domingo, 4 de agosto de 2013

DOMINGO É DIA DO SENHOR




“Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! 
Tudo é vaidade”.
Por exemplo: um homem que trabalhou com inteligência,
 competência e sucesso, vê-se obrigado a deixar tudo em herança
 a outro que em nada colaborou. Também isso é vaidade
 e grande desgraça.
De fato, que resta ao homem de todos os trabalhos e preocupações 
que o desgastam debaixo do sol?
Toda a sua vida é sofrimento, sua ocupação, um tormento.
 Nem mesmo de noite repousa o seu coração.
 Também isso é vaidade. 
Ecl 1,2; 2,21-23







Irmãos: Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar 
as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus;
 aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres.
 Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida,
 com Cristo, em Deus.
Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.
Portanto, fazei morrer o que em vós pertence à terra:
 imoralidade, impureza, paixão, maus desejos e a cobiça, 
que é idolatria.
Não mintais uns aos outros. Já vos despojastes do homem velho
 e da sua maneira de agir e vos revestistes do homem novo, 
que se renova segundo a imagem do seu Criador, 
em ordem ao conhecimento.
Aí não se faz distinção entre judeu e grego, 
 circunciso e incircunciso, inculto, selvagem, escravo e livre, 
mas Cristo é tudo em todos. 
 São Paulo aos Colossenses: 3,1-5.9-11









Naquele tempo, alguém, do meio da multidão, disse a Jesus:
 “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”.
Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar
 ou de dividir vossos bens?”
E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas,
 a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.
E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu
 uma grande colheita. Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? 
Não tenho onde guardar minha colheita’.
Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo,
 junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: 
Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa,
 come, bebe, aproveita!’
Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda esta noite, pedirão de volta a tua vida.
 E para quem ficará o que tu acumulaste?’
Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, 
mas não é rico diante de Deus”.
 CLc 12,13-21




Todas as leituras de hoje nos falam das vaidades, da ganância, 
da cobiça,do culto aos  bens e paixões terrenos. 
Para que tudo isso? Levaremos alguma coisa? 
O que levamos são nossas ações, a nossa solidariedade, 
o amor dedicado às pessoas  necessitadas, 
o bem que fizermos aos outros.
Não podemos nos esquecer disso e assim, 
levarmos uma vida cada vez mais aproximada da vivência de Cristo, 
nosso irmão e Senhor.
Um bom dom in go a todos e um início de semana promissor,
 cheio de paz, alegrias, sucesso e muito amor para dar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário