Humor: disposição de espírito (No dicionário Aurélio)Bom humor: trata-se de um estado de harmonia onde a pessoa sente a vida em toda plenitude encarando com otimismo todos os acontecimentos. O bom humor não está diretamente ligado com a saúde física ou mental, mas ajuda a melhorar o estado geral. Assim como a doença e o desequilíbrio mental afeta os humores, o bom humor atrai a harmonia psiquíca.
O bom humor ajuda muito nos relacionamentos afetivos. Alguns casais arrastam relacionamentos complicados por conta do mau humor e do temperamento difícil. No início, a cara fechada, o mau humor é encarado de forma otimista. Você sempre acha que a pessoa amada vai mudar. A rotina do dia a dia mostra sua faceta mais real: os defeitos de cada um. Nascemos para evoluir, mas cristalizamos um mau comportamento por causa do egoísmo e acomodação.
O mau humor constante pode ser uma doença psicológica chamada distimia que pode ser tratada com alguns medicamentos específicos. Pessoas ansiosas ou deprimidas apresentam , às vezes, um quadro de mau humor e insatisfação. O organismo funciona como um todo. Intestino preguiçoso e desequilíbrio hormonal também afeta o humor. Não somos somente matéria. A mente interfere em todos os processos. Procure o auto-conhecimento e investigue as causas do seu mau humor. Mau humor constante é falta de amor. Falta de amor com a pessoa amada e de auto-estima. O ser humano costuma ser instável em suas emoções, mas um comportamento difícil pode afastar as pessoas. Precisamos aprender a conviver com as pessoas de forma equilibrada e otimista. Equilíbrio sempre. O mau humor passageiro faz parte da nossa vida, porque nossas emoções ainda não são estáveis. Somos muito influenciados pelo ambiente, pelo dia a dia estressante, receio do futuro, etc.
Como lidar com seu mau humor:
-Quanto mais você se conhecer, melhor poderá controlar suas emoções. Elas advém dos seus pensamentos.
-Controle e administre seus pensamentos com otimismo e alegria de viver.
-A fé e a esperança ajuda bastante a enfrentar os obstáculos.
-Há outras formas mais positivas de se chamar a atenção do companheiro. O mau humor constante amarga a vida das pessoas que convivem com você.
-Se está mau humorado dentro de casa, saia um pouco e dê uma volta. Se ficou mau humorado durante um passeio ou viagem, volte para casa.
-Se esse comportamento está prejudicando muito sua vida pessoal, profissional e afetiva, procure tratamento especializado.
-Pessoas imediatistas tendem a sofrer mais de mau humor do que as outras mais pacientes.
-A paciência pode afastar o mau humor ou amenizá-lo.
Estress pode ser o pai do mau humor. Amenize seu estress. Deixe o estress apenas para as horas que precisar mais de adrenalina e decisões rápidas.
-Não abuse do álcool e de bebidas estimulantes (aquelas que contém cafeína)
-Como está seu sono? Tem dormido o suficiente para restaurar suas energias?
-Evite pensar em trabalho dentro do lar.
-Procure, quando puder, o contato com a natureza e bichos de estimação. Melhora o humor.
-Seja grato para com a vida e observe o que você tem e não apenas o que lhe falta.
-Avise a pessoa amada quando estiver de mau humor. A comunicação do seu estado emocional poderá fazer maravilhas pelo seu relacionamento.
-Não fale muito enquanto estiver de mau com a vida. Poderá magoar as pessoas e se arrepender tardiamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário