SAÚDE E BEM ESTAR


Este espaço reservei para compartilhar dicas interessantes 
sobre saúde, qualidade de vida, bem estar físico e mental. Compartilharei textos, crônicas, pesquisas e sugestões
 sobre o assunto.









CUIDE DO SEU CORAÇÃO

1. Não cuide de seu trabalho antes de tudo.
As necessidades pessoais e familiares são prioritárias.

2. Não trabalhe aos sábados o dia inteiro e, de maneira nenhuma, trabalhe aos domingos.
3. Não permaneça no escritório à noite e não leve trabalho para casa e/ou trabalhe até tarde.
4. Ao invés de dizer "sim"a tudo que lhe solicitarem, aprenda a dizer "não".
5. Não procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e nem aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.
6. Se dê ao luxo de um café da manhã ou de uma refeição tranquila. Não aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.
7. Pratique esportes. Faça ginástica, natação, caminhe, pesque, jogue bola ou tênis.
8. Tire férias sempre que puder, você precisa disso. Lembre-se que você não é de ferro.
9. Não centralize todo o trabalho em você, não é preciso controlar e examinar tudo para ver se está dando certo... Aprenda a delegar.
10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, não tome logo remédios, estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Procure um médico.
11. Não tome calmantes e sedativos de todos os tipos para dormir. Apesar deles agirem rápido e serem baratos, o uso contínuo fazem mal à saúde.
12. E por último, o mais importante: permita-se a ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto não é só para crédulos e tolos sensíveis; faz bem à vida e à saúde.

IMPORTANTE:
OS ATAQUES DE CORAÇÃO

Uma nota importante sobre os ataques cardíacos.
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo.
Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes.

Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco.
60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam não se levantaram.
Mas a dor no peito pode acordá-lo de um sono profundo.

Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (192, 193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas.
Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse, pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro..
NÃO SE DEITE !






VITAMINA D 

 Melhor horário p/ pegar sol: das 6h30 às 9h da manhã, e à tarde, a partir das 16h, sem bloqueador solar!
A "vitamina" D não é uma vitamina! É um hormônio (esteroide). Os alimentos não nos fornecem a quantidade necessária dela. Seriam precisos 100 copos de leite para dar ao corpo a mesma quantidade adquirida com um banho de sol de meia hora.
É uma burrice tremenda o pessoal passar o dia todo besuntado de protetor solar.
Não é pra se esconder do sol. É pra desfrutá-lo sem exageros e nos horários certos. É indispensável!
Com tanta bobajada circulando, vamos divulgar esperança! Saúde!
" A natureza dos homens é a mesma; são os seus hábitos que os mantêm separados."
Confúcio
SOBRE A VITAMINA DE EXPOSIÇÃO AO SOL
(Compilado por Mike Adams, com base em uma entrevista com o Dr. Michael Holick, autor do livro “The UV Advantage)
A vitamina D evita a depressão, osteoporose, câncer da próstata, câncer da mama e, até mesmo efeitos do diabetes e obesidade. A vitamina D é talvez o nutriente mais subestimado no mundo da nutrição. Isso é provavelmente porque é “gratuita”: seu corpo a produz quando a luz solar atinge a sua pele. As empresas farmacêuticas não podem lhe vender a luz solar, por isso não há promoção dos seus benefícios à saúde. 
A maioria das pessoas não sabe destes fatos verdadeiros sobre a vitamina D: 
1. A vitamina D é produzida pela pele em resposta à exposição e radiação ultravioleta da luz solar natural.
2. Os saudáveis raios de luz solar natural que geram a vitamina D em sua pele não atravessam o vidro e, por isto, seu organismo não produz vitamina D quando você esta no carro, escritório ou em sua casa.
3. É quase impossível conseguir quantidades adequadas de vitamina D a partir da dieta. A exposição à luz solar é a única maneira confiável para seu corpo dispor de vitamina D.
4. Seria necessária a ingestão diária de dez copos grandes de leite enriquecido com vitamina D para obter os níveis mínimos necessários de vitamina D.
5. Quanto maior a distância da linha do equador e o lugar onde você vive, maior será a exposição ao sol necessária para gerar vitamina D, pois depende do ângulo de incidência dos raios solares. Canadá, Reino Unido, a maior parte dos EUA estão longe do equador e maior parte do Brasil está perto do equador.
6. Pessoas com a pigmentação escura da pele podem precisar de 20-30 vezes mais exposição à luz solar do que pessoas de pele clara para gerar a mesma quantidade de vitamina D. Por isto, também, o câncer de próstata é muito frequente entre homens negros - é a simples deficiência generalizada de luz solar.
7. Níveis suficientes de vitamina D são essenciais para a absorção de cálcio nos intestinos. Sem vitamina D suficiente, seu corpo não pode absorver o cálcio, tornando os suplementos de cálcio inúteis.
8. A deficiência crônica de vitamina D não pode ser revertida do rapidamente. São necessários meses de suplementação de vitamina D e de exposição à luz solar para “reconstruir” os ossos e o sistema nervoso.
9. Mesmo filtros solares fracos (FPS = 8) bloqueiam em 95% a capacidade do seu corpo de gerar vitamina D. É por isto que o uso constante de protetores solares provocam deficiência crítica de vitamina D.
10. A exposição à luz solar não gera a produção excessiva de vitamina D em seu corpo, porque ele se auto-regula e produz apenas a quantidade que necessita.
11. Se a pressão firme do seu osso esterno dói, você pode estar sofrendo de deficiência crônica de vitamina D.
12. A vitamina D é “ativada” pelos rins e fígado, antes de ser usada pelo organismo e, por isto, doenças renais ou hepáticas podem prejudicar muito a ativação da vitamina D circulante.
13. A indústria de protetores solares não quer que você saiba da necessidade de exposição ao sol, porque esta revelação significaria a queda nas vendas de seus produtos.
14. A vitamina D é um poderoso “remédio” que o seu próprio corpo produz inteiramente de graça e sem necessidade de prescrição médica!
15. Algumas substâncias denominadas “antioxidantes” aceleram muito a capacidade do organismo para lidar com luz solar, sem que ela nos provoque danos, também permitem que você fique exposto ao sol duas vezes mais tempo sem danos. Um exemplo de tais antioxidantes é a astaxantina, poderoso “filtro solar interno”. Outras fontes de antioxidantes similares são algumas frutas (açaí, romã, mirtilo, etc.), algumas algas e alguns crustáceos do mar (camarão, “krill”, etc.)
Doenças e condições causadas pela deficiência de vitamina D:
. A osteoporose é geralmente causada por falta de vitamina D que provoca deficiência na absorção de cálcio.
. A deficiência de vitamina D na infância causa o raquitismo, falta de calcificação dos ossos.
. A deficiência de vitamina D pode agravar o diabetes tipo 2 e prejudicar a produção de insulina pelo pâncreas.
. Bebês que recebem a suplementação de vitamina D (2.000 unidades por dia) têm um risco 80% menor de desenvolver diabetes tipo 1 durante os próximos vinte anos.
. A obesidade prejudica a utilização da vitamina D no organismo e obesos precisam de duas vezes mais vitamina D.
. A depressão, a esquizofrenia e os cânceres de próstata, de mama ovário e de cólon são frequentes em pessoas com deficiência de vitamina D. Portanto, níveis normais de vitamina D previnem estas doenças.
. O risco de desenvolver doenças graves como diabetes e câncer é reduzido de 50% a 80% através da exposição simples, à luz solar natural 2 a 3 vezes por semana.
. A depressão sazonal de inverno, muito comum nos países de clima temperado, é causada por um desequilíbrio da melatonina, devido à menor de exposição ao sol.
. A vitamina D é utilizada no tratamento da psoríase, doença inflamatória crônica da pele.
. Deficiência crônica de vitamina D é muitas vezes diagnosticada erradamente como fibromialgia, porque seus sintomas são muito semelhantes: fraqueza muscular e dores.
Estatística chocante! São deficientes em vitamina D: 40% da população dos EUA, 32% dos médicos e estudantes de medicina, 42% das mulheres afro-americanas em idade fértil, 48% das meninas de 9 a 11 anos, até 60% dos pacientes de hospitais, até 80% dos pacientes do lar de idosos e 76% das mulheres grávidas e 81% das crianças delas nascidas, as quais terão, mais tarde na vida, maior predisposição ao diabete tipo 1, à artrite, à esclerose múltipla e à esquizofrenia.
O que você pode fazer:
A exposição sensível à luz solar natural é a estratégia mais simples, mais fácil e ainda uma das mais importantes para melhorar a saúde. Se mais pessoas lessem estas informações, poderíamos reduzir drasticamente as taxas de várias doenças crônicas. A exposição à luz solar é realmente uma das terapias mais poderosas. Não há nenhuma droga, nenhum procedimento cirúrgico ou de alta tecnologia que chegue sequer perto do surpreendente efeito saudável da luz natural.





OS SEGREDOS DAS PESSOAS QUE NUNCA ADOECEM

Beber água mesmo sem ter sedeA água está para o corpo humano assim como o combustível para o carro. Isso porque, sem manter os nossos níveis hídricos sempre abastecidos, todo o organismo sofre. O líquido ajuda a aumentar a saciedade, evitando compulsões que podem levar ao sobrepeso e ao aparecimento de diversas doenças, ao mesmo tempo que mantém a saúde do sistema renal. "É o baixo consumo de água que resulta em urina concentrada e na maior precipitação de cristais, justamente o que leva à formação das pedras nos rins", adverte a nutricionista amanda epifânio Pereira, do Centro Integrado de Terapia Nutricional. sucos naturais, chás e água de coco também podem ser usados. 

Ir ao dentista regularmente

A boca é como um espelho a refletir a saúde do organismo. Daí a importância de permitir que um profissional a examine a cada seis meses. "Muitas doenças sistêmicas, como diabetes, alterações hormonais e lesões cancerígenas podem ser detectadas numa consulta de rotina", diz o periodontista Cesário Antonio Duarte, professor da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, o tratamento das cáries deixa o organismo protegido contra inúmeras doenças. "Cáries não tratadas podem se tornar a porta de entrada para micro-organismos, que poderão atingir órgãos nobres como coração, rins e pulmões", alerta o especialista. 

Ingerir mais nozes
Bateu aquela fome de fim de tarde? Experimente comer duas unidades de nozes todos os dias. Esse é um dos segredos dos Adventistas da Califórnia. Cerca de 25% deles comem nozes cinco vezes por semana. 
E diminuíram pela metade o risco de problemas cardíacos. 

Temperar com alho
"Ele melhora a saúde do coração, diminui os níveis de colesterol, a pressão arterial e potencializa as nossas defesas", afirma a nutricionista funcional Gabriela Soares Maia.

Comer mais frutas
Aumentar o consumo de produtos de origem vegetal é uma das medidas mais significativas na preven E7ão de doenças crônicas. A prática foi observada em pelo menos quatro das cinco Blue Zones e é fácil entender o porquê. "Frutas, legumes e verduras possuem uma quantidade de vitaminas antioxidantes, boas gorduras e fibras que supera em muito a dos alimentos industrializados", diz Ísis Tande da Silva, do Ganep Nutrição Humana. 

Fracionar a dieta
Comer mais vezes ao dia e optar por porções menores é um jeito inteligente de manter o peso estável. "Os jejuns prolongados desencadeiam uma fome tão intensa que é fácil se exceder nas refeições", explica a endocrinologista Ellen Simone Paiva, do Centro Integrado de Terapia Nutricional. Quando dividimos a nossa alimentação diária em cinco ou seis refeições, também estamos dando uma forcinha ao processo de digestão e ao intestino, evitando sobrecargas.

Levantar peso
A ideia não é apenas ficar forte. "Um dos principais benefícios é o aumento da densidade óssea, auxiliando na prevenção da osteoporose e na reversão da sarcopenia (diminuição no número de sarcômero, a unidade do músculo esquelético). Isso evita a incapacidade funcional, muito comum em idades avançadas", diz Ricardo Zanuto, fisiologista e professor de Educação Física das Faculdades Integradas de Santo André. 

Celebrar a vida
Não espere algo de extraordinário acontecer, mas acostume-se a comemorar as pequenas vitórias. Essa é a receita de longevidade dos italianos que vivem na Sardenha, uma das Blue Zones. Eles chamam a atenção pela disposição que têm para festejar tudo e todos. 

Cultivar a sua fé
"A religião empresta sentido às buscas e conquistas do ser humano, dá uma nova dimensão às vitórias e também às perdas. Além disso, orienta e ajuda as pessoas a tomar decisões difíceis", explica Jorge Claudio Ribeiro, professor de Teologia da PUC-SP. 

Pegar leve com as carnes vermelhas

Embora sejam importantes fontes de ferro, são alimentos de difícil digestão e, portanto, retardam o funcionamento intestinal. Então, se você é do tipo que não pode viver sem um bifinho, contente-se com um filé médio por dia. 

Praticar mais atividade aeróbica
Pode ser uma caminhada ou uma corrida. Esse tipo de exercício tem impacto direto sobre os fatores de risco associados à hipertensão, ao diabetes e à obesidade. "A prática regular melhora a força e a flexibilidade, fortalece ossos e articulações, facilita a perda de peso e diminui o colesterol", afirma Zanuto. 

Encontrar a sua tribo
Se você gosta de esportes, certamente irá sentir-se bem com amigos que também gostam. Portanto, faça um esforço para encontrar pessoas com quem possa compartilhar e trocar ideias. "Uma das atitudes mais importantes para garantir a longevidade é cercar-se de pessoas que vão lhe dar suporte e que conectam ou reconectam você com o sentido maior que você dá à sua vida", diz Dan Buettner. 

Ser agradável

Facilita a convivência social e cria vínculos com pessoas que poderão apoiá-lo quando necessário. Mas como tornar-se uma pessoa agradável? O autor Dan Buettner é quem responde: "Para isso, é preciso ser interessado e não apenas interessante. Pessoas simpáticas perguntam a você como está em vez de falarem apenas de si mesmas". 

Apostar nos integrais
Não basta comer pão integral. Com um pouco de criatividade, é possível incluir a farinha e aveia integrais na preparação de inúmeros pratos. Quer um bom motivo para fazer isso? Pois saiba que os alimentos não processados oferecem um aporte muito maior de nutrientes. "No processo de refinamento, o germe dos grãos são retirados, restando praticamente o amido", explica a nutricionista Patrícia Morais de Oliveira, do Ganep. 

Ter atitudes positivas
"As emoções fazem parte daquilo que somos e, portanto, somos                                                            capazes de provocar reações físicas muito claras. As positivas curam e determinam uma maior e melhor qualidade de vida", diz Armando Ribeiro das Neves Neto. 

Emagrecer a despensa
Na hora da compra, elimine os alimentos que possuem qualquer quantidade de gordura trans e evite os que contêm gorduras saturadas. E por um motivo simples: as chamadas gorduras ruins têm relação com o aumento dos níveis de colesterol LDL e triglicérides, fazendo crescer o risco de infarto e de acidente vascular cerebral. "Além dos industrializados, convém tomar cuidado com os alimentos de origem animal, como carnes gordas", alerta a nutricionista Andréia Naves, da VP Consultoria Nutricional. 

Apagar o cigarro
Quem tem menos 40 anos e fuma até 20 cigarros por dia tem quatro vezes mais chances de infartar. Agora, se o consumo for maior, o risco sobe 20 vezes. A explicação é simples: as substâncias do cigarro levam à contração dos vasos sanguíneos, à aceleração dos batimentos cardíacos, além abaixar o HDL, que age como um protetor das artérias. 

Ouvir a sua música
A musicoterapeuta Maristela Smith, das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), tem uma receita interessante para quem quer tirar proveito da terapia da música. "Faça um CD com as músicas que marcaram positivamente a sua vida para criar a sua identidade sonora musical. Escute-o regularmente, principalmente quando estiver precisando melhorar o astral", ensina a especialista.

Curtir os animais
Mesmo que não possa ter um em casa, descubra aqueles com os quais possui mais afinidades e dê a si mesmo a oportunidade de tocá-los. Para a veterinária Maria de Fátima Martins, professora de Zooterapia da USP, a convivência com os bichos é uma rica fonte de benefícios psicológicos, físicos e sociais. Ela coordena uma experiência de terapia assistida com animais em asilos. "O contato com os animais tem melhorado a vida dessas pessoas. Para alguns idosos, a experiência foi tão positiva que eles chegaram a diminuir o número de medicamentos que tomavam", conta. 

Ser muito mais ativo
Comece descendo alguns pontos antes do ônibus. Fazer mais atividades a pé ou de bicicleta, cozinhar, cuidar do jardim, brincar com o seu cachorro, todas essas maneiras de se mexer são válidas. "Um dos segredos da longevidade é encontrar meios de se manter sempre em movimento. De preferência, concentre-se em atividades que também lhe dão prazer, e os benefícios serão maiores", sugere Dan Buettner. 

Desacelerar o ritmo
"Se você não cria um tempo para estar bem, terá que ter tempo para se cuidar quando ficar doente", alerta Dan Buettner. O primeiro estágio do estresse é a fase de alerta. Ele nos permite realiZar muitas tarefas em pouco tempo e aí nos sentimos bem.. Porém, quando persistimos na tensão, o organismo entra em fadiga. 

Comer mais iogurtes
"Eles reforçam a nossa imunidade", explica a nutricionista Gabriela Maia, da Clínica Patricia Davidson Haiat. O que as bactérias vivas contidas nesses potinhos também fazem é melhorar o nosso humor. Afinal, é o intestino que responde pela produção de 95% da serotonina de todo o corpo.

Investir no ômega-3
Peixes de água fria (salmão, arenque, sardinha, atum), sementes de linhaça moídas e óleos de peixe, de soja e de canola são ótimas fontes desse nutriente, que tem ação comprovada na redução dos níveis de colesterol e de triglicérides, além de ajudar no controle da pressão e de prevenir o risco de tromboses, que danificam os vasos sanguíneos. O composto ainda é coadjuvante em tratamentos neurológicos e de osteoporose. 

Controlar o álcool
A curto e médio prazos, o álcool pode engordar, acelerar o processo de envelhecimento e ainda aumentar a pressão arterial. A longo prazo, causa dependência e ainda compromete o funcionamento de todos os sistemas do corpo, com danos mais sérios para o fígado. 

Brincar com as crianças
É uma excelente estratégia para tirar o foco das preocupações, aproximar a família ou amigos e facilitar o contato intergeracional. E todos esses aspectos estão associados à longevidade. Porém, para funcionar, é preciso que se tenha um mínimo de afinidade com os pequenos. 

Desfrutar do sol
Sentir na pele o calor dos raios solares não é somente uma receita para adquirir disposição e ânimo. Com cerca de 15 minutos de exposição, oferecemos ao corpo algo que só o sol pode dar: a energia necessária para a síntese de vitamina D. "O composto é importantíssimo na fixação de cálcio no organismo, prevenindo a osteoporose, além de fortalecer o sistema imunológico", afirma a endocrinologista Bárbara Carvalho Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Perdoar mais
"Para envelhecer bem, é preciso olhar para a nossa trajetória de vida aceitando os erros cometidos e desculpando-se por eles. Da mesma forma, é interessante perdoar aos outros, percebendo que não fomos apenas vítimas", diz a psicóloga Dorli Kamkhagi, colaboradora do Laboratório dos Estudos do Envelhecimento do Hospital das Clínicas (SP). "Perdoar é retirar objetos pesados de uma mochila que carregamos", compara. 

Dar uma chance à laranja
Uma única unidade é capaz de prover a necessidade que o nosso corpo tem de vitamina C a cada dia. "Protege contra o câncer, afasta aquela gripe chata e até ajuda a pele a se recuperar mais rapidamente dos estragos promovidos pelo sol", diz a nutricionista Gabriela Soares Maia. 

Alongar o corpo todo
Os problemas mais frequentes do aparelho locomotor, e que estão relacionados ao envelhecimento, são a perda da mobilidade e a osteoporose. "O alongamento, enquanto um treinamento da flexibilidade, é um dos principais fatores de manutenção da autonomia funcional em idosos", garante o educador físico Estélio Dantas. 

Cochilar após o almoço
Na Península de Nicoya, na Costa Rica, a sesta é um costume institucionalizado. E, em muitas outras partes do mundo, as pausas para um cochilo também são comuns. "Para quem dorme pouco, essa pode ser uma estratégia compensatória", diz o neurofisiologista Flavio Alóe. É como renovar as energias, antes de recomeçar a jornada.

Priorizar as pessoas amadas
Este é outro ponto comum dos que vivem nas chamadas Blue Zones. "Eles contam com famílias fortes e se apoiam mutuamente", conta Dan Buettner.. Relações verdadeiras nos protegem de situações adversas. 

Esquecer do sal
A redução de seu consumo é imprescindível para prevenir e controlar a hipertensão que, por sua vez, oferecem as condições favoráveis para que inúmeros problemas de saúde progridam rapidamente, tais como a insuficiência renal e as complicações cardíacas. "O sal em excesso faz o corpo reter mais líquido, o que, além de causar inchaço, também aumenta o volume sanguíneo, elevando a pressão nas artérias", explica a nutricionista Andréia Naves. Para passar bem longe desse drama, vale cortar o sal de cozinha que adicionamos aos pratos durante a preparação, para colocá-lo apenas no momento de consumir, e sempre usando o bom senso. Outra dica é reduzir o consumo de condimentos, pratos prontos, embutidos ou enlatados.

A atividade sexual ajuda a aliviar as tensões, já que, durante a relação, ocorre a liberação de endorfinas, substâncias que melhoram o humor. O sexo ainda faz bem para a circulação. Por fim, vale como um excelente exercício e ajuda a reforçar vínculos de afeto.






Sintomas nasais crônicos

Sintomas nasais crônicos geralmente surgem como consequência de processos inflamatórios. O termo rinite foi criado para abranger as doenças inflamatórias da mucosa nasal caracterizadas por descarga líquida acompanhada de congestão nasal, espirros e drenagem de secreções pela parte posterior das cavidades nasais, na direção da faringe (drenagem pós nasal).
As rinites são a expressão de mecanismos reativos da mucosa a insultos provocados por processos alérgicos, infecciosos, obstruções anatômicas ou como consequência de gravidez, estresse emocional, mudanças bruscas de temperatura, exercícios físicos ou uso de certos medicamentos.
Tipos de rinite
Rinite alérgica costuma provocar corrimento nasal cristalino, acompanhado de espirros em salva, irritação ocular e sensação de prurido no palato e no nariz. Substâncias com cheiro forte, poluentes ambientais e irritantes como a fumaça do cigarro podem provocar respostas não alérgicas semelhantes à das rinites alérgicas.
Secreção amarela ou esverdeada, acompanhada de halitose, na presença ou não de dor de cabeça, geralmente, é característica de sinusite aguda ou crônica.
Obstrução de apenas uma das narinas que não responde aos descongestionantes nasais de uso rotineiro sugere obstrução anatômica por pólipos, desvio de septo, presença de tumores ou de corpos estranhos.
As rinites alérgicas são as mais comuns. Afetam cerca de 10% das crianças e de 20% a 30% dos adolescentes. Costumam ocorrer com 
mais frequência em certos períodos do ano, mas podem ser perenes.
As rinites infecciosas são divididas em agudas ou crônicas.
As agudas são fáceis de distinguir por sua natureza temporária.
 Os exemplos clássicos são as rinites associadas aos vírus da gripe 
e do resfriado comum.
A rinossinusite crônica afeta mais de 10% da população e é 
 considerada a mais frequente de todas as doenças crônicas. 
É caracterizada por secreção nasal mucopurulenta, congestão, 
perda de olfato, dor de garganta, halitose (é uma das causas mais comuns de mau hálito) 
e tosse crônica que se acentua à noite, ao deitar, e fica mais
 intensa ao levantar.
São chamadas de rinites vasomotoras as que se manifestam por congestão acompanhada de corrimento nasal aquoso, geralmente relacionada com mudanças de temperatura, variações climáticas ou ingestão de alimentos apimentados. Em cerca de um terço das
 mulheres grávidas ocorre um tipo de rinite vasomotora típica,
 associada à produção de estrógeno, que se instala no final do
 primeiro trimestre e desaparece imediatamente depois do parto.
Vários medicamentos induzem quadros de congestão nasal acompanhados ou não de corrimento: diversos anti-hipertensivos, aspirina, anti-inflamatórios, contraceptivos orais, sildenafil (Viagra).
 O uso de cocaína por via nasal está associado à rinite crônica e pode
 levar à perfuração do septo entre as duas narinas.
Rinite atrófica é uma condição frequentemente encontrada em pessoas de idade, caracterizada pela formação de crostas secas que se fixam
 com firmeza à mucosa nasal, obstruindo as cavidades, provocando congestão e halitose intensa. A causa é desconhecida.
A presença de pólipos e de tumores benignos ou malignos na mucosa nasal pode conduzir à obstrução, prejudicar a respiração e interferir com o olfato por reduzir a oxigenação da mucosa. Quando pólipos obstruem
 as passagens que drenam as secreções produzidas nos seios da face, pode surgir a sinusite crônica.
Defeitos estruturais como desvio de septo, adenoides proeminentes e hipertrofia de certas áreas da mucosa nasal podem causar sintomas de rinite. Em crianças, dormir com a boca aberta, em geral, está associado
 à hipertrofia das adenoides.


TRATAMENTO

O tratamento das rinites implica afastar os alérgenos, substâncias irritantes, tratar as infecções e remover cirurgicamente os obstáculos 
à livre drenagem das secreções, quando presentes. Se os sintomas persistirem depois dessas medidas terem sido tomadas, alguns medicamentos podem estar indicados.
Os descongestionantes tópicos ou usados por via oral reduzem a congestão, mas precisam ser usados com cautela, porque em doses
 mais altas provocam hipertensão, irritabilidade, insônia e cefaleia.
Os anti-histamínicos de primeira ou de segunda geração (que não provocam sono) são considerados classicamente as drogas de
 primeira linha. Certos agentes anticolinérgicos, que reduzem o 
corrimento independentemente da causa, podem ser úteis, 
mas não têm efeito sobre os demais sintomas nasais.
 Corticosteroides tópicos são mais potentes do que os anti-
histamínicos. Por isso, muitos especialistas consideram esse o 
tratamento de primeira linha. Os efeitos indesejáveis de sua aplicação
 são irritação, secura nasal, ardência e sangramento nasal, entre outros.





SUCO DE LIMÃO +BICARBONATO = Anticancerígeno?

Muito se tem ouvido falar em frutas, legumes, grãos e até cereais com propriedades anticancerígenas. Não poderia ser diferente, a busca por sugestãos naturais para esta tão terrível doença iniciou há muito tempo. Recebi dezenas de e-mails com informações sobre o suco de limão acrescido de bicarbonato de s[odio, aquele mesmo que se usa na culinária. Sei que indico o limão para uma infinidade de males e tenho conseguido sucesso em todas elas.
Já o bicarbonato de sódio é indicado para acidose metabólica, restabelecendo o equilíbrio ácido-base do organismo; no tratamento de cálculos renais, causados por ácido úrico, é indicado como coadjuvante para reduzir a cristalização deste (uso oral); no tratamento de diarréia onde a perda de bicarbonato é severa; no tratamento de certas intoxicações por medicamentos, incluindo barbitúricos e salicilato ou álcool metílico.
Se a mistura de limão mais bicarbonato é eficiente no tratamento de vários tipos de câncer, não sei. O que sei é que tanto o suco de limão quanto o bicarbonato de sódio são substâncias que utilizo há anos na elaboração de alimentos de minha família.
Na mensagem via e-mail diz que: Tomar limonada como água todos os dias, acrescentando uma colherinha de bicarbonato é melhor. O Limão (Citrus limonun Risso, Citrus limon (L.) Burm, Citrus medica) é um produto milagroso para matar as células cancerosas. É 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia.







RECEITA PARA USO DIÁRIO:

Doenças graves: Suco de 01 limão + 01 colher de chá (rasa)  de bicarbonato de sódio - Manhã e Noite
Doenças não graves: Suco de 1/2  limão + 1/2 colher de chá (rasa) 
 de bicarbonato de sódio - Manhã e Noite
Manutenção da súde: Suco de 1/2 limão + 1/2 colher de chá (rasa) 
 de bicarbonato de sódio - Manhã  OU  Noite
Por que isto não é divulgado?
Porque há organizações interessadas em encontrar uma versão sintética que lhes permita obter lucros fabulosos. Mas, a partir de agora você pode ajudar um amigo que precise informando-lhe que deve beber suco de limão com bicabornato de sódio para prevenir a doença. Seu sabor é agradável. E, é claro, não produz os efeitos terríveis da quimioterapia. 
E se você tiver lugar plante um pé de limão no seu quintal ou jardim. Todas as partes da árvore são úteis.
A próxima vez que você quiser beber um suco, peça ou faça-o de limão natural, sem conservantes. Quantas pessoas morrem, enquanto este segredo tem sido bem guardado só para não colocar em risco as 
utilidades multibilionárias de grandes corporações?
Como você bem sabe o limoeiro é uma árvore pequena e baixa.
 Não ocupa muito espaço. É conhecido pelo nome de limoeiro, pé de
 limão, lima (em alguns lugares), llimona (cat), imoiaritz (eusk).
É o limão uma fruta cítrica que vem em diferentes formas. 
Sua polpa pode ser consumida diretamente ou é usada normalmente
 para fazer bebidas, sorvetes, doces e assim por diante. 
O interesse desta planta é devido a seus fortes efeitos anticancerígenos.
 E embora lhe sejam atribuídas muitas outras propriedades, o mais interessante sobre ele é o efeito que produz sobre os cistos e tumores.
Esta planta é um remédio comprovado contra o câncer de todos os tipos 
e o bicarbonato vai mudar o Ph do seu organismo. 
Alguns dizem que é de grande utilidade em todas as formas de câncer.
É considerado também como um agente anti-microbiano de amplo espectro contra infecções bacterianas e fungos que vivem em lugares ácidos. Acrescentando bicarbonato de sódio em sua limonada e alterando o Ph do seu organismo a bebida passa a ser eficaz contra parasitas internos e vermes, regula a pressão arterial elevada e é antidepressivo, combate a tensão e os distúrbios nervosos.







A fonte desta informação é fascinante: ela vem de um dos maiores fabricantes de remédios do mundo, que afirma que depois de mais de 
20 testes de laboratório realizados desde 1970, ficou provado que a mistura de limão + bicarbonato de sódio:
1 - Destroi as células malignas em 12 tipos de câncer, incluindo câncer
 de cólon, de mama, de próstata, de pulmão e do pâncreas...
2 - Os compostos desta árvore (limoeiro) mostraram atuar 10.000 vezes melhor, retardando o crescimento das células cancerosas do que a adriamicina, uma droga quimioterápica, normalmente utilizada no mundo.
3 - E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia, com o extrato do limão e bicarbonato, destrói apenas as células malignas do câncer e não afeta as células saudáveis.

O que se pode dizer depois de ler este texto? Se mal não faz... 
O que se pode esperar? Vamos à água de limão bicarbonatada, certamente ela é menos inócua e mais benigna do que as coca 
colas da vida.
Instituto de Ciências da Saúde, L.L.C. 819 N. Charles Street
Baltimore, MD 1201.








OS BENEFÍCIOS DA MACA PERUANA

Imagine um produto que aumenta a energia, a vitalidade, a
fertilidade, o libido e ainda rejuvenece.
Sem contra indicação, não contém lactose, sem glútem, 

sem açúcar.
Indicado para homens e mulheres com mais de 18 anos,

 sem limite de idade.

O que é a maca peruana?
É um tubérculo (raiz) encontrado em uma área restrita do Peru, com o
formato parecido com o do rabanete, de cor bege amarelada. É rica em
fibras, minerais (principalmente zinco, cálcio e ferro) e vitaminas A, C,
D, E e as do complexo B.

Como é o seu gosto?
É bem suave, levemente adocicado, de bem fácil aceitação.

Sete benefícios da maca peruana
1 - Rica em ferro, ótima para prevenir anemias.
2 - Rica em cálcio, auxilia na prevenção da osteoporose.
3 - Promete aumentar apetite sexual – Estudos científicos relacionam

 a combinação de vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E
 com a formação dos hormônios sexuais do organismo,
 melhorando problemas de
falta de libido e de infertilidade.
4 - Ajuda a reduzir os sintomas desagradáveis da menopausa.

 A combinação de vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E,
 auxilia a formação dos hormônios sexuais, 
aliviando as ondas de calor.
5 - Auxilia dietas de emagrecimento – Por ser rica em fibras, 

aumenta a saciedade.
6 - Previne o diabetes: por ser rica em fibras, evita a liberação

 de grandes quantidades de insulina de uma só vez,
 o que poderia levar
 à resistência celular à substância, favorecendo o diabetes.
7 - Diminui cansaço – É rica em carboidratos complexos,

 principal nutrientes responsável pelo fornecimento de 
energia aos organismo, além de ser fonte de vitaminas do complexo 
B, que participam das reações.
relacionadas à produção de energia do organismo.

 











OS MILAGRES DO INHAME

Santo de casa não faz milagre, mas não custa tentar.

O santo: inhame, aquela batatinha que por fora é marrom, cabeludinha e, por dentro, branca e viscosa.

A casa: qualquer uma neste Brasil imenso, pois o inhame é nativo e dá em qualquer grotão, qualquer barranco úmido.

Em primeiro lugar, serve para comer e é gostoso.

Compete com a batata, que não existia aqui na época do Descobrimento e foi trazida pelos europeus.

Tudo o que ela faz, ele faz também.

Sopa, purê, rodelas fritas, camadas que se alternam com berinjela para gratinar no forno, e mais: o inhame é tão feculento que substitui a farinha no preparo de empadões, empadinhas e massas de torta em geral.

Basta cozinhar, amassar, temperar com sal e ajustar na fôrma untada.

Ou ralar, cru, temperar e misturar com um pouquinho de farinha de milho para fazer bolinhos, muffins e outras guloseimas.

Junto com esse primeiro lugar, que é comer, vem uma vantagem enorme sobre qualquer outro tubérculo (batatas em geral, mandiocas, inhames do Norte, cará).

É que o inhame limpa o sangue, fortalece o sistema imunológico e protege de infecções transmitidas por mosquitos, como dengue, malária e febre amarela.

Não evita a picada, mas impede que os micróbios infectantes se instalem e proliferem.

As picadas não coçam nem inflamam.

Isso já foi comprovado cientificamente, e empiricamente nem se fala, tanto que o inhame sempre foi utilizado pela farmacopéia brasileira até mesmo como coadjuvante nos tratamentos de infecções poderosas, como a sífilis.
Bem.

Em segundo lugar, o inhame tem uma propriedade única: aplicado externamente, puxa para fora o que incomoda o corpo.

Pode ser uma farpa ou um cisto, gaze esquecida na cirurgia, inflamação nos tendões, furúnculo, hemorróida, artrite e reumatismo, eczemas de qualquer tipo.

Baixa a febre, trata queimaduras, desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado das contusões e o pus de abcessos e tumores...

Mas como ninguém sabe disso?, interrompe aquela senhora, perplexa.

Elementar, querida: não vende em farmácia, não aparece na TV.

Faz parte de um acervo cultural que a humanidade vai perdendo enquanto se acostuma a ter tudo em caixinha e com bula. No entanto, sua eficácia pode ser comprovada com a maior facilidade, basta comprar na feira e usar - está na época.

Para fazer o emplastro que puxa tudo, descasque o inhame, rale na parte mais fina do ralador, misture com 10% de gengibre, também ralado, e um pouquinho de qualquer farinha ou amido para dar liga. Aplique no local afetado uma camada bem grossinha, de um dedo, cobrindo com uma gaze e deixando agir enquanto estiver úmido.

Vá trocando o emplastro duas ou três vezes por dia até obter o resultado, que em geral é rápido.

Como, minha senhora?

Unha encravada?

Taí um milagre que esse santo faz brincando.

O emplastro desencrava qualquer unha em 24 horas, no máximo 48, eliminando totalmente a inflamação e deixando-a normalzinha de novo.

Para cistos no seio, e mesmo tumores que serão retirados, a aplicação do emplastro durante duas semanas é extremamente útil: se não fizer desaparecer o problema, junta toda a matéria semelhante num só local e evita escarafunchações cirúrgicas desnecessárias.

Mas não acredite em nada disso.
Experimente, veja, sinta.

Aí, se achar justo, prestigie o santo: tenha sempre inhame em casa, coma e ame!








CONSELHOS PARA UMA VIDA LONGA E FELIZ

1. Não cuide de seu trabalho antes de tudo.
As necessidades pessoais e familiares são prioritárias.

2. Não trabalhe aos sábados o dia inteiro e, de maneira nenhuma, trabalhe aos domingos.

3. Não permaneça no escritório à noite e não leve trabalho para casa e/ou trabalhe até tarde.

4. Ao invés de dizer "sim" a tudo que lhe solicitarem, aprenda a dizer "não".

5. Não procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e nem aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6. Se dê ao luxo de um café da manhã ou de uma refeição tranquila.
Não aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.

7. Pratique esportes. Faça ginástica, natação, caminhe, pesque, jogue bola ou tênis.

8. Tire férias sempre que puder, você precisa disso. Lembre-se que você não é de ferro.

9. Não centralize todo o trabalho em você, não é preciso controlar e examinar tudo para ver se está dando certo... Aprenda a delegar.

10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, não tome logo remédios, estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Procure um médico.

11. Não tome calmantes e sedativos de todos os tipos para dormir.
Apesar deles agirem rápido e serem baratos, o uso contínuo fazem mal à saúde.

12. E por último, o mais importante: permita-se a ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida.
Isto não é só para crédulos e tolos sensíveis; faz bem à vida e à saúde.


Dr. Cláudio Domênico - Cardiologista







BEBA ÁGUA
 

Novas pesquisas confirmam que beber um mínimo de 8 copos de água por dia diminui o risco de câncer de cólon em 45%, além de baixar o risco de câncer de mama em 79% e reduzir à metade a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga

Você está tomando a devida quantidade de água diariamente? Você sabia que o mecanismo da sensação de sede é tão fraco, que com freqüencia, 37% dos seres humanos o confunde com a fome?

Ainda mais, uma desidratação imperceptível retardará o metabolismo em aproximadamente 3%. Um copo de agua aliviará a fome à meia noite, em quase 100% dos casos, sob dieta redutora, segundo um estudo realizado na Universidade de Washington.

A água tem tal importancia que uma redução de somente 2% de água no corpo pode causar perda momentânea de memória, dificuldade em fazer contas matemáticas básicas e problemas de focar a visão sobre uma tela de computador ou sobre uma página impressa?

Novas pesquisas confirmam que beber um mínimo de 8 copos de água por dia diminui o risco de câncer de cólon em 45%, além de baixar o risco de câncer de mama em 79% e reduzir à metade a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga.

E, se estamos estressados, devemos aumentar a quantidade para 16 copos de água por dia! Isso porque 90 % do volume de nosso cérebro é composto por água, que é o principal veículo das transmissões eletroquímicas.

As pessoas normalmente NÃO bebem tal quantidade para evitar de ter que urinar seguidamente; um inconveniente menor em troca de uma melhoria em sua saúde.

A cor de sua urina debe ser de um amarelo muito fraco ou incolor, caso contrário você não está ingerindo suficiente água (isto não é válido se você esta tomando vitaminas do complexo B, que produzem uma cor amarela natural à urina). Ao falar de beber água, não nos referimos à água contida no café, nos chás ou nos refrigerantes. A água engarrafada ou de fontes naturais é a melhor.

Estudos preliminares indicam que em 80% das pessoas, beber de 8 a 10 copos de água por dia, pode aliviar significativamente muitas CHAVE PARA UMA VIDA CENTENÁRIA LIVRE DE DOENÇAS
TERAPIA MILAGROSA DA ÁGUA
As doenças graves ou crônicas podem ser curadas por uma simples e eficaz “TERAPIA DA ÁGUA”. Um
artigo publicado pela Associação Japonesa de Luta contra Doenças informa uma lista de doenças que
podem ser curadas com esta terapia, que vem sendo pesquisada e testada com sucesso.
· meningite, pressão arterial, anemia, paralisia, obesidade, artrite, inconsciência.
· tosse, resfriados, bronquite e tuberculose.
· dor de cabeça, doenças do fígado e problemas urinários.
· hiperacidez, gastrite e bile.
· constipação, hemorróidas e diabete.
· problemas dos olhos ou vista.
· problemas menstruais e problemas dos ovários.
· problemas nasais e da garganta.
MÉTODO PARA BEBER ÁGUA
Beba 4 copos de água (1.26 kg.) pela manhã, em jejum, antes de escovar os dentes.
Não coma o beba nada por 45 minutos.
Passados 45 minutos escove os dentes e tome o desjejum.
Duas horas depois de cada refeição beba 4 copos de água novamente.
Não coma nada antes de dormir.
No caso de não conseguir beber 4 copos de água de uma só vez, comece bebendo 1 copo e aumente a
quantidade dia a dia até atingir a quantidade desejada de 4 copos.
Uma vez iniciada, a terapia deve ser mantida como parte da rotina cotidiana.
As pesquisas realizadas demonstram que algumas doenças podem ser curadas com essa terapia em um
prazo estipulado de tempo.
* hipertensão: 1 mês
* gases; 2 dias
* diabete: 1 semana
* constipação: 1 dia
* câncer: 1 mês
* tuberculose: 3 meses
Pacientes com artrite ou acidez estomacal devem continuar a terapia durante 1 semana, bebendo água 3
vezes por dia e continuar com 1 vez por dia.
Esta terapia é livre de custos, nos livra do uso de medicamentos, é muito simples, pode ser observada
por qualquer um e não causa nenhum efeito colateral.
É possível que no início a quantidade de urina aumente de 2 a 3 vezes seu volume normal, mas isso se
regularizará em pouco tempo.
Desejo que todos meus irmãos e irmãos gozem de boa saúde e tenham uma vida longa livre de
doenças. Peço apenas que divulguem e popularizem este método de cura.
IMPORTANTE:
1. Não coma ou beba de pé.
2. Mastigue exaustivamente até os líquidos ingeridos.
3. Faca gargarejos 32 vezes com água morna salgada antes indisposições. 

Pesquisas na internet 






OS PODERES DA BANANA

Isto é interessante.

Depois de ler isto, você nunca vai olhar para uma banana da mesma
maneira novamente.

A banana contém três açúcares naturais - sacarose, frutose e glicose,

combinados com fibra. A banana dá uma instantânea e substancial
elevação da energia.

Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente

para um treino de 90 minutos extenuantes. Não é à toa que a banana é a
fruta número um dos maiores atletas do mundo.

Mas energia não é a única forma de uma banana poder nos ajudar a

manter a forma. Pode também nos ajudar a curar ou prevenir um grande
número de doenças. Tornando-se uma obrigação adicionar a banana à
nossa dieta diária.

Descrição:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmJ8qjyzPCv3n1ddF6dUi7mZ_rQcEjzAL60M_y58f-BBkkNM3qjLYnINZTZkccBkfN4VkwKy8fsv7lub84n2-QBVAP55bMDmC0vK_ZJNsMoSouYb9s8nNWmXWqBuNrgGrFGO2w-EcA609P/
600/sexo-banana-cortada-3.jpg


Depressão: De acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre

pessoas que sofrem de depressão, as pessoas se sentiam melhores após
ter comido uma banana. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo
de proteína que o corpo converte em seratonina, reconhecida por
relaxar, melhorar o seu humor e, geralmente, fazem você se sentir mais
feliz.

TPM Esqueça as pílulas - coma uma banana. A vitamina B6 regula os

níveis de glicose no sangue, que podem afetar seu humor.

Anemia: contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de

hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.

Pressão Arterial: Este fruto tropical é muito rico em potássio, mas

reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta.
Tanto é assim, que a Food and Drug Administration nos Estados Unidos,
permitiu que a indústria da banana oficialmente informasse ao publico,
que ao comer essa fruta, ela poderá reduzir o risco de pressão alta e
infarto.

Descrição:
http://loja.mundoeva.com.br/img/p/14-54-large.jpg

Cérebro: 200 estudantes da escola Twickenham na Inglaterra tiveram

ajuda nos exames este ano, comendo bananas no café da manhã, lanche e
almoço em uma tentativa de elevar sua capacidade mental. A pesquisa
mostrou que o elevado teor de potássio na banana, pode ajudar a
aprendizagem, tornando os alunos mais alertas.

Constipação: com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode

ajudar a normalizar as funções intestinais, ajudando a superar o
problema sem recorrer a laxantes.

Ressaca: uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma

vitamina de banana, adoçado com mel. A banana acalma o estômago e, com
a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite
suaviza e reidrata o sistema.

Azia: têm efeito antiácido natural no organismo, por isso, se você

sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar.

Enjôo matinal: comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os

níveis de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.

Picadas de mosquito: antes do creme para picada de inseto, experimente

esfregar a zona afetada com a parte interna da casca da banana. Muitas
pessoas acham excelentes para reduzir o inchaço e a irritação.

Nervos: Bananas são ricas em vitaminas do complexo B que ajuda a

acalmar o sistema nervoso.

Excesso de peso e no trabalho? Estudos do Instituto de Psicologia na

Áustria mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de
alimentos como chocolate e biscoitos. Estudando 5000 pacientes em
hospitais, pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que
mais sofriam de pressão alta e ataques de ansiedade. O relatório desse
estudo, concluiu que:
para evitar que comamos biscoitos e doces quando estamos ansiosos,
então é necessário que se coma alimentos ricos em carboidratos a cada
duas horas para manter níveis estáveis de açúcar no sangue, e é aí que
entra a nossa querida banana.

Úlceras: A banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais

pela sua textura macia e suavidade. É a única fruta crua que pode ser
comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a
acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

Controle de temperatura: Muitas culturas vêem a banana como fruta

'refrescante', que pode reduzir tanto a temperatura física como
emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas
comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa.

Seasonal Affective Disorder (SAD): a banana auxilia os que sofrem SAD,

porque contêm a vitamina B6 e Triptofano, que nos acalma e nos faz
ficar bem humorados.

Fumar e Uso do Tabaco: As bananas podem ajudar as pessoas que tentam

deixar de fumar. Vitaminas - A, B6 e B12, assim como o potássio e
magnésio, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da retirada da
nicotina.

Stress: O potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os

batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o
equilíbrio de água no corpo. Quando estamos estressados, nossa taxa
metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio que podem ser
reequilibrado com a ajuda da banana, que é rica em potássio.

Infarto: de acordo com pesquisa publicado no New England Journal of

Medicine, comer bananas como parte de uma dieta regular, pode reduzir
o risco de morte por enfarto em até 40%!

Verrugas: os interessados em alternativas naturais juram que se quiser

eliminar verrugas, pegar um pedaço de casca de banana e colocá-lo
sobre a verruga, com o lado amarelo para fora. Segure cuidadosamente a
casca no local com esparadrapo!

Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Quando você

compará-lo com uma maçã, tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes
mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina
A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. Também é rica em
potássio e é um dos alimentos mais valiosos para nossa saúde. Então
talvez seja hora de mudar essa frase em inglês, tão conhecida: 1 apple
a day, keep the doctor away, e que nós traduzindo deveríamos usar:
"Uma banana por dia mantém o doutor sem freguesia!"







                      OLEUROPEÍNA AZEITE CONTRA OSTEOPOROSE

Guarde bem este nome: oleuropeína. A substância, encontrada 
no azeite de oliva extravirgem, é a nova arma da nutrição 
para evitar e combater a osteoporose, doença que acelera a
 perda de massa óssea.

O cálcio que se cuide, porque seu posto solitário de melhor 
companheiro doesqueleto anda ameaçado. Calma, o mineral 
não vai perder seu lugar de destaque como protetor dos ossos - 
muito longe disso. A questão é que a ciência descobre fortes
 concorrentes para dividir com ele essa prestigiada
posição. É o caso da oleuropeína, presente no azeite de oliva. 
Um estudo da Universidade de Córdoba, na Espanha, revela 
que esse tipo de polifenol
aumenta a quantidade de osteoblastos, células que fabricam
 osso novinho em folha. Consumi-la , portanto, traria imensas
 vantagens para manter o arcabouço do corpo em pé
 ao longo da vida.

“O tecido ósseo é dinâmico, destruído e construído constantemente”, explica o geriatra Rodrigo Buksman, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, em Brasília. Os osteoblastos ajudam justamente a realizar areconstrução. É como se fossem a massa corrida  colocada na parede para tapar os furos que aparecem com o tempo.
 Sem essas células, os buracos
ficam maiores, os ossos se enfraquecem e cresce o risco de fraturas. 
O envelhecimento e a menopausa provocam uma queda na 
concentração de osteoblastos no organismo.
 Daí a importância da reposição desses construtores, que recebem um belo reforço com a inclusão do azeite de oliva
extravirgem no dia a dia, a melhor fonte de oleuropeína.
 “Aos 30 anos nosso corpo atinge a quantidade máxima de
 massa óssea e, a partir daí, começa a
perdê-la”, nota o ortopedista Gerson Bauer, do Hospital Alemão Oswaldo
Cruz, em São Paulo. Por isso é que se diz que a prevenção da osteoporose se inicia muito antes da maturidade. “Essa doença se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea,
 o que torna os ossos mais frágeis e propensos às fraturas”,
 arremata a nutricionista Clarisse Zanette, mestre em ciências
 médicas pela Universidade Federal do Rio Grande
do Sul. Com o azeite, no mínimo, esse processo destrutivo 
demora mais tempo para ocorrer. E, se alguém quiser substituir
 sua fonte de oleuropeína de
vez em quando, saiba que existe mais uma opção. “A substância também é fornecida pela azeitona, de onde o óleo é extraído”, diz Clarisse.

Não são apenas os ossos que se deliciam quando saboreamos um
 prato regado a azeite. O coração também se beneficia,
 porque suas veias e artérias ficam
livres de entraves. “A gordura monoinsaturada, principal constituinte
  do óleo, interfere nos receptores do fígado que captam o colesterol
circulante”, explica o cardiologista Daniel Magnoni, do Hospital do
Coração, em São Paulo. “Assim, há uma redução nas taxas da
 sua versão ruim, bem como de sua quantidade total.” Já os compostos fenólicos do azeite diminuem a oxidação do colesterol, processo crucial para a formação das placas que obstruem as artérias e causam as doenças cardiovasculares. “Esse poder se deve à sua intensa
 atividade antioxidante”, justifica a
cardiologista Paula Spirito, do Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro.
“Esses compostos impedem que os radicais livres - moléculas que provocam danos às células - oxidem o colesterol e contribuam com 
o aparecimento de placas nos vasos.” A circunferência abdominal é
 outra que agradece o consumo do azeite. É que o alimento ajuda a 
evitar a inflamação de uma área do cérebro chamada hipotálamo.
 A inflamação é provocada por dietas ricas em
gorduras saturadas, presentes nas carnes e nos produtos
 de origem animal.
Como o hipotálamo é o órgão responsável pelo controle da fome
 e do gasto energético, não é um exagero dizer que o óleo de oliva 
auxilia a manter a harmonia na massa cinzenta e, assim, a afastar
 os quilos a mais.
 Além disso, ele acelera a produção de um hormônio chamado 
GLP 1, que age no cérebro aumentando a saciedade e
 reduzindo o apetite.

A oleuropeína - voltamos a falar dela - tem participação no pelotão
antiinflamatório. “Esse polifenol tem propriedades antioxidantes
significativas, inibe a agregação de plaquetas e reduz a formação de
moléculas inflamatórias em todo o corpo”, afirma a nutricionista Mércia
Mattos, da Faculdade de Medicina de Marília, no interior paulista. 
Tantas propriedades se refletiriam em um menor risco de uma porção
 de males, entre eles infartos e derrames. Por falar em proteção, vale destacar, ainda, que esse antioxidante também resguarda as mitocôndrias, estruturas dentro das
células responsáveis pela obtenção de energia - dessa forma, fica mais
difícil uma célula se aposentar antes da hora.

Quando regamos o prato com azeite extravirgem, porém, não ganhamos apenas boas doses de oleuropeína. O tempero é uma ótima fonte de vitamina E. “Esse nutriente retarda o envelhecimento das células, diminuindo o risco de
tumores e doenças do coração”, aponta a nutricionista Soraia Abuchaim, do Conselho Regional de Nutricionistas do Rio Grande do Sul. O melhor é que, para desfrutar de tudo isso, bastam 2 colheres por dia. Mas tem que ser do tipo extravirgem, que concentra maiores teores da substância.
De preferência, use-o em saladas e ao finalizar pratos quentes - o azeite não gosta de calor e, se for lançado ao fogo, perde grande parte de suas
qualidades. E só o sabor, nesse caso, não basta, certo?
Dra. Maria Dora Ruiz Temoche






LIMPE SEUS RINS

Os anos passam e nossos rins vão filtrando nosso
sangue para remover o sal e outros intoxicantes
que entram no organismo.
Com o tempo, o sal se acumula e precisamos de uma limpeza.      
Como fazer isso?
De um modo simples e barato:
- Pegue um maço de salsa e lave bem.
- Corte bem picadinho e ponha em uma vasilha com água limpa.
- Ferva por 03 minutos e deixe esfriar.
- Coe, ponha em uma jarra com tampa e guarde na geladeira.
Beba um copo todos os dias, e você vai perceber que o sal e
outros venenos acumulados nos rins saem na urina.
OBS: Você vai logo notar a diferença !!! ....
Há muitos anos a salsa é reconhecida como o
melhor tratamento de limpeza dos rins.
Ela é um remédio natural !!! ...
A salsa é uma das ervas com propriedades terapêuticas
menos reconhecidas.
Ela contém mais vitamina C do que qualquer outro vegetal
da nossa culinária (166mg por 100g).
Isso é três vezes mais que a laranja.
A salsa contém também ferro (5.5mg/100g),
manganésio (2.7mg/100g), cálcio (245mg/100g) 
e potássio (1mg / 100g).
Sendo recomendada para pedra nos rins, reumatismo
e cólica menstrual. Sua alta concentração de vitamina
C ajuda na absorção de ferro.
O suco de salsa, sendo uma bebida natural, pode ser
tomado misturado com outros sucos, 3 vezes ao dia.
As folhas podem ser mantidas no congelador, e seu
uso é recomendado na culinária diária, pois além de
saudáveis, dão ótimo sabor a qualquer receita.






HIPERTENSÃO ARTERIAL

Depois de certa idade todo mundo sofre de pressão alta. Todo mundo é exagero, mas são muitos. Metade dos brasileiros com mais de 50 anos é hipertensa; proporção que atinge 60% depois dos 60 anos, e que não pára de aumentar daí em diante.
Sua ocorrência se tornou tão banal que é comum ouvir: “Minha mãe está ótima, tem só uns probleminhas de pressão”. Probleminhas? Hipertensão é doença traiçoeira, sobrecarrega e hipertrofia a musculatura do coração – especialmente a do ventrículo esquerdo, encarregada de impulsionar o sangue através da aorta, cujo segmento superior é empurrado para cima e para trás. Nas fases finais, a hipertrofia pode ser tão exagerada que os médicos passam a chamá-lo de “coração de boi”.
Com o passar dos anos, as camadas musculares que contraem e dilatam as pequenas e grandes artérias do organismo se tornam endurecidas: surge a arteriosclerose, que aumenta a probabilidade de doenças cardiovasculares. Cerca de 60% dos ataques cardíacos ocorrem em hipertensos; e 80% dos derrames cerebrais, também.
Além desses eventos dramáticos, a hipertensão mal controlada pode lesar os rins, a retina e as artérias periféricas e levar à insuficiência renal, à perda da visão e a amputações de membros, respectivamente. Por isso, se você ou algum familiar é hipertenso, preste atenção:
1) O coração é uma bomba incansável: em suas câmaras passam 5 a 6 litros de sangue por minuto. Isso mesmo, por minuto;
2) A pressão arterial é consequência da “força” que o sangue faz contra a superfície das paredes internas das artérias para obrigá-lo a circular;
3) A pressão não é constante no decorrer do dia:em repouso ou dormindo, com os vasos relaxados, tende a cair; e a subir, quando fazemos esforço físico, estamos nervosos ou sob estresse.
4) Ao medir a pressão você deve estar sentado, com o aparelho
ajustado em seu braço à altura do coração. Não fale. Descanse por 5 a 10 minutos em ambiente calmo antes de efetuar a medida. Você não deve ter realizado esforço nos últimos 60 minutos. Não fume nem ingira alimentos ou bebidas alcoólicas nos 30 minutos que antecederem a medida. Esvazie a bexiga e não cruze as pernas. Se a pressão estiver alta, repita a medida dois ou três minutos depois;
5) É preciso muita cautela antes de rotular uma pessoa como hipertensa;
6) Você terá níveis ideais de pressão, quando a máxima estiver abaixo de 12, e a mínima, abaixo de 8. Estará numa situação limítrofe quando a máxima estiver entre 13,0 e 13,9 ou a mínima entre 8,5 e 9. Será considerado hipertenso quando a máxima atingir 14,0 ou mais ou a mínima atingir ou ultrapassar 9,0;
7) Aumentos de peso e de pressão arterial andam de mãos
dadas. As diminuições, também: nos hipertensos, para cada 1 kg perdido a pressão cai em média 0,13 a 0,16 unidades (cm);
8) Muitos acham que aumento da pressão provoca dor de cabeça,
tontura, peso na nuca, mas, como nada sentem, passam anos sem medi-la. Está errado, a doença é silenciosa. Só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando ocorre aumento abrupto;
9) Em 90% a 95% dos casos não se consegue descobrir a causa da
hipertensão;
10) A doença é mais comum em negros e seus descendentes;
11) O objetivo-alvo do tratamento é manter rigorosamente níveis que não ultrapassem 12 x 8;
12) A melhor forma de controlar a pressão é por meio de mudanças no estilo de vida: manter atividade física diária, evitar a obesidade, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, doces, sal, reduzir o estresse e, especialmente, deixar de fumar;
13) A prevenção das complicações através do uso de medicamentos anti-hipertensivos foi um dos maiores sucessos da medicina contemporânea;
14) Se puder, escolha um médico atualizado com as inúmeras
opções terapêuticas disponíveis;
15) Assuma o controle de sua condição: compre um aparelho para medir a pressão em horários variados;
16) Tome os comprimidos religiosamente nos horários prescritos.
Em caso de efeitos colaterais, entre em contato com seu médico,
não faça ajuste de doses nem interrompa o tratamento por
conta própria;
17) Descontados os casos de hipertensão mais leve, é provável
que você tenha de tomar remédio pelo resto da vida. Não fique revoltado, dê graças a Deus por eles existirem.
Dr. Drauzio Varela




ALZHEIMER

Sobre o Alzheimer, vale a pena ler mesmo que você não tenha este problema na família.
Obs Roberto Goldkorn é psicólogo e escritor

Meu pai está com Alzheimer. Logo ele, que durante toda vida se dizia 'o Infalível'. Logo ele, que um dia, ao tentar me ensinar matemática, disse que as minhas orelhas eram tão grandes que batiam no teto. Logo ele que repetiu, ao longo desses 54 anos de convivência, o nome do músculo do pescoço que aprendeu quando tinha treze anos e que nunca mais esqueceu: esternocleidomastóideo.

O diagnóstico médico ainda não é conclusivo, mas, para mim, basta saber que ele esquece o meu nome, mal anda, toma líquidos de canudinho, não consegue terminar uma frase, nem controla mais suas funções fisiológicas, e tem os famosos delírios paranóicos comuns nas demências tipo Alzheimer.

Aliás, fico até mais tranqüilo diante do 'eu não sei ao certo' dos médicos; prefiro isso ao 'estou absolutamente certo de que....', frase que me dá arrepios.

E o que fazer... para evitarmos essas drogas?

Como?

Lendo muito, escrevendo, buscando a clareza das idéias, criando novos circuitos neurais que venham a substituir os afetados pela idade e pela vida 'bandida'.

Meu conselho: é para vocês não serem infalíveis como o meu pobre pai; não cheguem ao topo, nunca, pois dali só há um caminho: descer. Inventem novos desafios, façam palavras cruzadas, forcem a memória, não só com drogas (não nego a sua eficácia, principalmente as nootrópicas), mas correndo atrás dos vazios e lapsos.

Eu não sossego enquanto não lembro do nome de algum velho conhecido, ou de uma localidade onde estive há trinta anos.. Leiam e se empenhem em entender o que está escrito, e aprendam outra língua, mesmo aos sessenta anos.

Coloquem a palavra FELICIDADE no topo da sua lista de prioridades: 7 de cada 10 doentes nunca ligaram para essas 'bobagens' e viveram vidas medíocres e infelizes - muitos nem mesmo tinham consciência disso.

Mantenha-se interessado no mundo, nas pessoas, no futuro. Invente novas receitas, experimente (não gosta de ir para a cozinha?
Hum... Preocupante). Lute, lute sempre, por uma causa, por um ideal, pela felicidade. Parodiando Maiakovski, que disse 'melhor morrer de vodca do que de tédio', eu digo: melhor morrer lutando o bom combate do que ter a personalidade roubada pelo Alzheimer.

Dicas para escapar do Alzheimer:

Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões.

Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que NEURÓBICA, a 'aeróbica dos neurônios', é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro. Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso; limitam o cérebro.

Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios 'cerebrais' que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional. Tente fazer um teste:

- use o relógio de pulso no braço contrário;
- escove os dentes com a mão contrária da de costume;
- ande pela casa de trás para frente; (vi na China o pessoal treinando isso num parque);
- vista-se de olhos fechados;
- estimule o paladar, coma coisas diferentes;
- veja fotos de cabeça para baixo;
- veja as horas num espelho;
- faça um novo caminho para ir ao trabalho.

A proposta é mudar o comportamento rotineiro!
Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro. Vale a pena tentar!
Que tal começar a praticar agora, trocando o mouse de lado?
Que tal começar agora enviando esta mensagem, usando o mouse com a mão esquerda?
FAÇA ESTE TESTE E PASSE ADIANTE PARA SEUS (SUAS) AMIGOS (AS).
'Critique menos, trabalhe mais. E, não se esqueça nunca de agradecer!'
Sucesso para você!!!
A cada 1 minuto de tristeza perdemos a oportunidade de sermos felizes por 60 segundos.

Obs.: Esta mensagem foi enviada por mim, com a mão esquerda.



MISTURINHA MÁGICA

Misturinha que tira cheiro de tudoSegue receita da misturinha que tira cheiro de tudo , absolutamente tudo, e limpa tecidos, desamarela, perfuma e pode ser usada em animais e no ambiente.

PARA OS ANIMAIS (banho a seco):

... 1 LITRO DE ÁGUA + 1/2 COPO VINAGRE E 1/2 DE ÁLCOOL + 1 COLHER SOPA BICARBONATO SÓDIO

Coloque os ingredientes numa vasilha, molhe um pano macio, torça e passe no corpo todo, molhe torça e passe...

O vinagre é antisséptico, tira cheiros e dá brilho ao pelo, e o bicarbonato tira cheiros.

Se a barba e o bigode, por exemplo, estiverem fedidos, pode encharcar e depois é só secar bem.

PARA O AMBIENTE:

1 LITRO DE ÁGUA + 1/2 COPO VINAGRE DE ÁLCOOL + 1 COL. SOPA BICARBONATO SÓDIO + 1/4 COPO DE ÁLCOOL + 1 COL. SOPA AMACIANTE.

Dica: como o vinagre e o bicarbonato efervescem usados juntos, procure fazer a mistura num recipiente grande para depois colocar no frasco menor e na seguinte ordem:

1 - água
2 - álcool
3 - bicarbonato
4 - vinagre
5 - amaciante

Borrife sobre tecidos em geral: sofás, almofadas, caminhas de cachorro, cortinas, travesseiros, cobertores, roupas...além de tirar maus cheiros deixa o perfume duradouro do amaciante.

Pode ser usado como aromatizador de ambiente, neste caso acrescente umas gotinhas de sua essencia preferida no lugar do amaciante. Captura odores e perfuma.

Se quiser uma limpeza profunda lave o objeto com a mistura, sem medo de estragar qualquer tecido, pelo contrario, o vinagre reaviva cores, o bicarbonato limpa profundamente, o amaciante amacia as fibras e o álcool faz tudo secar mais rápido.

Como limpa carpet não tem igual!!!

Tira cheiro de chulé dos tenis, de mofo das roupas (muuuuito melhor que o Shout!!), de cachorro, de xx de cachorro, de vômito das crianças...

Pegou um cachorro no colo ou um bb vomitou no seu colo e ficou fedido bem na hora de sair? Espirre a misturinha num pano que não solte pelo (uso o Duramax) e passe na roupa, ou espirre diretamente na roupa e tire o excesso. Pronto!

Experimente limpar os estofados e teto do carro, principalmente quem fuma no carro, vc não vai acreditar no resultado, limpa e desamarela o teto sem muito esforço.

Também pode limpar bancadas, interior de armários, pisos...enfim, tudo!

Vc pode variar o cheiro, e usar sem cheiro nenhum na cozinha.

Gosto muitissimo do amaciante concentrado Comfort erva doce e aloe vera, o cheiro é maravilhoso.

Sugiro não exagerar nos compostos. Bicarbonato demais vai deixar resíduos, amaciante demais deixa meio ensebado e vinagre demais deixa o cheiro de vinagre.

Aqui em casa sempre tenho um recipiente de 1 litro em spray com a misturinha para borrifar e se quiser passar no chão pra limpar com o rodo mágico abro o recipiente e jogo direto no chão.


VIVA MELHOR

Mexa-se como uma criança.
A ativividade física é um grande fator de promoção da qualidade e da duração
da vida. Ande, pratique alongamento, dance. Não pare.
Coma como um índio.
Evite produtos industrializados. Coma menos gorduras. Abuse das frutas e verduras.
Use pouco sal, reduza o consumo de açúcar.
Durma como um gato.
Descanse o suficiente, espreguice ao acordar. Trate bem o seu corpo.
Tenha a persistência de um camelo.
Seja disciplinado. Mantenha seu compromisso de envelhecer com saúde.
Trace objetivos e tarefas. Mantenha seus sonhos vivos.
Tenha a alegria de um golfinho.
Valorize as coisas boas que a vida nos dá. Não seja amargo ou rancoroso.
Viva o dia de hoje.
Seja independente como um pássaro.
Não dependa de ninguém para o seu bem estar.
Tenha a solidariedade de um cão.
Faça-se necessário. Seja disponível. Mantenha-se fiel às causas sociais.
Mantenha sua crença na vida, no amor e na fraternidade.







 CUIDE DA SUA SAÚDE

 Dicas recebida de um amigo, médico. A laranja dentro do feijão.
Se não cozinha passe a dica para quem o faz, porque só fará bem a saúde de quem come.

Se tiver de fazer uma feijoada siga este conselho: Coloque uma laranja inteira e não descascada (lavada) na feijoada junto com as carnes.

Realmente funciona, até parece milagre, a gordura fica toda dentro da laranja, basta cortá-la para ter a confirmação.
A laranja não modifica em nada o gosto da feijoada que fica super light.
Experimente com um pedaço de lingüiça. Ferva a água, fure a lingüiça com um garfo, coloque a laranja na panela e depois a lingüiça.
Comprove, em 5 minutos a gordura está toda dentro da laranja.
Depois frite a lingüiça e veja como está deliciosa e a panela sem gordura.
Isso poderá servir para alguém, é por isso que transmito o que aprendi.
FAÇA O MESMO, ENVIE A DICA AOS SEUS AMIGOS.




 


O LIMÃO

Nossas avós já sabiam disso! E nós esquecemos porque?

Muitos profissionais em restaurantes, além de nutricionistas estão usando ou consumindo o limão inteiro, em que nada é desperdiçado.
Como você pode usar o limão inteiro sem desperdício?
Simples... Lave bem e coloque o limão na seção do freezer de sua geladeira.
Uma vez que o limão esteja congelado, use seu ralador e o limão inteiro (sem necessidade de descascá-lo) e polvilhe-o em cima de seus alimentos.

Polvilhe-o em suas bebidas, vinho, saladas, sorvete, sopa, macarrão, molho de macarrão, arroz, sushi... Todos os alimentos inesperadamente terão um gosto maravilhoso, algo que você talvez nunca tenha provado antes.
Provavelmente, você achava que só o suco de limão teria vitamina C.
Bem, saiba que as cascas do limão contêm vitaminas 5 a 10 vezes mais do que o suco de limão propriamente dito. E, sim, isso é o que você vem desperdiçando. Mas de agora em diante, por seguir esse procedimento simples de congelar o limão inteiro e salpicá-lo em cima de seus pratos, você pode consumir todos os nutrientes e obter ainda mais saúde.
As cascas do limão são rejuvenescedoras da saúde na erradicação de elementos tóxicos do corpo. ótimo!!!
Os benefícios surpreendentes do limão!
Limão (Citrus) é um produto milagroso para matar células cancerosas. É 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia.
Por que não sabemos nada sobre isso? Porque existem laboratórios interessados em fazer uma versão sintética que lhes trará enormes lucros.
Seu sabor é agradável e não produz os efeitos horríveis da quimioterapia.Quantas pessoas morrem enquanto esse segredo é mantido, para não pôr em perigo as grandes corporações multimilionárias? Como sabem, a árvore do limão é conhecida por suas variedades de limões e limas. Você pode comer as frutas de diferentes maneiras: a polpa, suco, preparando bebidas, sorvetes, bolos, etc... A ele é creditado muitas virtudes, mas o mais interessante é o efeito que produz sobre cistos e tumores. Essa planta é uma solução comprovada contra cancros de todos os tipos. Alguns dizem que é muito útil para todas as variantes do cancro. Ele é considerado também como um espectro antimicrobiano contra infecções por bactérias e fungos, eficaz contra parasitas internas e vermes, que regula a pressão de sangue, quando muito alto, e umantidepressivo, combatendo o estresse e distúrbios nervosos.
A fonte desta informação é fascinante: ela vem de uma das maiores fabricantes de drogas no mundo, diz que, após mais de 20 testes desde 1970, os extratos revelaram que: destrói as células malignas em 12 tipos de cancro, incluindo cólon, mama, próstata, pulmão e pâncreas... Os compostos dessa árvore mostraram-se 10.000 vezes melhores do que o produto Adriamycin, uma droga normalmente utilizada como quimioterápico no mundo, retardando o crescimento das células cancerosas. E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia com extrato de limão apenas destrói células de câncer maligno e não afeta as células saudáveis.
Antes tarde do que nunca!




 

VENENO FATAL 


  Em Taiwan, uma mulher morreu de repente com sinais de hemorragia em seus ouvidos, nariz, boca e olhos.
  Depois de uma autópsia preliminar, foi diagnosticado como "causa
  mortis" envenenamento por arsênico. Mas qual foi a origem do arsênico?
  A polícia, então, iniciou uma profunda e extensa investigação. Um
   professor de medicina foi convidado para ajudar a resolver o caso.

  O professor cuidadosamente examinou os restos existentes no estomago
  da vítima, e, em menos de meia hora, o mistério foi elucidado.
  O professor disse: "O óbito não se deu por suicídio nem por
  assassinato, a vítima morreu acidentalmente por ignorância!"

  "O arsênico foi produzido no estomago da vítima".
  A vítima tomava Vitamina C todos os dias, que por si só não é nenhum
problema.
  O problema é que ela comeu uma quantidade grande de camarão no jantar.
  Entretanto, na mesma ocasião, a vítima também tomou Vitamina C; 
é aí onde reside o problema.
  Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos,
  descobriram através de experiências, que alimentos, como camarão
  "casca mole" contem alta concentração de compostos de 5-potássio,
  arsênico.
  Tais alimentos frescos, por si só, não são tóxicos para o corpo humano!
  Entretanto, ao ingerir a Vitamina C, devido a uma reação química, o
  inicialmente não tóxico 5-potássio-arsênico (como anidrido também
  conhecido como óxido arsênico, As2 O5) se converte no tóxico
  3-potássio - arsênico (ADB anidrido arsênico), também conhecido como
  trióxido de arsênio (As2 O3), que é popularmente conhecido como
  arsênico !

Dessa forma, como medida de precaução, NÃO coma camarão quando ingerir
  Vitamina > > VITAMINA C + CAMARÃO = VENENO FATAL

Depois de ler isto, por favor, encaminhe este texto a tantos quanto puder.

  Ana Lúcia da Silva Lages
  Médica do Hospital São Luiz-SP - 






 

A partir de certa idade temos, quase todos nós, estes sintomas, provocados pela falta dos alimentos mencionados:

1. DIFICULDADE EM PERDER PESO O QUE ESTÁ FALTANDO: ácidos gordos essenciais e vitamina. ONDE OBTER: semente de linhaça, cenoura e salmão - além de suplementos específicos.

2. RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
O QUE ESTÁ FALTANDO: na verdade um equilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio.
ONDE OBTER: leite de coco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes, acelga, coentro, semente de linhaça e os suplementos.

3. COMPULSÃO A DOCES O QUE ESTÁ FALTANDO: cromio.
ONDE OBTER: cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre, cenoura + suplementos...

4. CÂIMBRA, DOR DE CABEÇA
O QUE ESTÁ FALTANDO: potássio e magnésio
ONDE OBTER: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja e água.

5. DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL O QUE ESTÁ FALTANDO: lactobacilos vivos
ONDE OBTER: coalhada, iogurte, miso e similares..

6. FALTA DE MEMÓRIA
O QUE ESTÁ FALTANDO: acetil colina, inositol.
ONDE OBTER: lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.

7. HIPOTIREOIDISMO (PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE)
O QUE ESTÁ FALTANDO: iodo.
ONDE OBTER: algas marinhas, cenoura, óleo, pera, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.

8.. CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS
O QUE ESTÁ FALTANDO: colagénio.
ONDE OBTER: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos.

9. FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR
O QUE ESTÁ FALTANDO: vitaminas A, C, E e ferro.
ONDE OBTER: verduras, frutas, carnes magras e suplementos.

10. COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS
O QUE ESTÁ FALTANDO: Ómega 3 e 6.
ONDE OBTER: sardinha, salmão, abacate, azeite




Se o seu objetivo é ter uma excelente saúde e um corpo cheio
de vitalidade;...tome nota!!!
!
Esta bebida milagrosa já existia há muito tempo,
originalmente os médicos naturistas de China recomendavam-na aos doentes.
Conhecemo-la graças ao Sr. Seto, que não é uma celebridade pública, é um homem normal como
todos nós, que comprovou os resultados desta bebida visto
que se curou da doença que padecia.
O Sr. Seto tinha Câncer do pulmão e comenta que esta bebida
lhe foi recomendada por um famoso
ervanário da China.

Ele tomou esta bebida, diligentemente, durante 3 meses e
agora a sua saúde restabeleceu-se assombrosamente, tanto
assim que, por isso, o quis torná-lo publico para dar a
conhecer as maravilhas de uma alimentação saudável.É um alimento ao alcance de todos com um custo ínfimo. E é
por isso que o Sr Seto quer chamar a atenção de quem padece de algum tipo cancro, ou qualquer outra doença, para esta
bebida milagrosa que protege o corpo do Câncer e outras
doenças promovendo a cura.

Esta bebida milagrosa, segundo ele "trava"o desenvolvimento das células cancerígenas.

De que é feita????

A fórmula é muito simples, necessita somente:

1 Beterraba
2 Cenouras
1 Maçã
É tudo o que precisa para fazer o sumo.!!!!

Instruções :

Lave todas as frutas, anteriormente mencionadas, corte-as com a

pele em bocados pequenos, ponha-os na "blender " (mixer), mexa e,

de imediato, beba o suco.
(Ou então ponha os ingredientes no liquidificador).

Se quiser, pode juntar um pouco de limão, para lhe dar um
sabor mais refrescante.
Quando deve beber.??
De manhã em jejum!!! ....

Uma Hora DEPOIS recomenda-se tomar o café da manhã.
Para conseguir resultados rápidos
Tome esta bebida 2 vezes ao dia:
Um copo pela manhã outro antes das 5 da tarde.
Por favor tome a bebida imediatamente depois de a ter
triturado os ingredientes.

NUNCA se irá arrepender !!!!
Este milagre da alimentação será efetivo para as seguintes
doenças:

1) Para; Prevenir o Câncer e travar o crescimento das células cancerígenas.
2) Para; Prevenir doenças:

a)
do fígado
b) dos rins
c) do pâncreas
d) da úlcera também.

3) Para; Fortalecer e prevenir :

a) os pulmões
b) um ataque cardíaco e a tensão arterial alta.
4) Para Fortalecer o sistema imunológico.

5) É boa para:

a) a vista
b) eliminar olhos vermelhos e cansados
​​ou secura nos olhos

6) Para; Ajudar a eliminar a dor de:

a) esforço físico (treino intensivo);
b) dor muscular.

7) Para Desintoxicar;

a) elimina a obstipação ( por isso, fará que a pele fique sã e radiante).

b) Ajuda no problema do
acne.

8) Para Melhorar e eliminar:

a) o mau hálito devido à má digestão;
b) a infecção da garganta.

9) Para Diminuir as cólicas menstruais.

10) Para Ajudar a tirar a febre do feno .

Não há absolutamente nenhum efeito secundário. É de alto valor nutritivo.

Muito eficaz se necessita perder peso. Vai dar-se conta que o seu
sistema imunológico melhorou (devido à maçã ) depois de seguir
a rotina durante umas 2 semanas.

POR FAVOR: FAÇA CIRCULAR ESTA MAGNIFICA RECEITA
ENTRE A SUA FAMILIA E AMIGOS...CONTRIBUINDO PARA SALVAR VIDAS !!!






“ O médico do futuro não receitará nenhum remédio, mas estimulará seus pacientes a cuidarem de si mesmos adequadamente, terem uma boa alimentação e prestarem atenção na causa e na prevenção das doenças.” (Thomas Edison)

Limpe seus rins por menos de R$ 1,00

Os anos passam e nossos  rins vão filtrando nosso sangue para remover o sal e outros intoxicantes que entram no organismo.
Com o tempo, o sal se acumula e precisamos de uma limpeza. Como fazer isso?

Salsa

De um modo simples e barato: Pegue um maço de salsa e lave bem. Corte bem picadinho e ponha em uma vasilha com água limpa. Ferva por 10 minutos e deixe esfriar. Coe, ponha em uma jarra com tampa e guarde na geladeira. Beba um copo todos os dias, e você vai perceber que o sal e outros venenos acumulados nos rins saem na urina.
Você vai notar a diferença!
Há muitos anos a salsa é reconhecida como o melhor tratamento de limpeza dos rins.
E é um remédio natural!A salsa é uma das ervas com propriedades terapêuticas menos reconhecidas.  Ela contém mais vitamina  C do que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166mg por 100g).
Isso é três vezes mais que a laranja.
A salsa contém também ferro  (5.5mg /100g), manganésio (2.7mg / 100g), cálcio  (245mg / 100g) e potássio (1mg / 100g) .. Sendo  recomendada para pedra nos rins, reumatismo e cólica menstrual.
Sua alta concentração de vitamina C ajuda na absorção de ferro.
O suco de  salsa, sendo uma bebida natural,  pode ser tomado misturado com outros sucos, 3 vezes ao dia.
As folhas podem ser mantidas no congelador, e seu uso é recomendo na culinária diária, pois além de saudáveis, dão ótimo sabor a qualquer receita.


 

NÃO DESPERDICE A CASCA DO LIMÃO

Muitos profissionais em restaurantes, além de nutricionistas estão usando ou consumindo o limão inteiro, em que nada é desperdiçado.
Como você pode usar o limão inteiro sem desperdício?

Simples... Coloque o limão na seção do freezer de sua geladeira.
Uma vez que o limão esteja congelado, use seu ralador e o limão inteiro (sem necessidade de descascá-lo) e polvilhe-o em cima de seus alimentos.

Polvilhe-o em suas bebidas, vinho, saladas, sorvete, sopa, macarrão, molho de macarrão, arroz, sushi... Todos os alimentos inesperadamente terão um gosto maravilhoso, algo que você talvez nunca tenha provado antes.
Provavelmente, você achava que só o suco de limão teria vitamina C.

Bem, saiba que as cascas do limão contêm vitaminas 5 a 10 vezes mais do que o suco de limão propriamente dito. E, sim, isso é o que você vem desperdiçando. Mas de agora em diante, por seguir esse procedimento simples de congelar o limão inteiro e salpicá-lo em cima de seus pratos, você pode consumir todos os nutrientes e obter ainda mais saúde.



As cascas do limão são rejuvenescedoras da saúde na erradicação de elementos tóxicos do corpo.

Os benefícios surpreendentes do limão!

Limão (Citrus) é um produto milagroso para matar células cancerosas. É 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia.
Por que não sabemos nada sobre isso? Porque existem laboratórios interessados em fazer uma versão sintética que lhes trará enormes lucros.
Seu sabor é agradável e não produz os efeitos horríveis da quimioterapia.
Quantas pessoas morrem enquanto esse segredo é mantido, para não pôr em perigo as grandes corporações multimilionárias? Como sabem, a árvore do limão é conhecida por suas variedades de limões e limas. Você pode comer as frutas de diferentes maneiras: a polpa, suco, preparando bebidas, sorvetes, bolos, etc.
Ao limão é creditado muitas virtudes, mas o mais interessante é o efeito que produz sobre cistos e tumores. Essa planta é uma solução comprovada contra cancros de todos os tipos. Alguns dizem que é muito útil para todas as variantes do cancro. Ele é considerado também como um espectro antimicrobiano contra infecções por bactérias e fungos, eficaz contra parasitas internas e vermes, que regula a pressão de sangue, quando muito alto, e um antidepressivo, combatendo o estresse e distúrbios nervosos.





A fonte desta informação é fascinante: ela vem de uma das maiores fabricantes de drogas no mundo, diz que, após mais de 20 testes desde 1970, os extratos revelaram que: destrói as células malignas em 12 tipos de cancro, incluindo cólon, mama, próstata, pulmão e pâncreas... 
Os compostos dessa árvore mostraram-se 10.000 vezes melhores do que o produto Adriamycin, uma droga normalmente utilizada como quimioterápico no mundo, retardando o crescimento das células cancerosas. E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia com extrato de limão apenas destrói células de câncer maligno e não afeta as células saudáveis.
Antes tarde do que nunca!


Água Antes de Dormir

Cerca de 90% dos ataques de coração ocorre de manhã cedo e podem ser minimizados se tomarmos um ou dois copos de água (NÃO bebida alcoólica ou cerveja) antes do repouso da noite.
Eu sabia que a água é importante, mas nunca soube sobre as horas especiais para bebê-la. Tu sabias?
Bebendo água na hora correta, maximizas a sua efetividade no corpo humano:
- 1 copo de água depois de acordar - ajuda a ativar os órgãos internos.
- 1 copo de água 30 minutos antes de uma refeição - ajuda a digestão.
- 1 copo de água antes de tomar um banho - ajuda a baixar a pressão sanguínea.
- 1 copo de água antes de ir para a cama - evita um derrame cerebral ouataque de coração.
Por favor, passa isto para as pessoas com as quais te preocupas...
  
NECESSIDADE DA MEDITAÇÃO
A meditação é recurso valioso para uma existência
sadia e tranquila.
Através dela o homem adquire o conhecimento de si
mesmo, penetrando na sua realidade íntima e
descobrindo inexauríveis recursos que nele jazem inexplorados.
Meditar significa reunir os fragmentos da emoção num todo
 harmonioso, que elimina as fobias e as ansiedades, liberando os sentimentos que encarceram o indivíduo, impossibilitando-lhe
o avanço para o progresso.
As compressões e excitações do mundo agitado e competitivo, bem como as insatisfações e rebeldias íntimas geram um campo
 de conflito na personalidade que termina por enfermar
o indivíduo, que se sente desagregado.
A meditação enseja-lhe a terapia de refazimento, conduzindo-o aos valores realmente legítimos pelos quais deve lutar.
Não se faz necessária uma alienação da sociedade; tampouco a busca de fórmulas ou de práticas místicas; ou a imposição de novos hábitos em substituições dos anteriores, para adquirir-se um estado de paz, decorrente da meditação.
Algumas instruções singelas são úteis para quem deseje renovar as energias, reoxigenar as células da alma e revigorar as disposições otimistas para a ação do progresso espiritual.
A respiração calma, profunda, e em ritmo tranquilo é fator preponderante para o exercício da meditação.
Logo após, o relaxamento dos músculos, eliminando os pontos de tensão nos espaços físicos e mentais, mediante a expulsão da ansiedade e da falta de confiança.
Em seguida, manter-se sereno, imóvel quanto possível, fixando a mente em algo belo, superior e dinâmico, qual o ideal de felicidade, além dos limites e das impressões objetivas.
Esse esforço torna-se uma valiosa tentativa de compreender a vida, descobrir o significado da existência, da natureza humana e da própria mente.
Por esse processo, há uma identificação entre a criatura
 e o Criador, compreendendo, então, quem se é,
porque e para que se vive.
Não é momento de interrogação do intelecto, o da meditação;
é de silêncio.
Não se trata de fugir da realidade objetiva; mas de superá-la.
Não se persegue um alvo à frente; antes se harmoniza no todo.
Não se aplicam métodos complexos ou conceitos racionais; porém, anula-se a ação do pensamento para sentir, viver e tornar-se luz.
O indivíduo, na sua totalidade, medita, realiza-se, libera-se da matéria, penetrando na faixa do mundo extrafísico.
Os pensamentos e sentimentos, inicialmente, serão parte da meditação, até o momento em que já não lhe é necessário pensar ou aspirar, mas apenas ser.
HABITUA-TE à meditação, após as fadigas.
Poucos minutos ao dia, reserva-os à meditação, à paz que renova para outros embates.
Terminado o teu refazimento, ora e agradece a Deus a bênção da vida, permanecendo disposto para a conquista dos degraus de ascensão que deves galgar com otimismo e vigor.
                                                   Joanna de Ângelis



VIVER BEM

Acordar cedo, respirar fundo e agradecer ao Criador as riquezas que recebemos: Vida, ar, sol, água, terra, microorganismos, minerais, vegetais, animais, a família e a toda humanidade. Crer que esse será sempre o nosso melhor dia.
Cuidar do meio ambiente, lembrando que o Planeta Terra alimenta nossa vida.








Comer para viver, não apenas para matar a fome. Mastigar bem, comer devagar, não misturar alimentos que não combinam entre si.
Cultivar hábitos regulares alimentando-se mais com cereais integrais, grãos (feijão, soja, aveia e outros) frutas, verduras e legumes.
Consumir mel, melado, farinhas integrais e sal marinho.

Dar ao estômago um intervalo entre as refeições.
Estar dentro do peso ideal, de acordo com a idade.
Estimular mais a mente com boas leituras, palavras cruzadas, jogos construtivos, recreações, músicas e diversões.
Eliminar o consumo de cigarro,
drogas(todos os tipos), bebidas alcoólicas e bebidas estimulantes.
Fazer exercícios físicos moderados, alongamentos ou caminhadas ao ar livre diariamente.
Ingerir líquidos (sucos, água, bebidas) longe das refeições.

Ser sempre calmo, amável, solidário, fraterno e colaborador para com você, sua família, seus vizinhos e semelhantes.


Sentir energia e prazer nas atividades que realiza, apreciando seu trabalho, sua família e seus amigos.
Ter pensamentos positivos, fé em Deus, bons sonhos e insistir em
realizá-los.
Usar mais os agentes naturais: sucos naturais, ar puro, luz solar - expor o corpo ao sol por 20 minutos antes das 10 horas da manhã e se proteger com filtro solar após esse
horário. Beber bastante água todo dia.
Ver, ler, ouvir e assistir somente coisas boas e alegres.
Viver com um cântico no coração, um sorriso na face, um brilho no
olhar, um bom plano na mente, uma esperança na alma e caminhar com determinação.
Deus irá abençoá-lo com uma vida repleta de saúde e realizações.
 


Harry W. Milller



As mudanças mais poderosas e doradouras são as que começam no cotidiano de cada um.

Aqui seguem algumas dicas para o exercício da ecologia pessoal.
Escolha suas prioridades.

Dicas de Carlos Cardoso Aveline.



  1. Respirar mais profundamente: A verdade é que o sangue precisa de oxigênio. Respiração profunda amplia a clareza da mente e dá mais saúde física. Faça isto, calmamente, durante alguns minutos por dia. Diante de ar livre e puro, na medida do possível.
  2. Dar folga para o estômago: Seu estômago é um dos seus amigos mais importantes. Não se empanturre. Dê descanso ao estômago. Coma para alimentar-se. Não se intoxique.
  3. Abrir espaço para a qualidade de vida na rotina diária: Não deixe para depois de amanhã a melhora que pode produzir e estabelece hoje. A qualidade de vida é uma planta que a gente tem que regar todo o dia.
  4. Fazer periodicamente uma auto-avaliação: Verificar regularmente, item por item, o grau de coerência que você já atingiu na vivência do seu ideal ecológico, identificando de que modo pode continuar auto-aperfeiçoando-se e avançar cada vez mais.
  5. Restringir o consumo de remédios: Tome remédios só quando for de fato necessário. Prefira terapias complementares, como homeopatia, acunpuntura, do-in, naturismo. Os laboratórios químicos induzem ao consumo de remédios não só desnecessários, mas prejudiciais.
  6. Comer menos carne: Afaste-se, gradualmente, do processo de massacre diário dos animais para o mercado de carne. Há outros motivos. A carne vem com hormônios, conservantes e toxinas que a tornam alimento pouco saudável. Por seu lado, a carne de peixe pode acumular, com a poluição, metais pesados despejados nos rios. Diminua a carne, e se quiser proteínas animais prefira leite, queijo, ovos. Pense em uma alimentação mais vegetariana.
  7. Restringir o uso do automóvel: Carro particular causa poluição ambiental e priva o seu organismo do necessário exercício físico. Use-o só quando necessário. Se ele não for indispensável, dê preferência ao ônibus e, em distâncias menores, à bicicleta. Esta última descongestiona o trânsito nas cidades, não polui e faz bem à saúde. Nas distâncias curtas, caminhar é a melhor opção.
  8. Trocar o café pelos chás naturais: A ingestão excessiva de café pode causar problemas de comportamento, alterações cardíacas, câncer na bexiga e aumento do colesterol. A cafeína produz insônia e excitação nervosa. O café de cevada pode ser uma alternativa.
  9. Adotar uma árvore (ou mais de uma): Além de todas as funções ecológicas conhecidas, ter uma ou mais árvores por perto acalma as pessoas e melhora seu estado de ânimo. No caso de hospitais, pacientes que têm árvores dentro de seu campo visual ficam curados mais rapidamente. Mantenha seu bem-estar interior convivendo mais com árvores. Defenda-as, quando ameaçadas. Cuide delas. Plante mudas. Verá como então se sentirá melhor.
  10. Deixar o cigarro completamente: Além de tabaco, o cigarro contém quase 2 mil agentes químicos, na maior parte cancerígenos. Respeite seus próprios pulmões e os dos outros. Para plantio de fumo, florestas nativas são cortadas, pesticidas lançados ao solo, e o impacto ambiental é muito grande. As mesmas terras poderiam em vez disto, estar produzindo alimentos para os pobres. O consumo de cigarro é provocado artificialmente por campanhas de propagandas multinacionais. Economicamente, as doenças geradas pelo cigarro significam grande prejuízo para a sociedade.
  11. Preferir alimentos com fibras: Segundo a Organização mundial de Saúde, 80% dos casos de câncer ocorrem por razões ambientais, inclusive o cigarro e a má alimentação. Os alimentos integrais, com fibras, previnem problemas de saúde. Restrinja os alimentos artificiais ou refinados.
  12. Uma pausa antes de comer: Antes de iniciar a refeição, pare um instante, acalme sua mente, concentre-se na idéia mais elevada que puder imaginar no momento. Deixe de lado toda a pressa e ansiedade. E então comece a comer com calma e tranqüilidade, para que a digestão possa começar de maneira certa.
  13. Economize e recicle papel: Use papel dos dois lados. Quando possível, compre papel reciclado, ou pelo menos não branqueado com cloro, produto extremamente nocivo ao meio ambiente.
  14. Restringir as frituras: Se você não resiste a uma fritura de vez em quando, faça com que isto seja apenas uma exceção, e use somente óleos leves, que ajudam a controlar o colesterol. É melhor tentar viver sem frituras.
  15. Comer alimentos naturais da estação: Os vegetais produzidos fora da estação exigem uso mais intensivo de pesticidas e substâncias químicas. Prefira as frutas e legumes da época. Lembre-se de lavar bem as verduras para tirar delas os restos de agrotóxicos. A vitamina A e o cálcio presentes em verduras, na cenoura e na maça ajudam a neutralizar o chumbo, cobre e outros metais pesados acumulados em nosso organismo.
  16. Fazer exercícios físicos diariamente: Caminhe, ande de bicicleta, faça um pocuo de ioga, jogue vôlei, futebol ou basquete, tênis ou tênis de praia. Exercícios físicos moderados são essenciais para manter a saúde e uma atitude equilibrada diante da vida, evitando as causas do estresse e tensão.
  17. Procurar os recicláveis: quando for às compras, priorize os produtos recicláveis, confiáveis, que podem se consertados, reabastecidos, recarregados e usados de novo. Evite produtos que dependem de pilhas e baterias, porque são altamente poluentes.
  18. Praticar meditação: considerada por alguns como instrumento para uma ecologia da mente e dos sentimentos, a meditação não é uma prática tão complicada quanto se pensa. Basta sentar-se em silêncio e observar a passagem dos pensamentos pala mente como se fossem nuvens do céu, isto é, sem comprometer-se psicologicamente com eles, até que o seu firmamento mental fique todo, ou quase todo, livre de nuvens. Mesmo que o seu céu não fique inteiramente límpido você notará que as nuvens ficarão mais altas, brancas, agradáveis e claras. Leia, lentamente um bom livro sobre meditação.
  19. Usar garrafas de vidro: Evite as garrafas de plástico e as latas, que terão de ser descartadas, enquanto as de vidro são imediatamente recicladas. Esta é uma pequena opção individual, diária, por uma sociedade ecologicamente viável. Um pequeno ato de autodisciplina e respeito pelo meio ambiente.
  20. Sebo na margarina: quando é mostrada nas propaganda de televisão, a margarina parece um produto saudável. Na verdade ela é produzida com vários óleos vegetais misturados a gorduras animais como o sebo. Para ficar parecida com a manteiga, a margarina recebe antioxidantes, flavorizantes, corantes, emulsificantes, espessantes, acidulantes e conservantes, todos aditivos químicos de algum modo prejudiciais a saúde. A margarina é um alimento totalmente ilusório.
  21. Usar inseticidas caseiros: Nenhum inseticida químico é inofensivo. Se pensa que precisa usá-lo, leia a bula e siga as instruções com cuidado. Mas há também algumas soluções alternativas. Para formigas, coloque algumas gotas de suco de limão na entrada do formigueiro e deixe ali a casaca. Tente também o pó de café, talco, pimenta e cinzas. Para baratas, misture bicarbonato de sódio com açúcar, e coloque em tampinhas de garrafas nos locais freqüentados por elas (sob a geladeira, fogão, em ralos e lixeiras). O açúcar as atrai e o bicarbonato as mata. Para traças, a cânfora é tão eficiente quanto a naftalina e muito menos tóxica. Para aranhas, se forem pequenas e inofensivas, evite mata-las; elas se alimentam de vários insetos desagradáveis. Para pulgas, o maior problema é com os animais de estimação. Lave-os com água morna e sabonete e enxugue-os. Aplique após uma solução caseira eficaz para manter as pulgas a distância: duas colheres de sopa de alecrim fervidas em um litro de água.
  22. Restringir o uso de forno micro-ondas: O forno de micro-ondas pode desenvolver aminoácidos tóxicos para o rim e o fígado em alimentos como o queijo, leite, carne e peixe. Ele não dá aos alimentos uma temperatura uniforme capaz de eliminar todas as bactérias.
  23. Economizar água: Água é um recurso natural escasso. Não deixe a torneira aberta todo o tempo enquanto escova os dentes. Não fique meia hora no embaixo do chuveiro aberto. Tome providências imediatamente se há um vazamento em sua casa ou prédio.
  24. Proteger as crianças dos alimentos perigosos: Mediante um bom diálogo e um trabalho de educação integral, você pode conscientizar seus filhos(e os amigos deles, já que uma criança não vive isolada) sobre os problemas dos excessos de doces e balas, dos refrigerantes, hambúrgueres, cachorros-quentes, e outra armadilhas do chamado mundo moderno. Estes alimentos têm muitas vezes não só açúcar branco, mas corantes, conservantes e outros aditivos prejudiciais a saúde. A satisfação que eles dão dura poucos segundos, mas há conseqüências de longo prazo como fraqueza nos dentes, maiores possibilidades de contrair doenças e gastos com médicos e dentistas.
  25. Restringir a televisão: Usada em excesso, a televisão interrompe a vida familiar e destrói, também, a vida intelectual, cultural e social das pessoas. Com seus programas, muitas vezes alienantes, a televisão é um exemplo de poluição mental e deseducação da população em vários níveis, incentivando o consumismo desnecessário. Mas, usada com moderação, pode ser um fator positivo em sua vida. Às vezes há filmes bons. Existem bons noticiários e alguns programas culturais e até ecológicos.
  26. Restringir o uso de panelas de alumínio: Procure substituir gradualmente suas panelas de alumínio. Prefira as esmaltadas, de ferro, ou ainda de vidro. O alumínio da panela de despreende quando são cozidos alimentos ácidos, ou quando se raspa o recipiente com força. Há várias doenças associadas ao excesso de alumínio no organismo humano.
  27. Transpirar naturalmente: Não exagere com os desodorantes. O suor natural é importante para eliminar as toxinas. Desodorantes supostamente modernos, à base de cloridrato de alumínio, formaldeído e amônia, bloqueiam os poros da pele e fazem mal à saúde. Talcos neutros e polvilho anti-séptico “granado” são inofensivos à pele e necessitam de uso menos freqüente. Para banhar-se e lavar-se prefira sabonetes naturais.
  28. Nunca usar amianto: Evite totalmente amianto, seja em telhas, reservatórios de água ou qualquer outro produto. O amianto desprende microfibras que são inaladas na respiração e podem provocar graves doenças respiratórias inclusive irreversíveis. O produto já foi proibido na Alemanha e outros países. Também é nocivo ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores que o produzem.
  29. Não exagerar com o computador: Os computadores emitem baixos níveis de radiação que podem causar dor de cabeça e outros sintomas a pessoas que fiquem muitas horas por dia diante deles. O perigo maior é para mulheres grávidas de poucos meses, que podem sofrer aborto. De qualquer modo, evite ficar mais de quatro horas por dia na frente do computador. Faça uma pausa a cada hora de trabalho.
  30. Dar folga para o seu bolso: Compre só o necessário. Vivemos em um mundo de falsas necessidades, criadas artificialmente. Saia fora do círculo vicioso de consumo-pelo-consumo, responsável por tanta destruição ambiental, tanta exaltação do egoísmo. Uma atitude mais reservada em relação à compulsividade consumidora pode, literalmente, dar lucro a você.
  31. Ser um cidadão atuante: Tenha às mãos os telefones da Secretaria Municipal de Meio ambiente de sua cidade e da entidade ecológica mais próxima. Denuncie qualquer irregularidade da qual venha a saber, dando seu nome e endereço para confirmação da denúncia. Sempre que possível, participe de ações concretas em defesa do meio ambiente. Mantenha contato com os políticos que elegeu e pressione para que eles se posicionem corretamente nas questões ambientais e de qualidade de vida. Converse com os seus familiares sobre a defesa ambiental.
  32. Fazer passeios pela natureza: Ninguém pode amar ou defender o que não conhece. Deixe de lado a tensão do trabalho urbano e visite os lugares da natureza. Esvazie-se da pressa e aprenda a perceber a música e harmonia presentes no silêncio da natureza.
  33. Evitar bebidas fortes: Bebidas alcoólicas são em geral uma violência contra o organismo humano. Se não puder renunciar totalmente ao uso de álcool, opte por uma cerveja gelada em doses homeopáticas. Evite o pileque como o meio de transcender a sua consciência média da realidade. Se quiser transcender, decida-se pela meditação, leia sobre ioga. É bem melhor do que destruir o sistema nervoso com bebidas alcoólicas.
  34. Na praia, evitar excesso de sol: Entre 10h00 e 15h30 há um maior perigo. Os índices de câncer de pele no Brasil já são preocupantes.
  35. Repelentes naturais: Evite utilizar repelentes químicos contra insetos como o mosquito e o borrachudo. Para essa finalidade, prefira o óleo de bergamota e outros produtos inofensivos à saúde humana e ao meio ambiente. Que podem ser encontrados em lojas naturais. Colocar tela na casa e usar mosquiteiro também constituem providências sensatas.
  36. Ao dirigir, evite altas velocidades: Altas velocidades não são apenas perigosas para você e para os outros, mas prejudicam todo o meio ambiente. Dirigindo a 112Km por hora, por exemplo, você gasta 25% mais combustível do que viajando a 88Km/h. andando mais devagar, você economiza dinheiro e polui menos.
  37. Evitar a causa das dores-de-cabeça. De cada dez casos de dor de cabeça, nove são resultados de tensão, inclusive ansiedade, depressão, preocupação e outros problemas emocionais. Tomar comprimidos é uma falsa solução. Beba um chá de camomila. Sente-se calmamente, espinha dorsal ereta, pés firmemente no solo, e imagine a energia que está concentrada na cabeça dissolvendo-se e distribuindo-se calmamente. Relaxe. Revise, examine e elimine um a um os fatores tensionantes de sua vida diária.
  38. Evitar o uso de plásticos: Se vai às compras, leve de casa uma sacola. Dispense embalagens desnecessárias.
  39. Ser sério, mas não carrancudo: O bom humor e o riso contribuem para manter-nos relaxados e evitar tensões ou doenças. Fale sobre seus problemas com amigos confiáveis. Desabafar com gente amiga é uma maneira de evitar que os problemas ganhem importância exagerada. Quando falamos dos problemas, eles desinflam.
  40. Manter contato com o jornal que você lê, a rádio que escuta, a estação de televisão que assiste: Ligue para seus meios de comunicação preferidos e faça sugestões de assuntos que deveriam ser abordados, critique quando errarem, elogie quando acertarem. A influência do consumidor é decisiva para que os meios de comunicação possam melhorar seu conteúdo. Escreva cartas para a coluna do leitor e expresse seus pontos de vista.

HIPERTESNÃO ARTERIAL
          A hipertensão arterial ou, simplesmente pressão alta é gatilho certo para uma série de males -- e não só aqueles que envolvem o sistema circulatório. "Normalmente, um paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHg é diagnosticado como hipertenso. São pessoas mais sujeitas a sofrer com falhas no coração, nos rins e até no cérebro" explica o cardiologista Enéas Rocco.
A doença é crônica (não tem cura, mas pode ser controlada) e, por isso, é importante fazer exames regulares para detectar como andam seus batimentos cardíacos. Mas atenção: ter pressão alta não é sinônimo de ser hipertenso.
"Para ser considerado hipertenso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal" , diz o médico. Isso porque, momentaneamente, qualquer pessoa está sujeita a uma variação na freqüência cardíaca. Um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse, por exemplo, alteram esses números.
Algumas atitudes, no entanto, ajudam não só a prevenir o problema como controlam níveis já elevados de pressão. Confira a seguir uma lista delas e imprima uma marca saudável ao seu dia a dia. 








PREVENIR E CONTROLAR A HIPERTENSÃO

1. Manutenção do peso ideal- o sobrepeso aumenta dificulta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue. Na prática, o músculo é exigido demais. "Como o bíceps de quem levanta peso, o coração de uma pessoa obesa acaba hipertrofiado" , explica o cardiologista. Com um risco: as lesões causadas pelo esforço excessivo podem se tornar irrecuperáveis.

2. Prática de atividade física -atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral.

3. Redução de sal - o excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, maneire na hora de temperar a comida e diminua o consumo de enlatados e alimentos em conserva.
cigarro
4. Evitar bebidas alcoólicas: O álcool em grande quantidade é inimigo feroz da pressão sob controle. Corte as bebidas da sua dieta ou consuma com muita moderação.

 



5. Dieta saudável: Gorduras saudáveis e pouco sal são medidas indispensáveis na dieta de quem quer manter o coração saudável. Inclua ainda muitas frutas, verduras e legumes. Cortar a carne não é preciso, mas dê preferência aos cortes magros como filé mignon e músculo.

6. Medicamentos: se o médico recomendou, não deixe de tomar. Mas nada de sair por aí imitando a receita alheia. Vale lembrar que alguns medicamentos podem elevar a pressão, como os antiiflamatórios e anticoncepcionais, ressalta o cardiologista.

7. Cigarro: o tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente além de comprometer toda sua saúde. Parar de fumar imediatamente é fundamental , alerta o professor de Cardiologia da Santa Casa de São Paulo, Ronaldo Rosa.



























8. Estresse: ele aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, acarretando a hipertensão e doenças do coração. Controle suas emoções e procure incluir atividades relaxantes na sua rotina.

9. Exames médicos: avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz.

10. Medir a pressão: no mínimo uma vez por ano, todas as pessoas devem fazer isso. A recomendação é da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que alerta para esse simples exame como uma forma de prevenir problemas mais sérios.


 
Adeus...colesterol, glicemia, uréia, lipídios e triglicerídios.
NÃO CUSTA TENTAR!!!

Um segredinho revelado...
Alguns anos atrás, um ex-professor meu mostrou-me uma análise de sangue; o que eu vi me deixou impressionado.
Os cinco principais parâmetros do sangue, ou seja: uréia, colesterol, glicemia, lipídios e triglicerídeos apresentavam valores que, em muito excediam os níveis permitidos.
Comentei que a pessoa com aqueles índices já deveria estar morta ou, se estava viva, isto seria apenas por teimosia.
O professor, então, mostrou o nome do paciente que, até então, tinha sido ocultado pela sua mão. O paciente era ele mesmo!
Fiquei estupefato! E comentei: "Mas como? E o que você fez?".
Com um sorriso ele me apresentou a folha de uma outra análise, dizendo: "Agora, olhe esta, compare os valores dos parâmetros e veja as datas".
Foi o que eu fiz. Os valores dos parâmetros estavam nitidamente dentro das faixas recomendadas, o sangue estava perfeito, impecável, mas a surpresa aumentou, quando olhei as datas; a diferença era de apenas um mês (entre as duas análises da mesma pessoa)!
Perguntei: "Como conseguiu isso? Isso é, literalmente, um milagre!"
Calmamente, ele respondeu que o milagre se deveu a seu médico, que lhe sugeriu um tratamento obtido de outro médico amigo. Este tratamento foi utilizado por mim mesmo, várias vezes, com impressionantes resultados.
Aproximadamente, uma vez por ano, faço análise de meu sangue e, se algum dos parâmetros estiver apresentando tendência ao desarranjo, volto imediatamente a repetir esse processo. Sugiro que você o experimente.
Aqui está o SEGREDO: Semanalmente, por 4 semanas, compre, na feira ou em supermercado, pedaços de abóbora. Não deve ser a abóbora moranga e sim a abóbora grande, que costuma ser usada para fazer doce. Diariamente, descasque 100 gramas de abóbora, coloque os pedaços no liquidificador (crú), junto com água (SÓ ÁGUA!), e bata bem, fazendo uma vitamina de abóbora com água.

Tome essa vitamina em jejum, 15 a 20 minutos antes do desjejum (café da manhã). Faça isso durante um mês, toda vez que o seu sangue precisar ser corrigido.
Poderá controlar o resultado, fazendo uma análise antes e outra depois do tratamento com a abóbora. De acordo com o médico, não há qualquer contra-indicação, por tratar-se apenas de um vegetal natural e água (não se usa açúcar!).
O professor, excelente engenheiro químico, estudou a abóbora para saber qual ou quais ingredientes ativos ela contém e concluiu, pelo menos parcialmente, que nela está presente um solvente do colesterol de baixo peso molecular: o colesterol mais nocivo e perigoso - LDL .
Durante a primeira semana, a urina apresenta grande quantidade de colesterol LDL (de baixo peso molecular), o que se traduz em limpeza das artérias, inclusive as cerebrais, incrementando, assim, a memória da pessoa.
Há apenas um inconveniente: o sabor da abóbora crua não é muito agradável! Nada mais.
Porém, há um detalhe importante: nem a abóbora, nem a água poderão ir para a geladeira, porque a refrigeração destrói os ingredientes ativos da vitamina.

Esta é a razão de ter que comprar, semanalmente, a abóbora, pois, fora da geladeira, ela se estraga rapidamente.



Anti-inflamatório Natural

O Dr. Al Sears indica um analgésico que não tem efeitos colaterais. E
o mais interessante é que provavelmente você já tenha esse analgésico
aí na sua casa ! Plante num vaso, no quintal ou no jardim. Ou compre
na farmácia.
Pasme, mas esse analgésico se chama GENGIBRE.
Isso mesmo! Gengibre.
Durante séculos o Gengibre tem sido usado em toda a Ásia para tratar
dores nas articulações, resfriados e até mesmo indigestão. O Gengibre
cru ou cozido pode ser um analgésico eficaz, mesmo para condições
inflamatórias como a osteoartrite. Isso porque a inflamação é a causa
raiz de todos os tipos de problemas como artrite, dor nas costas,
dores musculares, etc.
Ele contém 12 compostos diferentes que combate a inflamação.
Um desses compostos abaixa os receptores da dor e atua nas terminações
nervosas. Juntos, eles trabalham quase o mesmo que as drogas
anti-inflamatórias, tais como o ibuprofeno e a aspirina, mas sem os
efeitos colaterais.
Assim, se a sua intenção é eliminar esses analgésicos, passe a

consumir o Gengibre. Segue algumas dicas para você ter uma boa dose
diária de gengibre:
Ao fritar alguns alimentos junte o Gengibre e mexa bem: ele vai
adicionar um sabor revigorante para qualquer prato de carne e
vegetais.
Complemento: A maioria das farmácias ou lojas de produtos naturais
vendem gengibre em pó, em comprimidos ou cápsulas.
Procure por um extrato com gingerols 5%.
Use uma compressa de gengibre sobre zonas doloridas:
Isso vai estimular a circulação sanguínea e aliviar dores nas
articulações.
Beber chá de gengibre: É barato. É muito fácil. O gosto é ótimo. E cura.
Aqui está uma receita usada pelo Dr. Al Sears:
Quatro copos de água; Um pedaço de aproximadamente 5 cm de Gengibre
descascado e
cortado em fatias; Limão e mel a gosto. Se preferir, use laranja no
lugar do limão. Fica ótimo!
Procedimento:
Ferva a água numa panela com fogo alto.
Assim que começar a fervura adicione as fatias de Gengibre, deixe em
fogo baixo, cubra a panela para que os vapores não saiam e deixe
fervendo por aproximadamente 15 minutos. O chá está pronto!
Basta coar, e adicionar o mel com o limão ou laranja.
 


Parte da entrevista da revista PODER, ao neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, abaixo, quando lhe foi perguntado:

 
O que fazer para melhorar o cérebro ?

Vc. tem de tratar do espírito. Precisa estar feliz, de bem com a vida, fazer exercício. Se está deprimido, reclamando de tudo, com a auto estima baixa, a primeira coisa que acontece é a memória ir embora; 90% das queixas de falta de memória são por depressão, desencanto, desestímulo. Para o cérebro funcionar melhor, você tem de ter alegria. Acordar de manhã e ter desejo de fazer alguma coisa, ter prazer no que está fazendo e ter a auto estima no ponto.
PODER: Cabeça tem a ver com alma?

PN: Eu acredito que a alma está na cabeça. Quando um doente está com morte cerebral, você tem a impressão de que ele já está sem alma... Isso não dá para explicar, o coração está batendo, mas ele não está mais vivo. Isto comprova que os sentimentos se originam no cérebro e não no coração.
PODER: O que se pode fazer para se prevenir de doenças neurológicas?

PN: Todo adulto deve incluir no check-up uma investigação cerebral. Vou dar um exemplo: os aneurismas cerebrais têm uma mortalidade de 50% quando rompem, não importa o tratamento. Dos 50% que não morrem, 30% vão ter uma sequela grave: ficar sem falar ou ter uma paralisia. Só 20% ficam bem. Agora, se você encontra o aneurisma num checkup, antes dele sangrar, tem o risco do tratamento, que é de 2%, 3%. É uma doença muito grave, que pode ser prevenida com um check-up.
PODER: Você acha que a vida moderna atrapalha?

PN: Não, eu acho a vida moderna uma maravilha. A vida na Idade Média era um horror. As pessoas morriam de doenças que hoje são banais de ser tratadas. O sofrimento era muito maior. As pessoas morriam em casa com dor. Hoje existem remédios fortíssimos, ninguém mais tem dor.
PODER: Existe algum inimigo do bom funcionamento do cérebro?

PN: Todo exagero.
Na bebida, nas drogas, na comida, no mau humor, nas reclamações da vida, nos sonhos, na arrogância,etc.
O cérebro tem de ser bem tratado como o corpo. Uma coisa depende da outra.
É muito difícil um cérebro muito bom num corpo muito maltratado, e vice-versa.


PODER: Qual a evolução que você imagina para a neurocirurgia?

PN: Até agora a gente trata das deformidades que a doença causa, mas acho que vamos entrar numa fase de reparação do funcionamento cerebral, cirurgia genética, que serão cirurgias com introdução de cateter, colocação de partículas de nanotecnologia, em que você vai entrar na célula, com partículas que carregam dentro delas um remédio que vai matar aquela célula doente que te faz infeliz. Daqui a 50 anos ninguém mais vai precisar abrir a cabeça.
PODER: Você acha que nós somos a última geração que vai envelhecer?

PN: Acho que vamos morrer igual, mas vamos envelhecer menos. As pessoas irão bem até morrer. É isso que a gente espera. Ninguém quer a decadência da velhice. Se você puder ir bem mentalmente ,com saúde, e bom aspecto, até o dia da morte, será uma maravilha.
PODER: Hoje a gente lida com o tempo de uma forma completamente diferente. Você acha que isso muda o funcionamento cerebral das pessoas?

PN: O cérebro vai se adaptando aos estímulos que recebe, e às necessidades. Você vê pais reclamando que os filhos não saem da internet, mas eles têm de fazer isso porque o cérebro hoje vai funcionar nessa rapidez. Ele tem de entrar nesse clique, porque senão vai ficar para trás. Isso faz parte do mundo em que a gente vive e o cérebro vai correndo atrás, se adaptando.
Você acredita em Deus?

PN: Geralmente depois de dez horas de cirurgia, aquele estresse, aquela adrenalina toda, quando acabamos de operar, vai até a família e diz:
"Ele está salvo".
Aí, a família olha pra você e diz:
"Graças a Deus!".

Então, a gente acredita que não fomos apenas nós, que existe algo mais independente de religião.

 


 

SETE MOTIVOS PARA BEBER ÁGUA

 Beber água é a maneira mais eficiente e econômica para garantir o bom funcionamento do organismo. E não estamos falando de líquidos em geral: é água mesmo, insípida, inodora, incolor e importantíssima para a sua saúde! Conheça seus benefícios.
1-    Melhora a digestão
A água ajuda na formação das enzimas, as substâncias que facilitam as reações químicas no organismo. Além disso, ela é necessária para a produção da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.
2-    Reduz o inchaço
Quando estamos bem hidratados, o volume de sangue no organismo aumenta. Com isso, as vitaminas e sais minerais chegam rapidamente às células, deixando a pele macia, o cabelo sedoso e as unhas fortes. Com mais água em circulação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.
3-    Regula a temperatura do corpo
Para manter a temperatura do corpo estável, transpiramos, eliminando principalmente água, entre outras substâncias.
4-    Desintoxica e evita a celulite
A maioria das toxinas do corpo é eliminada através da urina e do suor. Mas se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido e as toxinas acumulam-se no organismo. Uma de suas decorrências mais comuns é a formação de celulite.  Para evitar o problema, beba dois litros de água por dia, e promova uma verdadeira faxina no seu organismo. Mas atenção: para prevenir os indesejáveis furinhos, siga também uma dieta balanceada e pratique exercícios. 
5-    Protege de infecções
A água presente no sangue favorece o transporte dos nutrientes, como o ferro, importante para fortalecer as defesas do organismo. 
6-    Diminui a fome
As fibras solúveis presentes, por exemplo, nas frutas e na aveia, incham em contato com a água – como se fossem esponjas – e causam a sensação de saciedade.
7-    Melhora a absorção dos nutrientes
A  hidratação correta garante o volume ideal de sangue, responsável por levar energia para nossas células. Se a ingestão de água é baixa, as células absorvem menos nutrientes e trabalham mal.


Como baixar o colesterol

               




Dieta e mudanças no estilo de vida podem ser a forma mais eficaz de baixar o colesterol alto e reduzir o risco de doença cardíaca. A preocupação com uma dieta saudável e o estilo de vida é importantíssima tanto para as pessoas que têm um risco baixo quanto para as que têm um risco maior.
É evidente que os níveis altos de colesterol não apenas podem ser controlados (e até melhorados) com mudanças na dieta e no estilo de vida, como também podem ser evitados nas pessoas que ainda não os desenvolveram.

Quando a dieta não é suficiente ou há necessidade de um tratamento mais agressivo para baixar o colesterol, existem disponíveis medicamentos. Entretanto, o medicamento não substitui uma dieta saudável. Mesmo que você tome medicamentos para reduzir o colesterol, você também deveria aderir a uma dieta pobre em gordura saturada, gordura trans e colesterol.



















Os exercícios também são muito importantes para baixar o colesterol, seja auxiliando na perda de peso, seja ajudando a manter um peso saudável. O excesso de gordura e calorias podem causar um significativo aumento do colesterol, então é necessário balancear o consumo de calorias com um gasto de energia decorrente da atividade física.

Outros métodos para diminuir o colesterol são redução do estresse e procedimentos invasivos.

Uma pesquisa mostrou que a diminuição dos níveis do colesterol LDL ajuda na redução do risco de doença coronariana. A próxima seção detalha a pesquisa feita sobre essa forma "ruim" de colesterol.

Para obter mais informações sobre o colesterol, veja os links a seguir.

  • Causas de colesterol alto: dieta e genética são as principais causas de colesterol elevado. Saiba por que os números podem ser altos no seu caso.
  • Conseqüências de colesterol alto: o colesterol leva diretamente a infartos. Descubra outros problemas de saúde que ele pode causar.
  • Dieta pobre em colesterol: muitas dietas pobres em colesterol se concentram na redução da gordura saturada. Saiba como eliminar a gordura saturada de sua dieta.
  • Como funciona o colesterol: o colesterol é essencial para o corpo. Descubra porque precisamos dele e saiba que quantidade é considerada excessiva.
Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltda., nem o autor, nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.





AS PROPRIEDADES MEDICINAIS DO CHÁ MATE E DO CHÁ VERDE
 

O coordenador da pesquisa da UFSC Edson Luis da Silva, informa que também potencializa o efeito do remédio porque os dois possuem efeitos diferentes. Enquanto o medicamento diminui a produção de colesterol pelo organismo, o mate diminuia absorção do coleterol nos alimentos.
Ele também informa que o mate acelera o metabolismo podendo provocar emagrecimento.

A erva mate, tem um número de propriedades antioxidantes ainda maior que o chá verde.

A pesquisadora Graziela Klein informa que o mate baixa a glicose e consequentemente melhora  o diabetes. Reduz as complicações causadas pela diabetes como doenças cardiovasculares, problemas na visão, doenças renais, problemas nos nervos.
A princípio qualquer pessoa pode fazer uso do erva mate, mas algumas pessoas mais sensíveis pode apresentar efeitos colaterais como dor de estomago, irritação na boca, insônia e taquicardia.

Chá Mate reduz colesterol ruim, diabetes e provoca emagrecimento - Globo Repórter
 O globo repórter falou das propriedades da erva mate no combate ao coleterol, diabetes, envelhecimento e obesidade.
Tomar chá mate é comprovado em laboratório que está trazendo saúde para seu corpo.
Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, durante 3 anos, investigaram as propriedades e efeitos da erva mate.
250 voluntários com problemas de diabetes e colesterol participaram da pesquisa.





Receita do Mate:

2 colheres (sopa) de mate tostado
350 ml de água

Colocar a água em uma chaleira. Quando ela começar a chiar é o momento de usar a água, pois não deve deixar ferver.
A água precisa ficar em torno de 90 graus.
Colocar o mate em um copo e acrescentar a água em 90 graus.
Tampar o copo com um pratinho e deixar descansar por uns 10 minutos.

Os voluntários tomaram da seguinte forma:

1 litro de chá por dia feito com mate 
tostado dividido em 3 xícaras 10 minutos antes ou durante as principais refeições.

Ele tem um sabor um pouco amargo, mas com o tempo você se acostuma.
Usar a erva verde ou tostada, usar o chá quente ou gelado... de todas as formas a erva mate mantém as propriedades que combatem o coleterol e a diabetes, mas os pesquisadores não sabem dizer a proporção da redução já que os testes foram feitos apenas com o chá tostado e quente consumido junto com as principais  refeições.


A pesquisadora Brunna Boaventura informa que a erva mate  junto dos alimentos vai inibir a absorção do colesterol. O organismo vai absorver menos gorduras.

O coordenador da pesquisa da UFSC Edson Luis da Silva, informa que também potencializa o efeito do remédio porque os dois possuem efeitos diferentes. Enquanto o medicamento diminui a produção de colesterol pelo organismo, o mate diminuia absorção do coleterol nos alimentos. Ele também informa que o mate acelera o metabolismo podendo provocar emagrecimento.
A erva mate, tem um número de propriedades antioxidantes ainda maior que o chá verde.
A pesquisadora Graziela Klein informa que o mate baixa a glicose e consequentemente melhora  o diabetes. Reduz as complicações causadas pela diabetes como doenças cardiovasculares, problemas na visão, doenças renais, problemas nos nervos.
A principio qualquer pessoa pode fazer uso do erva mate, mas algumas pessoas mais sensíveis pode apresentar efeitos colaterais como dor de estomago, irritação na boca, insônia e taquicardia.
 
__._,_.___




MEDITAÇÃO


A lista de benefícios oferecidos pela meditação não encontra limites. A técnica milenar ajuda a disciplinar e acalmar a mente, trazendo conforto emocional e aumentando nossa capacidade de concentração. "É um exercício ótimo para nos ajudar a lidar com as nossas emoções", diz Maria José Rocha Correia, professora da Associação Palas Athena.

E se você é do tipo que nunca nem pensou em usufruir de tudo isso, apavorado só de pensar na combinação cheiro de incenso mais música instrumental, tem tudo para mudar de idéia. Existem técnicas para todos os tipos de perfil: dá para meditar de olho aberto, vendo uma imagem bonita, entoando mantras ou simplesmente em silêncio, num lugar calmo.

O tempo para sentir todas essas melhoras varia de uma pessoa a outra e tem pouca relação com a duração da prática. "O que conta é a firmeza de propósito, a disciplina e a regularidade para criar o hábito", explica Maria José. É isso mesmo. A meditação é a ginástica da mente, com a vantagem de que bastam 15 minutos diários para desencadear as mudanças na vida dos praticantes.






OS 7 PASSOS PARA A MEDITAÇÃO

1. Sente-se numa almofada ou num tapete com as pernas cruzadas. Caso não ache confortável essa posição, vá para uma cadeira ou para o sofá. Lembre-se de que meditamos com a mente, não com os joelhos.
2. Mantenha a coluna o mais ereta possível. Relaxe. Não se incline; a cabeça e o pescoço devem estar centralizados. Deixe que seus ombros caiam naturalmente. Ponha as mãos confortavelmente sobre o colo ou sobre os joelhos.
3. Mantenha os olhos abertos, fechados ou entreabertos; a maioria das pessoas prefere começar com eles fechados.
4. Inspire e expire pelas narinas. Ao fazê-lo, concentre-se na sensação física do ar entrando e saindo serenamente de seus pulmões - e nada mais. Se preferir, conte da seguinte maneira: inspire pelas narinas, um. Expire pelas narinas, dois. Inspire pelas narinas, três. Expire pelas narinas, quatro. Continue até chegar a dez e, então, recomece.
5. Permaneça aberta e descontraída. Mantenha o corpo tranqüilo e a respiração calma, natural e branda. Deixe que tudo se acomode à sua própria maneira, em seu próprio lugar, em seu momento certo.
6. Permaneça no presente, no sagrado agora.
7. Sempre que ocorrer algum pensamento, sensação, percepção ou recordação, deixe que vá embora. Concentre-se na respiração. Faça o mesmo com todos os outros tipos de distração. Se ouvir algum barulho ou vir algum movimento, não preste atenção. Apenas permaneça concentrada. Quando a mente se desviar (o que certamente acontecerá), traga-a de volta ao objeto de sua atenção, ou seja, a respiração pelas narinas.



 
ABC da Alimentação Saudável 

Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais, e protege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo. Nutrientes são compostos químicos encontrados nos alimentos que têm funções específicas, funcionam associadamente, e se dividem em:  
  Macronutrientes:  carboidratos, proteínas e lipídeos;
  Micronutrientes:  vitaminas e sais minerais.
Carboidratos 

De uma forma geral, todos os grupos de alimentos exceto as carnes, os óleos, as gorduras e o sal, possuem carboidratos. Estes podem ser: 

Simples: como os açúcares e o mel: Os açúcares simples não são necessários ao organismo humano, pois apesar de ser fonte de energia, esta pode ser adquirida por meio dos carboidratos complexos. Sendo assim, é importante diminuir as quantidades de açúcares simples adicionados aos alimentos. 

Complexos: presentes principalmente nos cereais (arroz, pão, milho), tubérculos (batata, beterraba) e raízes (mandioca, inhame), os quais representam a mais importante fonte de energia e, por esta razão, recomenda-se o consumo de seis porções diárias desse tipo de alimento, o que representa em torno de 60% do total de calorias ingeridas. 

Fibras: Uma alimentação saudável deve incluir os carboidratos complexos e fibras alimentares em maior quantidade do que os carboidratos simples. Na sua forma integral, a maioria dos alimentos vegetais como grãos, tubérculos e raízes, as frutas, verduras e legumes contêm fibras, as quais são benéficas para a função intestinal, reduzem o risco de doenças cardíacas, entre outros diversos benefícios.

A quantidade de fibras na alimentação é uma medida de uma alimentação saudável. As frutas, legumes e vegetais são ricos em vitaminas, minerais e fibras, necessitando-se consumir, diariamente, três porções de frutas e três porções de legumes e verduras. É importante variar o consumo desse tipo de alimento, tendo em vista que o consumo regular e variado, juntamente com alimentos ricos em carboidratos menos refinados (pães e arroz integrais), oferecem quantidade significante de vitaminas e minerais, aumentando a resistência a infecções. Além das vitaminas e minerais, as verduras e os legumes também contêm componentes bioativos, alguns dos quais especialmente importantes para a saúde humana, podendo reduzir o risco de doenças, inclusive as doenças cardíacas e o câncer. 

Proteínas: Origem vegetal: leguminosas como feijão, soja, grão-de-bico, lentilha, são alimentos fundamentais para saúde, por serem um dos alimentos vegetais mais ricos em proteínas. Entretanto, estas proteínas são consideradas incompletas, ao contrário das proteínas de origem animal, necessitando então, de combinações de alimentos que completem entre si os aminoácidos, tornando-se combinações de alto valor protéico como, por exemplo, a combinação de duas partes de arroz para uma parte de feijão. Origem animal: carnes, leite e derivados, aves, peixes e ovos são proteínas completas, ou seja, contêm todos os aminoácidos de que os seres humanos necessitam para o crescimento e manutenção do corpo. São também, entre outros nutrientes, importantes fontes de proteína de alto valor biológico sendo, assim, necessário o consumo diário de três porções de leites e derivados e de uma porção de carnes, peixes ou ovos. As carnes selecionadas para o consumo devem ser aquelas com menor quantidade de gordura (magras, sempre retirando as peles e gorduras visíveis), sendo consumidas moderadamente, devido ao alto teor de gorduras saturadas e colesterol. 
Ferro e Cálcio: As carnes em geral, principalmente os miúdos e vísceras, possuem alta biodisponibilidade de ferro, ou seja, a quantidade de ferro ingerida que será efetivamente utilizada pelo organismo é significativamente grande. O leite e seus derivados, além de fonte de proteínas e vitaminas, são as principais fontes de cálcio da alimentação. Este nutriente é fundamental para a formação e manutenção óssea ao longo da vida, prevenindo futuras complicações como a osteoporose. 

Gorduras:
Lipídeos: As gorduras são de diferentes tipos, e podem ou não ser prejudiciais à saúde, dependendo do tipo de alimento. A gordura saturada está presente em alimentos de origem animal, e seu consumo deve ser moderado. As gorduras trans que são obtidas pelo processo de industrialização dos alimentos, a partir da hidrogenação de óleos vegetais, são prejudiciais à saúde. O consumo excessivo deste tipo de alimento pode acarretar doenças cardiovasculares, excesso de peso, obesidade, entre outras. As gorduras insaturadas, presentes nos óleos vegetais, não causam problemas de saúde, exceto se forem consumidas exageradamente. São fontes de ácidos graxos essenciais, ou seja, podem ser produzidos pelo organismo, sendo assim necessárias para a manutenção da saúde. Colesterol: O colesterol é uma gordura que está presente apenas em alimentos de origem animal, e é componente estrutural de algumas partes do organismo humano, sendo ele capaz de sintetizar o suficiente para cobrir as necessidades metabólicas, não sendo indicado o consumo desse composto. O alto consumo deste pode acarretar doenças cardiovasculares.

Sal
O sal de cozinha - cloreto de sódio - utilizado como tempero e conservação de alimentos, contém sódio em sua composição, bem como outro tempero atualmente muito utilizado, o glutamato de sódio - este mineral quando consumido em excesso é prejudicial à saúde. Sendo assim, recomenda-se a redução no consumo de alimentos com alta concentração de sal, como temperos prontos, caldos concentrados, molhos prontos, salgadinhos, entre outros. 

Água
A água é um nutriente indispensável ao funcionamento do organismo; a ingestão de, no mínimo, dois litros diariamente é altamente recomendada. Ela desempenha papel fundamental na regulação de muitas funções vitais do organismo, incluindo regulação da temperatura, transporte de nutrientes e eliminação de substâncias tóxicas. Recomenda-se a ingestão de 6 a 8 copos de água por dia. 

Atividade Física
É muito importante a prática de exercícios físicos regularmente, aliada a uma alimentação saudável, o que previne o sobrepeso e a obesidade, além de trazer benefícios para saúde mental e emocional. As pessoas fisicamente ativas são profissionalmente mais produtivas, e desenvolvem maior resistência a doenças.
Para ter uma vida saudável, associe sempre uma alimentação equilibrada, com o consumo de água e a prática de atividades físicas regularmente. Assegurando, assim, o aumento da imunidade, o peso ideal e a prevenção de doenças. 



BEM ESTAR

Bem-estar é aquela sensação de felicidade que sentimos quando conseguimos equilibrar todos os aspectos da nossa vida. Para isso, estar bem com você mesmo é tão importante quanto a boa alimentação e a atividade física.
Para estar bem com você mesmo, é preciso dedicar tempo para manter a sua saúde em dia. E isto não significa se cuidar para não ficar doente, mas considerar a saúde como um fator que engloba o corpo e a mente.

Mais do que isso, sentir-se bem tem a ver com seu jeito de ver a vida. Além de fatores básicos como a boa alimentação e a atividade física, é importante reduzir os fatores que causam estresse, descansar e ter uma atitude positiva frente ao mundo.

Quando falamos em alimentação, pensamos logo nos nutrientes fundamentais para que seu corpo fique saudável. A variedade deles em cada refeição permite que todas as necessidades do corpo sejam supridas. Por isso, montar um prato bem colorido continua sendo uma ótima pedida.

Além disso, comer também é um ato social, que aproxima você da sua família e amigos. Esses bons momentos, compartilhados com quem você mais gosta, colaboram ainda mais para o sentimento de felicidade e realização que, consequentemente, aumentam ainda mais o seu bem-estar.