quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

sentimentos e atitudes mais nobres cultivados
ao longo de toda a história da humanidade. 
São também sentimentos e atitudes centrais presentes na orientação básica de todas as religiões. 
Quem ainda não fez a experiência de sentir-se grato por alguma coisa? Constantemente as pessoas agradecem pelo Dom da vida, pelo alimento recebido, por algum evento bem sucedido, por um presente recebido, por apoios e ajudas, por vitórias alcançadas ou por dificuldades e doenças superadas. 
Trata-se de um sentimento e de uma atitude que mobilizam permanentemente homens, mulheres, jovens, crianças, idosos e adultos, em todas as sociedades e em todas as culturas. Expressões de gratidão e de ação de graças à divindade ou às forças do alto estão presentes em todas as religiões ou tradições religiosas e fazem parte do seu cotidiano.
No Brasil, a instituição do Dia Nacional de Ação de Graças deve-se ao embaixador brasileiro Joaquim Nabuco que ao participar em Washington (Estados Unidos), da celebração desta festividade, assim se expressou: “Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus”. O desejo do embaixador de então começou a efetivar-se no Brasil, com a aprovação pelo Congresso Nacional, da Lei 781, no governo do Presidente Eurico Dutra, estabelecendo a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.

2 comentários:

  1. Vera: devemos dar graças a Deua todos os dias da nossa vida. Sou católico praticante Diacono costumo dizer que é uma doença de familia já que desde pequeno me ensinara, a ser assim. tenho amigos reais que falo todos os dias e tenho amigos virtuais da net, que eu falo de vez em quando, mas para mim sºao todos iguais trato os meus amigos por minhas belas e eternas doces flores.
    Beijos
    Santa Cruz
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Santa Cruz, por sua visita e comentário. Realmente, devemos louvar e dar graças a Deus todos os dias, pois, recebemos bênçãos e graças a todo o momento. Volte sempre. Bjs!

    ResponderExcluir