. Aos poucos, os moradores iam se apresentando, um por um.
E o garoto apertava a mão do meu pai, da minha mãe, a minha mão e a mão dos meus irmãos. Aí chegava outro menino. Repetia-se toda a diplomacia.
– Mas vamos nos assentar, gente. Que surpresa agradável!

A conversa rolava solta na sala. Meu pai conversando com o compadre e minha mãe de papo com a comadre. Eu e meus irmãos ficávamos assentados todos num mesmo sofá, entreolhando-nos e olhando a casa do tal compadre. Retratos na parede, duas imagens de santos numa cantoneira, flores na mesinha de centro... Casa singela e acolhedora. A nossa também era assim.
Também eram assim as visitas, singelas e acolhedoras. Tão acolhedoras que era também costume servir um bom café aos visitantes. Como um anjo benfazejo, surgia alguém lá da cozinha – geralmente uma das filhas – e dizia:
– Gente, vem aqui pra dentro que o café está na mesa.
Tratava-se de uma metonímia gastronômica. O café era apenas uma parte:
 pães, bolo, broas, queijo fresco, manteiga, biscoitos, leite... 
Tudo sobre a mesa.
Juntava todo mundo e as piadas pipocavam. As gargalhadas também.
Pra quê televisão? Pra quê rua? Pra quê droga? A vida estava ali, no riso,
 no café, na conversa, no abraço, na esperança... Era a vida respingando eternidade nos momentos que acabam.... Era a vida transbordando
 simplicidade, alegria e amizade...
Quando saíamos, os donos da casa ficavam à porta até que virássemos a 
esquina. Ainda nos acenávamos. E voltávamos para casa, caminhada muitas
 vezes longa, sem carro, mas com o coração aquecido pela ternura e pela acolhida. 
Era assim também lá em casa. Recebíamos as visitas com o coração em festa...
 A mesma alegria se repetia. Quando iam embora, também ficávamos, 
a família toda, à porta. Olhávamos, olhávamos... 
Até que sumissem no horizonte da noite.
O tempo passou e me formei em solidão. Tive bons professores: televisão, 
 vídeo, DVD, e-mail... Cada um na sua e ninguém na de ninguém. 
Não se recebe mais em casa. Agora a gente combina encontros com os amigos
 fora de casa:
- Vamos marcar uma saída!... - Ninguém quer entrar mais.
Assim, as casas vão se transformando em túmulos sem epitáfios, que escondem mortos anônimos e possibilidades enterradas. Cemitério urbano, onde perambulam zumbis e fantasmas mais assustados que assustadores.
Casas trancadas. Pra quê abrir? O ladrão pode entrar e roubar a lembrança do 
 café, dos pães, do bolo, das broas, do queijo fresco, da manteiga, 
dos biscoitos, do leite...
Que saudade do compadre e da comadre!
Professor de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras, Artes e Cultura, da Universidade Federal de São João del-REI.




 

TORRADAS QUEIMADAS

Quando eu ainda era um menino, minha mãe gostava de fazer um lanche, na hora do jantar, depois que voltava do trabalho. Em uma noite, minha mãe pôs um prato de ovos, linguiça e torradas bastante queimadas, em frente ao meu pai. Tudo o que meu pai fez foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia na escola.
Eu não me lembro do que respondi, mas me lembro de ter olhado para ele lambuzando a torrada com manteiga e geleia e engolindo cada bocado. Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele disse:
- Tudo bem, adorei a torrada queimada…
Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite em meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada. Ele me envolveu em seus braços e me disse:
- Companheiro, sua mãe teve um dia de trabalho difícil e estava realmente cansada… Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém. A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu também não sou o melhor marido, empregado, cozinheiro, talvez nem o melhor pai, mesmo que tente todos os dias…
O que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros.
Desde que eu e sua mãe nos unimos, aprendemos, os dois, a suprir as falhas do outro. Eu sei cozinhar muito pouco, mas aprendi a deixar uma panela de alumínio brilhando. Ela não sabe usar a furadeira, mas após minhas reformas, ela faz tudo ficar cheiroso, de tão limpo.
Eu não sei fazer uma lasanha como ela, mas ela não sabe assar uma carne como eu. Eu nunca soube fazer você dormir, mas comigo você tomava banho rápido, sem reclamar. A soma de nós dois monta o mundo que você recebeu e que te apoia. Eu e ela nos completamos. Nossa família deve aproveitar este nosso universo enquanto temos nós dois presentes.
Desconheço a autoria







O CORPO FALA

"Não trate apenas dos sintomas, tentando eliminá-los sem que a causa 
da enfermidade seja também extinta. A cura real somente acontece
 do interior para o exterior ...
Sim, diga a seu médico que você tem dor no peito, mas diga também
 que sua dor é dor de tristeza, é dor de angústia.
Conte a seu médico que você tem azia, mas descubra o motivo pelo
 qual você, com seu gênio, aumenta a produção de ácidos no estômago.
Relate que você tem diabetes, no entanto, não se esqueça de dizer também que não está encontrando mais doçura em sua vida e que
 está muito difícil suportar o peso de suas frustrações.
Mencione que você sofre de enxaqueca, todavia confesse que padece com seu perfeccionismo, com a autocrítica, que é muito sensível à crítica alheia e demasiadamente ansioso.
Muitos querem se curar, mas poucos estão dispostos a neutralizar em
 si o ácido da calúnia, o veneno da inveja, o bacilo do pessimismo e o câncer do egoísmo. Não querem mudar de vida.
Procuram a cura de um câncer, mas se recusam a abrir mão de
 uma simples mágoa.
Pretendem a desobstrução das artérias coronárias, mas querem continuar com o peito fechado pelo rancor e pela agressividade.
Almejam a cura de problemas oculares, todavia não retiram dos olhos
 a venda do criticismo e da maledicência.
Pedem a solução para a depressão, entretanto, não abrem mão do orgulho ferido e do forte sentimento de decepção em relação a perdas experimentadas.
Suplicam auxílio para os problemas de tireóide, mas não cuidam de 
suas frustrações e ressentimentos, não levantam a voz para
 expressarem suas legítimas necessidades.
Imploram a cura de um nódulo de mama, todavia, insistem em manter bloqueada a ternura e a afetividade."...






NOTA DE FALECIMENTO


É com muita tristeza que  comunicamos o falecimento de tão querido amigo que se chamava CARÁTER.

… e que viveu por muitos e muitos anos entre nós.

Ninguém sabia, com precisão,  a sua idade. Porque o registro do  seu nascimento foi desclassificado há muito  tempo, tamanha a sua antiguidade.
Mas, nós nos lembramos muito  bem dele,  
principalmente pelas suas lições  de vida, tais  como:
 « O direito de um, termina onde começa o do outro. »
 « A honestidade não é uma virtude a ser aplaudida mas sim  praticada. »
   Ou ainda,
 « Decência é como gravidez:  existe ou não existe.»
   E também:
« Respeite... mesmo quando for desrespeitado.»

O CARÁTER só vivia com regras simples e práticas como:

  « Não pode existir qualquer tipo de convivência, sem RESPEITO.»

E de  princípios básicos  como: « O exemplo vem de cima! »

Acontece que o CARÁTER começou  a ficar abalado, quando altas personalidades  da vida pública brasileira deixaram de  participar do noticiário político, passando  para o noticiário policial.

Seu estado se agravou, quando  soube que dois ex-prefeitos de São  Paulo haviam sido presos por terem praticado  falcatruas no exercício do cargo, e depois  soltos, obviamente.

Deteriorou-se mais ainda, quando  ficou sabendo que um destacado homem público  pagava a pensão de sua amante com  dinheiro público surrupiado de nós, e  que a esposa traída nem ligou muito  para o escândalo, pois ela estava mais  interessada nas mordomias que 

o marido infiel lhe proporcionava.

Enfim, o CARÁTER perdeu a  vontade de viver, quando percebeu que  os ladrões 

e os criminosos recebiam melhor  tratamento do que as suas vítimas.

Também recebeu fortes golpes  morais e físicos, quando a Justiça decidiu  que era crime nos defendermos de algum  ladrão na nossa própria casa, enquanto  a este último é dada a garantia  de poder, queixar-se por agressão e atentado

 à integridade física...

O Caráter perdeu, definitivamente,  toda a confiança e a vontade de  viver quando soube que, antigos opositores  do Governo (e agora integrantes 

dele) estavam recebendo polpudas  indenizações...

... por terem feito oposição  a um Governo do qual, muitos deles 

chegaram a participar e em  cujas tetas se locupletaram. 
Certamente você já percebeu  que a morte de CARÁTER foi precedida  pelo falecimento:
Dos seus pais:  DECÊNCIA  e a VERGONHA na CARA.
Da sua mulher, HONESTIDADE e
de sua filha RESPONSABILIDADE,  além dos filhos:
BRIO, BOM SENSO e PATRIOTISMO.    
O CARÁTER deixa o seu lugar  para três falsos irmãos:
«Vote em Mim.»
Você Sabe Com Quem Está Falando? ” e,
 “Estou Me Lixando Para a Opinião Pública.

Claro que não haverá multidão  no seu enterro, porque já não temos  muitas pessoas que o tenham conhecido  bem, e poucos se darão conta de  que ele partiu.

Mas, se você ainda se recorda 

dele e queira homenageá-lo,

informe os seus amigos do  desaparecimento do saudoso 

CARÁTER, fazendo circular esta  comunicação…

Caso contrário, não faça nada,  deixe tudo como está...

... e nossos governantes continuarão  a financiar, com o nosso dinheiro, as  viagens de suas amantes para a Europa  e etc...

... os bandidos continuarão soltos,  estuprando e matando nossas esposas e  filhas em nossas próprias casas.

Vamos nos mobilizar e sair  às ruas, se preciso for. Quem sabe?...  Ressuscitaremos o CARÁTER e a DIGNIDADE  da nossa Pátria.










O MUNDO NÃO SERÁ MAIS O MESMO

Quando uma catástrofe de grandes proporções assume as manchetes 
dos meios de comunicação de massa, o povo declara, indignado: "
o mundo não é mais o mesmo!"
No entanto, a cada momento que um cidadão melhora, com sua ação, uma situação qualquer, pode-se dizer que o mundo não é mais o mesmo: está melhor.
Quando uma pessoa adota uma criança sem pais; quando alguém de 
boa vontade dedica seu tempo a um idoso desvalido; quando pessoas
 de bem visitam presídios e levam afeto a delinquentes infelizes, 
podemos dizer que o mundo está um pouco melhor.
Quando voluntários se dedicam a crianças que não têm acesso à arte,
 à cultura, à escola, o mundo não é mais o mesmo, está melhor.
E quando um homem doa seu tempo e seus conhecimentos em prol da construção da liberdade de povos que sequer falam a sua língua, 
podemos afirmar com certeza: o mundo está bem melhor.
Pouco se ouvia falar do cidadão Sérgio Vieira de Mello até o dia em que 
um carro-bomba explodiu sob a janela de seu escritório, no Iraque.
No entanto, aquele homem singular tinha um ideal bem definido, ao
 qual dedicou trinta e cinco anos de sua curta jornada terrestre.
Era um homem que se compadecia com a desgraça do próximo.
Por sua diplomacia, firmeza e doçura, foi enviado pela organização das nações unidas para ajudar na solução dos conflitos deixados no Iraque após a invasão norte-americana.
Ele atuou em Kosovo, Timor Leste, Moçambique, Sudão, Chipre, Peru, sempre com o intuito de promover a paz e a concórdia 
entre povos em conflito.
A cada uma das suas ações de paz, certamente o mundo ficava 
um pouco melhor.
...Um homem..., uma vida..., um ideal.
...O mundo não é mais o mesmo...
As luzes do palco físico se apagavam lentamente para aquele 
trabalhador incansável...
Seu corpo físico estava ferido e preso entre os escombros, mas a dor 
não impedia aquele construtor de um mundo melhor de pensar em seus amigos e companheiros de jornada...
O bombeiro que tentou salvá-lo, "disse que em momento algum, mesmo em suas últimas horas, o brasileiro mencionou que era Sérgio Vieira de Mello, funcionário veterano da ONU e o homem escolhido pelo secretário-geral da organização, Kofi Annan, para liderar a missão no Iraque."
Disse, ainda, que enquanto conversava com Sérgio para mantê-lo consciente, ele perguntava:
Como estão todos? Há quantas pessoas feridas? Você pode me dizer 
o que aconteceu?
Mesmo ferido e sentindo dores acerbas, Sérgio pensava nos outros.
Poucas horas mais tarde, o missionário saía de cena...
Deixava os palcos terrenos onde desempenhou com maestria o papel 
que lhe competia...
No instante derradeiro, quando suas forças estavam no fim, Sérgio usou 
o sopro de voz que lhe restava para expressar o desejo de que a ONU continuasse no Iraque.
"Não deixe que eles retirem a missão", disse ao bombeiro que lhe prestava socorro.
Por tudo isso hoje, hoje podemos dizer que o mundo não é mais o mesmo... está melhor. Porque um homem, que não era, nem pretendia ser santo, fez a sua parte.
Um homem que colocou seu tijolo de amor na construção de um mundo onde a paz possa ser, um dia, realidade.
... Um homem, um ideal, uma vida.
Sérgio Vieira de Mello escreveu, com as tintas impagáveis do amor ao próximo, sua história... e deu a vida pelo ideal de um mundo livre e soberano, onde os direitos humanos sejam efetivamente respeitados.
E, como tantos outros, ao fechar a mala e retornar para casa, Sérgio
 pôde dizer:
Meu dia de trabalho acabou. Mas não posso dizer: minha vida acabou. Meu dia de trabalho se iniciará de novo na manhã seguinte. O túmulo 
não é um beco sem saída, é uma passagem. Fecha-se ao crepúsculo e a aurora vem abri-lo novamente.

Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em matéria publicada no jornal Gazeta do Povo, em 27/08/2003 e em palavras de Vitor Hugo, do livro A Reencarnação Através dos Séculos.







DIFERENÇAS ENTRE PAÍSES RICOS E POBRES

Investigações demonstram que a diferença entre os países pobres e
 ricos, não está na idade. Isto pode ser demonstrado por países como Índia e Egito, que têm mais de 2.000 anos e ainda são muito pobres. Por outro lado, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que apenas 150 anos atrás eram desconhecidos, hoje são países desenvolvidos e ricos. A diferença entre países pobres e ricos tampouco está nos recursos naturais disponíveis. O Japão possui um território limitado, 80% montanhoso, inadequado para a agricultura e a criação de gado, mas é a segunda economia mundial. Este país é como uma imensa fábrica flutuante, importando matéria-prima de todo o mundo e exportando produtos manufaturados.

Outro exemplo é a Suíça, que não produz cacau, mas tem o melhor chocolate do mundo. Em seu pequeno território cria animais e cultiva o solo durante apenas quatro meses no ano. Não obstante, produz laticínios da melhor qualidade. É um país pequeno que oferece uma imagem de segurança, ordem e trabalho, transformando-o no caixa forte do mundo.

Executivos de países ricos que se relacionam com países pobres evidenciam que não existe diferença intelectual realmente significativa. 
A raça, a cor da pele tampouco são importantes. Imigrantes qualificados como preguiçosos em seus países de origem são a força produtiva de países europeus ricos. Onde está a diferença? A diferença é a atitude das pessoas, moldada no decorrer dos anos pela educação e pela cultura.

Ao analisar a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos que a grande maioria segue os seguintes princípios de vida:
1. A ética como principio básico. 
2. A integridade. 
3. A responsabilidade.
4. O respeito às leis.
5. O respeito pelos direitos dos demais cidadãos.
6. O amor pelo trabalho.
7. O esforço para economizar e investir.
8. O desejo de superar.
9. A pontualidade.

Nos países pobres, apenas uma minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária. Não somos pobres porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco. Somos pobres porque nos falta atitude. Nos falta vontade para cumprir e assumir esses princípios de funcionamento das sociedades ricas e desenvolvidas.

SOMOS ASSIM POR QUERER TOMAR VANTAGEM SOBRE TUDO E TODOS. SOMOS ASSIM POR VER ALGO QUE ESTÁ MAL E DIZER: “DEIXA COMO ESTÁ.” DEVEMOS TER ATITUDES E MEMÓRIA VIVA. SÓ ASSIM MUDAREMOS O BRASIL DE HOJE.

Se você ama o seu país, reflita sobre isto e MUDE!!! Provavelmente você é uma dessas pessoas que faz a diferença e luta para mudar nossa sociedade corrupta e sem princípios. Mas não esqueça que ainda existem muitos necessitando entender que a falta de princípios é a raiz da miséria.

PENSE NISSO!!

Pensamentos geram atitudes.
Atitudes geram hábitos.
Hábitos geram um estilo de vida.
Estilo de vida é o reflexo do caráter.
O caráter de um povo é o reflexo daquilo que ele pensa.
E seus representantes no governo, por isto, não pensam diferente.
Nós somos o que pensamos e não o que pensamos que somos.
Jorcelangelo L. Conti








VALE A PENA LER, É SURPREENDENTE!



VALE A PENA LER, É SURPREENDENTE!

Naquela noite,enquanto minha esposa servia o jantar, eu segurei sua mão e disse: "Tenho algo importante para te dizer". Ela se sentou e jantou sem dizer uma palavra. Pude ver sofrimento em seus olhos.

De repente, eu também fiquei sem palavras. No entanto, eu tinha que dizer a ela o que estava pensando. Eu queria o divórcio. E abordei o assunto calmamente.

Ela não parecia irritada pelas minhas palavras e simplesmente perguntou em voz baixa: "Porquê?" Eu evitei respondê-la, o que a deixou muito brava. Ela jogou os talheres longe e gritou "você não é homem!" Naquela noite, nós não conversamos mais. Pude ouví-la chorando. Eu sabia que ela queria um motivo para o fim do nosso casamento. Mas eu não tinha uma resposta satisfatória para esta pergunta. O meu coração não pertencia a ela mais e sim a Jane. Eu simplesmente não a amava mais, sentia pena dela.
Me sentindo muito culpado, rascunhei um acordo de divórcio, deixando para ela a casa, nosso carro e 30% das ações da minha empresa.

Ela tomou o papel da minha mão e o rasgou violentamente. A mulher com quem vivi pelos últimos 10 anos se tornou uma estranha para mim. Eu fiquei com dó deste desperdício de tempo e energia mas eu não voltaria atrás do que disse, pois amava a Jane profundamente. Finalmente ela começou a chorar alto na minha frente, o que já era esperado. Eu me senti libertado enquanto ela chorava. A minha obsessão por divórcio nas últimas semanas finalmente se materializava e o fim estava mais perto agora.

No dia seguinte, eu cheguei em casa tarde e a encontrei sentada na mesa escrevendo. Eu não jantei, fui direto para a cama e dormi imediatamente, pois estava cansado depois de ter passado o dia com a Jane.

Quando acordei no meio da noite, ela ainda estava sentada à mesa, escrevendo. Eu a ignorei e volteia dormir.

Na manhã seguinte, ela me apresentou suas condições: ela não queria nada meu, mas pedia um mês de prazo para conceder o divórcio. Ela pediu que durante os próximos 30 dias a gente tentasse viver juntos de forma mais natural possível. As suas razões eram simples: o nosso filho faria seus exames no próximo mês e precisava de um ambiente propício para preparar-se bem, sem os problemas de ter que lidar com o rompimento de seus pais.

Isso me pareceu razoável, mas ela acrescentou algo mais. Ela me lembrou do momento em que eu a carreguei para dentro da nossa casa no dia em que nos casamos e me pediu que durante os próximos 30 dias eu a carregasse para fora da casa todas as manhãs. Eu então percebi que ela estava completamente louca mas aceitei sua proposta para não tornar meus próximos dias ainda mais intoleráveis.

Eu contei para a Jane sobre o pedido da minha esposa e ela riu muito e achou a idéia totalmente absurda. "Ela pensa que impondo condições assim vai mudar alguma coisa; melhor ela encarar a situação e aceitar o divórcio", disse Jane em tom de gozação.

Minha esposa e eu não tínhamos nenhum contato físico havia muito tempo, então quando eu a carreguei para fora da casa no primeiro dia, foi totalmente estranho. Nosso filho nos aplaudiu dizendo "O papai está carregando a mamãe no colo!" Suas palavras me causaram constrangimento. Do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa, eu devo ter caminhado uns 10 metros carregando minha esposa no colo. Ela fechou os olhos e disse baixinho "Não conte para o nosso filho sobre o divórcio" Eu balancei a cabeça mesmo discordando e então a coloquei no chão assim que atravessamos a porta de entrada da casa. Ela foi pegar o ônibus para o trabalho e eu dirigi para o escritório.

No segundo dia, foi mais fácil para nós dois. Ela se apoiou no meu peito,eu senti o cheiro do perfume que ela usava. Eu então percebi que há muito tempo não prestava atenção a essa mulher. Ela certamente tinha
envelhecido nestes últimos 10 anos, havia rugas no seu rosto, seu cabelo estava ficando fino e grisalho. O nosso casamento teve muito impacto nela.
Por uns segundos,cheguei a pensar no que havia feito para ela estar neste estado.

No quarto dia, quando eu a levantei, senti uma certa intimidade maior como corpo dela. Esta mulher havia dedicado 10 anos da vida dela a mim.

No quinto dia, a mesma coisa. Eu não disse nada a Jane, mas ficava a cada dia mais fácil carregá-la do nosso quarto à porta da casa. Talvez meus músculos estejam mais firmes com o exercício, pensei.

Certa manhã, ela estava tentando escolher um vestido. Ela experimentou uma série deles mas não conseguia achar um que servisse. Com um suspiro, ela disse "Todos os meus vestidos estão grandes para mim". Eu então percebi que ela realmente havia emagrecido bastante, daí a facilidade em carregá-la nos últimos dias.

A realidade caiu sobre mim com uma ponta de remorso... ela carrega tanta dor e tristeza em seu coração... Instintivamente, eu estiquei o braço e toquei seus cabelos.

Nosso filho entrou no quarto neste momento e disse "Pai, está na hora de você carregar a mamãe". Para ele, ver seu pai carregando sua mão todas as manhãs tornou-se parte da rotina da casa. Minha esposa abraçou nosso filho e o segurou em seus braços por alguns longos segundos. Eu tive que sair de perto, temendo mudar de idéia agora que estava tão perto do meu objetivo.
Em seguida, eu a carreguei em meus braços, do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa. Sua mão repousava em meu pescoço. Eu a segurei firme contra o meu corpo. Lembrei-me do dia do nosso casamento.

Mas o seu corpo tão magro me deixou triste. No último dia, quando eu a segurei em meus braços, por algum motivo não conseguia mover minhas pernas.Nosso filho já tinha ido para a escola e eu me vi pronunciando estas palavras:"Eu não percebi o quanto perdemos a nossa intimidade com o tempo".

Eu não consegui dirigir para o trabalho... fui até o meu novo futuro endereço,saí do carro apressadamente, com medo de mudar de idéia... Subi as escadas e bati na porta do quarto. A Jane abriu a porta e eu disse a ela "Desculpe Jane. Eu não quero mais me divorciar".

Ela olhou para mim sem acreditar e tocou na minha testa "Você está com febre?" Eu tirei sua mão da minha testa e repeti "Desculpe,Jane. Eu não vou me divorciar. Meu casamento ficou chato porque nós não soubemos valorizar os pequenos detalhes da nossa vida e não por falta de amor. Agora eu percebi que desde o dia em que carreguei minha esposa no dia do nosso casamento para nossa casa, eu devo segurá-la até que a morte nos separe.

A Jane então percebeu que era sério. Me deu um tapa no rosto, bateu a porta na minha cara e pude ouví-la chorando compulsivamente. Eu voltei para o carro e fui trabalhar.

Na loja de flores, no caminho de volta para casa, eu comprei um buquê de rosas para minha esposa. A atendente me perguntou o que eu gostaria de escrever no cartão. Eu sorri e escrevi: "Eu te carregarei em meus braços todas as manhãs até que a morte nos separe".

Naquela noite, quando cheguei em casa, com um buquê de flores na mão e um grande sorriso no rosto, fui direto para o nosso quarto onde encontrei minha esposa deitada na cama, morta.
Minha esposa estava com câncer e vinha se tratando a vários meses, mas eu estava muito ocupado com a Jane para perceber que havia algo errado com ela. Ela sabia que morreria em breve e quis poupar nosso filho dos efeitos de um divórcio - e prolongou a nossa vida juntos proporcionando ao nosso filho a imagem de nós dois juntos toda manhã. Pelo menos aos olhos do meu filho, eu sou um marido carinhoso.

Os pequenos detalhes de nossa vida são o que realmente contam num relacionamento. Não é a mansão, o carro, as propriedades, o dinheiro no banco. Estes bens criam um ambiente propício a felicidade mas não proporcionam mais do que conforto. Portanto, encontre tempo para ser amigo de sua esposa, faça pequenas coisas um para o outro para mantê-los próximos e íntimos. Tenham um casamento real e feliz!

Se você não dividir isso com alguém, nada vai te acontecer.

Mas se escolher compartilhar para alguém, talvez salve um casamento. Muitos fracassados na vida são pessoas que não perceberam que estavam tão perto do sucesso e preferiram desistir...

(Rubens Lima)

Valorize quem realmente te ama ... Pense nisso ... !!

www.facebook.com/fotografocarlosazevedo




Naquela noite,enquanto minha esposa servia o jantar, eu segurei sua mão e disse: "Tenho algo importante para te dizer". Ela se sentou e jantou sem dizer uma palavra. Pude ver sofrimento em seus olhos.

De repente, eu também fiquei sem palavras. No entanto, eu tinha que dizer a ela o que estava pensando. Eu queria o divórcio. E abordei o assunto calmamente.

Ela não parecia irritada pelas minhas palavras e simplesmente perguntou em voz baixa: "Porquê?" Eu evitei respondê-la, o que a deixou muito brava. Ela jogou os talheres longe e gritou "você não é homem!" Naquela noite, nós não conversamos mais. Pude ouví-la chorando. Eu sabia que ela queria um motivo para o fim do nosso casamento. Mas eu não tinha uma resposta satisfatória para esta pergunta. O meu coração não pertencia a ela mais e sim a Jane. Eu simplesmente não a amava mais, sentia pena dela.
Me sentindo muito culpado, rascunhei um acordo de divórcio, deixando para ela a casa, nosso carro e 30% das ações da minha empresa.

Ela tomou o papel da minha mão e o rasgou violentamente. A mulher com quem vivi pelos últimos 10 anos se tornou uma estranha para mim. Eu fiquei com dó deste desperdício de tempo e energia mas eu não voltaria atrás do que disse, pois amava a Jane profundamente. Finalmente ela começou a chorar alto na minha frente, o que já era esperado. Eu me senti libertado enquanto ela chorava. A minha obsessão por divórcio nas últimas semanas finalmente se materializava e o fim estava mais perto agora.

No dia seguinte, eu cheguei em casa tarde e a encontrei sentada na mesa escrevendo. Eu não jantei, fui direto para a cama e dormi imediatamente, pois estava cansado depois de ter passado o dia com a Jane.

Quando acordei no meio da noite, ela ainda estava sentada à mesa, escrevendo. Eu a ignorei e volteia dormir.

Na manhã seguinte, ela me apresentou suas condições: ela não queria nada meu, mas pedia um mês de prazo para conceder o divórcio. Ela pediu que durante os próximos 30 dias a gente tentasse viver juntos de forma mais natural possível. As suas razões eram simples: o nosso filho faria seus exames no próximo mês e precisava de um ambiente propício para preparar-se bem, sem os problemas de ter que lidar com o rompimento de seus pais.

Isso me pareceu razoável, mas ela acrescentou algo mais. Ela me lembrou do momento em que eu a carreguei para dentro da nossa casa no dia em que nos casamos e me pediu que durante os próximos 30 dias eu a carregasse para fora da casa todas as manhãs. Eu então percebi que ela estava completamente louca mas aceitei sua proposta para não tornar meus próximos dias ainda mais intoleráveis.

Eu contei para a Jane sobre o pedido da minha esposa e ela riu muito e achou a idéia totalmente absurda. "Ela pensa que impondo condições assim vai mudar alguma coisa; melhor ela encarar a situação e aceitar o divórcio", disse Jane em tom de gozação.

Minha esposa e eu não tínhamos nenhum contato físico havia muito tempo, então quando eu a carreguei para fora da casa no primeiro dia, foi totalmente estranho. Nosso filho nos aplaudiu dizendo "O papai está carregando a mamãe no colo!" Suas palavras me causaram constrangimento. Do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa, eu devo ter caminhado uns 10 metros carregando minha esposa no colo. Ela fechou os olhos e disse baixinho "Não conte para o nosso filho sobre o divórcio" Eu balancei a cabeça mesmo discordando e então a coloquei no chão assim que atravessamos a porta de entrada da casa. Ela foi pegar o ônibus para o trabalho e eu dirigi para o escritório.

No segundo dia, foi mais fácil para nós dois. Ela se apoiou no meu peito,eu senti o cheiro do perfume que ela usava. Eu então percebi que há muito tempo não prestava atenção a essa mulher. Ela certamente tinha
envelhecido nestes últimos 10 anos, havia rugas no seu rosto, seu cabelo estava ficando fino e grisalho. O nosso casamento teve muito impacto nela.
Por uns segundos,cheguei a pensar no que havia feito para ela estar neste estado.

No quarto dia, quando eu a levantei, senti uma certa intimidade maior como corpo dela. Esta mulher havia dedicado 10 anos da vida dela a mim.

No quinto dia, a mesma coisa. Eu não disse nada a Jane, mas ficava a cada dia mais fácil carregá-la do nosso quarto à porta da casa. Talvez meus músculos estejam mais firmes com o exercício, pensei.

Certa manhã, ela estava tentando escolher um vestido. Ela experimentou uma série deles mas não conseguia achar um que servisse. Com um suspiro, ela disse "Todos os meus vestidos estão grandes para mim". Eu então percebi que ela realmente havia emagrecido bastante, daí a facilidade em carregá-la nos últimos dias.

A realidade caiu sobre mim com uma ponta de remorso... ela carrega tanta dor e tristeza em seu coração... Instintivamente, eu estiquei o braço e toquei seus cabelos.

Nosso filho entrou no quarto neste momento e disse "Pai, está na hora de você carregar a mamãe". Para ele, ver seu pai carregando sua mão todas as manhãs tornou-se parte da rotina da casa. Minha esposa abraçou nosso filho e o segurou em seus braços por alguns longos segundos. Eu tive que sair de perto, temendo mudar de idéia agora que estava tão perto do meu objetivo.
Em seguida, eu a carreguei em meus braços, do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa. Sua mão repousava em meu pescoço. Eu a segurei firme contra o meu corpo. Lembrei-me do dia do nosso casamento.

Mas o seu corpo tão magro me deixou triste. No último dia, quando eu a segurei em meus braços, por algum motivo não conseguia mover minhas pernas.Nosso filho já tinha ido para a escola e eu me vi pronunciando estas palavras:"Eu não percebi o quanto perdemos a nossa intimidade com o tempo".

Eu não consegui dirigir para o trabalho... fui até o meu novo futuro endereço,saí do carro apressadamente, com medo de mudar de idéia... Subi as escadas e bati na porta do quarto. A Jane abriu a porta e eu disse a ela "Desculpe Jane. Eu não quero mais me divorciar".

Ela olhou para mim sem acreditar e tocou na minha testa "Você está com febre?" Eu tirei sua mão da minha testa e repeti "Desculpe,Jane. Eu não vou me divorciar. Meu casamento ficou chato porque nós não soubemos valorizar os pequenos detalhes da nossa vida e não por falta de amor. Agora eu percebi que desde o dia em que carreguei minha esposa no dia do nosso casamento para nossa casa, eu devo segurá-la até que a morte nos separe.

A Jane então percebeu que era sério. Me deu um tapa no rosto, bateu a porta na minha cara e pude ouví-la chorando compulsivamente. Eu voltei para o carro e fui trabalhar.

Na loja de flores, no caminho de volta para casa, eu comprei um buquê de rosas para minha esposa. A atendente me perguntou o que eu gostaria de escrever no cartão. Eu sorri e escrevi: "Eu te carregarei em meus braços todas as manhãs até que a morte nos separe".

Naquela noite, quando cheguei em casa, com um buquê de flores na mão e um grande sorriso no rosto, fui direto para o nosso quarto onde encontrei minha esposa deitada na cama, morta.
Minha esposa estava com câncer e vinha se tratando a vários meses, mas eu estava muito ocupado com a Jane para perceber que havia algo errado com ela. Ela sabia que morreria em breve e quis poupar nosso filho dos efeitos de um divórcio - e prolongou a nossa vida juntos proporcionando ao nosso filho a imagem de nós dois juntos toda manhã. Pelo menos aos olhos do meu filho, eu sou um marido carinhoso.

Os pequenos detalhes de nossa vida são o que realmente contam num relacionamento. Não é a mansão, o carro, as propriedades, o dinheiro no banco. Estes bens criam um ambiente propício a felicidade mas não proporcionam mais do que conforto. Portanto, encontre tempo para ser amigo de sua esposa, faça pequenas coisas um para o outro para mantê-los próximos e íntimos. Tenham um casamento real e feliz!

Se você não dividir isso com alguém, nada vai te acontecer.

Mas se escolher compartilhar para alguém, talvez salve um casamento. Muitos fracassados na vida são pessoas que não perceberam que estavam tão perto do sucesso e preferiram desistir...
Rubens Lima






RECEITA DE FAMÍLIA


"Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. 
Reunirtodos é um problema...Não é para qualquer um. Os truques,
 os segredos,o imprevisível. Às vezes, dá até vontade de desistir...
Mas a vida...
sempre arruma um jeito de nos entusiasmar e abrir o apetite.

O tempo põe a mesa, determina o número de cadeiras e os lugares. Súbito, feito
milagre, a família está servida. Fulana sai a mais inteligente de
todas. Beltrano veio no ponto, é o mais brincalhão e comunicativo,
unanimidade. Sicrano, quem diria? Solou, endureceu,
 murchou antes do
tempo. Este é o mais gordo, generoso, farto, abundante. 
Aquele, o que surpreendeu e foi morar longe. Ela, a mais apaixonada. A outra, a mais
consistente...Já estão aí? Todos? Ótimo. Agora, ponha o avental, pegue a tábua, a faca mais afiada e tome alguns cuidados.
 Logo, logo, você
também estará cheirando a alho e cebola. Não se envergonhe de chorar. Família é prato que emociona. E a gente chora mesmo.
 De alegria, de
raiva ou de tristeza. Primeiro cuidado: temperos exóticos alteram o
sabor do parentesco. Mas, se misturadas com delicadeza, estas
especiarias, que quase sempre vêm da África e do Oriente e nos parecem estranhas ao paladar tornam a família muito mais colorida,
interessante e saborosa. Atenção também com os pesos e as medidas. Uma pitada a mais disso ou daquilo e, pronto: 
é um verdadeiro desastre.

Família é prato extremamente sensível. Tudo tem de ser muito bem
pesado, muito bem medido. Outra coisa: é preciso ter boa mão, ser
profissional. Principalmente na hora que se decide meter a colher.
Saber meter a colher é verdadeira arte. Uma grande amiga minha
desandou a receita de toda a família, só porque meteu a colher na hora
errada. O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da
família perfeita. Bobagem. Tudo ilusão. Não existe Família à Oswaldo
Aranha; Família à Rossini, Família à Belle Manière; Família ao Molho
Pardo (em que o sangue é fundamental para o preparo da iguaria).
Família é afinidade, é à Moda da Casa. E cada casa gosta de preparar a
família a seu jeito. Há famílias doces. Outras, meio amargas. Outras
apimentadíssimas. Há também as que não têm gosto de nada, seria assim
um tipo de Família Dieta, que você suporta só para manter a linha.
Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente,
quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se
engolir.

Enfim, receita de família não se copia, se inventa. 
A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a
dia. A gente cata um registro ali, de alguém que sabe e conta, e outro
aqui, que ficou no pedaço de papel. Muita coisa se perde na lembrança.
Principalmente na cabeça de um velho já meio caduco como eu. O que
este veterano cozinheiro pode dizer é que, por mais sem graça, por
pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar
e comer. Se puder saborear, saboreie. Não ligue para etiquetas. Passe
o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio
ou no barro.

Aproveite ao máximo. Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete."
                                        Trechos do livro "O Arroz de Palma" de Francisco Azevedo
 







DURANTE UMA TOURADA, O TOUREIRO SENTIU-SE MAL, TEVE TONTURAS
 E PRECISOU SENTAR-SE.

ANTES QUE ALGUÉM INTERFERISSE , O TOURO, QUE ESTAVA SENDO AGREDIDO PELO TOUREIRO

NESSE HORRÍVEL ESPETÁCULO, APIEDOU-SE DO HOMEM,
 PAROU DIANTE DELE

E PARA SURPRESA GERAL, SIMPLESMENTE FICOU A OLHAR PARA ELE

O TOURO, COMO QUE SENTINDO O PROBLEMA, FOI SOLIDÁRIO
 E FICOU AO LADO DESSE HOMEM,

SEM NENHUMA REAÇÃO DE VIOLÊNCIA.

NORMALMENTE UM SER HUMANO, NUMA SITUAÇÃO DESSAS TERIA 
REAGIDO DE FORMA DIFERENTE.

OBSERVE QUE O ANIMAL JÁ TINHA RECEBIDO DIVERSOS
 ESPETOS NO SEU DORSO.

SERÁ MESMO QUE OS ANIMAIS (OS BICHOS) É QUE SÃO IRRACIONAIS?

AFINAL, QUEM É O ANIMAL?????????









Sucesso consiste em não fazer Inimigos.

 
Nas relações humanas no trabalho, existem apenas 3 regras:

Regra número 1:


Colegas passam, mas inimigos são para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar.
Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe.
Exemplo: Se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 2002 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2012.

Regra número 2
:

A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta.
Favor é como um investimento de curto prazo. Desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros.

Regra número 3
:

Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo,parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo. Mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego. Amigo é aquela pessoa que liga para perguntar se você está precisando de alguma coisa.
Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender.

Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos e apenas meia dúzia de inimigos. Estatisticamente, isso parece ótimo. Mas não é!

A 'Lei da Perversidade Profissional' diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda, é provável que quem mais possa ajudá-lo é exatamente um daqueles poucos inimigos.


Portanto, profissionalmente falando, e "pensando a longo prazo”, o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que têm "boa memória”.

"Na natureza não existem recompensas nem castigos. Existem conseqüências." 

                                                                  Max Gehringer 











MEDINDO AS RIQUEZAS DO SER HUMANO!!!

“Tenho a intenção de processar a revista "Fortune",
porque fui vítima de uma omissão inexplicável.
Ela publicou uma lista dos homens mais ricos do mundo, e nesta lista eu não apareço.
Aparecem: o sultão de Brunei, os herdeiros de Sam Walton e Mori Takichiro. 
Incluem personalidades como a rainha Elizabeth da Inglaterra, Niarkos Stavros,
e os mexicanos Carlos Slim e Emilio Azcarraga.
Mas eu não sou mencionado na revista.
E eu sou um homem rico, imensamente rico.
Como não?  vou mostrar a vocês:
Eu tenho vida , que eu recebi não sei porquê, e saúde, que conservo  não sei como.
Eu tenho uma família, esposa adorável, que ao me entregar sua vida me deu o melhor para a minha;
filhos maravilhosos, dos quais só recebi felicidades;
e netos com os quais pratico uma nova e boa paternidade.
Eu tenho irmãos que são como meus amigos,
e amigos que são como meus irmãos.
Tenho pessoas que sinceramente me amam, apesar dos meus defeitos,
e a quem amo apesar dos meus defeitos.
Tenho quatro leitores a cada dia para agradecer-lhes
porque eles lêem o que eu mal escrevo.
Eu tenho uma casa, e nela muitos livros
(minha esposa iria dizer que tenho muitos livros e entre eles uma casa).
Eu tenho um pouco do mundo na forma de um jardim,
que todo ano me dá maçãs e que iria reduzir ainda mais a presença
 de Adão e Eva no Paraíso.
Eu tenho um cachorro que não vai dormir até que eu chegue,
e que me recebe como se eu fosse o dono dos céus e da terra.
Eu tenho olhos que vêem e ouvidos para ouvir, pés para andar

 e mãos que acariciam;
cérebro que pensa coisas que já ocorreram a outros,
mas que para mim não haviam ocorrido nunca.
E eu tenho fé em Deus que vale para mim amor infinito.
Pode haver riquezas maiores do que a minha?
Por que, então, a revista "Fortune" não me colocou na lista dos

 homens mais ricos do planeta? "
Há pessoas pobres, mas tão pobres, que a única coisa que possuem é ...
DINHEIRO.
                                                                       Armando Fuentes Aguirre







A FÉ E A ESPERANÇA

A fé e a esperança são amigas inseparáveis. Poderíamos dizer que a fé está para a esperança como o Sol está para a Lua.
A Lua não tem luz própria:
reflete aquela que recebe do Sol. Daí porque a Lua difunde raios pálidos
 e isentos de calor, enquanto o Sol espalha raios intensos e fúlgidos que, além de iluminar, aquecem e vivificam.
O Sol é a própria luz; a Lua não é, reflete a luz recebida. Assim, a fé é como o Sol. É força comunicativa que se irradia do coração de quem a 
tem e se reflete no coração de outrem gerando neste a esperança.

Jesus tinha fé. Seus discípulos tinham a esperança gerada pela fé exemplificada de seu Mestre.
Assim também os corações que se aproximam de Jesus e estabelecem 
com Ele certa comunhão, iluminam-se com a luz patente do 
Seu imaculado espírito.
A Lua clareia os caminhos em noites escuras tal qual a esperança nos sustenta nas horas de trevas.
O Sol ilumina e fecunda a estrada da vida, como a fé fortalece as fibras íntimas da alma, robustecendo-a na caminhada para Deus.

O Sol é energia: movimenta, vivifica, ativa e produz. 

A luz amortecida da Lua mostra os obstáculos; a luz brilhante e vívida 
do Sol distingue e remove os tropeços dos caminhos da vida.

A esperança faz nascer no coração do homem as boas e nobres aspirações; só a fé, porém, as realiza.
A esperança sugere, a fé concretiza.
A esperança desperta nos corações o anseio de possuir luz própria, conduzindo, portanto, as criaturas à fé.
Quem alimenta a esperança está, invariavelmente, sob o impulso da fé

 que lhe vem de alguém. A força da fé é eminentemente conquistadora.

Quem admira os exemplos e os feitos edificantes, põe-se, desde logo, em harmonia com o poder de quem os realizou.

Este, projeta naqueles suas influências benfazejas: é o Sol fazendo a Lua refletir a sua luz, ou seja, a fé gerando a esperança.

Saulo de Tarso, doutor da lei e membro do sinédrio, após conhecer e absorver os ensinos do Sublime Carpinteiro de Nazaré, passou a refletir com fidelidade as verdades da Boa Nova. Contagiado pela fé dos discípulos singelos do Meigo Rabi, chamados homens do caminho, dispõe-se a reformular sua vida, passando de perseguidor a defensor ardoroso das idéias cristãs, convertendo-se no grande pregador Paulo, também chamado Apóstolo do gentios.

Foi refletindo a fé do Cristo que os primeiros cristãos se entregaram ao martírio de cabeça erguida e serenidade no olhar.

Bem-vinda seja a esperança! Bendita seja a fé!
Uma e outra espancam as trevas interiores.

Se é doce ter esperança, é valor e virilidade ter fé.

Enquanto a esperança suaviza o sofrimento, a fé neutraliza seus 

efeitos depressivos.

Se a esperança nos sustenta nas lutas deste século, a fé nos assegura desde já a vitória da vida sobre a morte.

                    Baseado no livro Em Torno do Mestre







DOUTORAS

Certo dia, uma mulher chamada Anne foi renovar a sua carteira de motorista.

Quando lhe perguntaram qual era a sua profissão, ela hesitou. Não sabia bem como se classificar.

O funcionário insistiu: O que eu pergunto é se tem um trabalho.
Claro que tenho um trabalho, exclamou Anne. Sou mãe.

Nós não consideramos isso um trabalho. Vou colocar dona de casa, disse o funcionário friamente.

Uma amiga sua, chamada Marta, soube do ocorrido e ficou pensando a respeito por algum tempo.

Num determinado dia, ela se encontrou numa situação idêntica. A pessoa que a atendeu era uma funcionária de carreira, segura, eficiente.
O formulário parecia enorme, interminável.
A primeira pergunta foi: Qual é a sua ocupação?
Marta pensou um pouco e sem saber bem como, respondeu:
Sou doutora em desenvolvimento infantil e em relações humanas.

A funcionária fez uma pausa e Marta precisou repetir pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas.
Depois de ter anotado tudo, a jovem ousou indagar:
Posso perguntar o que é que a senhora faz exatamente?
Sem qualquer traço de agitação na voz, com muita calma, Marta explicou:
Desenvolvo um programa a longo prazo, dentro e fora de casa.
Pensando na sua família, ela continuou: Sou responsável por uma equipe e já recebi quatro projetos. Trabalho em regime de dedicação exclusiva. O grau de exigência é de 14 horas por dia, às vezes até 24 horas.

À medida que ia descrevendo suas responsabilidades, Marta notou o crescente tom de respeito na voz da funcionária, que preencheu todo o formulário com os dados fornecidos.

Quando voltou para casa, Marta foi recebida por sua equipe: uma menina com 13 anos, outra com 7 e outra com 3.

Subindo ao andar de cima da casa, ela pôde ouvir o seu mais novo projeto, um bebê de seis meses, testando uma nova tonalidade de voz.

Feliz, Marta tomou o bebê nos braços e pensou na glória da maternidade, com suas multiplicadas responsabilidades. E horas intermináveis de dedicação.

Mãe, onde está meu sapato? Mãe, me ajuda a fazer a lição? Mãe, o bebê não para de chorar. Mãe, você me busca na escola?
Mãe, você vai assistir a minha dança? Mãe, você compra? Mãe...

Sentada na cama, Marta pensou: Se ela era doutora em desenvolvimento infantil e em relações humanas, o que seriam as avós?
E logo descobriu um título para elas: :Doutoras-sênior em desenvolvimento infantil e em relações humanas.
As bisavós, Doutoras executivas sênior.
As tias, doutoras-assistentes.
E todas as mulheres, mães, esposas, amigas e companheiras: 
Doutoras na arte de fazer a vida melhor.
              Redação do Momento Espírita






A ALMA DO MUNDO

Quando você conseguir superar graves problemas de relacionamentos, não se detenha na lembrança dos momentos difíceis, mas na alegria de haver atravessado mais essa prova em sua vida.
Quando sair de um longo tratamento de saúde, não pense no sofrimento que foi necessário enfrentar, mas na bênção de Deus que permitiu a cura.
Leve na sua memória, para o resto da vida, as coisas boas que surgiram nas dificuldades. Elas serão uma prova de sua capacidade, e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo.
Uns queriam um emprego melhor; outros, só um emprego.
Uns queriam uma refeição mais farta; outros, só uma refeição.
Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver.
Uns queriam pais mais esclarecidos; outros, ter pais.
Uns queriam ter olhos claros; outros, enxergar.
Uns queriam ter voz bonita; outros, falar.
Uns queriam silêncio;outros, ouvir.
Uns queriam sapato novo; outros, ter pés.
Uns queriam um carro; outros, andar.
Uns queriam o supérfluo; outros, apenas o necessário.
Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior. A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe. Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da vida.
A sabedoria superior tolera; a inferior, julga;
a superior, alivia; a inferior, culpa;
a superior, perdoa; a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!
                                                                           Chico Xavier






ÉPOCA DA DITADURA






































































É MUITO BEM HUMORADO E MUITO VERDADEIRO. . .










Na época da 'chamada' ditadura..
Podíamos namorar dentro do carro até a meia- noite sem

perigo de sermos mortos por bandidos e traficantes.
Mas, não podíamos falar mal do presidente.

Podíamos ter o INPS como único plano de saúde sem

morrer a míngua nos corredores dos hospitais.
Mas não podíamos falar mal do presidente.

Podíamos comprar armas e munições à vontade, pois o

governo sabia quem era cidadão de bem,quem era

bandido e quem era terrorista,
Mas, não podíamos falar mal do Presidente.

Podíamos paquerar a funcionária, a menina das contas

a pagar ou a recepcionista sem correr o risco de sermos processados por “assédio sexual”,
Mas, não podíamos falar mal do Presidente.

Não usávamos eufemismos hipócritas para fazer

referências a raças (ei! negão!), credos (esse crente aí!)

ou preferências sexuais (fala! sua bicha!) e não éramos processados por “discriminação” por isso,
Mas, não podíamos falar mal do presidente.

Podíamos tomar nossa redentora cerveja no fim do

expediente do trabalhopara relaxar e dirigir o carro

para casa, sem o risco de sermos jogados à vala da delinqüência, sendo preso por estar “alcoolizado”,
Mas, não podíamos falar mal do Presidente.

Podíamos cortar a goiabeira do quintal, empesteada de taturanas,sem que isso constituísse crime ambiental,
Mas, não podíamos falar mal do presidente.

Podíamos ir a qualquer bar ou boate, em qualquer bairro

da cidade, de carro, de ônibus, de bicicleta ou a pé, sem nenhum medo de sermos assaltados, sequestrados ou assassinados,
Mas, não podíamos falar mal do presidente.


Hoje a única coisa que podemos fazer...



...é falar mal do presidente!

que merda ! como muda a história,

é muita evolução
 



RIR É O MELHOR REMÉDIO

Certa vez um homem, recebeu um diagnóstico, que estava com

uma doença gravíssima na coluna, a qual o deixaria paralítico, e com
dores horríveis, o  levando a morte, e enquanto estivesse vivo seria
mantido por remédios...
Esse senhor, Norman Cousins, não apenas deixaria de andar, dirigir,

brincar com seus filhos como antes!
As dores agudas o deixariam prostrado, impossibilitando-o de fazer 

as suas atividades de rotina.

Mas, algo aconteceu!
Este homem respondeu, de maneira inusitada! E contrariou tudo, o

que seus médicos diziam. Norman Cousins, aplicou um princípio, 
da Palavra de DEUS, em sua vida e foi completamente curado.

Em Provérbios 17.22, lemos: “O coração alegre serve de bom remédio, 

mas o espírito abatido virá a secar os ossos. ”

O resultado foi espantoso para os médicos, pois descobriram que,

 para cada 10 minutos de risos, o paciente ficava duas horas sem dor 
e dormia tranqüilo. Os estudos descobriram mais!
O riso estimula a produção de endorfinas, analgésicos naturais do

corpo.
E agentes da sensação de bem-estar, que ajudam a aliviar o estresse

e cura  doenças...

Se a alegria é contagiante, a tristeza também É! Certo?
Estar perto de alguém mal humorado, murmurando o dia todo nos

contamina sem ao menos percebermos. Más notícias, imagens de
 violência, 
acidentes ou assaltos vão despertar sentimentos equivalentes, como
medo e angústia.

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável,

tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o 
que é, de boa fama, se alguma virtude há, e se algum louvor existe, 
seja isso o que ocupe, o vosso pensamento. ” ( Filipenses 4: 8. )

Se você meditar sobre isso, vai perceber que Paulo falava exatamente,

sobre manter o pensamento na idéia certa, a que vai dar certo,
 e que é possível.
Alegrando-se mesmo quando aparentemente não haja motivo e 

não pensando em todas as possibilidades.. de tudo dar errado.

A ciência comprova o que Deus nos fala através da Sua Palavra!
Bons sentimentos... modificam a reação do organismo, frente ao 

stress, e, vai
além disto, a alegria é contagiante...
Você pode contagiar as pessoas ao seu redor, mudar o ambiente em

que você estar, e vencer os desafios...

Use, e abuse desse remédio! Que não tem contra indicações... Pelo

contrário!
Vai lhe rejuvenescer, e fortalecer para enfrentar as aflições que

possam surgir, no dia-a-dia.  



                           



A VIDA É UMA VIAGEM DE TREM
A vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e
desembarques, alguns acidentes, agradáveis surpresas em muitos
embarques e grandes tristezas em alguns desembarques.

Quando nascemos, entramos nesse magnífico trem e nos deparamos
com algumas pessoas, que julgamos, estarão sempre nessa viagem
conosco, nossos pais.

Infelizmente isso não é verdade, em alguma estação eles descerão e
nos deixarão órfãos do seu carinho, amizade e companhia insubstituível.
Isso porém não nos impedirá que durante o percurso, pessoas que se
tornarão muito especiais para nós, embarquem. Chegam nossos irmãos,
amigos, filhos e amores inesquecíveis!

Muitas pessoas embarcarão nesse trem apenas a passeio, outras 
encontrarão no seu trajeto somente tristezas e ainda outras circularão 
por ele prontos a ajudar quem precise.

Vários dos viajantes quando desembarcam deixam saudades eternas, 
outros tantos quando desocupam seu assento, ninguém nem sequer
percebe.

Curioso é constatar que alguns passageiros que se tornam tão caros

para nós, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos, portanto
somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não nos
impede é claro que possamos ir ao seu encontro. No entanto,
infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já haverá 
alguém ocupando aquele assento.

Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, 
esperas, despedidas, porém, jamais, retornos. Façamos essa viagem 
então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com
os outros passageiros, procurando em cada um deles o que tiverem
de melhor, lembrando sempre que em algum momento eles poderão
fraquejar e precisaremos entender, porque provavelmente também
fraquejaremos e com certeza haverá alguém que nos acudirá com
seu carinho e sua atenção.

O grande mistério afinal é que nunca saberemos em qual parada
desceremos, muito menos nossos companheiros de viagem,
nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado. 
Eu fico pensando se quando descer desse trem sentirei saudades.
Acredito que sim, me separar de muitas amizades que fiz será no
mínimo doloroso, deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos
será muito triste com certeza... mas me agarro na esperança que 
em algum momento
estarei na estação principal e com grande emoção os verei chegar.
Estarão provavelmente com uma bagagem que não possuíam quando 
embarcaram e o que me deixará mais feliz será ter a certeza que de 
alguma forma eu fui uma grande colaboradora para que ela tenha
crescidoe se tornado valiosa.

Amigos, façamos com que a nossa estada nesse trem seja tranqüila,
que tenha valido a pena e que quando chegar a hora de 
desembarcarmoso nosso lugar vazio traga saudades e boas
recordações para aqueles que prosseguirem a viagem
 
                                  
 
                                 


 
HISTÓRIA REAL

Existe uma história mais tocante ainda que aconteceu de fato 
com o criador do Pequeno Príncipe, o escritor francês Antoine
de St. Exupéry. Poucas pessoas sabem que ele lutou na Guerra Civil
Espanhola, quando foi capturado pelo inimigo e levado ao cárcere

para ser executado no dia seguinte.

        Nervoso, ele procurou em sua bolsa um cigarro, e achou um,

 mas suas mãos estavam tremendo tanto que ele não podia nem
mesmo levá-lo à boca. Procurou fósforos, mas não tinha, porque
 os soldados haviam tirado todos os fósforos de sua bolsa.

Ele olhou então para o carcereiro e disse: "Por favor, 

usted tiene fosforo?".

O carcereiro olhou para ele e chegou perto para acender seu cigarro.

Naquela fração de segundo, seus olhos se encontraram, 
e St. Exupéry sorriu.

         Depois ele disse que não sabia por que sorriu, mas pode ser

que quando se chega perto de outro ser humano seja difícil não sorrir.
 Naquele instante, uma chama pulou no espaço entre o coração dos
 dois homens e gerou um sorriso no rosto do carcereiro também.

Ele acendeu o cigarro de St. Exupéry e ficou perto, olhando

diretamente em seus olhos, e continuou sorrindo. St. Exupéry 
também continuou sorrindo para ele, vendo-o agora como pessoa,
 e não como carcereiro.
        Parece que o carcereiro também começou a olhar St.

 Exupéry como pessoa, porque lhe perguntou:
"Você tem filhos?". "Sim", St. Exupéry respondeu, e tirou da bolsa

fotos de seus filhos. O carcereiro mostrou fotos de seus filhos
também, e contou todos os seus planos e esperanças 
para o futuro deles.

Os olhos de St. Exupéry se encheram de lágrimas quando disse que

não tinha mais planos, porque ele jamais os veria de novo. 
Os olhos do carcereiro se encheram de lágrimas também.

E de repente, sem nenhuma palavra, ele abriu a cela e guiou St.

Exupéry para fora do cárcere, através das sinuosas ruas, para
fora da cidade, e o libertou. Sem nenhuma palavra, o carcereiro

deu meia-volta e retornou por onde veio.
St. Exupéry disse: "Minha vida foi salva por um sorriso do coração".

         O que foi aquela "chama" que pulou entre o coração desses

 dois homens? Isso tem sido tema de intensa pesquisa atualmente, 
na medida em que os cientistas estão se dando conta de que o
coração não é meramente uma bomba mecânica, 
mas um sofisticado sistema para receber e processar informações.

De fato, o coração envia mais mensagens ao cérebro que
o cérebro envia ao coração!
         Como disse o filósofo francês Blaise Pascal:

"O coração tem razões que a própria razão desconhece".

Estados emocionais negativos, como raiva ou frustração, geram

 ondas eletromagnéticas totalmente caóticas do coração, como
se estivéssemos pisando no acelerador e no breque simultaneamente.

Esse estado de batimentos desordenados é chamado de "incoerência

cardíaca" e está ligado a doença cardíaca, envelhecimento precoce, 
câncer e morte prematura.

        Em estados de amor ou gratidão, nosso batimento cardíaco

 torna-se "coerente". Isso diminui a secreção dos hormônios do
 estresse, reduz a depressão, hipertensão e insônia, melhora o 
sistema imune
e aumenta a clareza mental.

Essa é uma das razões pelas quais tem sido provado que as emoções

positivas estão associadas à boa saúde física e mental - e à longevidade.

Essa irradiação coerente do coração - essa "chama" de genuína afeição
 – pode afetar pessoas a uma distância de até 5 metros!

Logo, na próxima vez em que você estiver numa situação difícil, respire
profundamente, lembre-se de St. Exupéry e do Pequeno Príncipe e
irradie a energia de seu coração.

Como o Pequeno Príncipe nos lembrou, "somente com o coração 

podemos ver com clareza.









                                             






 
O PAPEL ALUMÍNIO E SUA UTILIDADE

O papel mais popular que existe na cozinha tem mais
 utilizade do que apenas ir ao forno. Este blog vai  ensinar
 outras 10 utilizações para esse material.

Afiar tesoura e faca
O papel alumínio pode ajudar você a recuperar aquela tesoura 
cega que há tempos está jogada de lado. Pegue um pedaço de
 papel, amasse e use a teO papel mais popular que existe na
 cozinha tem mais utilizade do que apenas ir ao forno. Este blog
vai  ensinar outras 10 utilizações para esse material.
 
Adeus goteira
Apareceu uma goteira e não tem como arrumar no momento? 
Cubra o furo com papel alumínio. Como ele é impermeável e 
moldável, irá segurar se a chuva chegar.

Sem cheiro forte na geladeira
Ninguém gosta de abrir a geladeira e sentir aquele cheiro forte
 da cebola que não foi usada, não é? Então cubra a cebola com
 filme plástico e depois com uma folha de papel alumínio. Além 
do cheiro não sair, a cebola manterá sua umidade como se tivesse
 sido cortada no ato que for usar.

Economize ferro
Quer economizar ferro de passar, energia e suas mãos? Cubra a 
mesa de passar roupa com papel alumínio deixando a parte
 brilhante para cima. Por cima do papel coloque um lençol ou
 tecido de algodão. O alumínio irá refletir o calor e só de passar
 um lado da roupa o outro já ficará liso também.

Sem veda-rosca
o parafuso ou a porca não estão bem encaixados? Enrole papel 
alumínio. Ele fará a pressão necessária para que fique tudo bem 
preso.

Achamos a resposta
Se você, como muitas pessoas, sempre se pergunta qual o lado do
 papel alumínio que se deve deixar em contato com os alimentos 
que vão ao forno, não se preocupe mais! Nós achamos a resposta! 
O lado correto é o lado mais brilhante por ser também a parte
mais lisa. Assim a carne não irá grudar e tudo ficará bem assado.

Na maior limpeza
Pouca gente usa mas o papel alumínio realmente serve como um
 ótimo protetor de sujeira no forno e no fogão. Forre o forno e
 fogão com ele sempre que for assar, fritar ou fazer algo que
 possa suja-lo.

Fruta fora da geladeira durando muito
O papel alumínio conserva a umidade natural das frutas, então se
 não quer mantê-las dentro da geladeira você pode envolve-las em 
papel alumínio que sua duração será tanto quanto se elas
estivessem na refrigeração.

Limpa sujeira difícil
Grudou no fundo da panela ou na assadeira e não sai? Amasse um
 pedaço de papel alumínio e esfregue. A sujeira irá se soltar com
 facilidade.

Cone multiuso
Precisa de um funil ou mesmo de um saco para confeitar? Faça 
com o papel alumínio. Ele é moldável e impermeável, assim ganha
 qualquer formato e não suja suas mãos.





                          



OS DITADOS POPULARES NA ERA DIGITAL



                Na "Era Digital", foi necessário rever os velhos
                        ditados existentes e adaptá-los à nova 


1. A pressa é inimiga da conexão.2. Amigos, amigos, senhas à parte.
3. A arquivo dado não se olha o formato.
4. Diga-me que chat frequentas e te direi quem és.
5. Para bom provedor uma senha basta.
6. Não adianta chorar sobre arquivo deletado.
7. Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.
8. Hacker que ladra não morde.
9. Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.
10. Mouse sujo se limpa em casa.
11. Melhor prevenir do que formatar.
12. Quando um não quer, dois não teclam.
13. Quem clica seus males multiplica.
14. Quem com vírus infecta, com vírus será infectado.
15. Quem envia o que quer, recebe o que não quer...
16. Quem não tem banda larga, caça com discada.
17. Quem semeia e-mails, colhe spams.
18.. Quem tem dedo vai a Roma.com
19. Vão-se os arquivos, ficam os backups.
20. Diga-me que computador tens e direi quem és.
21. Uma impressora perguntou para a outra: -
 Essa folha é sua ou é impressão minha?
22. Aluno de informática não cola, faz backup.
23. Na informática nada se perde nada se cria.
Tudo se copia... E depois se cola.










                                               
                                       
Trechos do livro"O arroz de Palma" de Francisco Azevedo.

"Família é prato difícil de preparar. São muitos
 ingredientes.
Reunir todos é um problema...
...Não é para qualquer um. Os truques, os segredos,

 o imprevisível. Às vezes, dá até vontade de desistir...
...Mas a vida... sempre arruma um jeito de nos

entusiasmar e abrir o apetite. O tempo põe a mesa,       
determina o número 
de cadeiras e os lugares. Súbito, feito milagre, a       
família está servida.

Fulana sai a mais inteligente de todas. Beltrano veio no 
ponto, é o mais brincalhão e comunicativo, unanimidade. 
Sicrano, quem diria? Solou, endureceu, murchou antes do
 tempo.
 Este é o mais gordo, generoso, farto, abundante. Aquele, 
o que surpreendeu e foi morar longe. Ela, a mais 
 apaixonada. A outra, a mais consistente...

...Já estão aí? Todos? Ótimo. Agora, ponha o avental, pegue
 a tábua, a faca mais afiada e tome alguns cuidados. Logo, 
logo, você também estará cheirando a alho e cebola. Não se 
envergonhe de chorar. Família é prato que emociona.
 E a gente chora mesmo. De alegria, de raiva ou de tristeza.

Primeiro cuidado: temperos exóticos alteram o sabor do
 parentesco. Mas, se misturadas com delicadeza, estas
 especiarias, que quase sempre vêm da África e do Oriente
 e nos parecem estranhas ao paladar tornam a família
 muito mais colorida, interessante e saborosa.

Atenção também com os pesos e as medidas. Uma pitada a
 mais disso ou daquilo e, pronto: é um verdadeiro desastre.
Família é prato extremamente sensível. Tudo tem de ser 
muito bem pesado, muito bem medido. Outra coisa: 
é preciso ter boa mão, ser profissional. Principalmente
 na hora que se decide meter a colher. Saber meter a
 colher é verdadeira arte.

Uma grande amiga minha desandou a receita de toda a
família, só porque meteu a colher na hora errada.
O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da 
família perfeita.
Bobagem. Tudo ilusão. Não existe Família à Oswaldo 
Aranha; Família à Rossini, Família à Belle Manière; Família 
ao Molho Pardo (em que o sangue é fundamental para
o preparo da iguaria).
Família é afinidade, é à Moda da Casa. E cada casa gosta de
 preparar a família a seu jeito.
Há famílias doces. Outras, meio amargas. Outras
apimentadíssimas.
Há também as que não têm gosto de nada, seria assim
um tipo de Família Dieta, que você suporta só para manter
a linha.
Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre
 quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável,
 impossível de se engolir.
Enfim, receita de família não se copia, se inventa.
A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e
transmitindoo que sabe no dia a dia. A gente cata um
registro ali, de alguém
 que sabe e conta, e outro aqui, que ficou no pedaço de
 papel. 
 Muita coisa se perde na lembrança. Principalmente na
 cabeça 
de um velho já meio caduco como eu.

O que este veterano cozinheiro pode dizer é que, por mais 
sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que
você tem que experimentar e comer.
Se puder saborear, saboreie. Não ligue para etiquetas.
Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana,
na louça, no alumínio ou no barro. Aproveite ao máximo. 

CoraçãoCoraçãoFamília é prato que, quando se acaba, nunca mais
                                   se repete.




                           






 
A CENOURA, O OVO E O PÓ DE CAFÉ

   Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas
  estavam tão difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e
 queria desistir.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifEstava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um

 problema estava resolvido um outro surgia.
Seu pai, um "chef", levou-a até a cozinha dele. Encheu três panelas

com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo as panelas
começaram a ferver. Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou
 ovos e, na última pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifA filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que

 ele estaria fazendo. Alguns minutos depois, ele apagou as bocas de gás.
Pescou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os
 colocou em uma tigela. Então pegou o café com uma concha e o colocou
 em uma tigela.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifVirando-se para ela, perguntou:
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gif- "Querida, o que você está vendo?"
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gif- "Cenouras, ovos e café" - ela respondeu.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifEle a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifEla obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifEle, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifEla obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera

com a fervura.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifFinalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifEla sorriu ao provar seu aroma delicioso.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifEla perguntou:
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gif- "O que isto significa, pai?"
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifEle explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade,

 água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente. A cenoura entrara
 forte, firme e inflexível. Mas depois de ter sido submetida à água fervendo,
ela amolecera e se tornara frágil. Os ovos entraram frágeis, com sua casca
 fina e o líquido interior, mas depois de terem sido colocados na água fervendo,
 seu interior se tornou menos frágil, mais rijo.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifO pó de café, contudo, era incomparável. Depois que fora colocado na

 água fervente , ele havia mudado a água.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gif- "Qual deles você quer ser?" ele perguntou a sua filha. Quando a

adversidade bate a sua porta, como você vai responder? Você vai ser como
 a cenoura, um ovo ou um pó de café?"
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifE você?
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifVocê quer ser como a cenoura que parece forte, mas que com a dor e

a adversidade, murcha, se torna frágil e perde sua força?
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifOu, será que você quer ser como o ovo, que começa com o interior

 maleável, mas depois de uma crise, uma falência, um divórcio ou uma demissão,
 você se tornou mais difícil e duro?
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifSua casca parecerá a mesma, mas você estará mais amargo e obstinado,

 com o coração e o espírito inflexíveis...
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifOu será que você quer ser como o pó de café? Ele muda a água fervente,

 aquilo que está trazendo a dor, para conseguir o máximo de seu sabor, a 100
graus centígrados. Quanto mais quente estiver a água, mais gostoso se torna
o café.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifSe você quer ser como o pó de café, quando as coisas se tornam piores,

 você aproveita para crescer, se torna melhor e faz com que as coisas em torno
de você também melhorem.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifComo você vai lidar com a adversidade?Uma filha se queixou a seu pai

sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela. Ela já não sabia
 mais o que fazer e queria desistir.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifEstava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema

 estava resolvido um outro surgia.
Seu pai, um "chef", levou-a até a cozinha dele. Encheu três panelas com água

e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo as panelas começaram a ferver.
Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na última pó de café.
 Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifA filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele

estaria fazendo. Alguns minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as
cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os colocou em uma tigela.
 Então pegou o café com uma concha e o colocou em uma tigela.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifVirando-se para ela, perguntou:
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gif- "Querida, o que você está vendo?"
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gif- "Cenouras, ovos e café" - ela respondeu.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifEle a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifEla obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifEle, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifEla obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera

 com a fervura.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifFinalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifEla sorriu ao provar seu aroma delicioso.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifEla perguntou:
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gif- "O que isto significa, pai?"
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifEle explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade,

água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente. A cenoura entrara
 forte, firme e inflexível. Mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela
 amolecera e se tornara frágil. Os ovos entraram frágeis, com sua casca fina e o
líquido interior, mas depois de terem sido colocados na água fervendo, seu interior
se tornou menos frágil, mais rijo.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifO pó de café, contudo, era incomparável. Depois que fora colocado na água

 fervente , ele havia mudado a água.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gif- "Qual deles você quer ser?" ele perguntou a sua filha. Quando a

adversidade bate a sua porta, como você vai responder? Você vai ser como a
cenoura, um ovo ou um pó de café?"
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifE você?
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifVocê quer ser como a cenoura que parece forte, mas que com a dor e a

adversidade, murcha, se torna frágil e perde sua força?
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifOu, será que você quer ser como o ovo, que começa com o interior

 maleável,
 mas depois de uma crise, uma falência, um divórcio ou uma demissão, você se
 tornou mais difícil e duro?
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifSua casca parecerá a mesma, mas você estará mais amargo e obstinado,

 com o coração e o espírito inflexíveis...
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifOu será que você quer ser como o pó de café? Ele muda a água fervente,

 aquilo que está trazendo a dor, para conseguir o máximo de seu sabor, a 100
 graus centígrados. Quanto mais quente estiver a água, mais gostoso se torna 
o café.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifSe você quer ser como o pó de café, quando as coisas se tornam piores,

 você aproveita para crescer, se torna melhor e faz com que as coisas em torno
 de você também melhorem.
http://www.pro-fit-rh.com.br/artigos/transparent.gifComo você vai lidar com a adversidade






                                          

                      

O QUE É CARTA DA TERRA?

 
A Carta da Terra é uma síntese de valores, princípios e aspirações 
amplamente debatidos. Parte de uma visão integradora e holística,
 considerando a pobreza, a degradação ambiental, a injustiça social,
 os conflitos étnicos, a paz, a democracia e a crise espiritual como
 problemas interdependentes.
Como afirmam seus formuladores: “A Carta da Terra está concebida
 como uma declaração de princípios éticos fundamentais e como um
 roteiro prático, de significado duradouro, amplamente compartilhado 
 por todos os povos. De forma similar à Declaração Universal dos Direitos
 Humanos, a Carta da Terra será utilizada como um código universal de
 conduta para guiar os povos na direção de um futuro sustentável."
Foi aprovada no dia 14 de março de 2000 na Unesco, em Paris, depois
 de 8 anos de discussões em todos os continentes, envolvendo 46 países
 e mais de cem mil pessoas, desde escolas primárias, esquimós,
 indígenas da Austrália, do Canadá e do Brasil, entidades da sociedade
 civil, até grandes centros de pesquisa, entidades religiosas, 
universidades e empresas.
Alguns membros da Comissão de Redação: Mikhail Gorbachev (Rússia),
 Maurice Strong (Canadá), Paulo Freire e Leonardo Boff (Brasil), 
Princesa Basma Bint Talal (Jordânia), Madre Tessa Bielicki (Estados 
Unidos) e Mercedes Sosa (Argentina).














Princípios resumidos na Carta da Terra:
    1. Respeitar a Terra e a vida em toda a sua diversidade.
    2. Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e
     amor.
    3. Construir sociedades democráticas que sejam justas, 
    participativas, sustentáveis e pacíficas.
    4. Garantir as dádivas e a beleza da Terra para as atuais e 
    as futuras gerações.
    5. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da
     Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e
     pelos processos naturais que sustentam a vida.
    6. Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção 
    ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma 
    postura de precaução.
    7. Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que
     protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos
     humanos e o bem-estar comunitário.
    8. Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover a
     troca aberta e a ampla aplicação do conhecimento adquirido.
    9. Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental.
    10. Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos
     os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma eqüitativa
     e sustentável.
    11. Afirmar a igualdade e a eqüidade de gênero como pré-requisitos
     para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal
     à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas.
    12. Defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas
     a viver em ambiente natural e social capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o 
    bem-estar espiritual, concedendo especial atenção aos direitos dos 
     povos indígenas e minorias.
    13. Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e
     proporcionar-lhes transparência e prestação de contas no exercício
     do governo, participação inclusiva na tomada de decisões e acesso
     à justiça.
    14. Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da
     vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para
     um modo de vida sustentável.
    15. Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração.
    16. Promover uma cultura de tolerância, não-violência e paz. 
    Carta da Terra - Versão Integral 
                     




ÁGUA ESTE BEM MAIS DO PRECIOSO

Estima-se que a principal disputa no planeta nos próximos 50 anos 

não será por petróleo, ouro ou carvão – mas por água. O alerta 
consta do relatório divulgado pela ONU no Dia Mundial da Água.
 Dentro de um cenário de crise, aumenta a briga pela posse e pelo
 uso desse recurso. A questão preocupa, porque a desigualdade e a
 escassez tendem a aumentar os conflitos. Além de atritos entre 
grupos rivais em um mesmo país, há embates diplomáticos entre 
nações e outras desavenças que podem culminar nas próximas
 décadas em confrontos armados pelo controle de mananciais. 
 O relatório identifica 46 países nos quais há risco de essa crise
 provocar brigas. O perigo é maior entre nações que vivem escassez
 e compartilham o uso de rios e lagos. Existem no planeta263 bacias 
 hidrográficas transnacionais, abrangendo 145 países. Mais de
 40%da população mundial habita essas áreas, como o mar Cáspio
 e o mar de Aral, na Ásia; o lago Chade e o lago Vitória, na África, 
e os Grandes Lagos da América do Norte.

Em alguns casos, as fontes são disputadas litro a litro, como no

 Oriente Médio, onde dominar a água é estopim de guerras desde
 a Antiguidade. Israelenses e palestinos lideram as disputas. 
Sob o solo do deserto, estão os lençóis da Cisjordânia. Até 1967,
 os palestinos usavam essa água à vontade, mas a ocupação
 israelense, após a Guerra dos Seis Dias, acabou com isso.
 Os poços são controlados por militares israelenses. E qualquer
 acordo de paz para a Faixa de Gaza exigirá um capítulo especial
 para a água.

CRESCE A BRIGA
Israelenses e palestinos, por sua vez, confrontam a Síria e a

 Jordânia pelo controle do vale do rio Jordão, a principal fonte
 de água da região. Exaurido pela mineração, pela irrigação e 
até pela manutenção de campos de golfe no deserto, o Jordão 
está minguando. Apenas um terço do volume original chega ao
 mar Morto, que pode sumir até 2050 e se resume a um lago sem 
vida, seis vezes mais salgado que o oceano. Não muito longe dali,
 a Síria briga com a Turquia e o Iraque pelo uso da bacia que
 envolve os rios Tigre e Eufrates.




                               
                              



AFINIDADE

A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil,

delicado e penetrante dos sentimentos.
E o mais independente.
Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos,
as distâncias, as impossibilidades.
Quando há afinidade, qualquer reencontro
retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto
no exato ponto em que foi interrompido.

Afinidade é não haver tempo mediando a vida.

É uma vitória do adivinhado sobre o real.
Do subjetivo para o objetivo.
Do permanente sobre o passageiro.
Do básico sobre o superficial.

Ter afinidade é muito raro.

Mas quando existe não precisa de códigos
verbais para se manifestar.
Existia antes do conhecimento,
irradia durante e permanece depois que
as pessoas deixaram de estar juntas.
O que você tem dificuldade de expressar
a um não afim, sai simples e claro diante
de alguém com quem você tem afinidade.

Afinidade é ficar longe pensando parecido a

respeito dos mesmos fatos que impressionam comovem ou mobilizam.
É ficar conversando sem trocar palavras.
É receber o que vem do outro com aceitação anterior ao entendimento...

Afinidade é sentir com. Nem sentir contra,

nem sentir para, nem sentir por.
Quanta gente ama loucamente,
mas sente contra o ser amado.
Quantos amam e sentem para o ser amado,
não para eles próprios.

Sentir com é não ter necessidade de explicar o que está sentindo.

É olhar e perceber.
É mais calar do que falar, ou, quando falar,
jamais explicar: apenas afirmar.

Afinidade é jamais sentir por.

Quem sente por, confunde afinidade com masoquismo.
Mas quem sente com, avalia sem se contaminar.
Compreende sem ocupar o lugar do outro.
Aceita para poder questionar.
Quem não tem afinidade, questiona por não aceitar.

Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças.

É conversar no silêncio, tanto das possibilidades exercidas,
quanto das impossibilidades vividas.

Afinidade é retomar a relação no ponto em que

parou sem lamentar o tempo de separação.
Porque tempo e separação nunca existiram.
Foram apenas oportunidades dadas (tiradas) pela vida,
para que a maturação comum pudesse se dar.
E para que cada pessoa pudesse e possa ser,
cada vez mais a expressão do outro sob a
forma ampliada do eu individual aprimorado.



SAÚDE É ESSENCIAL
Estamos vivendo uma época bastante estranha.
Muitas pessoas sentem desanimo, frustração e não encontram muito
 significado em alguns acontecimentos do mundo.
Outras sentem uma diminuição de energia e até mesmo da saúde.
O que está acontecendo?
Não dá mais para fazer de conta que não está acontecendo nada.

Até mesmo o planeta está mostrando mudanças sérias na sua natureza
 e, consequentemente, vai nos obrigar a mudar a forma como 
entendemos a palavra Evolução.
Na verdade, a Terra está se preparando para uma nova forma,

 ou melhor, uma nova freqüência. O que é exatamente isso?
Nada mais é que um novo estilo de vida que nos obrigará a sermos

 mais cooperativos.
Ou mais amorosos, que significa praticamente a mesma coisa.
A escolha é simples:

vou continuar sendo mais materialista ou mais espiritual?
Chegou a hora de decidir .
Pequenas mudanças vão começar a acontecer para estimular essa

 decisão, motivando as massas a escolherem um novo tipo de vida.
Pense um pouco no sistema monetário de hoje, que privilegia poucos.
Você já deve saber, por exemplo, que o poder do dinheiro está nas 

mãos dos banqueiros.
Nos últimos 10 anos, muitas pessoas começaram a descobrir que isso

 tudo está errado.
Foi aí que muitos quiseram literalmente sair do sistema, o que 

visualizamos no movimento hippie.
Os valores antigos, baseados somente no lucro, vão mudar.

Mas a mudança só ocorrerá quando uma grande quantidade de
 pessoas despertar. Por isso, a importância agora da decisão.
É difícil reclamar de tudo isso.
Mas é mais difícil ainda criar um novo sistema.
Entretanto, se você se conectar com a sua consciência superior 

(coração), pode perfeitamente viver a sua vida de acordo com o 
que acredita que é certo.
Se emprestar dinheiro, pense na real importância de cobrar juros.
Algumas pessoas cobram juros de seus próprios amigos!
De qualquer forma, não deixe que o mundo mude você.
Você também não precisa mudar o mundo.
Você não precisa de sucesso.
Precisa ser fiel a você mesmo.
Fiel a quem você é.
E não ser um robô do sistema.
Faça o que seu coração manda.
Seja fiel ao amor.

Nesse ponto fica uma pergunta:
qual a diferença entre ilusão e realidade?

Se você não experimentar amor, você experimenta a ilusão.
A vida não é complicada.
A mente é que complica tudo.
Por isso, é preciso aprender a equilibrar as energias.
Primeiro, lembre-se que quando você tem consciência o tempo todo

 de como você se expressa, há equilíbrio.
Se ninguém resistir á você, ou seja, se você expressa luz, há impacto 

em todos ao seu redor.
Se você encontrar alguém com pouco entendimento, diminua um pouco 

a sua luz para não assustar o outro.
É preciso eliminar a mania que muitos tem de viver em competição.
Permita que as coisas venham para você como elas são, assim você 

equilibra naturalmente as suas energias. Permita que as pessoas
 sejam como elas são.
Cada momento é novo.

E durante esse momento nós precisamos ficar sensíveis e sem vontade 
de controlar.
É preciso definir melhor o que você quer da vida.
É preciso mais foco.
A propósito, os relacionamentos são chaves para o despertar.
E para terminar, anote: 
Sem confiança não há luz. Sem luz, não há vida.

Robert Happé
Fundador do Centro Educação Espiritual em Araçoiaba da Serra, SP.
Autor do livro “Consciência é a resposta




                      



DESABAFO

Na fila do supermercado, o caixa diz a uma senhora idosa:
- A senhora deveria trazer suas próprias sacolas para as
              compras, uma vez que sacos de plástico não são amigáveis ao
           meio ambiente.
A senhora pediu desculpas e disse:
- Não havia essa onda verde no meu tempo.
O empregado respondeu:
- Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora.
Sua geração não se preocupou o suficiente com  nosso meio
              ambiente.
- Você está certo - responde a velha senhora - nossa geração não
 se preocupou adequadamente com o meio ambiente. Naquela época,
 as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos 
à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e 
esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, 
usavam as garrafas, umas tantas outras vezes. Realmente não nos
 preocupamos com o meio ambiente no nosso tempo. Subíamos as 
escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios. 
Caminhávamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300
 cavalos de potência a cada vez que precisamos ir a dois quarteirões.
 Mas você está certo. Nós não nos preocupávamos com o meio ambiente
 Até então, as fraldas de bebês eram lavadas, porque não havia fraldas 
 descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não
 nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é
 que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam
 as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas
 sempre novas. Mas é verdade: não havia preocupação com o meio
 ambiente, naqueles dias. Naquela época só tínhamos somente uma
 TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma
 tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio;
 que depois será descartado como? Na cozinha, tínhamos que bater tudo
 com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós. Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usavamos jornal amassado para protegê-lo, não plástico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para  começar a degradar. Naqueles tempos não se usava
 um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador
 de grama que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não
 precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam 
a eletricidade. Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação
 com o meio ambiente. Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos
 com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam 
os oceanos. Canetas: recarregávamos com tinta umas tantas vezes ao invés 
de comprar uma outra. Abandonamos as navalhas, ao invés de jogar fora
 todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lâmina ficou
 sem corte. 
Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as
 pessoas tomavam o bonde ou ônibus e os meninos iam em suas bicicletas 
ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi
 24 horas. 
Tínhamos só  uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas
 em 
cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não 
precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de 
distância no espaço, 
só para encontrar a pizzaria mais próxima. Então, não é risível que a atual
 geração fale tanto em meio ambiente, mas não quer abrir mão de nada e
 não pensa em viver um pouco como na minha época?




                         
                 



EMENDA DA CONSTITUÇÃO FEDERAL


Lei de Reforma do Congresso
1. O congressista será assalariado somente durante o mandato. 

E não terá  aposentadoria proveniente do mandato.
2. O Congresso contribui para o INSS. Todo a contribuição (passada, 

 presente e futura) para o fundo atual de aposentadoria do Congresso
 passará para o regime  do INSS imediatamente. O Congresso participa 
dos benefícios dentro do regime do INSS exatamente como todos outros
 brasileiros. O fundo de aposentadoria  não pode ser usado para qualquer
 outra finalidade.

3. Congresso deve pagar seu plano de aposentadoria, assim como todos

 os brasileiros.

4. Congresso deixa de votar seu próprio aumento de salário.

5. Congresso perde seu seguro atual de saúde e participa do mesmo 

sistema de saúde do povo brasileiro.

6.
Congresso deve igualmente cumprir todas as leis que impõem ao povo

 brasileiro.7. Servir no Congresso é uma honra, não uma carreira. 
 Parlamentares devem servir os seus termos (não mais de 2), depois 
ir para casa e procurar emprego. Ex-congressista não pode ser um
 lobista.
A hora para esta emenda na Constituição é AGORA.É ASSIM QUE

 PODEMOS CONSERTAR O CONGRESSO.
Se você concorda com o exposto, REPASSE, 
Se não,  basta apagar.
Por favor, mantenha esta mensagem CIRCULANDO.






INSTRUÇÕES PARA A VIDA 
1. Toma em conta que um grande amor, ou uma grande realização,
 implicam grandes riscos. 
2. Quando perderes, pelo menos não percas a lição. 
3. Segue os três R’s:
      • Respeito por ti
      • Respeito pelos outros e… 
      • Responsabilidade por todos os teus actos.
4. Lembra-te que não ter tudo o que se deseja é, por vezes, um magnífico
 golpe de sorte. 
5. Aprende bem as regras para saberes como infringi-las correctamente 
6. Não deixes que uma pequena disputa estrague uma grande relação. 
7. Se descobrires que te enganaste, faz logo a correcção.  
8. Todos os dias passa algum tempo sozinho. 
9. Abre os braços à mudança, mas não percas os teus valores. 
10. Lembra-te que o silêncio é, às vezes, a melhor resposta. 
  • Leva uma vida boa e honrada. Quando fores velho, será possível 
  • revivê-la uma segunda vez.
12. Uma atmosfera de amor em tua casa é o alicerce da tua   vida. 
13. Em disputas com os teus queridos, trata só do caso corrente. 
Não vás buscar queixas do passado. 
14. Partilha o teu saber; é uma forma de alcançar a imortalidade. 
15. Sê suave com a terra. 
16. Uma vez por ano vai a um sítio aonde nunca tenhas estado
17. Lembra-te que a melhor relação é aquela em que o amor excede a necessidade. Avalia o teu sucesso por tudo a que tiveste de renunciar para o alcançar. 
18. Avalia o teu sucesso r tudo a que tiveste de renunciar para o alcançar.Avalia o teu sucesso por tudo a que tivestee renunciar para o alcançar.
19. Ao amor e ao cozinhar aborda-os com naturalidade audaciosa



A vida é repleta de pequenas gentilezas, tão sutis quanto marcantes 
no nosso cotidiano.
O jardim florido oferece um colorido para a paisagem, o sol empresta 

 suas cores para o céu antes de se pôr, a borboleta ensina suavidade e
 leveza para quem acompanha seu voo.
A gentileza tem essa característica: sutil mas marcante, silenciosa e 

ao mesmo tempo eloquente, discreta e contundente.
 O portador da gentileza o faz pelo prazer de colorir a vida do próximo

 com suavidade, para perfumar o caminho alheio com brisa suave que
 refresca a alma.

A gentileza tem o poder de roubar sorrisos, quebrar cenhos carregados

ou aliviar o peso de ombros cansados pelas fainas diárias. 
E ela se faz silenciosa, algumas vezes tímida, inesperada na maioria das
 vezes, surpreendendo quem a recebe.
A gentileza não se pede, muito menos se exige... É presente de almas

 nobres, presenteando outras almas, pelo simples prazer de fazer o dia
 do outro um pouco mais leve.
Você já experimentou o prazer de ser gentil? Experimente oferecer o 

seu bom dia a quem encontrar no ponto de ônibus, no elevador ou no 
caixa do supermercado.

Mas não o faça com as palavras saindo da boca quase que por obrigação.

 Deseje de sua alma, com olhos iluminados e o sorriso de quem deseja 
 realmente um dia bom, para quem compartilha alguns minutos de sua 
vida.  A gentileza é capaz de retribuir com nobreza quando alguém fura
 a fila no supermercado ou no banco, com a sabedoria de que alguns
 breves minutos não farão diferença na sua vida.

Esquecemos que alguns segundos no trânsito, oferecendo a passagem 

para outro carro, ou permitindo ao pedestre terminar de atravessar a 
rua não nos fará diferença, mas facilitará muito a vida do outro.
E algumas vezes, dentro do lar, a convivência nos faz esquecer que ser 

gentil tempera as relações e adoça o caminhar.
E nada disso somos obrigados a fazer, mas quando fazemos, toda a

 diferença se faz sentir...

A gentileza se faz presente quando conseguimos esquecer de nós 

mesmos por um instante para lembrar do próximo. Quando abrimos
 mão de nós em favor do outro, por um pequeno momento, a gentileza
 encontra oportunidade de agir. 
Ninguém focado em si mesmo, mergulhado no seu egoísmo, encontra
 oportunidade de ser gentil. Porque, para ser gentil, é fundamental 
olhar para o próximo, se colocar no lugar do próximo, e se sensibilizar
 com a possibilidade de amenizar a vida do nosso próximo.

Se não é seu hábito, exercite a capacidade de olhar para o próximo 

com o olhar da gentileza. Ofereça à vida esses pequenos presentes,
 espalhando aqui e acolá a suavidade de ser gentil.

E quando você menos esperar, irá descobrir que semear flores ao 

 caminhar, irá fazer você, mais cedo ou mais tarde, caminhar por
 estradas floridas e perfumadas pela gentileza que a própria vida 
irá lhe oferecer.
 


ALIVÍO PARA DOR DE CA- Pranayam

O nariz tem um lado direito e um esquerdo; usamos ambos para inspirar
 e expirar.
Na verdade eles são diferentes: o direito representa o Sol, o esquerdo,
 a Lua. Durante uma dor de cabeça, tente fechar a narina direita e usar 
a esquerda para respirar.dentro de cerca de cinco minutos a dor de
 cabeça  deve ir embora.
Se você se sente cansado, faça o contrário: feche a narina esquerda e
 respire pela direita. Num instante sentirá sua mente aliviada. O lado 
direito pertence ao "quente" (Sol) por isso esquenta rapidamente, 
o esquerdo pertence ao "frio"(Lua)
A maior parte das mulheres repira com o lado esquerdo do nariz, então
 se resfriam rapidamente.A maioria dos homens respira pela narina 
direita e isso os influencia.
Repare no momento em que acordamos, qual dos lados respira melhor ,
 ou mais? Direito ou esquerdo? Se for o esquerdo você se sentirá cansado.
Então, feche a narina esquerda e use a direita para respirar, você se 
sentirá aliviado rapidamente.Isso pode e deve ser ensinado às crianças,
mas é mais efetivo quando praticado por adultos.
Meu amigo costumava ter fortes dores de cabeça e sempre ia ao médico.
Houve um tempo em que sofria de dores de cabeça literalmente todas as
 noites,ficando incapacitado para estudar ele tomava analgésicos, mas 
não funcionavam. Ele decidiu tentar esta terapia de repiração: fechava a
 narina direita e respirava pela esquerda.
Em menos de uma semana sua dor de cabeça foi-se. Continuou o exercicio
 por um mês.Essa terapia alternativa natural, sem medicamentos é algo 
em que ele tem experiência.


Então, por que não tentar?





UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL  !!!


O Brasil está mudando, aos poucos, mas está mudando !!!


 
Estreou como exemplo de austeridade, ética,
 cidadania, caráter etc.
Tamanho da Fonte      Redação Jornal da Comunidade
Foto: Dinah FeitozaReguffe protocolou vários ofícios na Diretoria-Geral da Câmara
 O deputado federal José Antonio Reguffe (PDT-DF), que foi proporcionalmente o mais bem votado do país com 266.465 votos, com 18,95% dos votos válidos do DF, estreou na Câmara dos Deputados fazendo barulho. De uma tacada só, protocolou vários ofícios na Diretoria-Geral da Casa.

Abriu mão dos salários extras que os parlamentares recebem (14° e 15° salários), reduziu sua verba de gabinete e o número de assessores a que teria direito, de 25 para apenas 9. E tudo em caráter irrevogável, nem se ele quiser poderá voltar atrás. Além disso, reduziu em mais de 80% a cota interna do gabinete, o chamado “cotão”. Dos R$ 23.030 a que teria direito por mês, reduziu para apenas R$ 4.600.

Segundo os ofícios, abriu mão também de toda verba indenizatória, de toda cota de passagens aéreas e do auxílio-moradia, tudo também em caráter irrevogável. Sozinho, vai economizar aos cofres públicos mais de R$ 2,3 milhões (isso mesmo R$ 2.300,000) nos quatro anos de mandato. Se os outros 512 deputados seguissem o seu exemplo, a economia aos cofres públicos seria superior a R$ 1,2 bilhão.

“A tese que defendo e que pratico é a de que um mandato parlamentar pode ser de qualidade custando bem menos para o contribuinte do que custa hoje. Esses gastos excessivos são um desrespeito ao contribuinte. Estou fazendo a minha parte e honrando o compromisso que assumi com meus eleitores”, afirmou Reguffe em discurso no plenário.

Quantos Tiriricas, Popós, Romarios, e outros muitos "parasitas" poderiam seguir este exemplo????
  
Repasse  a quem você puder, pois a dignidade deste Sr. José Antonio Reguffe é respeitável, louvável e exemplar, senão diria, atitude raríssima no nosso meio político!

 



Limão e Bircabonato de Sódio



Tomar limonada como água todos os dias, acrescentando uma colherinha de bicabornato é melhor (UMA PITADA).
O Limão é um produto milagroso para matar as células cancerosas. É 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia.
Por que isto não é divulgado?
Porque há organizações interessadas em encontrar uma
 versão Sintética que lhes permita obter lucros fabulosos.
 Mas, a partir de agora você pode ajudar um amigo que precise informando-lhe que deve beber suco de limão com bicarbonato de sódio para prevenir a doença. Seu sabor é agradável. E, é claro, não produz os efeitos terríveis da quimioterapia. E se você tiver lugar plante um pé de limão no seu quintal ou jardim. Todas as partes da árvore são úteis. A próxima vez que você quiser beber um suco, peça ou faça-o de limão natural, sem  conservantes.
Quantas pessoas morrem, enquanto este segredo tem sido bem guardado, só para não colocar em risco as utilidades multibilionárias de grandes corporações?
Como você bem sabe o limoeiro é uma árvore pequena e baixa. Não ocupa muito espaço. É conhecido pelo nome de limoeiro, pé de limão, lima (em alguns lugares), llimona (cat) limoiaritz (eusk).
É uma fruta cítrica que vem em diferentes formas. Sua polpa pode ser consumida diretamente ou é usada normalmente para fazer bebidas, sorvetes, doces e assim por diante.
O interesse desta planta é devido a seus fortes efeitos anticancerígeno. E embora lhe sejam atribuídas muitas outras propriedades, o mais interessante sobre ele é o efeito que produz sobre os cistos e tumores. Esta planta é um remédio comprovado contra o câncer de todos os tipos e o bicabornato vai mudar o Ph do seu organismo. Alguns dizem que é de grande utilidade em todas as formas de câncer.
É considerado também como um agente antimicrobiano de amplo espectro contra infecções bacterianas e fungos que vivem em lugares ácidos. Acrescentando bicarbonato de sódio em sua limonada você altera o Ph do seu organismo; é eficaz contra parasitas internos e vermes, regula a pressão arterial elevada e é antidepressivo, combate a tensão e os distúrbios nervosos.A fonte desta informação é fascinante: ela vem de um dos maiores fabricantes de remédios do mundo, que afirma que depois de mais de 20 testes de laboratório realizados desde 1970, ficou provado que o extrato:
1 - Destrói as células malignas em 12 tipos de câncer, incluindo câncer de cólon, de mama, de próstata, de pulmão e do pâncreas...
2 - Os compostos desta árvore mostraram atuar 10.000 vezes melhor, retardando o crescimento das células cancerosas do que a adriamicina, uma droga quimioterápica, normalmente utilizada no mundo.
3 - E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia, com o extrato do limão e bicabornato, destrói apenas as células malignas do câncer e não afeta as células saudáveis.
Instituto de Ciências da Saúde, L.L.C. 819 N. Charles StreetBaltimore, MD 1201.

Essa é uma homenagem à turma de cabelos brancos
    Um jovem muito arrogante, que estava assistindo a um jogo de futebol, tomou para si a responsabilidade de explicar a um senhor já maduro, próximo dele, porque era impossível a alguém da velha geração entender esta geração.
    "Vocês cresceram em um mundo diferente, um mundo quase primitivo!", o estudante disse alto e claro de modo que todos em volta pudessem ouvi-lo.

    "Nós, os jovens de hoje, crescemos com Internet , celular , televisão, aviões a jato, viagens espaciais, homens caminhando na Lua, nossas espaçonaves tendo visitado
Marte. Nós temos energia nuclear, carros elétricos e a hidrogênio, computadores com grande capacidade de processamento e ....," - fez uma pausa para tomar outro gole
de cerveja.
    O senhor se aproveitou do intervalo do gole para interromper a liturgia do estudante em sua ladainha e disse:
    - *Você está certo, filho. Nós não tivemos essas coisas quando éramos jovens porque estávamos ocupados em inventá-las. E você, um bostinha de merda arrogante dos dias de hoje, o que está fazendo para a próxima geração?

    *Foi aplaudido de pé !

                *ESTA É PRA REPASSAR MESMO!!!*







DE REPENTE 60 (ou 2x30)



Ao completar sessenta anos, lembrei do filme ?De repente 30?, em que

a adolescente, em seu aniversário, ansiosa por chegar logo à idade
adulta, formula um desejo e se vê repentinamente com trinta anos,
sem saber o que aconteceu nesse intervalo.

Meu sentimento é semelhante ao dela: perplexidade.


Pergunto a mim mesma: onde foram parar todos esses anos?


Ainda sou aquela menina assustada que entrou pela primeira vez na

escola, aquela filha desesperada pela perda precoce da mãe; ainda sou
aquela professorinha ingênua que enfrentou sua primeira turma, 
aquela virgem sonhadora que entrou na igreja, vestida de branco,
para um casamento que durou tão pouco!Ainda sou aquela mãe aflita 
com a primeira febre do filho que hoje tem mais de trinta anos.

Acho que é por isso que engordei, para caber tanta gente, é preciso 

espaço!

Passei batido pela tal crise dos trinta, pois estava ocupada demais lutando

 pela sobrevivência.

Os quarenta foram festejados com um baile, enquanto eu ansiava pela

aposentadoria na carreira do magistério, que aconteceu quatro anos
depois.

Os cinquenta me encontraram construindo uma nova vida, numa nova

 cidade, num novo posto de trabalho.

Agora, aos sessenta, me pergunto onde está a velhinha que eu esperava 

ser nesta idade e onde se escondeu a jovem que me olhava do espelho
todas as manhãs.

Tive o privilégio de viver uma época de profundas e rápidas 

transformações em todas as áreas: de Elvis Presley e Sinatra a Michael 
Jackson, de Beatles e Rolling Stones a Madonna, de Chico e Caetano a
Cazuza e Ana Carolina; dos anos de chumbo da ditadura militar às 
passeatas pelas diretas e empeachment do presidente a um novo país 
]misto de decepções e esperanças; da invenção da pílula e liberação
sexual ao bebê de proveta e o pesadelo da AIDS. Testemunhei a 
conquista dos cinco títulos mundiais do futebol brasileiro (e alguns 
vexames históricos).

Nasci no ano em que a televisão chegou ao Brasil, mas minha família só 

conseguiu comprar um aparelho usado dez anos depois e, por meio de 
suas transmissões,vi a chegada do homem à lua, a queda do muro de
Berlim e algumas guerras modernas.

Passei por três reformas ortográficas e tive de aprender a nova linguagem do computador e da internet. Aprendi tanto que foi por meio desta que conheci, aos cinquenta e dois anos, meu

companheiro, com quem tenho, desde então, compartilhado as aventuras
do viver.

Não me sinto diferente do que era há alguns anos, continuo tendo sonhos,

projetos, faço minhas caminhadas matinais com meu cachorro Kaká, 
pratico ioga, me alimento e durmo bem (apesar das constantes visitas
noturnas ao banheiro), gosto de cinema, música, leio muito, viajo para os
lugares que um dia sonhei conhecer.

Por dois anos não exerci qualquer atividade profissional, mas voltei a

orientar trabalhos acadêmicos e a ministrar algumas disciplinas em turmas
de pós-graduação, o que me fez rejuvenescer em contato com os alunos, 
que têm se beneficiado de minha experiência e com quem tenho 
aprendido muito mais que ensinado.

Só agora comecei a precisar de óculos para perto (para longe eu uso há 

muitos anos) e não tinjo os cabelos, pois os brancos são tão poucos que
 nem se percebe (privilégio que herdei de meu pai, que só começou a ficar
 grisalho após os setenta anos).

Há marcas do tempo, claro, e não somente rugas e os quilos a mais, mas 

também cicatrizes, testemunhas de algumas aprendizagens: a do
apêndice me traz recordações do aniversário de nove anos passado no
hospital; a da cesárea marca minha iniciação como mãe e a mais recente, 
do câncer de mama (felizmente curado), me lembra diariamente que a 
vida nos traz surpresas nem sempre agradáveis e que não tenho tempo a
perder.

A capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo diminuiu, lembro de

coisas que aconteceram há mais de cinquenta anos e esqueço as panelas 
no fogo.

Aliás, a memória (ou sua falta) merece um capítulo à parte: 

constantemente procuro determinada palavra ou quero lembrar o nome 
de alguém e começa a brincadeira de esconde-esconde. Tento fórmulas 
mnemônicas, recito o alfabeto mentalmente e nada! De repente, quando 
a conversa já mudou de rumo ou o interlocutor já se foi, eis que surge o 
nome ou palavra, como que 
zombando de mim...

Mas, do que é que eu estava falando mesmo?


Ah, sim, dos meus sessenta.


Claro que existem vantagens: pagar meia-entrada (idosos, crianças e 

estudantes têm essa prerrogativa, talvez porque não são considerados 
pessoas inteiras), atendimento prioritário em filas exclusivas, sentar sem 
culpa nos bancos reservados do metrô e a TPM passou a significar ?
Tranquilidade Pós-Menopausa?.

Certamente o saldo é positivo, com muitas dúvidas e apenas uma certeza:

 tenho mais passado que futuro e vivo o presente intensamente, 
em minha nova condição de mulher muito sex...agenária!-- Arlete Juliani










AQUARELA DAS IDADES



Envelhecer é o único meio de viver muito tempo.
A idade madura é aquela na qual ainda se é jovem,
porém com muito mais esforço.
O que mais me atormenta em relação às tolices de minha juventude, não é havê-las cometido...
É sim não poder voltar a cometê-las.
Envelhecer é passar da paixão para a compaixão.
Muitas pessoas não chegam aos oitenta porque perdem muito tempo tentando ficar nos quarenta.
Aos vinte anos reina o desejo, aos trinta reina a razão,
aos quarenta o juízo.
O que não é belo aos vinte, forte aos trinta, rico aos quarenta,
nem sábio aos cinquenta, nunca será nem belo,
nem forte, nem rico, nem sábio...
Quando se passa dos sessenta são poucas as coisas
que nos parecem absurdas.
Os jovens pensam que os velhos são bobos;
os velhos sabem que os jovens o são.
A maturidade do homem é voltar a encontrar a serenidade como aquela que se usufruía quando se era menino.
Nada passa mais depressa que os anos.
Quando era jovem dizia:
“verás quando tiver cinquenta anos”.
Tenho cinquenta anos e não estou vendo nada.
Nos olhos dos jovens arde a chama, nos olhos dos velhos brilha a luz.
A iniciativa da juventude vale tanto quanto a experiência dos velhos.
Sempre há um menino em todos os homens.
A cada idade lhe cai bem uma conduta diferente.
Os jovens andam em grupo, os adultos em pares
e os velhos andam sós.

Feliz é quem foi jovem em sua juventude
e feliz é quem foi sábio em sua velhice.
Todos desejamos chegar à velhice
e todos negamos que tenhamos chegado.
NÃO ENTENDO ISSO DOS ANOS:
QUE, TODAVIA, É BOM VIVÊ-LOS, NÃO TÊ-LOS.
Albert Camus
 




Coisas que a vida ensina depois dos 40

Amor não se implora, não se pede não se espera...

Amor se vive ou não.
Ciúmes é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você.
Animais são anjos disfarçados, mandados à terra por Deus para
mostrar ao homem o que é fidelidade.
Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.
As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você

 para os outros.
Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.
Água é um santo remédio.
Deus inventou o choro para o homem não explodir.
Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.
Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.
A criatividade caminha junto com a falta de grana.
Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.
Amigos de verdade nunca te abandonam.
O carinho é a melhor arma contra o ódio.
As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.
Há poesia em toda a criação divina.
Deus é o maior poeta de todos os tempos.
A música é a sobremesa da vida.
Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente.
Filhos são presentes raros.
De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças a cerca de suas ações.
Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas, chaves que
abrem portas para uma vida melhor
O amor... Ah, o amor...
O amor quebra barreiras, une facções,
destrói preconceitos,
cura doenças...
Não há vida decente sem amor!
E é certo, quem ama, é muito amado.
E vive a vida mais alegremente...
                             Artur da Távola




                                              


HOJE

Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida…
Decidi então que a partir do próximo amanhecer, vou mudar alguns 
detalhes para ser a cada novo dia, um pouquinho mais feliz. Para 
começar, não vou mais olhar para trás. O que passou é passado, 
se errei, agora não vou conseguir corrigir. Então, para que remoer
 o que passou? Refletir sobre aqueles erros, sim, e então fazer deles
 um aprendizado para o “meu hoje”…
Nem todas as pessoas que amo, retribuem meus carinhos como “eu”
gostaria. E daí? A partir do próximo amanhecer vou continuar a 
amá-las, mas não vou tentar mudá-las Pode ser até que ficassem como
 eu gostaria que fossem e deixassem de ser 
as pessoas que eu amo. Isso eu não quero. Mudo eu. Mudo meu 
modo de vê-las. Respeito seu modo de ser.
Mas não pense que vou desistir de meus sonhos, imagine!
A partir do próximo amanhecer, vou lutar com mais garra para que eles

 aconteçam.
Mas vai ser diferente. Não vou mais responsabilizar a mais ninguém por

minha felicidade.
EU VOU SER FELIZ!!!
Não vou mais parar a minha vida porque o que desejo não acontece, 
porque uma mensagem não chega, porque não ouço o que gostaria de 
ouvir. Vou fazer meu momento, vou ser feliz agora…
Terei outros dias pela frente!!!
Nunca mais darei muita importância aos problemas que não tenho 
conseguido resolver. A partir do próximo amanhecer, vou agradecer
 a Deus, todos os dias por me dar forças para viver, APESAR dos meus 
problemas. Chega de sofrer pelo que não consigo ter, pelo que não ouço
 ou não leio. Pelo tempo que não tenho e até de sofrer por antecipação,
 pensando sempre, apenas no pior.
A partir do próximo amanhecer, só vou pensar no que tenho de bom. 
Meus amigos, nunca mais precisarão me dar um ombro para chorar.
Vou aproveitar a presença deles para sorrir, cantar, para dividir 
felicidade. A partir do próximo amanhecer vou ser eu mesmo.
Nunca mais vou tentar ser um modelo de perfeição. Nunca mais vou 
sorrir sem vontade ou falar palavras amorosas por que acho que sei
 o que os outros querem ouvir.
A partir do próximo amanhecer vou viver minha vida, SEM MEDO DE

 SER FELIZ. Vou continuar esperando. Não, não vou esquecer ninguém.
Mas…
A partir do próximo amanhecer, quando a gente se encontrar, com 
certeza, vou te dar “aquele” abraço bem apertado, e com toda 
sinceridade dizer… GOSTO DE VOCÊ e tenho muito amor para lhe dar”.
Pense nisso!
A partir do próximo amanhecer…
A partir de hoje,de agora, porque hoje é um novo amanhecer!
O texto nos sugere mudança imediata e ininterrupta…
A cada manhã temos a oportunidade de mudar nossas vidas!
De rever nosso comportamento, de entregar nas mãos do Senhor

nossos problemas e seguir adiante, fazendo o que é necessário fazer,
sem medo e com muita coragem!
A cada manhã as misericórdias do Senhor se renovam em nossas vidas.

 A cada manhã temos a oportunidade de dar a volta por cima. Não 
simplesmente porque nós queremos, mas porque NOSSO Deus quer 
assim!
Os sonhos de Deus para nossas vidas são sonhos de vitória e não de

 derrota, de alegria e não de tristeza, de paz e não de guerra, de saúde
 e não de doença!
Neste ano que apenas se inicia tome posse desta verdade em sua vida.
Tenha CORAGEM de assumir essa nova realidade porque o primeiro passo

 para a vitória é nosso!
Quando acreditamos e marchamos liberamos o favor de Deus em nossas

 vidas e recebemos como recompensa o cumprimento de suas promessas.
E se por acaso, por algum motivo você se sente pequeno demais, impuro

 demais, culpado demais, lembre-se de Filipenses 3:13, que diz: 
“esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para
 as que estão diante de mim”.
Hoje o Senhor te chama a esquecer o passado, a deixar de lado todas

 as frustrações e fracassos…
O Senhor te chama para avançar ao encontro do que Ele tem preparado 

pra você. Os projetos de Deus para sua vida são de vitória e não de
 derrota, de alegria e não de tristeza, de paz e não de guerra, de saúde
e não de doença!
Creia nisso!
Que a partir de hoje, a cada amanhecer, você possa assumir a

postura daquele que avança para o alvo, porque só assim você 
será feliz!                     
                                                               Desconheço o autor





 









Alzheimer-Interessantíssimo - vale a pena ler mesmo 
que você não tenha este problema na família.Abs
 
Meu pai está com Alzheimer. Logo ele, que durante toda vida se dizia 
'o Infalível'. Logo ele, que um dia, ao tentar me ensinar matemática, 
disse que as minhas orelhas eram tão grandes que batiam no teto.
 Logo ele que repetiu, ao longo desses 54 anos de convivência, o nome
do músculo do pescoço que aprendeu quando tinha treze anos e que
nunca mais esqueceu: esternocleidomastóideo.

O diagnóstico médico ainda não é conclusivo, mas, para mim, basta saber

 que ele esquece o meu nome, mal anda, toma líquidos de canudinho, não consegue terminar uma frase, nem controla mais suas funções fisiológicas, e tem os famosos delírios paranóicos comuns nas demências tipo Alzheimer.

Aliás, fico até mais tranqüilo diante do 'eu não sei ao certo' dos médicos; prefiro isso ao 'estou absolutamente certo de que....', frase que me dá arrepios.

E o que fazer... para evitarmos essas drogas?

Como?

Lendo muito, escrevendo, buscando a clareza das idéias, criando novos

circuitos neurais que venham a substituir os afetados pela idade e pela
vida 'bandida'.

Meu conselho: é para vocês não serem infalíveis como o meu pobre pai;

não cheguem ao topo, nunca, pois dali só há um caminho: descer. 
Inventem novos desafios, façam palavras cruzadas, forcem a memória,
não só com drogas (não nego a sua eficácia, principalmente as 
nootrópicas), mas correndo atrás dos vazios e lapsos.

Eu não sossego enquanto não lembro do nome de algum velho conhecido,

 ou de uma localidade onde estive há trinta anos.. Leiam e se empenhem 
em entender o que está escrito, e aprendam outra língua, mesmo aos
sessenta anos.

Coloquem a palavra FELICIDADE no topo da sua lista de prioridades: 

7 de cada 10 doentes nunca ligaram para essas 'bobagens' e viveram
vidas medíocres e infelizes - muitos nem mesmo tinham consciência disso.

Mantenha-se interessado no mundo, nas pessoas, no futuro. Invente

novas receitas, experimente (não gosta de ir para a cozinha?
Hum... Preocupante). Lute, lute sempre, por uma causa, por um ideal, 

pela felicidade. Parodiando Maiakovski, que disse 'melhor morrer de
vodca do que de tédio', eu digo: melhor morrer lutando o bom combate 
do que ter a personalidade roubada pelo Alzheimer.

Dicas para escapar do Alzheimer:

Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro

mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão
de suas conexões.

Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000),

revelam que NEURÓBICA, a 'aeróbica dos neurônios', é uma nova forma
de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável,
criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu
cérebro. Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que,
apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem
um efeito perverso; limitam o cérebro. 
Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios 'cerebrais' que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da 
NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o 
cérebro a um trabalho adicional. Tente fazer um teste:

- use o relógio de pulso no braço contrário;
- escove os dentes com a mão contrária da de costume;
- ande pela casa de trás para frente; (vi na China o pessoal treinando

 isso num parque);
- vista-se de olhos fechados;
- estimule o paladar, coma coisas diferentes;
- veja fotos de cabeça para baixo;
- veja as horas num espelho;
- faça um novo caminho para ir ao trabalho.
A proposta é mudar o

 comportamento rotineiro!
Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o

seu cérebro. Vale a pena tentar!
Que tal começar a praticar agora, trocando o mouse de lado?





* VOCÊ SE ACHA INFELIZ ???


* Você acha que seu salário é baixo ?

* Você acha que tem poucos amigos ? ...

* Você pensa em desistir ?

* Você acredita que seu trabalho é exaustivo ?

* Você reclama sobre o seu sistema de transporte ?

*A vida é injusta com você ?

* Aproveite a sua vida como ela é. 
E lembre de sempre agradecer a Deus por 
tão grande generosidade e misericórdia.

 *Existem muitas coisas na vida 
que irão surpreender  seus olhos, 
mas poucas coisas irão surpreender  seu coração 

*odeia verduras? Eles morrem de fome..

*o carinho de seus pais cansa você? Eles não tem nenhum... 

*Enjoado dos mesmos jogos? Eles não tem opção!

*alguém te deu um adidas em vez de um Nike? Eles só tem uma marca!

*Não está agradecido por uma cama para dormir? Eles gostariam de
 não acordar!
*você ainda está reclamando?
*observe a sua volta e seja agradecido por tudo que você tem nessa 
vida passageira...
* nós somos afortunados, nós temos muito mais do que precisamos
 para ser feliz... 
Vamos tentar não alimentar esse ciclo sem fim de consumismo e
 imoralidade no qual essa sociedade 'moderna e avançada' esquece
e ignora os outros dois bilhões de irmãos e irmãs. 
* envie esta apresentação sem nenhuma obrigação ou expectativa
em receber sorte. 
Não a mantenha, envie-a e não será em vão.
* vamos reclamar menos e ajudar mais!

CERTEZAS

Não quero alguém que morra de amor por mim…
Só preciso de alguém que viva por mim, que queira estar junto de mim, 

me abraçando.
Não exijo que esse alguém me ame como eu o amo,
quero apenas que me ame, não me importando com que intensidade.
Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim…
Nem que eu faça a falta que elas me fazem, o importante pra mim é saber

 que eu, em algum momento, fui insubstituível…
E que esse momento será inesquecível..
Só quero que meu sentimento seja valorizado.
Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto, mesmo

quando a situação não for muito alegre…
E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao

meu redor.
Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém…
e poder ter a absoluta certeza de que esse alguém também pensa em

 mim quando fecha os olhos,
que faço falta quando não estou por perto.
Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras,
alguém me valoriza pelo que sou, não pelo que tenho…
Que me veja como um ser humano completo, que abusa demais dos
bons 

 sentimentos que a vida lhe proporciona, que dê valor ao que realmente 

importa, que é meu sentimento… e não brinque com ele.
E que esse alguém me peça para que eu nunca mude, para que eu nunca
cresça, para que eu seja sempre eu mesmo.
Não quero brigar com o mundo, mas se um dia isso acontecer, quero ter
forças suficientes para mostrar a ele que o amor existe…
Que ele é superior ao ódio e ao rancor, e que não existe vitória sem

 humildade e paz.
Quero poder acreditar que mesmo se hoje eu fracassar, amanhã será outro

dia,
e se eu não desistir dos meus sonhos e propósitos,
talvez obterei êxito e serei plenamente feliz.
Que eu nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas…
Que a esperança nunca me pareça um “não” que a gente teima em maquiá-lo

de verde e entendê-lo como “sim”.
Quero poder ter a liberdade de dizer o que sinto a uma pessoa, de poder
dizer a alguém o quanto ele é especial e importante pra mim,
sem ter de me preocupar com terceiros…
Sem correr o risco de ferir uma ou mais pessoas com esse sentimento.
Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão…
Que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades e às pessoas,
que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim…
e que valeu a pena.     Mário Quintana





MINIMAMENTE FELIZ

"A felicidade, ao contrário do que nos ensinaram os contos de fadas e
os filmes de Hollywood, não é um estado mágico e duradouro.
        Na vida real, o que existe é uma felicidade homeopática, distribuída 
em conta-gotas.
        Um pôr-de-sol aqui, um beijo ali, uma xícara de café recém-coado,
 um livro que a gente não consegue fechar.
        São situações e momentos que vamos empilhando com o cuidado e 
a delicadeza que merecem alegrias de pequeno e médio porte e até 
grandes (ainda que fugazes) alegrias.
       'Eu contabilizo tudo de bom que me aparece', sou adepto da felicidade
 homeopática.
       Tenho consciência de que são momentos de felicidade e vivo cada 
segundo.
       Alguns crescem esperando a felicidade com maiúsculas e na primeira
 pessoa do plural: Dá pra ser feliz no singular: Podemos viver momentos 
ótimos mesmo não estando acompanhados e que não tem sentido 
esperar até que um fato mágico nos faça felizes.
       E faz parte da minha 'dieta de felicidade' o uso moderadíssimo da 
palavra 'quando'.
       Aquela história de 'quando eu ganhar na Mega Sena', quando eu
 tiver um emprego fabuloso'. Tudo isso serve apenas para nos distrair 
e nos fazer esquecer da felicidade de hoje.
       Como tantos já disseram tantas vezes, aproveite o momento.
       E quem for ruim de contas, recorra à calculadora para ir somando
 as pequenas felicidades.
       Podem até dizer que nos falta ambição, que essa soma de pequenas
 alegrias é uma operação matemática muito modesta para os nossos
 tempos.
       Que digam.
       Melhor ser minimamente feliz várias vezes por dia do que viver
 eternamente em compasso de espera."

                                                                     Leila Ferreira




A TRANQUILIDADE DAS OVELHAS

A noite estava escura, céu sem estrelas. De vez em quando ouvia-se o 
uivo de um lobo bem longe, misturado com o barulho do vento. As crianças
 reunidas na tenda do Mestre Benjamin estavam com medo. Mestre 
Benjamim sentiu o medo nos seus olhos. Foi então que uma delas 
perguntou:
- Mestre Benjamim, há um jeito de não ter medo? Medo é tão ruim!
Mestre Benjamim respondeu:
- Há sim... E ficou quieto.
Veio então a outra pergunta:
- E qual é esse jeito?
- É muito fácil. É só pensar como as ovelhas pensam...
- Mas como é que vou saber o que as ovelhas estão pensando?
Mestre Benjamim respondeu:
- Quando durante a noite, as ovelhas estão deitadas na pastagem, os

 lobos estão à espreita. E eles uivam. As ovelhas têm medo. Mas aí,
 misturado ao uivo dos lobos, elas ouvem a música mansa de uma flauta.
 É o pastor que cuida delas e não dorme nunca. Ouvindo a música da flauta elas pensam:
Há um pastor que me protege. Ele me leva aos lugares de grama verde 

e sabe onde estão as fontes de águas límpidas. Uma brisa fresca refresca 
a minha alma. Durante o dia ele me pega no colo e me conduz por trilhas
 amenas. Mesmo quando tenho de passar pelo vale escuro da morte eu 
não tenho medo. A sua mão e o seu cajado me tranqüilizam. Enquanto
 os lobos uivam, ele me dá o que comer. Passa óleo perfumado na minha
 cabeça para curar minhas feridas. E me dá água fresca para sarar o 
meu cansaço. Com ele não terei medo, eternamente... (Salmo 23, 
paráfrase)
Mestre Benjamim parou de falar. Os olhos de todas as crianças 

estavam nele. Foi então que uma delas levantou a mão e perguntou:
- E os lobos? Eles vão embora? Eles morrem?
- Os lobos continuam a uivar. E continuam a ser perigosos. O pastor

 não consegue espantar todos eles. E por vezes eles atacam e matam. 
Mas as ovelhas, ouvindo a música da flauta do pastor dormem sem medo,
não porque não haja mais perigo, mas a despeito do perigo. Não há jeito
de acabar com o perigo. Mas há um jeito de acabar com o medo. 
Coragem é isso: dormir sem medo a despeito do perigo...
As crianças voltaram para suas tendas e dormiram sem medo, pensando

 nos pensamentos das ovelhas. De vez em quando, lá fora, ouvia-se o 
uivo de um lobo faminto. Desde então, tornou-se costume contar 
ovelhinhas para dormir.


Texto de Rubem Alves, do livro: “Perguntaram-me se acredito em Deus”.





O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE...

O que eu tenho não me pertence, embora faça parte de mim. Tudo o
 que sou me foi um dia emprestado pelo Criador para que eu possa dividir
 com aqueles que entram na minha vida. Ninguém cruza nosso caminho
 por acaso e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão. 
Há muito o que dar e o que receber; há muito o que aprender, com 
experiências boas ou negativas. Tente ver as coisas negativas que
 acontecem com você como algo que aconteceu por uma razão precisa.
E não se lamente pelo ocorrido; além de não servir de nada reclamar,

 isso vai te vendar os olhos, dificultando assim, continuar seu caminho. 
Quando não conseguimos tirar da cabeça que alguém nos feriu, estamos
 somente reavivando a ferida, tornando-a muitas vezes bem maior do
 que era no início. Nem sempre as pessoas nos ferem voluntariamente. 
Muitas vezes somos nós que nos sentimos feridos e a pessoa nem mesmo
 percebeu; e nos sentimos decepcionados porque aquela pessoa não
 correspondeu às nossas expectativas. E sabemos lá quais eram as nossas
 expectativas? Decepcionamo-nos e decepcionamos outras pessoas
 também. Mas, claro, é bem mais fácil pensar nas coisas que nos atingem. 
Quando alguém te disser que te magoou sem intenção, acredite nela! 
Vai te fazer bem. Assim, talvez, ela poderá entender quando você, 
sinceramente, disser que "foi sem querer". Dê de você mesmo o quanto
 puder! Sabe, quando você se for, a única coisa que vai deixar é a
 lembrança do que fez aqui. Seja bom, tente dar sempre o primeiro passo
 para a reconciliação, nunca negue uma ajuda ao seu alcance, perdoe e 
dê de você mesmo. Seja uma bênção a todos que o cercam! Deus não 
vem em pessoa para abençoar, Ele usa os que 
estão aqui dispostos a cumprir essa missão. Todos nós podemos ser Anjos. 
A eternidade está em nossas mãos. Viva de maneira honrada, para que
 quando envelhecer, você possa falar só coisas boas do passado e sentir
 assim, prazer uma segunda vez ... e ter a certeza de que quando você
 se for, muito de você ainda fique naqueles que tiveram a boa ventura de 
te encontrar.
                                                        Chico Xavier


PARA VIVER MELHOR

Dê mais às pessoas, MAIS do que elas esperam, e faça com alegria.
· Decore seu poema favorito.
· Não acredite em tudo que você ouve, gaste tudo o que você tem e durma 

tanto quanto você queira.
· Quando disser "Eu te amo" olhe as pessoas nos olhos.
· Fique noivo pelo menos seis meses antes de se casar.
· Acredite em amor à primeira vista.
· Nunca ria dos sonhos de outras pessoas.
· Ame profundamente e com paixão.
· Você pode se machucar, mas é a única forma de viver a vida completamente.
· Em desentendimento, brigue de forma justa, não use palavrões.
· Não julgue as pessoas pelo seus parentes.
· Fale devagar mas pense com rapidez.
· Quando alguém perguntar algo que você não quer responder, sorria e pergunte: "Porque você quer saber?".
· Lembre-se que grandes amores e grandes conquistas envolvem riscos.
· Ligue para sua mãe.
· Diga "saúde" quando alguém espirrar.
· Quando você se deu conta que cometeu um erro, tome as atitudes necessárias.
· Quando você perder, não perca a lição.
· Lembre-se dos três Rs: Respeito por si próprio, respeito ao próximo e responsabilidade pelas ações.
· Não deixe uma pequena disputa ferir uma grande amizade.
· Sorria ao atender o telefone, a pessoa que estiver chamando ouvirá isso em sua voz.
· Case com alguém que você goste de conversar. Ao envelhecerem suas aptidões de conversação serão tão importantes quanto qualquer outra.
· Passe mais tempo sozinho.
· Abra seus braços para as mudanças, mas não abra mão de seus valores.
· Lembre-se de que o silêncio, às vezes, é a melhor resposta.
· Leia mais livros e assista menos TV.
· Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e olhar para trás, você poderá aproveitá-la mais uma vez.
· Confie em Deus, mas tranque o carro.
· Uma atmosfera de amor em sua casa é muito importante. Faça tudo que puder para criar um lar tranquilo e com harmonia.
· Em desentendimento com entes queridos, enfoque a situação atual.
· Não fale do passado.
· Leia o que está nas entrelinhas.
· Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade.
· Seja gentil com o planeta.
· Reze. Há um poder incomensurável nisso.
· Nunca interrompa enquanto estiver sendo elogiado.
· Cuide da sua própria vida.
· Não confie em alguém que não fecha os olhos enquanto beija.
· Uma vez por ano, vá a algum lugar onde nunca esteve antes.
· Se você ganhar muito dinheiro, coloque-o a serviço de ajudar os outros, 

enquanto você for vivo. Esta é a maior satisfação de riqueza.
· Lembre-se que o melhor relacionamento é aquele em que o amor de um 

pelo outro é maior do que a necessidade de um pelo outro.
· Julgue seu sucesso pelas coisas que você teve que renunciar para 

conseguir.
· Lembre-se de que seu caráter é seu destino.
· Usufrua o amor e a culinária com abandono total. Dalai Lama

 

 Sopre as Cinzas!!!


Quem feriu você, já feriu e já passou.
Lá na frente encontrará o inevitável retorno e pelas mãos de outrém será 

ferido também.
A vida se encarregará de dar-lhe o troco e você, talvez, jamais fique 

sabendo.
O que importa de verdade é o que você sentiu e, mais importante, é o que

ainda você sente...MÁGOA? RANCOR? RESSENTIMENTO? ÓDIO?
Você consegui perceber que esses sentimentos foram escolhidos por você???
Somos nós que escolhemos o que sentir diante das agressões e de ofensas.
Quem nós faz mal é responsável pelo seu ato, mas nós somos responsáveis pelo que sentimos.
Essa responsabilidade tem a ver com o AMOR que sentimos por nós mesmos.
O ofensor fez o que fez e o momento passou, mas o que ficou ai dentro de você?
Mágoa - você sabia que de todas as drogas, ela é a mais cancerígena?
Pela sua própria saúde, JOGUE-A FORA.
Rancor - ele é como um alimento preparado com veneno irreconhecível. 

Dia mais, dia menos, você poderá contrair doenças cujas origens nem 
suspeitará.
Ressentimento - pois imagine-se vivendo dentro de um ambiente poluído, 

enfumaçado, repleto de bactérias e de incontáveis tipos de virus. É isso 
que seu coração e seus pulmões estão tentando aguentar.
Até quando você acha que eles vão resistir?
Ódio - seus efeitos são paralisantes. Seu sistema imunológico entrará em 

conflito com esse venono, que com o tempo poderá colocar você face a 
face com a morte e talvez, muito tarde você venha a perceber que melhor 
seria ter deixado que seu agressor colhesse os frutos do próprio plantio.
Para o seu bem...PERDOE.
O perdão o libertará e o fará livre para ser feliz.
Esqueça o mal que lhe foi feito.
Deixe que seu ofensor lembre-se dele através das consequências com que,

certamente, virá arcar.
Mude seu destino...seja o comandante da sua NAU!!!
Escolha o melhor caminho para sua "VIAGEM"
E se outras vezes o ferirem, PERDOE...PERDOE.
PradoMara Cristina





QUANDO ME AMEI DE VERDADE

Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, 
eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.
E então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.
Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.
Hoje sei que isso é...Autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de... Amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é... Respeito.
Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse 

saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para 
baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama... Amor-próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti 

de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio 

ritmo.
Hoje sei que isso é... Simplicidade.
Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com 

isso, errei muitas menos vezes.
Hoje descobri a... Humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de 

preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a 
vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me 

atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu 
coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é... Saber viver!!!
Charles Chaplin


FELIZ OLHAR NOVO


 O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história.

O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o aqui e o agora.

Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove 
demais...

Mas, pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez 
ao dia?

Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão 
na ida pro trabalho? Quero viver bem.

O ano que passou foi um ano cheio.

Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e 
desilusões. Normal.

Às vezes se espera demais das pessoas. Normal.

A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor machucou. 
Normal.

O próximo ano não vai ser diferente.

Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a 
natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, 
mas e aí? Fazer o quê? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com 
sua esperança?

O que eu desejo para todos nós é sabedoria!

E que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência!

Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado. Ele passou 
na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim...

Entender o amigo que não merece nossa melhor parte. Se ele decepcionou,
passe-o para a categoria três, a dos colegas. Ou mude de classe, 
transforme-o em conhecido. Além do mais, a 
gente, provavelmente, também já decepcionou alguém.

O nosso desejo não se realizou? Beleza, não tava na hora, não deveria ser 
a melhor coisa pra esse momento: CUIDADO COM SEUS DESEJOS, ELES 
PODEM SE TORNAR REALIDADE.

Chorar de dor, de solidão, de tristeza faz parte do ser humano. Não 
adianta lutar contra isso. Mas se a gente se entende e permite olhar o 
outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes.

Desejo para todo mundo esse olhar especial.

O próximo ano pode ser um ano especial, muito legal, se entendermos 
nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas 
podemos melhorar.Somos egoístas, mas podemos entender o outro.

O próximo ano pode ser o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular... ou...
Pode ser puro orgulho!
Depende de mim, de você!
Pode ser.
E que seja!!!
Feliz olhar novo!!!

Que a virada do ano não seja somente uma data, mas um momento para
 repensarmos tudo o que fizemos e que desejamos, afinal sonhos e
 desejos podem se tornar realidade somente se fizermos jus e 
acreditarmos neles!

compartilho este texto do Drumond, com os amigos, desejando 2012 muito 
especial. É muito bom  podermos estar todos juntos.

  UM GRANDE HOMEM

Nós homens nos caracterizamos por ser o sexo forte, embora muitas
vezes caiamos por debilidade.
Um dia, minha irmã chorava em sua casa..
Com muita saudade, observei que meu pai chegou perto dela e perguntou 
o motivo de sua tristeza.
Escutei-os conversando por horas, mas houve uma frase tão especial que 
meu pai disse naquela tarde, que até o dia de hoje ainda me recordo a 
cada manhã e que me enche de força.
Meu pai acariciou o rosto dela e disse:
“Minha filha, apaixone-se por Um Grande Homem e nunca mais voltará a 
chorar”.
Perguntei-me tantas vezes, qual era a fórmula exata para chegar a ser 
esse grandehomem e não deixar-me vencer pelas coisas pequenas..
Com o passar dos anos, descobri que se tão somente todos nós homens 
lutássemos por ser grandes de espírito, grandes de alma e grandes de 
coração,
O mundo seria completamente diferente!
Aprendi que um Grande Homem… não é aquele que compra tudo o que 
deseja, porque muitos de nós compramos com presentes a afeição e o 
respeito daqueles que nos cercam.
Meu pai lhe dizia:
“Não se apaixone por um homem que só fale de si mesmo, de seus 
problemas, sem preocupar-se com você… Enamore-se de um homem que 
se interesse por você, que conheça suas forças, suas ilusões, suas 
tristezas e que a ajude a superá-las.
Não creia nas palavras de um homem quando seus atos dizem o oposto.
Afaste de sua vida um homem que não constrói com você um mundo
 melhor.. . Ele jamais sairá do seu lado, pois você é a sua fonte de energia..
Foge de um homem enfermo espiritual e emocionalmente, é como um 
câncer, matará tudo o que há em voce
( emocional, mental, física, social e economicamente)
“Não dê atenção a um homem que não seja capaz de expressar seus 
sentimentos, que não queira lhe dar amor.
Não se agarre a um homem que não seja capaz de reconhecer sua beleza
interior e exterior e suas qualidades morais.
Não deixe entrar em sua vida um homem a quem tenha que adivinhar o 
que quer, porque não é capaz de se expressar abertamente.
Não se enamore de um homem que ao conhecê-lo, sua vida tenha se 
transformado em umproblema a resolver e não em algo para desfrutar”.
Não se apaixone por um homem que demonstre frieza, insensibilidade, 
falta de atenção com você, corra léguas dele.
“Não creia em um homem que tenha carências afetivas de infância e que 
trata de preenche-las com a infidelidade, culpando-a, quando o problema 
não está em você, e sim nele, porque não sabe o que quer da vida, nem 
quais são suas prioridades”.
Por que querer um homem que a abandonará se você não for como ele 
pretendia, ou se já não é mais “ útil ”? …
Por que querer um homem que a trocará por um cabelo ou uma cor de 
pele diferente, ou por uns olhos claros, ou por um corpo mais esbelto?
Por que querer um homem que não saiba admirar a beleza que há em 
voce, a verdadeira beleza… a do coração?
Quantas vezes me deixei levar pela superficialidade das coisas, deixando 
de lado aqueles que realmente me ofereciam sua sinceridade e integridade 
e dando mais importância a quem não valorizava meu esforço?
Custou-me muito compreender que GRANDE HOMEM não é aquele que 
chega no topo, nem o que tem mais dinheiro, casa, automóvel, nem quem 
vive rodeado de mulheres, nem muito menos o mais bonito.
Um grande homem, é aquele ser humano transparente, que não se refugia atrás de cortinas de fumaça, é o que abre seu CORAÇÃO sem rejeitar a realidade, é quem admira uma mulher por 
seus alicerces morais e grandeza interior.
Um grande homem é o que cai e tem a suficiente força para levantar-se e 
seguir lutando…
Hoje minha irmã está casada e feliz, e esse Grande Homem com quem se 
casou, não era nem o mais popular, nem o mais solicitado pelas mulheres, 
nem o mais rico ou o mais bonito.
Esse Grande Homem é simplesmente aquele que nunca a fez chorar… É 
QUEM NO LUGAR DE LÁGRIMAS LHE ROUBOU SORRISOS…
Sorrisos por tudo que viveram e conquistaram juntos, pelos triunfos 
alcançados, por suas lindas recordações e por aquelas tristes lembranças 
que souberam superar, por cada alegria que repartem e pelos 3 filhos que 
preenchem suas vidas.
Esse Grande Homem ama tanto a minha irmã que daria o que fosse por ela 
sem pedir nada em troca…
Esse Grande Homem a quer pelo que ela é, por seu coração e pelo que são
 quando estão juntos.
Aprendamos a ser um desses Grandes Homens, para vivenciar os anos 
junto de uma Grande Mulher e NADA NEM NINGUÉM NOS PODERÁ 
VENCER! 
                                                  Arnaldo Jabor 






DIGA NÃO AO ABORTO!

  1. Teste de gravidez
  2. O que você recomendaria, ou acha que deveria ser feito perante os
  3.  seguintes cinco casos de gravidez?
    • O pai é asmático, a mãe está tuberculosa. Têm quatro filhos. 
    • O primeiro é cego, o segundo é surdo, o terceiro morreu e o 
    • quarto tem tuberculose. A mãe está grávida de novo.
    • Você recomendaria o aborto nesta situação?
    • Um homem branco viola uma menina negra de 13 anos e esta 
    • ficou grávida. Se você fosse o pai desta jovem.
    • Você recomendaria o aborto?
    • Uma senhora está grávida; já tem muitos filhos, dois deles 
    • morreram, o seu esposo está na guerra e a ela resta-lhe pouco
    •  tempo de vida.
    • Você recomendaria o aborto a esta senhora?
    • Um pastor e a sua esposa enfrentam problemas econômicos
    • muito fortes, já têm 14 filhos, são realmente pobres. 
    • Considerando a sua extrema indigência.
    • Você recomendaria à esposa desse pastor que abortasse o seu 
    • décimo quinto filho?
    • Uma jovem está grávida; não está casada e o seu noivo não é o 
    • pai do bebê que está esperando.
    • Você recomendaria que ela abortasse?
    Conclusões: Se você respondeu que SIM em alguma das situações 
  4. anteriores, leia a seguir:
  5. Você teria ajudado a matar um dos músicos mais brilhantes do 
  6. universo: No primeiro caso: O pai asmático e a mãe tuberculosa, 
  7. tiveram quatro filhos: o primeiro cego, o segundo surdo, o terceiro 
  8. morreu e o quarto tinha tuberculose. A mãe estava grávida de novo. 
  9. Beethoven.
  10. Você teria ajudado a matar uma das cantoras negras mais famosas 
  11. do mundo: No segundo caso: Um homem branco viola uma menina 
  12. negra de 13 anos e esta ficou grávida. Ethel Walters
  13. Você teria ajudado a matar um homem que foi enviado por Deus para 
  14. atuar na história da humanidade: No terceiro caso: Uma senhora está 
  15. grávida; já tem muitos filhos, dois deles morreram, o seu esposo está 
  16. na guerra e a ela resta-lhe pouco tempo de vida . João Paulo II
  17. Você teria ajudado a matar um dos grande pregadores do século 
  18. passado: No quarto caso: Um pastor e a sua esposa enfrentam 
  19. problemas econômicos muito fortes, já têm 14 filhos, são realmente 
  20. pobres . John Wesley
  21. Sabem que você teria ajudado a matar? No quinto caso: Uma jovem está grávida; não está casada e o seu noivo não é o pai do bebê que está esperando . JESUS CRISTO

Tudo tem som!!

Você já escutou o som de uma plantinha quando cresce?

Já ouviu o som de uma flor que se abre à luz do sol? Escutou o som da 

sombra da noite, quando envolve a terra na sua escuridão? Já sentiu a leveza da aurora quando, ao amanhecer, pousa sobre o mundo a sua luz?

Se você ainda não se deu tempo para escutar a natureza...

Ao menos captou o movimento de sua mente quando se abre para a 

compreensão de uma palavra? Já percebeu a beleza de uma expressão carinhosa, quando desliza da mente até o coração?

É possível que toda esta realidade já esteja envolvendo sua vida. Pode ser 

também que você ainda não tenha desenvolvido tal
sensibilidade... para crer sem ver.

Assim é no plano da fé. É a fé que nos faz ver o invisível e experienciar a 

sua realidade: Deus ama você. Ele enviou seu filho Jesus para indicar-lhe o 
caminho da salvação. Jesus deu sua vida para que ninguém permanecesse 
na morte.

Com sua ressurreição revelou e nos trouxe aquela vida nova que, no 

profundo de seu coração, você deseja viver. Cada dia de sua vida sintonize 
o que Jesus fez por você! Descubra a beleza da fé... agarre a força da 
esperança... sintonize o sentido profundo desta vida nova...

E corra... Para testemunhar a outros esta maravilha!

Jesus é paz, mansidão,sorriso sincero, alegria, carinho, luz.... Amor!!!
                                                               Autor desconhecido 



Deus, fale comigo.

 Um homem sussurrou: Deus, fale comigo.
E um rouxinol começou a cantar
Mas o homem não ouviu.


Então o homem repetiu:
Deus, fale comigo!
E um trovão ecoou nos céus
Mas o homem foi incapaz de ouvir.


O Homem olhou em volta e disse:
Deus, deixe-me vê-lo
E uma estrela brilhou no céu
Mas o homem não a notou.


O homem começou a gritar:
Deus, mostre-me um milagre
E uma criança nasceu
Mas o homem não sentiu o pulsar da vida.


Então o homem começou a chorar e a se desesperar:
Deus toque-me e deixe-me sentir
que você está aqui comigo…
E uma borboleta pousou suavemente
Em seu ombro
O homem espantou a borboleta com a mão e desiludido
Continuou o seu caminho triste, sozinho e com medo.


Até quando teremos que sofrer para ver que Deus está sempre conosco
Até quando manter os olhos e corações fechados para o milagre da vida 

que é DEUS.



"Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: `Pai, começa o começo!´. O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.
Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, ao menos, "começar o começo" de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas `tangerinas´ são outras. Preciso `descascar´ as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.
Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis...
Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para `começar o começo´ era o que me dava certeza que conseguiria chegar até o último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.
Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus: `Pai, começa o começo!´. Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ou encontraremos pela frente neste ano. Sei apenas que o Amor Eterno de Deus nos acolhe sempre que for preciso: `Pai, começa o começo!´.                                          
                                                               Autor desconhecido

Quem faz você feliz?

 Em um encontro de casais, alguém perguntou a uma das esposas presentes, se o marido a fazia feliz de verdade. E, para grande espanto do marido e dos demais presentes, ela respondeu:
 - Não, o meu marido não me faz feliz! (nesse momento o marido já procurava a porta de saída mais próxima). E ela continuou:
 - Meu marido nunca me fez feliz! Eu sou feliz. O fato de eu ser feliz ou não, não depende dele e sim de mim. Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade!
 - Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida, pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância sobre a face da terra, eu estaria com sérios problemas.
 - Tudo que existe nesta vida, muda constantemente: o ser humano, as riquezas, o meu corpo, o clima, o meu chefe, os prazeres, os amigos, minha saúde física e mental. E assim eu poderia citar uma lista interminável. Eu decido ser feliz! Se tenho hoje minha casa vazia ou cheia: Sou feliz!
 - Se vou sair acompanhada ou sozinha: Sou feliz! Se meu emprego é bem remunerado ou não: Sou feliz! Sou casada, mas era feliz quando estava solteira. Eu sou feliz por mim mesma.
 - As demais coisas, pessoas, momentos ou situações eu chamo de experiências que podem ou não me proporcionar momentos de alegria e tristeza. Quando alguém que eu amo morre, eu sou uma pessoa feliz num momento inevitável de tristeza. Aprendo com as experiências passageiras e vivo as que são eternas como amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar e consolar!
 - Há pessoas que dizem: - Hoje não posso ser feliz porque estou doente, porque não tenho dinheiro, porque faz calor, porque alguém me insultou, porque alguém deixou de me amar, ou porque eu não soube me dar valor, porque meu marido não era como eu esperava, porque meu emprego é medíocre e por ai vai.
 - Amo a vida que tenho, mas não porque minha vida é mais fácil do que a dos outros. É porque eu decidi ser feliz como individuo e me responsabilizo por minha felicidade.
 - Quando eu tiro essa obrigação do meu marido e de qualquer outra pessoa, deixo-os livres do peso de me carregar nos ombros. A vida de todos fica muito mais leve. E é dessa forma que consegui um casamento bem sucedido ao longo de tantos anos.
 - Nunca deixe nas mãos de alguém uma responsabilidade tão grande, quanto a de assumir e promover sua felicidade! Seja feliz, mesmo que faça calor, mesmo que esteja doente, mesmo que não tenha dinheiro, mesmo que alguém tenha lhe machucado, mesmo que alguém não lhe ame ou não lhe dê o devido valor.
 - Peça apenas a DEUS que lhe dê serenidade para aceitar coisas que você não pode mudar, coragem para modificar aquelas que podem ser mudadas e sabedoria para conseguir reconhecer a diferença que existe entre elas.
 
 Eu, particularmente, peço a DEUS que coloque na minha boca um largo sorriso e me dê condições de dizer:
- Ninguém me faz infeliz sem meu próprio consentimento! 

                   OS SEGREDOS DAS PESSOAS QUE NUNCAADOECEM 

Beber água mesmo sem ter sede
 A água está para o corpo humano assim como o combustível para o carro. Isso porque, sem manter os nossos níveis hídricos sempre abastecidos, todo o organismo sofre. O líquido ajuda a aumentar a saciedade, evitando compulsões que podem levar ao sobrepeso e ao aparecimento de diversas doenças, ao mesmo tempo que mantém a saúde do sistema renal. "É o baixo consumo de água que resulta em urina concentrada e na maior precipitação de cristais, justamente o que leva à formação das pedras nos rins", adverte a nutricionista amanda epifânio Pereira, do Centro Integrado de Terapia Nutricional. sucos naturais, chás e água de coco também podem ser usados. 
Ir ao dentista regularmente
 A boca é como um espelho a refletir a saúde do organismo. Daí a importância de permitir que um profissional a examine a cada seis meses. "Muitas doenças sistêmicas, como diabetes, alterações hormonais e lesões cancerígenas podem ser detectadas numa consulta de rotina", diz o periodontista Cesário Antonio Duarte, professor da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, o tratamento das cáries deixa o organismo protegido contra inúmeras doenças. "Cáries não tratadas podem se tornar a porta de entrada para micro-organismos, que poderão atingir órgãos nobres como coração, rins e pulmões", alerta o especialista. 
Ingerir mais nozes
 Bateu aquela fome de fim de tarde? Experimente comer duas unidades de nozes todos os dias. Esse é um dos segredos dos Adventistas da Califórnia. Cerca de 25% deles comem nozes cinco vezes por semana. E diminuíram pela metade o risco de problemas cardíacos. 
Temperar com alho
"Ele melhora a saúde do coração, diminui os níveis de colesterol, a pressão arterial e potencializa as nossas defesas", afirma a nutricionista funcional Gabriela Soares Maia.

Comer mais frutas
Aumentar o consumo de produtos de origem vegetal é uma das medidas mais significativas na preven E7ão de doenças crônicas. A prática foi observada em pelo menos quatro das cinco Blue Zones e é fácil entender o porquê. "Frutas, legumes e verduras possuem uma quantidade de vitaminas antioxidantes, boas gorduras e fibras que supera em muito a dos alimentos industrializados", diz Ísis Tande da Silva, do Ganep Nutrição Humana. 
Fracionar a dieta
 Comer mais vezes ao dia e optar por porções menores é um jeito inteligente de manter o peso estável. "Os jejuns prolongados desencadeiam uma fome tão intensa que é fácil se exceder nas refeições", explica a endocrinologista Ellen Simone Paiva, do Centro Integrado de Terapia Nutricional. Quando dividimos a nossa alimentação diária em cinco ou seis refeições, também estamos dando uma forcinha ao processo de digestão e ao intestino, evitando sobrecargas.

Levantar peso
A ideia não é apenas ficar forte. "Um dos principais benefícios é o aumento da densidade óssea, auxiliando na prevenção da osteoporose e na reversão da sarcopenia (diminuição no número de sarcômero, a unidade do músculo esquelético). Isso evita a incapacidade funcional, muito comum em idades avançadas", diz Ricardo Zanuto, fisiologista e professor de Educação Física das Faculdades Integradas de Santo André. 
Celebrar a vida
 Não espere algo de extraordinário acontecer, mas acostume-se a comemorar as pequenas vitórias. Essa é a receita de longevidade dos italianos que vivem na Sardenha, uma das Blue Zones. Eles chamam a atenção pela disposição que têm para festejar tudo e todos. 
Cultivar a sua fé
 "A religião empresta sentido às buscas e conquistas do ser humano, dá uma nova dimensão às vitórias e também às perdas. Além disso, orienta e ajuda as pessoas a tomar decisões difíceis", explica Jorge Claudio Ribeiro, professor de Teologia da PUC-SP. 
Pegar leve com as carnes vermelhas
 Embora sejam importantes fontes de ferro, são alimentos de difícil digestão e, portanto, retardam o funcionamento intestinal. Então, se você é do tipo que não pode viver sem um bifinho, contente-se com um filé médio por dia. 
Praticar mais atividade aeróbica
 Pode ser uma caminhada ou uma corrida. Esse tipo de exercício tem impacto direto sobre os fatores de risco associados à hipertensão, ao diabetes e à obesidade. "A prática regular melhora a força e a flexibilidade, fortalece ossos e articulações, facilita a perda de peso e diminui o colesterol", afirma Zanuto. 
Encontrar a sua tribo
 Se você gosta de esportes, certamente irá sentir-se bem com amigos que também gostam. Portanto, faça um esforço para encontrar pessoas com quem possa compartilhar e trocar ideias. "Uma das atitudes mais importantes para garantir a longevidade é cercar-se de pessoas que vão lhe dar suporte e que conectam ou reconectam você com o sentido maior que você dá à sua vida", diz Dan Buettner. 
Ser agradável
 Facilita a convivência social e cria vínculos com pessoas que poderão apoiá-lo quando necessário. Mas como tornar-se uma pessoa agradável? O autor Dan Buettner é quem responde: "Para isso, é preciso ser interessado e não apenas interessante. Pessoas simpáticas perguntam a você como está em vez de falarem apenas de si mesmas". 
Apostar nos integrais
 Não basta comer pão integral. Com um pouco de criatividade, é possível incluir a farinha e aveia integrais na preparação de inúmeros pratos. Quer um bom motivo para fazer isso? Pois saiba que os alimentos não processados oferecem um aporte muito maior de nutrientes. "No processo de refinamento, o germe dos grãos são retirados, restando praticamente o amido", explica a nutricionista Patrícia Morais de Oliveira, do Ganep. 
Ter atitudes positivas
 "As emoções fazem parte daquilo que somos e, portanto, somos                                                            capazes de provocar reações físicas muito claras. As positivas curam e determinam uma maior e melhor qualidade de vida", diz Armando Ribeiro das Neves Neto. 
Emagrecer a despensa
 Na hora da compra, elimine os alimentos que possuem qualquer quantidade de gordura trans e evite os que contêm gorduras saturadas. E por um motivo simples: as chamadas gorduras ruins têm relação com o aumento dos níveis de colesterol LDL e triglicérides, fazendo crescer o risco de infarto e de acidente vascular cerebral. "Além dos industrializados, convém tomar cuidado com os alimentos de origem animal, como carnes gordas", alerta a nutricionista Andréia Naves, da VP Consultoria Nutricional. 
Apagar o cigarro
 Quem tem menos 40 anos e fuma até 20 cigarros por dia tem quatro vezes mais chances de infartar. Agora, se o consumo for maior, o risco sobe 20 vezes. A explicação é simples: as substâncias do cigarro levam à contração dos vasos sanguíneos, à aceleração dos batimentos cardíacos, além abaixar o HDL, que age como um protetor das artérias. 
Ouvir a sua música
 A musicoterapeuta Maristela Smith, das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), tem uma receita interessante para quem quer tirar proveito da terapia da música. "Faça um CD com as músicas que marcaram positivamente a sua vida para criar a sua identidade sonora musical. Escute-o regularmente, principalmente quando estiver precisando melhorar o astral", ensina a especialista.

Curtir os animais

Mesmo que não possa ter um em casa, descubra aqueles com os quais possui mais afinidades e dê a si mesmo a oportunidade de tocá-los. Para a veterinária Maria de Fátima Martins, professora de Zooterapia da USP, a convivência com os bichos é uma rica fonte de benefícios psicológicos, físicos e sociais. Ela coordena uma experiência de terapia assistida com animais em asilos. "O contato com os animais tem melhorado a vida dessas pessoas. Para alguns idosos, a experiência foi tão positiva que eles chegaram a diminuir o número de medicamentos que tomavam", conta. 
Ser muito mais ativo
 Comece descendo alguns pontos antes do ônibus. Fazer mais atividades a pé ou de bicicleta, cozinhar, cuidar do jardim, brincar com o seu cachorro, todas essas maneiras de se mexer são válidas. "Um dos segredos da longevidade é encontrar meios de se manter sempre em movimento. De preferência, concentre-se em atividades que também lhe dão prazer, e os benefícios serão maiores", sugere Dan Buettner. 
Desacelerar o ritmo
 "Se você não cria um tempo para estar bem, terá que ter tempo para se cuidar quando ficar doente", alerta Dan Buettner. O primeiro estágio do estresse é a fase de alerta. Ele nos permite realiZar muitas tarefas em pouco tempo e aí nos sentimos bem.. Porém, quando persistimos na tensão, o organismo entra em fadiga. 
Comer mais iogurtes
 "Eles reforçam a nossa imunidade", explica a nutricionista Gabriela Maia, da Clínica Patricia Davidson Haiat. O que as bactérias vivas contidas nesses potinhos também fazem é melhorar o nosso humor. Afinal, é o intestino que responde pela produção de 95% da serotonina de todo o corpo.

Investir no ômega-3


 Peixes de água fria (salmão, arenque, sardinha, atum), sementes de linhaça moídas e óleos de peixe, de soja e de canola são ótimas fontes desse nutriente, que tem ação comprovada na redução dos níveis de colesterol e de triglicérides, além de ajudar no controle da pressão e de prevenir o risco de tromboses, que danificam os vasos sanguíneos. O composto ainda é coadjuvante em tratamentos neurológicos e de osteoporose. 
Controlar o álcool
 A curto e médio prazos, o álcool pode engordar, acelerar o processo de envelhecimento e ainda aumentar a pressão arterial. A longo prazo, causa dependência e ainda compromete o funcionamento de todos os sistemas do corpo, com danos mais sérios para o fígado. 
Brincar com as crianças
 É uma excelente estratégia para tirar o foco das preocupações, aproximar a família ou amigos e facilitar o contato intergeracional. E todos esses aspectos estão associados à longevidade. Porém, para funcionar, é preciso que se tenha um mínimo de afinidade com os pequenos. 
Desfrutar do sol
 Sentir na pele o calor dos raios solares não é somente uma receita para adquirir disposição e ânimo. Com cerca de 15 minutos de exposição, oferecemos ao corpo algo que só o sol pode dar: a energia necessária para a síntese de vitamina D. "O composto é importantíssimo na fixação de cálcio no organismo, prevenindo a osteoporose, além de fortalecer o sistema imunológico", afirma a endocrinologista Bárbara Carvalho Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais. 
Perdoar mais
"Para envelhecer bem, é preciso olhar para a nossa trajetória de vida aceitando os erros cometidos e desculpando-se por eles. Da mesma forma, é interessante perdoar aos outros, percebendo que não fomos apenas vítimas", diz a psicóloga Dorli Kamkhagi, colaboradora do Laboratório dos Estudos do Envelhecimento do Hospital das Clínicas (SP). "Perdoar é retirar objetos pesados de uma mochila que carregamos", compara. 
Dar uma chance à laranja
 Uma única unidade é capaz de prover a necessidade que o nosso corpo tem de vitamina C a cada dia. "Protege contra o câncer, afasta aquela gripe chata e até ajuda a pele a se recuperar mais rapidamente dos estragos promovidos pelo sol", diz a nutricionista Gabriela Soares Maia. 
Alongar o corpo todo
 Os problemas mais frequentes do aparelho locomotor, e que estão relacionados ao envelhecimento, são a perda da mobilidade e a osteoporose. "O alongamento, enquanto um treinamento da flexibilidade, é um dos principais fatores de manutenção da autonomia funcional em idosos", garante o educador físico Estélio Dantas. 
Cochilar após o almoço
 Na Península de Nicoya, na Costa Rica, a sesta é um costume institucionalizado. E, em muitas outras partes do mundo, as pausas para um cochilo também são comuns. "Para quem dorme pouco, essa pode ser uma estratégia compensatória", diz o neurofisiologista Flavio Alóe. É como renovar as energias, antes de recomeçar a jornada.

Priorizar as pessoas amadas
Este é outro ponto comum dos que vivem nas chamadas Blue Zones. "Eles contam com famílias fortes e se apoiam mutuamente", conta Dan Buettner.. Relações verdadeiras nos protegem de situações adversas. 
Esquecer do sal
 A redução de seu consumo é imprescindível para prevenir e controlar a hipertensão que, por sua vez, oferecem as condições favoráveis para que inúmeros problemas de saúde progridam rapidamente, tais como a insuficiência renal e as complicações cardíacas. "O sal em excesso faz o corpo reter mais líquido, o que, além de causar inchaço, também aumenta o volume sanguíneo, elevando a pressão nas artérias", explica a nutricionista Andréia Naves. Para passar bem longe desse drama, vale cortar o sal de cozinha que adicionamos aos pratos durante a preparação, para colocá-lo apenas no momento de consumir, e sempre usando o bom senso. Outra dica é reduzir o consumo de condimentos, pratos prontos, embutidos ou enlatados.
A atividade sexual ajuda a aliviar as tensões, já que, durante a relação, ocorre a liberação de endorfinas, substâncias que melhoram o humor. O sexo ainda faz bem para a circulação. Por fim, vale como um excelente exercício e ajuda a reforçar vínculos de afeto.

"As pessoas que eu conheci enquanto preparava o livro possuem diferentes segredos, mas uma coisa que todas elas têm em comum é a disciplina; elas usam seus segredos diariamente, ou seja, fazem da boa saúde uma prioridade, um hábito mesmo", finaliza Gene Stone.
Professores são educadores, não babás O segundo artigo mais compartilhado em 2011 por usuários americanos do Facebook foi escrito por um professor, Ron Clark (o primeiro trazia fotos da usina de Fukushima). Mais de 600.000 pessoas curtiram o texto na rede, escrito a pedido da rede de TV CNN e intitulado "O que os professores realmente querem dizer aos pais". O artigo descreve um cenário de guerra, travada entre pais e professores. Na visão de Clark, os pais vêm transferindo suas responsabilidades para a escola, sem, contudo, aceitar que seus filhos se submetam de fato às regras da instituição. Por isso, assim que surge a primeira nota vermelha ou uma advertência, invadem a sala de aula culpando os professores – a pretexto de preservar a reputação e o orgulho de seus filhos. "Precisamos estar mais atentos à excelência acadêmica e menos preocupados com a autoestima das crianças", diz o professor, na entrevista concedida a VEJA.com e reproduzida a seguir. "Essas crianças deixam de aprender que é preciso se esforçar muito para conseguir bons resultados. No futuro, elas não terão sucesso porque, em nenhum momento, exigiu-se excelência delas." Clark conhece sua profissão. Aos 39 anos, vinte deles dedicados à carreira, o americano já lecionou na zona rural da Carolina do Norte, nos subúrbios de Nova York e atualmente comanda uma escola modelo no estado da Geórgia que oferece treinamento a educadores. Graças à função, manteve, desde 2007, contato com cerca de 10.000 educadores de diversas partes do mundo, incluindo brasileiros.
Em seu artigo, o senhor fala de um ambiente escolar em que pais e professores não se entendem mais. 

O que tornou a situação insustentável, como o senhor descreve?  

A sociedade se transformou. Hoje, vemos pais muito jovens, temos adolescentes que se veem obrigados a criar uma criança sem ao menos estarem preparados para isso. São pessoas imaturas. Por outro lado, temos famílias abastadas, em que pais trabalham fora e são bem-sucedidos profissionalmente. Pela falta de tempo para lidar com os filhos, empurram toda a responsabilidade da educação para a escola, mas querem ditar as regras da instituição. Ou seja, eles querem que a escola eduque, mas não dão autonomia a ela.

Que tipo de comportamento dos pais irrita os professores? 

Acho que o ponto principal são as desculpas que os pais criam para livrar os filhos das punições que a escola prevê. Se um aluno tira nota baixa, por exemplo, ou deixa de entregar um trabalho, os pais vão à escola e descarregam todo tipo de desculpa: dizem que o filho precisava se divertir, que a escola é muito rigorosa ou que a criança está passando por um momento difícil. Ou, ainda, culpam os professores, dizendo que eles não são capazes de ensinar a matéria. Mas nunca culpam seus próprios filhos. É muito frustrante para os professores ver que os pais não querem assumir suas responsabilidades.

Problemas com notas são bastante frequentes?  

Sim. Certa vez tive uma aluna que estava indo mal em matemática. A mãe dela justificou-se dizendo que, na escola em que a filha estudara antes, ela só tirava boas notas, sugerindo, assim, que o problema éramos nós, os novos professores. Infelizmente, essa ideia se instalou na nossa sociedade. Se a nota é boa, o mérito é do aluno; se é baixa, o problema está com o professor. E quando as notas ruins surgem, os pais ficam furiosos com os professores. O resultado disso é que muitos profissionais estão evitando dar nota baixa para não entrar em rota de colisão com os pais, que nos Estados Unidos chegam a levar advogados para intimidar a escola.

Os pais poupam os filhos de lidar com fracassos? 

Hoje, existe uma preocupação grande com a autoestima da criança. Por isso, muitas pessoas se veem obrigadas a dizer aos pequenos que eles fizeram um ótimo trabalho e que são brilhantes, mesmo quando isso não é verdade. Essas crianças deixam de aprender que é preciso se esforçar muito para conseguir bons resultados. No futuro, elas não terão sucesso porque, em nenhum momento, exigiu-se excelência delas. Precisamos estar mais atentos à excelência acadêmica e menos preocupados com a autoestima das crianças.

Que conselho o senhor dá aos professores? 

É possível evitar que os pais surtem diante de notas ruins e do mau comportamento dos filhos se for construída uma relação de confiança. Em vez  de só procurar os pais quando as crianças vão mal na escola, oriento que os professores conversem com os responsáveis também quando a criança vai bem. Na minha escola, procuro conhecer os pais de todos os meus alunos. Procuro encontrá-los com frequência e envio cartas a eles com boas notícias. Assim, quando tenho que dizer que a criança não está rendendo o esperado, eles me darão credibilidade e confiarão na minha avaliação.

É possível determinar quando termina a responsabilidade dos pais e começa a da escola? 

As duas partes precisam trabalhar em conjunto. Os pais precisam da escola e a escola precisa do apoio da família para realizar um bom trabalho. Um conselho que sempre dou aos pais é que nunca falem mal da instituição de ensino ou do professor na frente dos filhos. Se a criança ouve os próprios pais desmerecerem seus mestres, perde o respeito por eles. O contrário também é verdadeiro. Os professores precisam respeitar os pais, porque eles são parte fundamental na educação de uma criança.Em algumas situações a discussão sobre responsabilidades da família e da escola surge com muita força. Em casos de bullying, por exemplo, pais e professores trocam acusações. 

Sobre quem recai a maior parte da responsabilidade nesses casos? 

 A minha resposta novamente é que precisamos trabalhar em conjunto. Quando o bullying acontece na escola, é obrigação dos professores intervir imediatamente. Mas muitos não agem assim porque querem evitar conflitos com os pais. E isso é muito grave. O bullying está devastando nossas crianças. Precisamos combatê-lo. Para que os professores tenham liberdade para agir, precisam do apoio dos pais. Mas você sabe o que acontece? Muitas vezes, quando os pais são chamados na escola para serem alertados de que seu filho está praticando bullying contra um colega de classe, o que ouvimos é: "Mas qual o problema disso? Tenho certeza de que outros colegas também zombam do meu filho e ele não se sente mal por isso." Mais uma vez, vemos os pais se esquivando da responsabilidade.

A que o senhor atribui o sucesso do artigo que estourou no Facebook? 

Eu escrevi o que todos os professores tinham vontade de dizer aos pais, mas não podiam dizer, porque isso os enfureceria. O que eu fiz foi dar voz a milhões de profissionais. Fiquei sabendo que muitas escolas imprimiram o texto e enviaram uma cópia a cada família. Na internet, pessoas de outros países também compartilharam a minha mensagem.

O senhor criou uma escola modelo, a Ron Clark Academy. Como é a relação de seus professores com os pais?

Procuramos estabelecer uma relação próxima. Como eu disse, estamos 
constantemente em contato com os pais, nos bons e nos maus momentos. 
Também promovemos encontros semanalmente, nos quais ofereço aos 
pais a oportunidade de assistir a uma aula na escola, destinada 
exclusivamente a eles, para que acompanhem o que está sendo ensinado
a seus filhos. Ou seja, trabalhamos muito para conquistar uma relação 
harmônica. Não estou dizendo que é fácil lidar com os pais. Alguns deles 
podem ser bem malucos.

O senhor, na sua escola, recebe professores de diversas partes dos 
Estados Unidos e tambem de outros países, como o Brasil. Além dos 
problemas de relacionamento com os pais, do que mais professores de 
]todo o mundo reclamam?  

As avaliações tiram o sono dos professores. Não sei exatamente como 
funciona no Brasil, mas nos Estados Unidos os professores são 
constantemente cobrados a melhorar o desempenho de suas escolas em 
testes padronizados. E todo o processo educacional passa a girar em torno 
de algumas provas. Isso é massacrante, para os alunos e para os 
professores. Os professores precisam de mais diversão na sala de aula.

 


O melhor do Natal?







































































Li a expressão na vitrine de uma loja de eletrodomésticos e brinquedos. Fiquei assuntando, como diz o matuto do nordeste, para descobrir qual dos objetos da exposição seria o melhor do Natal. O liquidificador? A batedeira? A cafeteira? A baixela de inox? Qual seria? Seria só do natal ou de outras ocasiões? Quais os atributos dados para que seja o melhor do Natal? Durabilidade? Praticidade? Beleza?  Ou, quem sabe, define aquilo que é melhor para o na
           Continuava julgando qual seria o melhor dos artigos expostos para a celebração da chegada do menino que nasceu numa estrebaria, cumpriu sua missão, continua vivo entre nós e ninguém desconhece seu nome na história da humanidade. Não cheguei à conclusão alguma que me dirimissem as dúvidas.
Mais tarde, num jornal, deparei-me com a manchete: O MELHOR  NATAL PARA TODOS. Mergulhei a fundo na leitura do artigo. No primeiro parágrafo estavam as respostas – natal comercial, consumista, dinheiro, presentes, contas, dívidas futuras. O melhor do Natal, de todos os tempos,  sairia da mágica cartola do brasileiro trabalhador – seu bolso.
 Seria o melhor do Natal a bênção de Deus presenteando-nos com dádivas que viessem satisfazer prementes necessidades do povo brasileiro. Dos artigos daquela vitrine, cada um, conteria nossas aspirações: o fogão – alimentação condigna; o televisor – escolas e cultura; a geladeira – saúde; o aparelho de som – moradia; o chuveiro – paz; o microondas – previdência e bem-estar; o jogo de jantar, de porcelana importada, – fraternidade; o vaso de cristal – justiça; o relógio de parede – trabalho para todos; o carrinho de pilha – estradas e transportes; o robô eletrônico – segurança; a máquina digital de fotografar – nossas esperanças de um Brasil mais justo, mais solidário, mais humano.
A espécie humana continua no processo evolutivo. O homem ficou grande, cresceu em todos os aspectos. Aprimorou-se.  A criança de hoje dá de mil a zero na menina dos meus dez anos.  Na menina que aguardava o Natal com o espírito natalino: armava o presépio e a árvore; a ceia – rabanada (lá  na Bahia, fatia-de-parida), bolos, xarope de groselha da marca Picadilly ; pais e irmãos entoavam o Noite Feliz em frente ao presépio, assistiam à Missa do Galo, à meia-noite. A menina que não recebia o Jesus nascido embrulhado num papel bonito, colorido; que não disputava com os irmãos para ver quem ganhou mais presentes; que não ia para a calçada exibir aos vizinhos a boneca Barbie ou a bicicleta; que não conhecia overdoses de presentes numa única noite...
O tempo passou. A família de Nazaré, na noite consagrada à celebração do nascimento do filho, fica escondida, ignorada, atrás dos papéis dos pacotes atirados num canto.
          O MELHOR DO NATAL se resume na expectativa do que se receberá de presente, na alegria de dar um mimo a alguém, de receber algo material, de confraternizar com os parentes e/ou amigos e na euforia de um abraço, esquecendo de augurar – FELIZ NATAL.
O melhor do natal é a festa com comilanças e bebidas, a troca de PRESENTES.
 Num passado,  há dois mil anos, nascia o futuro da eternidade do homem, do mundo, o SALVADOR.
Quantas vezes esquecemos de celebrar O MELHOR DO NATAL?



















































































































 



















































































































Ione Jaeger

***

"Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos!" Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificados por eles. Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente. A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida. A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse. A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida. A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse. Quem está deprimido por causa da perda de um emprego projeta tristeza por toda parte no corpo - a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuropeptiídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até suas lágrimas contêm traços químicos diferentes das lagrimas de alegria. Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa encontra uma nova posição. Isto reforça a grande necessidade de usar nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos. A ansiedade por causa de um exame acaba passando, assim como a depressão por causa de um emprego perdido. O processo de envelhecimento, contudo, tem que ser combatido a cada dia. Shakespeare não estava sendo metafórico quando Próspero disse: " Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos." Você quer saber como esta seu corpo hoje? Lembre-se do que pensou ontem. Quer saber como estará seu corpo amanhã? Olhe seus pensamentos hoje!" Ou você abre seu coração, ou algum cardiologista o fará por você!" Texto do livro: Saúde Perfeita Autor: Deepak Chopra

Ver mais em: http://alimentacaoviva.blogspot.com/2008/03/mutantes-deepak-chopra.html
Copyright Luis Guerreiro
"Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos!" Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificados por eles. Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente. A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida. A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse. A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida. A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse. Quem está deprimido por causa da perda de um emprego projeta tristeza por toda parte no corpo - a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuropeptiídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até suas lágrimas contêm traços químicos diferentes das lagrimas de alegria. Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa encontra uma nova posição. Isto reforça a grande necessidade de usar nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos. A ansiedade por causa de um exame acaba passando, assim como a depressão por causa de um emprego perdido. O processo de envelhecimento, contudo, tem que ser combatido a cada dia. Shakespeare não estava sendo metafórico quando Próspero disse: " Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos." Você quer saber como esta seu corpo hoje? Lembre-se do que pensou ontem. Quer saber como estará seu corpo amanhã? Olhe seus pensamentos hoje!" Ou você abre seu coração, ou algum cardiologista o fará por você!" Texto do livro: Saúde Perfeita Autor: Deepak Chopra

Ver mais em: http://alimentacaoviva.blogspot.com/2008/03/mutantes-deepak-chopra.html
Copyright Luis Guerreiro  "Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos!"
Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificados por eles. Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente. A alegria e a realização
nos mantém saudáveis e prolongam a vida.
A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse. A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida. A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios
destrutivos que o estresse.
Quem está deprimido por causa da perda de um emprego projeta tristeza por toda parte no corpo - a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuropeptiídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até suas lágrimas contêm traços químicos diferentes 
das lagrimas de alegria.
Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa encontra uma nova posição. Isto reforça a grande necessidade de usar nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos. A ansiedade por causa de um exame acaba passando, assim como a depressão por causa de um emprego perdido.
O processo de envelhecimento, contudo,

tem que sercombatido a cada dia.
Shakespeare não estava sendo metafórico quando Próspero disse: " Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos."
Você quer saber como esta seu corpo hoje?
Lembre-se do que pensou ontem.
Quer saber como estará seu corpo amanhã?
Olhe seus pensamentos hoje!"
Ou você abre seu coração, ou algum cardiologista o fará por você!"

Texto do livro: Saúde Perfeita
Autor: Deepak Chopra
"Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos!" Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificados por eles. Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente. A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida. A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse. A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida. A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse. Quem está deprimido por causa da perda de um emprego projeta tristeza por toda parte no corpo - a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuropeptiídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até suas lágrimas contêm traços químicos diferentes das lagrimas de alegria. Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa encontra uma nova posição. Isto reforça a grande necessidade de usar nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos. A ansiedade por causa de um exame acaba passando, assim como a depressão por causa de um emprego perdido. O processo de envelhecimento, contudo, tem que ser combatido a cada dia. Shakespeare não estava sendo metafórico quando Próspero disse: " Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos." Você quer saber como esta seu corpo hoje? Lembre-se do que pensou ontem. Quer saber como estará seu corpo amanhã? Olhe seus pensamentos hoje!" Ou você abre seu coração, ou algum cardiologista o fará por você!" Texto do livro: Saúde Perfeita Autor: Deepak Chopra

Ver mais em: http://alimentacaoviva.blogspot.com/2008/03/mutantes-deepak-chopra.html
Copyright Luis Guerreiro

*********

Como qualquer um de nós pode fazer algo por alguém. Um simples gesto, uma palavra.

Tem pão velho?

Era um fim de tarde de sábado. Eu estava molhando o jardim da minha casa, quando fui interpelada por um garotinho com pouco mais de 9 anos, dizendo:

- Dona, tem pão velho? Essa coisa de pedir pão velho sempre me incomodou Desde criança.
Olhei para aquele menino tão nostálgico e perguntei:

Onde Você mora? - Depois do zoológico.
- Bem longe, hein? - É... mas eu tenho que pedir as coisas para comer
- Você está na escola? - Não. Minha mãe não pode comprar material
- Seu pai mora com vocês? - Ele sumiu. E o papo prosseguiu, até que disse:

- Vou buscar o pão. Serve pão novo? – Não precisa, não.
A senhora já conversou comigo, isso é suficiente.
Esta resposta caiu em mim como um raio. Tive a sensação de ter absorvido toda a solidão e a falta de amor daquela criança, daquele menino de apenas 9 anos, já sem sonhos, sem brinquedos, sem comida, sem escola e tão necessitado de um papo, de uma conversa amiga. Caros amigos, quantas lições podemos tirar desta resposta:

"Não precisa, não. A senhora já conversou comigo, isso é
suficiente!"
Que poder mágico tem o gesto de falar e ouvir com amor!
Alguns anos já se passaram e continuam pedindo "pão velho" na minha casa... e eu dando "pão novo", mas procurando antes compartilhar o pão das pequenas conversas, o pão dos gestos que acolhem e promovem.
Este pão de amor não fica velho, porque é fabricado no coração de quem acredita Naquele que disse:
"Eu sou o pão da vida!"
Verifique quantas pessoas talvez estejam esperando uma só palavra sua...

Ana Luzia Tocafundo 



***********

  Se um homem quer você, nada pode mantê-lo longe...

Se um homem quer você, nada pode mantê-lo longe;  Se ele não te quer, nada pode fazê-lo ficar.
Pare de dar desculpas (de arranjar justificativas) para um homem e seu comportamento.
Permita que sua intuição (ou espírito) te proteja das mágoas.
Pare de tentar se modificar para uma relação que não tem que acontecer.
Mais devagar é melhor. Nunca dedique sua vida a um homem antes que você encontre um que realmente te faz feliz.
Se uma relação terminar porque o homem não te tratou como você merecia,”foda-se, mande pro inferno, esquece!”, vocês não podem “ser amigos”. Um amigo não destrataria outro amigo.
Não conserte.
Se você sente que ele está te enrolando, provavelmente é porque ele está mesmo. Não continue (a relação) porque você acha que “ele vai melhorar”.
Você vai se chatear daqui um ano por continuar a relação quando as coisas ainda não estiverem melhores.
A única pessoa que você pode controlar em uma relação é você mesma.
Evite homens que têm um monte de filhos, e de um monte de mulheres diferentes. Ele não casou com elas quando elas ficaram grávidas, então, porque ele te trataria diferente?
Sempre tenha seu próprio círculo de amizade, separadamente do dele.
Coloque limites no modo como um homem te trata. Se algo te irritar,faça um escândalo.
Nunca deixe um homem saber de tudo. Mais tarde ele usará isso contra você.
Você não pode mudar o comportamento de um homem. A mudança vem de dentro. Cada um é o que é, e so irá mudar se ele realmente quizer.
Nunca o deixe sentir que ele é mais importante que você… mesmo se ele tiver um maior grau de escolaridade ou um emprego melhor.
Não o torne um semi-deus.
Ele é um homem, nada além ou aquém disso.
Nunca deixe um homem definir quem você é.Nunca pegue o homem de alguém emprestado.
Se ele traiu alguém com você, ele te trairá.
Um homem vai te tratar do jeito que você permita que ele te trate. Todos os homens NÃO são cachorros.
Você não deve ser a única a fazer tudo…compromisso é uma via de mão dupla.
Você precisa de tempo para se cuidar entre as relações. Não há nada precioso quanto viajar. Veja as suas questões antes de um novo relacionamento.
Você nunca deve olhar para alguém sentindo que a pessoa irá te completar.
Uma relação consiste de dois indivíduos completos,procure alguém que irá te complementar… não suplementar.Namorar é bacana. Mesmo se ele não for o esperado Sr. Correto.
Faça-o sentir falta de você algumas vezes… quando um homem sempre sabe que você está lá, e que você está sempre disponível para ele, ele se acha…
Nunca se mude para a casa da mãe dele. Nunca seja cúmplice (ou co-assine qualquer documento) de um homem.
Não se comprometa completamente com um homem que não te dá tudo o que você precisa. Mantenha-o em seu radar, mas conheça outros…
Compartilhe isso com outras mulheres e homens (de modo que eles saibam). Você fará alguém sorrir, outros repensarem sobre as escolhas, e outras mulheres se prepararem.
O medo de ficar sozinha faz que várias mulheres permaneçam em relações que são abusivas e lesivas
Você deve saber que você é a melhor coisa que pode acontecer para alguém e se um homem te destrata, é ele que vai perder uma coisa boa.
Se ele ficou atraído por você à primeira vista, saiba que ele não foi o único.
Todos eles estão te olhando, então você tem várias opções.

Faça a escolha certa. e principalmente não perdoe uma traição, pois se ele te traiu e vc perdoou, ele te trairá de novo!!!

CUIDEM BEM DE SEU CORAÇÃO....

Oprah Winfrey( Conceituada apresentadora dos EUA

  ********

Façamos como esta estrela. Vamos ser esperança na vida de muitas pessoas que precisam de atenção, carinho, uma palavra amiga, um gesto de bondade e solidariedade.

"Era um vez, milhões e milhões de estrelas no céu. Havia estrelas de todas as cores: brancas, lilases, prateadas, douradas, vermelhas e azuis. Um dia, elas procuraram o Senhor Deus Todo-Poderoso, o Senhor Deus do Universo e disseram-lhe: `Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra, entre os homens...' "Assim será feito" - respondeu Deus - "conservarei todas vocês pequeninas como são vistas e podem descer até a Terra." Conta-se que naquela noite houve a mais linda das chuvas de estrelas. Algumas aninharam-se nas torres das igrejas, outras foram brincar e correr com os vaga-lumes dos campos, outras misturaram-se aos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada.

    Passado algum tempo porém, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para ao céu, deixando a Terra outra vez escura e triste. "Por que voltaram?" perguntou Deus à medida em que chegavam novamente ao céu. "Senhor, não nos foi possível permanecer na Terra; lá existe muita desgraça, muita fome, muita violência, muita injustiça, muita maldade, muita doença." E o Senhor lhes disse "Claro, o lugar real de vocês é aqui no céu, estamos no lugar da perfeição, no lugar onde tudo é imutável, onde nada perece." Depois de chegadas todas as estrelas e conferindo-lhes o número, Deus tornou a falar: "Mas está faltando uma estrela... Perdeu-se pelo caminho?" Um anjo, que estava perto, replicou: "Não, Senhor, uma estrela resolveu ficar entre os homens. Ela descobriu que o seu lugar é exatamente onde existe imperfeição, onde há limites, onde as coisas não vão bem." "Mas que estrela é essa?" - voltou Deus a perguntar. "Por coincidência, Senhor, é a única estrela dessa cor." "E qual a cor dessa estrela?"- insistiu Deus. E o anjo disse: "A estrela é verde, Senhor, a estrela verde do sentimento da esperança." Quando então olharam a Terra, a estrela já não estava só. A Terra estava novamente iluminada, porque havia uma estrela verde no coração de cada pessoa. Porque o único sentimento que o homem tem e Deus não tem é a esperança. Deus já conhece o futuro, enquanto que a esperança é própria da Natureza Humana. Daquele que cai, daquele que erra, daquele que não é perfeito, daquele que não sabe ainda como será o seu futuro."

 *****

Natal! Tempo de solidariedade e de partilha. Leia esta hitória. Você vai se emocionar! Preparte seu espírito para o Natal.

O PÃO DE CRISTO

O que se segue é um relato verídico sobre um homem chamado Vitor.
Depois de meses sem encontrar trabalho, viu-se obrigado a recorrer à mendicância para sobreviver, coisa que o entristecia e envergonhava muito.
Numa tarde fria de inverno, encontrava-se nas imediações de um clube social, quando viu chegar um casal.
Víctor lhe pediu algumas moedas para poder comprar algo para comer.
- Sinto muito, amigo, mas não tenho trocado - disse ele.
Sua esposa, ouvindo a conversa perguntou:
- Que queria o pobre homem?
- Dinheiro para comer. Disse que tinha fome - respondeu o marido,
- Lorenzo, não podemos entrar e comer uma comida farta que não necessitamos e deixar um homem faminto aqui fora!
- Hoje em dia há um mendigo em cada esquina! Aposto que quer dinheiro para beber!
- Tenho uns trocados comigo. Vou dar-lhe alguma coisa!
Mesmo de costas para eles, Vitor ouviu tudo que disseram.
Envergonhado, quería afastar-se correndo dalí, mas neste momento ouviu a amável voz da mulher que dizia:
- Aquí tens algumas moedas. Consiga algo de comer, ainda que a situação esteja difícil, não perca a esperança. Em algum lugar existe um trabalho para você. Espero que encontre.
- Obrigado, senhora. Acabo de sentir-me melhor e capaz de começar de novo. A senhora me ajudou a recobrar o ânimo! Jamais esquecerei sua gentileza.
- Você estará comendo o Pão de Cristo! Partilhe-o - disse ela com um largo sorriso dirigido mais a um homem que a um mendigo.
Víctor sentiu como se uma descarga elétrica lhe percorresse o corpo.
Encontrou um lugar barato para se alimentar um pouco. Gastou a metade do que havia ganho e resolveu guardar o que sobrara para o outro dia, comeria 'O Pão de Cristo' dois dias.
Uma vez mais aquela descarga elétrica corria por seu interior. O PÃO DE CRISTO!
- Um momento!, - pensou, não posso guardar o Pão de Cristo somente para mim. Parecia-lhe escutar o eco de um velho hino que tinha aprendido na escola dominical. Neste momento, passou a seu lado um velhinho.
- Quem sabe, este pobre homem tenha fome - pensou - tenho que partilhar o Pão de Cristo.
- Ouça - exclamou Víctor- gostaría de entrar e comer uma boa comida?
O velho se voltou e encarou-o sem acreditar.
- Você fala serio, amigo? O homem não acreditava em tamanha sorte, até que estivesse sentado em uma mesa coberta, com uma toalha e com um belo prato de comida quente na frente.
Durante a ceia, Víctor notou que o homem envolvia um pedaço de pão em sua sacola de papel.
- Está guardando un pouco para amanhã? Perguntou.
- Não, não. É que tem um menininho que conheço onde costumo freqüentar que tem passado mal ultimamente e estava chorando quando o deixei.
Tinha muita fome. Vou levar-lhe este pão.
- O Pão de Cristo! Recordou novamente as palavras da mulher e teve a estranha sensação de que havia um terceiro convidado sentado naquela mesa. Ao longe os sinos da igreja pareciam entoar o velho hino que havia soado antes em sua cabeça.
Os dois homens levaram o pão ao menino faminto que começou a engolí-lo com alegria.
De repente, se deteve e chamou um cachorrinho. Um cachorrinho pequeno e assustado.
- Tome cachorrinho. Te dou a metade - disse o menino. O Pão de Cristo alcançará tambem você.
O pequeno tinha mudado de semblante. Pôs-se de pé e começou a vender o jornal com alegria.
- Até logo!, disse Vitor ao velho. Em algum lugar haverá um emprego.
Não desespere!
- Sabe? - sua voz se tornou em um susurro - Isto que comemos é o Pão de Cristo. Uma senhora me disse quando me deu aquelas moedas para comprá-lo. O futuro nos presenteará com algo muito bom!
Ao se afastar, Vitor reparou o cachorrinho que lhe farejava a perna.
Se agachou para acariciá-lo e descobriu que tinha uma coleira onde  estava gravado o nome e endereço de seu dono.
Víctor caminhou um bom pedaço até a casa do dono do cachorro e bateu na porta.
Ao sair e ver que havia sido encontrado seu cachorro, o homem ficou contentíssimo, e logo sua expressão se tornou séria. Estava por repreender Vitor, que certamente lhe havia roubado o cachorro, mas não o fez pois Victor mostrava no rosto um ar e dignidade que o deteve.
Disse então:
- No jornal de ontem, oferecí uma recompensa pelo resgate. Tome!!
Victor olhou o dinheiro meio espantado e disse:
- Não posso aceitar. Somente queria fazer um bem ao cachorrinho.
- Pegue-o! Para mim, o que você fez vale muito mais que isto! Você precisa de um emprego? Venha ao meu escritório amanhã. Faz-me muita falta uma pessoa íntegra como você.
Ao voltar pela avenida aquele velho hino que recordava sua infância, voltou a soar em sua alma. Chamava-se

'PARTE O PÃO DA VIDA',
'NÃO O CANSEIS DE DAR, MAS NÃO DÊS AS SOBRAS,
DAI COM O CORAÇÃO, MESMO QUE DOA'.