sábado, 14 de agosto de 2010

Dicas para ser feliz

Muitas situações estressantes acabam com nosso bom humor, mas a forma como encaramos nossos problemas determinam nossa vida. Se buscarmos nos conhecer melhor –desde nossas capacidades, até os nossos sentimentos -, se aprendermos a trabalhar com nossas emoções e canalizarmos nossas energias para coisas que nos trazem satisfação, encontramos motivação/ capacidade para agir, para buscar soluções cada vez mais positivas para evitarmos aquilo que nos faz mal.

Algumas dicas para se viver feliz:

· Cuidado com os mal humorados. Mas seja compreensivo! Escute, dê umas dicas e depois... fuja, antes de se contaminar. Muitas vezes, porém, o problema do seu amigo baixo astral é algum tipo de dor e, com dor, não há bom humor que resista. Pergunte se está tudo bem, tente ajudar, mas tenha consciência que o problema não é seu.

· Perdoe. Se você tem uma rixa com alguém, a pessoa lhe pede perdão e você está apto a perdoa-la, aproveite a oportunidade. O perdão, quando é verdadeiro, é saudável. Agora, se o perdão não supera o ódio, espere, analise a situação e pense no que deve fazer.

· Veja o lado bom da situação! Não precisa bancar a Pollyana, fazendo o jogo do contente, achando o mundo lindo. Seja realista, tire alguma lição boa da situação, mesmo quando ela for incômoda.

· Extermine o estresse! Use técnicas de relaxamento e mentalize coisas boas.

· Faça coisas que você goste e que lhe dê prazer, fugindo da rotina. Seja canto ou dança, quando uma atividade é prazerosa, libera a endorfina, que lhe dá uma sensação de bem-estar.

· Não acumule cansaço, deixando para descansar só nas férias ou no final de semana. Planeje e cumpra seus compromissos, sem esquecer da sua saúde.

· Faça uma atividade física. Os exercícios físicos liberam substâncias que causa bem-estar no organismo. Porém, escolha uma atividade prazerosa, senão não sentirá o benefício.

· Tenha um bom suporte social: amigos, parentes e colegas de trabalho. É uma forma de prevenção da depressão.

· O sexo, aliado ao prazer e a uma vida afetiva saudável, faz bem para a saúde.

Amor e humor

Humor: disposição de espírito (No dicionário Aurélio)Bom humor: trata-se de um estado de harmonia onde a pessoa sente a vida em toda plenitude encarando com otimismo todos os acontecimentos. O bom humor não está diretamente ligado com a saúde física ou mental, mas ajuda a melhorar o estado geral. Assim como a doença e o desequilíbrio mental afeta os humores, o bom humor atrai a harmonia psiquíca.
O bom humor ajuda muito nos relacionamentos afetivos. Alguns casais arrastam relacionamentos complicados por conta do mau humor e do temperamento difícil. No início, a cara fechada, o mau humor é encarado de forma otimista. Você sempre acha que a pessoa amada vai mudar. A rotina do dia a dia mostra sua faceta mais real: os defeitos de cada um. Nascemos para evoluir, mas cristalizamos um mau comportamento por causa do egoísmo e acomodação.
O mau humor constante pode ser uma doença psicológica chamada distimia que pode ser tratada com alguns medicamentos específicos. Pessoas ansiosas ou deprimidas apresentam , às vezes, um quadro de mau humor e insatisfação. O organismo funciona como um todo. Intestino preguiçoso e desequilíbrio hormonal também afeta o humor. Não somos somente matéria. A mente interfere em todos os processos. Procure o auto-conhecimento e investigue as causas do seu mau humor. Mau humor constante é falta de amor. Falta de amor com a pessoa amada e de auto-estima. O ser humano costuma ser instável em suas emoções, mas um comportamento difícil pode afastar as pessoas. Precisamos aprender a conviver com as pessoas de forma equilibrada e otimista. Equilíbrio sempre. O mau humor passageiro faz parte da nossa vida, porque nossas emoções ainda não são estáveis. Somos muito influenciados pelo ambiente, pelo dia a dia estressante, receio do futuro, etc.

Como lidar com seu mau humor:

-Quanto mais você se conhecer, melhor poderá controlar suas emoções. Elas advém dos seus pensamentos.
-Controle e administre seus pensamentos com otimismo e alegria de viver.
-A fé e a esperança ajuda bastante a enfrentar os obstáculos.
-Há outras formas mais positivas de se chamar a atenção do companheiro. O mau humor constante amarga a vida das pessoas que convivem com você.
-Se está mau humorado dentro de casa, saia um pouco e dê uma volta. Se ficou mau humorado durante um passeio ou viagem, volte para casa.
-Se esse comportamento está prejudicando muito sua vida pessoal, profissional e afetiva, procure tratamento especializado.
-Pessoas imediatistas tendem a sofrer mais de mau humor do que as outras mais pacientes.
-A paciência pode afastar o mau humor ou amenizá-lo.
Estress pode ser o pai do mau humor. Amenize seu estress. Deixe o estress apenas para as horas que precisar mais de adrenalina e decisões rápidas.
-Não abuse do álcool e de bebidas estimulantes (aquelas que contém cafeína)
-Como está seu sono? Tem dormido o suficiente para restaurar suas energias?
-Evite pensar em trabalho dentro do lar.
-Procure, quando puder, o contato com a natureza e bichos de estimação. Melhora o humor.
-Seja grato para com a vida e observe o que você tem e não apenas o que lhe falta.
-Avise a pessoa amada quando estiver de mau humor. A comunicação do seu estado emocional poderá fazer maravilhas pelo seu relacionamento.
-Não fale muito enquanto estiver de mau com a vida. Poderá magoar as pessoas e se arrepender tardiamente.

Aprendendo a ser feliz

Ser feliz é ter a consciência tranquila de ter feito o melhor...
É ajudar a quem precisa...
É amar, mesmo que o objeto do seu amor não mereça...
É sentir-se útil...
É abraçar um amigo...
É sentir-se recompensado por seu esforço...
É ter motivos para sorrir...
É ter tentado, mesmo sem conseguir...
É perdoar a quem lhe ofendendido...
É amar mesmo sem ser correspondido...
É poder contar com um ombro amigo...
É ver o sol nascer todos os dias...
É poder sentir o vento em seus cabelos...
É ouvir o mumúrio dos rios...
É ouvir o canto dos passarinhos...
É ter o que o esquente nos dias frios...
É poder expressar seus sentimentos...
É viver a vida do jeito que ela vem...
mesmo com sofrimentos...
no passar dos anos...
Pois, eles purificam a alma...
E nos fazem mais humanos.

Preciso

Preciso de alguém que me estenda a mão,
que me compreenda, que seja meu cúmplice.
Preciso de alguém que seja como um irmão,
alguém que , se eu chorar,
enxugue minhas lágrimas.
Alguém que esteja bem próximo do meu coração.
Alguém que me faça cantar,
sorrir, mesmo que o coração esteja em lástimas.
Alguém que me ampare, quando não mais tiver forças
para caminhar.
Alguém que me ajude a carregar meu fardo.
Alguém que eu possa chamar de amigo,
de companheiro, de anjo da guarda.
Alguém que esteja ao meu lado,
sempre, sempre, comigo.
E me faça sentir protegida.