quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A MORTE DE UM GÊNIO






Mais importante do que a Arquitetura é estar ligado ao mundo. 
É ter solidariedade com os mais fracos, revoltar-se contra as injustiças, 
indignar-se contra a miséria.   é ser levado pela vida. O resto é o inesperado...

Nossa passagem pela vida é rápida. Cada um vem, conta sua história, vai embora
 e depois ela será apagada para sempre.
 A vida continua.
Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível,
 criada pelo homem.  O que me atrai é a curva livre
 e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu País, no curso sinuoso 
dos seus rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. 
De curvas é feito todo o Universo – o Universo curvo de Einstein.
O importante não é sair da escola como profissional competente, 
 mas estar consciente dos problemas da vida, desta miséria imensa
 que precisa ser eliminada.  
Se eu fosse jovem, em vez de fazer Arquitetura, gostaria de estar na rua protestando 
contra este mundo de merda em que vivemos. Mas, se isso não é possível!
 Limito-me a reclamar o mundo mais justo que desejamos, com os homens iguais, 
de mãos dadas, vivendo dignamente esta vida curta e sem perspectivas
 que o destino lhes impõe.
 O importante é a gente estar dentro da realidade, saber que tudo é um minuto
 e não vale a pena estar brigando. Sempre digo que todos têm um lado bom.
 Isso ajuda a viver. A minha preocupação é ajudar as pessoas, ser útil, 
reconhecer que a vida é um espaço curto e que estamos no mesmo barco.
É tolice dizer que as coisas são imutáveis. 
Tudo pode ser mudado. Só aquilo no qual acredito 
e certas convicções permanecem as mesmas.
Oscar Niemeyer 



 

 Niemeyer mudou o conceito de arquitetura não 
só no Brasil, mas no mundo.
Um homem além do seu tempo. Um artista.
 Um exemplo de vida, de trabalho e criatividade.










                 Minha homenagem a este grande homem,
 esse grande exemplo de humildade, na mais singela simplicidade, no mais puro amor à vida e aos seres...
Não foi àtoa que viveu 104 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário